4 de novembro de 2016

Encontro promovido pelo DPT discute uso inadequado do "chumbinho"


Utilizado comumente como veneno para matar rato, o Carbamato Aldicarbe, popularmente conhecido como chumbinho é um agrotóxico agrícola com função para extermínio de insetos, ácaros e nematóides parasitas (tipo de verme), cuja venda em feiras livres e no comércio informal é ilegal. A utilização da substância foi discutida durante a 6ª edição do projeto Café com Ciência realizada na manhã desta quinta-feira (3), no Centro de Estudos do Departamento de Polícia Técnica da Bahia.

3 de novembro de 2016

Impacto positivo do Programa Mais Médicos é apresentado em seminário




Com a implantação do Programa Mais Médicos na Bahia, o pré-natal foi ampliado e a proporção de nascidos vivos de mães que fizeram sete ou mais consultas saltou de 44,05%, em 2011, para 59,83% em agosto de 2016. Este é apenas um dos indicadores positivos apresentados nesta quinta-feira (3), no auditório do Senai-Cimatec, em Salvador, durante o balanço de três anos do programa. A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) reuniu parte dos 1464 médicos brasileiros e estrangeiros que atuam nos 386 municípios do estado, além de representantes dos ministérios da Saúde e Educação, e a cônsul geral de Cuba para o Nordeste, Laura Pujol.

Secretaria da Educação do Estado promove ações alusivas ao Novembro Negro




A Secretaria da Educação do Estado da Bahia vai promover, durante todo o mês, diversas ações em alusão ao Novembro Negro, marcado pelo Dia da Consciência Negra (celebrado no dia 20). Nesta sexta-feira (4), será realizada, às 9h30, no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva (Ribeira), em Salvador, uma Roda de Conversa sobre a Lei 10.639/03. Esta Lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, tornando o estudo sobre a ‘História e Cultura Afro-Brasileira’ obrigatório no currículo oficial da rede de ensino.

1 de novembro de 2016

Médica cubana recebe título de Cidadã Florestense em sua despedida





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

Era manhã de segunda-feira, 09 de dezembro de 2013, na Câmara de Vereadores de Floresta Azul quando a prefeita Dra. Sandra Cardoso e a secretária municipal de Saúde Domilene Borges apresentaram para os presentes a médica cubana Nídia Barrera Escalona, do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. O que seria mais uma formalidade com a apresentação de uma médica (estrangeira) para cidade e a dúvida se daria certo, por conta do idioma, virou uma das mais acertadas ações do atual governo na área da Saúde.