31 de outubro de 2015

Programa Saúde na Escola realiza novos exames oftalmológicos em alunos de Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul  | Saúde

Na última terça-feira (27), o Programa Saúde na Escola (PSE) organizou mais um mutirão de exames oftalmológicos para alunos da rede pública municipal de Floresta Azul. 35 alunos da rede municipal passaram por consulta e exame oftalmológico de Acuidade Visual, Refração, Biomicroscopia de Fundo e Fundoscopia. Os atendimentos ocorreram das 8 às 12 horas, nas dependências do Hospital Luís Eduardo Magalhães, situado à rua Régis Pacheco, centro. Os estudantes que passaram pela consulta foram selecionados por professores e agentes comunitários de saúde da UBS Marcelina Bispo.

29 de outubro de 2015

Feriadão terá chuva e temperaturas elevadas em grande parte da Bahia


A previsão de tempo para os próximos dias, que inclui o fim de semana estendido do Dia de Finados, é de que a massa de ar quente e seco continue perdendo força, o que deve contribuir para o aumento da nebulosidade e das chuvas em grande parte da Bahia. Além disso, uma frente fria que avança pelo litoral do Sudeste brasileiro, somada às altas temperaturas (típicas dessa época do ano) e à umidade vinda da região Amazônica e do Oceano Atlântico, deve intensificar essas chuvas, principalmente nas regiões oeste, São Francisco, sudoeste e sul. 

Eventos movimentam feriadão em Itacaré e Morro de São Paulo


Grandes eventos potencializam o turismo na Bahia durante o feriado prolongado de Finados. No período da folga, que vai do sábado (31) até a segunda-feira (2), serão realizados dois eventos de projeção nacional e internacional. O feriadão vai ser melhor ainda para o funcionalismo, que terá a sexta-feira (30), data para a qual os governos estadual e federal transferiram o ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro.

Os eventos são o Surf Eco Festival, que leva surfistas de todo o mundo às praias de Itacaré, e o Festival do Morro, com shows de grandes artistas, como Maria Rita e Zeca Baleiro, realizados gratuitamente na ilha de Morro de São Paulo, no município de Cairu. Ambos têm o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur).

UBS de Floresta Azul realiza palestra sobre violência contra mulheres


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde
A equipe da UBS Eduardo Bizarria Mamede de Floresta Azul realizou na manhã de quarta-feira, 28, uma palestra sobre “Violência Contra as Mulheres” para as pacientes atendidas pela unidade. A palestra lembrou também da importância do Outubro Rosa, que acontece durante todo o mês de outubro, bem como os cuidados com a sua saúde, dando ênfase na prevenção do câncer de mama.
O psicólogo Fernando Berbert e a enfermeira Maria das Graças Mota realizaram a palestra com a participação da Dra. Nidia Barreta Escalona, que falaram sobre os direitos atribuídos às mulheres vítimas de violência; a violência envolvendo crianças e adolescentes; os abusos sexuais pelos quais elas passam. Na oportunidade houve questionamentos e orientação de como agir diante de situações de agressões por parte do parceiro.

Cras de Ibicaraí realiza encontro com idosos


Texto e fotos: Ascom Ibicaraí | CRAS
Aconteceu na tarde da última terça-feira, 27, no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, de Ibicaraí, situado na Vila Felicidade, bairro Sempre Viva (ao lado da Fábrica de Chocolate), uma tarde de encontro com o grupo Felicidade Não Tem Idade. Participaram do encontro dezenas de idosos do distrito da Saloméa e dos bairros Bela Vista, Delfino Guedes (Mutirão) e Luxo.
O encontro foi comandado pelas estagiárias Gildes Lisboa e Nara Berbert, do curso de Serviço Social da Faculdade Unopar. Na ocasião foi abordado a temática ‘Violência contra o idoso’, com a orientação de Evaniela Dias e a orientadora acadêmica Tatiana Góis Oliveira. A apresentação contou com a exposição e explicação de leis e direitos que as pessoas da terceira idade adquiriram após a publicação do mesmo.

28 de outubro de 2015

Projetos aprovados em comissões apontam para retrocesso social do país, diz Valmir



A semana ainda não terminou e o clima no Congresso Nacional não é nada promissor para as conquistas sociais que o Brasil alcançou no decorrer da história. Nesta quarta-feira (28), por exemplo, o parlamentar Valmir Assunção (PT-BA) foi ao plenário para contestar as decisões de comissões especiais da Câmara Federal e dizer que “o Brasil sofre um forte retrocesso”.  Para o petista, a aprovação da PEC 215, da revogação do Estatuto do Desarmamento e do Estatuto da Família significa recuar socialmente e perder direitos fundamentais. “No caso da PEC 215, estão querendo legitimar o genocídio do povo indígena. A tentativa de retirar do poder Executivo a demarcação de terras indígenas é apenas um pretexto para que se entrave cada vez mais o processo, tal como já fazem com a reforma agrária”, aponta Valmir.

Parceiro do Educar para Transformar premia alunos por bom desempenho nas escolas


O empresário Luciano Barreto, da Casa do Pão, em Morro do Chapéu, no centro norte da Bahia, é parceiro do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. Por meio do projeto Aluno Nota 10, ele premia estudantes com bom desempenho nas escolas da rede pública de Morro do Chapéu. 

Nesta terça-feira (28), o empresário apresentou o alcance da ação ao secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, em reunião na sede da Secretaria, em Salvador. Na oportunidade, o empresário entregou uma condecoração ao secretário e o convidou para a cerimônia de premiação no próximo dia 28 de novembro, em Morro do Chapéu. 

O projeto Aluno Nota 10 premia os melhores alunos das escolas municipais e estaduais, considerando os menores índices de evasão e as melhores notas no desempenho escolar. “Quando começamos o projeto, em 2007, a escola premiada registrou a taxa de 5% de evasão. Agora, nós temos quatro escolas com taxa zero de evasão”, conta o empresário.

Detran capacita taxistas e mototaxistas de Porto Seguro


O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) entregou os certificados de capacitação a 148 taxistas e 35 mototaxistas de Porto Seguro, no extremo sul do estado, em solenidade realizada na terça-feira (27), na Câmara de Vereadores da cidade. Os profissionais participaram do curso de 28 horas de aulas oferecido pelo órgão, com as disciplinas de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica. O objetivo é melhorar o atendimento no transporte de moradores e turistas.

"A Bahia não abre mão da Fiol", diz governador ao TCU


Uma comitiva de representantes da população da Bahia, liderada pelo governador Rui Costa, esteve nesta quarta-feira (28) no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, para reforçar o que a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) significa para o estado e o País. O gabinete do presidente do tribunal, Aroldo Cedraz, recebeu cerca de 30 pessoas, entre senadores baianos e tocantinenses, deputados federais (16) da base do governo Rui Costa e também de oposição, além de deputados estaduais. Pelo TCU, participaram ainda os ministros Augusto Sherman, que relata a obra da Fiol, Bruno Dantas e Augusto Nardes.

Expediente do funcionalismo estadual será suspenso nesta sexta-feira


Nesta sexta-feira (30), o expediente do funcionalismo estadual será suspenso por conta do feriado do Dia do Servidor - transferido para esta data pela Instrução Nº 002/2015, de 12 de fevereiro deste ano -, retomando no primeiro dia útil seguinte, na terça (3). Os serviços essenciais ligados ao Estado, como segurança e saúde, serão mantidos. 

Os postos da Rede SAC em Salvador e interior do estado também terão o expediente suspenso nesta sexta (30). A única exceção fica por conta do Ponto Cidadão de Coaraci, no sul da Bahia, que teve o feriado antecipado para o dia 26 por determinação do município.

27 de outubro de 2015

Serviço de Apoio à Agricultura Familiar beneficia municípios do baixo sul


Mais de 23 mil famílias de agricultores familiares do Território de Identidade Baixo Sul serão atendidos pelo 20º Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), que foi inaugurado nesta terça-feira (27), no município de Valença, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues,

26 de outubro de 2015

Colégio estadual de Jussari concorre a prêmio com programa de organização e limpeza


Os estudantes do Colégio Estadual Amélia Amado, localizado na cidade de Jussari, na região sul do estado, podem se orgulhar ainda mais do ambiente escolar. É que a unidade concorre ao Prêmio Dia Você Servidor, do Governo da Bahia, na categoria Boas Práticas, com o Programa de Organização e Limpeza Amélia Amado (Polaa). A iniciativa permite a alunos, professores, funcionários e familiares desenvolverem ações de conscientização voltadas à manutenção, limpeza, saúde e autodisciplina na unidade. A premiação acontece nesta quarta-feira (28), às 17h, no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.

Professores da rede estadual são incentivados a contribuir com a nova base curricular


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou, nesta segunda-feira (26), discussões e esclarecimentos, nas escolas da rede estadual, sobre a importância da contribuição dos professores na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalho faz parte das estratégias da Comissão Estadual de Mobilização, que busca realizar planos de ação para assegurar a ampliação do debate referente ao currículo nacional em todas as esferas da educação do Estado.

“Realizamos a formação de educadores e orientadores para trabalharem diretamente nas escolas estaduais e possam mobilizar a participação dos professores”, informa a diretora de Currículo e Inovações Pedagógicas da Secretaria da Educação, Valdirene Oliveira Souza. De acordo com ela, apesar de poderem contribuir de forma individual, é mais interessante o debate coletivo para colaborar com a inserção de assuntos por disciplina que considerem fundamentais no currículo nacional. “A expectativa é que realizem esse trabalho, até dezembro, durante as Atividades Complementares (AC) das escolas”.

Trabalho de mobilização

Feira do Livro da Uesc difunde conhecimento e atividades de incentivo à leitura


A Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Editus) realiza a 3ª  Feira do Livro Universitário da Uesc. Desta segunda (26) a sexta-feira (30), as obras produzidas pela editora vão estar expostas no Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, no km 16 da rodovia Jorge Amado, em Ilhéus, com uma movimentada programação cultural. Além da comercialização de publicações da Editus, com descontos de até 40%, as principais editoras universitárias do país participam do evento. 

A 3ª Feira do Livro Universitário da Uesc começa às 18h30 desta segunda (26), com um bate-papo com a escritora Ana Maria Gonçalves, autora do premiado livro ‘Um defeito de cor’ (Editora Record), e com o poeta Lourival Piligra. Em seguida, a Editus promove o lançamento coletivo de livros em um animado café literário. 

25 de outubro de 2015

Ibicaraí entrega 216 novos cartões do PBF


Texto: Arnold Coelho | PBF - Fotos: Antonio Lima
A manhã da última quarta-feira (21) foi de comemoração para 216 famílias de Ibicaraí. A Casa do Bolsa Família, situada na rua Dois de Julho, no centro da cidade, entregou 216 novos cartões do Programa Bolsa Família (PBF). Os novos beneficiários são famílias carentes do município que estavam na fila de espera e só foram beneficiados em virtude do recadastramento que está sendo feito em todo o município. Com o recadastramento existem casos de devoluções voluntárias do benefício; famílias que não fazem o recadastramento ou saem do grupo de famílias com renda familiar per capita inferior a 77 reais mensais, abrindo espaço para quem está na fila de espera.

Cras de Floresta Azul realiza passeio no campo com idosos


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A Prefeitura de Floresta Azul, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu durante o mês de outubro várias atividades voltadas ao público da Melhor Idade em comemoração à Semana do Idoso. O encerramento das homenagens ao idoso foi realizado no período da manhã na última terça-feira, 20, na Fazenda Floresta Azul, localizada nas imediações da cidade e de propriedade de dona Helina Brás Magalhães.
A ação contou com uma série de atividades recreativas e educativas para festejar a passagem do Dia do Idoso. A recepção ao grupo da terceira idade foi realizada pelo músico Osvaldinho do Acordeon, com a música Alecrim dourado, e em seguida Nilza Bispo, dirigente do Programa de Atenção à Melhor Idade da Casa Mário José da Rocha, deu as boas vindas ao grupo com uma oração e convite a muita diversão. O educador físico Daniel Silva e a orientadora pedagógica Roselis Barros deram início às dinâmicas de grupos com atividades de socialização e relaxamento, com preces, reflexão e brincadeiras de caça ao tesouro.

Definidas as 26 cidades baianas que vão receber Tocha Olímpica em 2016


O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 definiu, nesta quinta-feira (22), as 26 cidades baianas por onde passará a tocha olímpica no próximo ano. Entre os principais destinos estão Feira de Santana, Juazeiro, Salvador, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Valença, Senhor do Bonfim, Ilhéus e Paulo Afonso. Os sete últimos foram escolhidos como local de pernoite para a chama olímpica. 

A chegada da peça simbólica está prevista para 19 de maio de 2016, em Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado, mas a ordem do percurso ainda não foi decidida pelo comitê. A administração municipal de cada cidade também não divulgou o roteiro a ser percorrido em seus territórios. A última parada da tocha na Bahia está marcada para 27 de maio.

Setur discute ações para avanço do turismo na Costa do Descobrimento


Em reunião com lideranças de Santa Cruz Cabrália, município do extremo sul baiano, a 755 quilômetros de Salvador, para análise das ‘Perspectivas do turismo na Costa do Descobrimento’, o secretário estadual do Turismo, Nelson Pelegrino, apresentou, neste sábado (24), as diretrizes da política de desenvolvimento que visa tornar, ainda mais competitiva, a cadeia do turismo no estado.