19 de novembro de 2016

Bahia é destaque em evento do BIRD sobre abastecimento rural


Em evento promovido pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), em Brasília, a Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), foi destaque ao debater os rumos da universalização do abastecimento de água em zonas rurais do mundo.

18 de novembro de 2016

Secretaria de Infraestrutura faz reposição de lâmpadas em Ibicaraí





Texto e fotos: Arnold Coelho

A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou na manhã de ontem, quinta-feira, 17, a segunda etapa do processo de reposição de lâmpadas de vapor de sódio com reatores de 70 e 250 watts. Estão sendo trocados também bases, relês, bocais e conectores. A primeira fase dessa ação teve início entre os meses de agosto e setembro nos distritos do Cajueiro Novo e Velho e Vila Santa Isabel, e agora está sendo finalizada nos bairros e centro da cidade.

SAAE de Ibicaraí faz manutenção na rua Professora Waldyr Pinto Montenegro Matos




Texto e fotos: Arnold Coelho
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Ibicaraí concluiu na última sexta-feira, 11, a reposição de parte da adutora, além da construção de uma caixa de manutenção no início da rua Professora Waldyr Pinto Montenegro Matos, antiga Brigadeiro Eduardo Gomes (na ladeira, ao lado da faculdade).

Distribuição de mudas promove o fortalecimento da mandiocultura da Bahia


O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem incentivado o cultivo de mandioca no estado, garantindo o fortalecimento da cadeia produtiva da mandiocultura e o aumento da renda dos agricultores familiares baianos, através da distribuição de mudas de mandioca de variedades adaptadas a cada região.

Estudante da zona rural é eleito para o Parlamento Juvenil do Mercosul


Um projeto sobre gestão escolar vai fazer o estudante Admilson dos Santos Boaventura - morador do povoado Sítio da Conceição, na zona rural de Adustina, no nordeste da Bahia - voar alto pelo Brasil e exterior. Aluno do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Castro Alves, ele foi eleito o representante da Bahia para o projeto Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) e será um dos 27 brasileiros, um de cada estado, a exercer um mandato de dois anos (2016 a 2018) no PJM.

17 de novembro de 2016

Governo abre inscrições para concurso da Agerba na segunda-feira






As inscrições para o concurso da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) começam na próxima segunda-feira (21). São ofertadas 60 vagas – 24 para o cargo de Especialista em Regulação e 36 para Técnico em Regulação – sendo 30% deste total reservado a candidatos que se declararem negros e 5% para pessoas com deficiência.

ONU e Bahiafarma iniciam cooperação internacional contra o Zika vírus




Uma reunião entre representantes do Governo da Bahia, da Bahiafarma e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), na tarde desta quinta-feira (17), marcou o início da cooperação internacional entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e o laboratório público baiano na luta contra o avanço global da epidemia de Zika. 

O encontro, realizado na sede do Pnud, em Genebra, na Suíça, foi agendado pelos diretores da organização, interessados em conhecer melhor os
 testes rápidos de diagnóstico de infecção por Zika vírus desenvolvidos pela Bahiafarma e a possibilidade de aplicação do dispositivo em áreas onde já há surtos da doença ou há muito risco de que eles ocorram.

Bahia Rural Contemporânea apresenta a Salvador diversidade do interior baiano




Chopp de cacau, barrinhas de cereais com sabores exóticos, chocolates especiais, massas prontas para bolos, néctar de frutas, queijos, doces, carne de cordeiro, defumados, mel, cachaça artesanal, mariscos, artesanato, moda e uma infinidade de iguarias, poderão ser conferidos durante a primeira edição do Bahia Rural Contemporânea, que irá abrigar a VII Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (VII Febafes).

15 de novembro de 2016

Testes rápidos da Bahiafarma para diagnóstico do Zika vírus atraem atenção na Europa


No primeiro dia de participação na maior feira mundial de artigos de saúde, a Medica Trade Fair, realizada em Dusseldorf (Alemanha), o estande da Bahiafarma recebeu centenas de visitantes de diversos países, atraídos pelos testes rápidos para diagnóstico de infecção por Zika vírus, apresentados pelo laboratório público baiano no evento. É a primeira vez que um laboratório oficial brasileiro participa da feira como expositor.