12 de julho de 2014

Reunião na Câmara de Vereadores discutiu fechamento do Matadouro de Floresta Azul




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

Aconteceu na noite de quinta-feira, 10, às 19:30h, no plenário da Câmara de Vereadores de Floresta Azul, uma reunião extraordinária entre a prefeita Dra. Sandra Cardoso, os vereadores Márcio Soares de Souza (Márcio de Congá), Gutemberg Cardoso Marciel (Guga), Pedro Álvares Pereira (Pedro da Sulba), Jerônimo Santos Paiva, Adson Oliveira Reis (Adhão), Ubiratan Batista de Oliveira (Nego Neni) e comerciantes do ramo de carne e populares para discutir assunto referente ao fechamento do Matadouro Municipal.

11 de julho de 2014

Sem achar presidente de Câmara, juiz empossa novo prefeito de Guaratinga



Ezequiel Xavier (PSB) foi empossado na manhã desta sexta-feira (11) como prefeito da cidade de Guaratinga, no sul da Bahia. O vice-prefeito assumiu o lugar de Kenoel Viana Cerqueira (PV), que foi afastado pela Justiça junto ao secretário municipal de Administração.
Os dois suspeitos respondem por improbidade administrativa por não cumprir decisões judiciais, como a determinação pela reintegração de 300 servidores concursados e nomeados na gestão anterior, que foram exonerados na administração de Cerqueira. Ele alega que a prefeitura não tinha condição financeira de arcar com o custo dessas admissões. Depois disso, no entanto, a prefeitura contratou outros 300 servidores não concursados.

10 de julho de 2014

Quatro novas Unidades Básicas de Saúde estão sendo construídas em Ibicaraí



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

Continua em ritmo acelerado a construção das quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Ibicaraí nos bairros Corina Batista (no fundo do prédio da APAE), Raimundo Esteves (ao lado das casas populares), Sempre Viva (ao lado da Fábrica de Chocolate) e centro, (ao lado do Fórum). As obras têm como agentes participantes o Governo Federal, via Ministério da Saúde e PAC-2 e a prefeitura de Ibicaraí.

Turismo: Ilhéus oferece muitas outras opções de lazer, além de ter muita história para ser contada



Alguns personagens ainda permanecem em alguns lugares, misturando passado e presente na história da cidade
Aliando férias e pausas para acompanhar os jogos da Copa do Mundo, esse é um bom período para se viajar com a família e aproveitar tudo o que a região oferece, conhecendo novos lugares e suas histórias. Na Bahia, mais precisamente em Ilhéus, uma das principais cidades que integram a Costa do Cacau, a variedade de pontos turísticos é grande. Locais históricos estão sempre disponíveis para receber as visitas dos turistas que chegam.

Prefeitura de Floresta Azul, Ceplac e Biofábrica distribuem mudas de cacau




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A Prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria de Agricultura, firmou uma parceria com o escritório local da Ceplac, nas pessoas dos funcionários Alcimar e Albertão que, juntos, mandaram ofício 012|2014 para o escritório central da Ceplac (Centro de Extensão) e Biofábrica solicitando mudas clonadas de cacau. O documento foi encaminhado ao Dr. Sérgio Murilo Correia Menezes, que prontamente atendeu a cidade de Floresta Azul, doando 23.490 mudas para distribuição aos agricultores familiares. No acordo firmado entre Prefeitura e Ceplac-Biofábrica o executivo municipal se responsabilizou com as despesas do motorista e o combustível para o caminhão que fará o transporte das mudas nos três dias (8, 9 e 10 de julho).
As mudas foram divididas em três lotes de aproximadamente 7.500 unidades e distribuídas entre 80 e 100 plantas para os mais de 230 agricultores cadastrados. A primeira etapa foi distribuída na terça-feira (08), no final da manhã, em frente ao escritório local da Ceplac. No início da tarde de quarta-feira foi feita a segunda entrega de mudas e ficou definido para quinta-feira (10), o último carregamento de mudas vindas da Biofábrica, que serão distribuídas para os pequenos agricultores locais.

9 de julho de 2014

Reforma do SESP chega à fase final em Ibicaraí



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antônio Lima

O Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) de Ibicaraí, que funciona como Unidade de Saúde da Família Oséas Peixoto, é uma das três unidades básicas de Saúde do município que estão sendo reformadas. As outras duas são a do bairro do Luxo e a do Bela Vista. Existe ainda uma ampliação e reforma no Cajueiro Velho, além da construção de quatro novas UBSs no bairro Corina Batista, Raimundo Esteves, Agripino Monteiro e centro (ao lado Fórum).

Deputado quer instituir o Dia Estadual da Amizade entre Cuba e Bahia



O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) apresentou um projeto de lei para instituir o Dia Estadual da Amizade entre Cuba e Bahia. A data sugerida é o 28 de janeiro referente ao dia de nascimento de José Marti - poeta, escritor, jornalista e filósofo cubano consagrado pela luta pela independência cubana.
O objetivo é estreitar mais os laços entre o estado e a ilha assegurando benefícios recíprocos e contribuindo com a integração latino-americana e caribenha. A relação entre os dois tem se intensificado. Recentemente, a Bahia é o estado que mais recebeu profissionais cubanos através do programa Mais Médicos. Ainda na área da Saúde, um acordo entre a Bahiafarma e a indústria de medicamentos de Cuba vai viabilizar a ampliação da fabricação de remédios. Além disso foi inaugurado em março de 2014 o Consulado Geral de Cuba em Salvador com jurisdição em todo o Nordeste.

‘Depois do 6º, deviam ter suspendido o jogo’, diz Maradona



Sempre polêmico em seu programa diário De Zurda, da TV venezuelana Telesur, o ex-jogador Diego Armando Maradona não poderia ter atitude diferente após a goleada da Alemanha sobre o Brasil, por 7 a 1, na tarde da última terça-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte. Para o ídolo argentino, o jogo deveria ter sido cancelado quando os alemães abriram 6 a 0 no placar.
“Depois dos 6 a 0, deviam ter suspendido a partida, porque ela já tinha sido definida”, disse ironicamente Maradona, que completou: “Passaram por cima. A cada jogada que passavam (os alemães) da metade do campo era meio gol, era meio gol”.

Detran alerta proprietários para o prazo de licenciamento do veículo



A corrida para a quitação do licenciamento anual continua. Sendo assim, os proprietários devem ficar atentos à data de vencimento para evitar transtornos futuros. De acordo com o Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), se um condutor com um veículo não licenciado for parado em uma blitz, levará uma multa de caráter gravíssima, no valor de R$ 191,54, inclusão de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além do recolhimento do veículo. Ele ainda tem que pagar a taxa do guincho que varia de acordo com a distância de onde o carro é apreendido e uma diária de R$ 16,90 do pátio. O proprietário só poderá retirar o veículo após efetuar o pagamento do licenciamento pendente.

8 de julho de 2014

Prefeita visita construção de casas populares e saneamento básico no bairro Raimundo Sálvio








Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso, acompanhada do Vereador Gutemberg Cardoso Marciel (Guga), do gerente de Infraestrutura, Antonio Carlos (Carlinhos) e do empresário Eric Cardoso, realizaram na manhã de segunda-feira (07), uma visita às casas populares e o saneamento básico no bairro Raimundo Sálvio.

Cursos do Pronatec têm início no colégio Eduardo Spínola em Ibicaraí



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

Depois de mais de um ano com inúmeras visitas e algumas reuniões com integrantes do Pronatec-IFBA, finalmente aconteceu, na noite ontem, segunda-feira, 07, às 19:00h, no colégio Eduardo Spínola (centro de Ibicaraí), a primeira aula da primeira turma dos cursos de Cuidador de Idosos, Cuidador Infantil, Vendedor e Auxiliar Administrativo, com os integrantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

7 de julho de 2014

Uesc inicia as atividades dos cursos de pós-graduação em gestão pública, municipal e da Saúde



A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), por meio de convênio com o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação, realizou aula inaugural dos cursos de pós-graduação (lato sensu), na modalidade Ensino a Distância (EAD), em Gestão Pública, Gestão Municipal e Gestão da Saúde.
A solenidade, no último sábado (4), foi presidida pela reitora Adélia Pinheiro com a participação de alunos dos núcleos, monitores e professores, além dos diretores dos departamentos envolvidos com a viabilização dos cursos.

Vila Santa Isabel em Ibicaraí realiza procissão em devoção à sua padroeira




Texto e fotos: Antonio Lima


Foi realizada nos dias 03, 04, 05 e 06, na Vila Santa Isabel, no município de Ibicaraí, a festa da 13ª Semana do Tríduo de Santa Isabel de Portugal. Estiveram presentes todas as células e sementeiras participantes da Paróquia Santa Isabel, além de convidados e familiares do município.

Prefeita de Floresta Azul se reúne com ACM Neto

Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A prefeita de Floresta Azul e diretora da Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia - AMURC, Dra. Sandra Cardoso, se reuniu com o prefeito de Salvador ACM Neto. O encontro aconteceu na sede da prefeitura da capital baiana no início da tarde de quinta-feira (03/07). Cardoso relatou as inúmeras dificuldades vividas pelos municípios brasileiros, sobretudo os pequenos que sobrevivem exclusivamente das receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto Sobre Circulação e Serviços (ICMS).

6 de julho de 2014

Prefeitura continua calçando ruas em Ibicaraí



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Binho Vídeo

A prefeitura de Ibicaraí entregou, no início desse mês, o calçamento das ruas Canadá e Costa e Silva, no distrito do Cajueiro Novo. A obra era uma reivindicação antiga dos moradores, que por décadas pediam pela urbanização e saneamento básico dessas ruas. O calçamento do Cajueiro Novo teve início em agosto de 2013 com três ruas, a primeira foi a Castelo Branco, que foi inaugurada e entregue à população no dia da cidade pela construtora Sulbaiana.

Floresta Azul ganha Unidade Básica de Saúde no valor de 403 mil reais




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde

Saúde é uma das prioridades da médica e prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso. Assim que assumiu o executivo municipal a prefeita prometeu e nesses mais de cinco anos de administração tem cumprido sua promessa com muita luta por uma saúde melhor para sua cidade. Além da reforma e ampliação da UBS Pompílho Borges, no distrito de Santa Terezinha (Coquinhos), a prefeitura está em fase final de reforma da UBS Eduardo Bizarria Mamede.