13 de outubro de 2012

Cobra de 10 metros e 140 quilos é encontrada no interior de SP

Uma cobra gigantesca foi encontrada em um sítio de Nova Aliança (SP) neste sábado (13). Com aproximadamente 10 metros de comprimento e 140 quilos, ela foi encontrada por um produtor rural, que acionou a Polícia Ambiental da cidade.
A cobra, da espécie sucuri, estava em um córrego perto de uma plantação de hortaliças. Ao ver o animal, o produtor rural pediu ajuda dos Bombeiros. Uma gaiola foi usada para capturar a cobra, que havia acabado de comer um animal da propriedade.
A Polícia Ambiental foi acionada, precisou chamar reforços e trocar o veículo que usavam, devido ao peso do animal, que era maior e mais pesado do que pensavam. Ela foi levada para São José do Rio Preto (SP), onde será analisada e posteriormente solta em uma reserva de Palestina (SP).
Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Brasil pode ganhar 21 linhas de trens de passageiros até 2020

Depois de quatro décadas de abandono, os trens regionais voltaram à pauta dos governos estaduais e federal. Atualmente, está em estudo pelo poder público a construção de 21 ramais ferroviários para passageiros. Caso todos os projetos planejados no Brasil saiam do papel no prazo previsto, o País pode ganhar 3.334 km de trilhos para transporte em 14 Estados até 2020.
O número é mais que o dobro do que está em operação. Apenas duas linhas de passageiros funcionam hoje no País: uma liga Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES) e outra, São Luís (MA) a Carajás (PA) - ambas são operadas pela Vale.
O atual cenário contrasta com o que era esse mercado há meio século: na década de 1960, cerca de 100 milhões de passageiros eram transportados em trens interurbanos anualmente. Hoje, esse número é de cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano.
Para Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), o ressurgimento de projetos de trilhos pelo País é reflexo do recente aumento da preocupação com a mobilidade. "O transporte ferroviário de passageiros é normalmente rápido, seguro, confortável e não poluente. Trens de velocidade média, entre 100 e 150 km/h, são uma alternativa para a mobilidade entre as cidades, que hoje está um desastre."
Entre os projetos mais avançados estão a ligação entre Brasília e Goiânia, passando por Anápolis (GO), e cerca de 500 km de trilhos em Minas Gerais que fariam a conexão entre Belo Horizonte e cidades como Sete Lagoas, Ouro Preto e Brumadinho. O primeiro, orçado em R$ 800 milhões, está prometido para 2017 e deve vencer todo o trajeto em cerca de uma hora. Já o segundo está divido em três trechos e deve ser feito por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) que já tem 18 interessados em preparar estudos de viabilidade. A expectativa é de que as obras comecem em 2014.
Em São Paulo, o governo estadual realiza estudos para três ramais - ligando a capital a Jundiaí, Santos e Sorocaba. Além disso, o Trem de Alta Velocidade (TAV), previsto pelo governo federal para ficar pronto em 2020, vai cortar a capital e grandes cidades do Estado, como Campinas e São José dos Campos, no caminho até o Rio.
Ministério. Outros 14 trechos fazem parte de um plano que está sendo executado pelo Ministério dos Transportes em parceria com governos estaduais. Os dois mais adiantados são o que ligará Londrina a Maringá, no Paraná - trajeto que já existia por trilhos, mas foi abandonado ao longo das últimas décadas - e o ramal entre Pelotas e Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Segundo a pasta, todos os 14 estudos devem estar prontos e terem suas obras iniciadas em um prazo de cinco anos.

12 de outubro de 2012

Prefeito eleito em São Paulo morre em carreata


O prefeito eleito de Pedra Bela (SP), Jorge Hirodi Orita (DEM), morreu na noite desta quinta-feira (11) depois de sofrer um infarto durante uma carreata e bater o carro. Ele foi levado para o centro de saúde da cidade e posteriormente encaminhado para o Hospital Universitário São Francisco, em Bragança Paulista (SP), mas não resistiu.

"Era a carreata da vitória, a gente estava passando no Centro da cidade", disse Roseli Amaral, que concorreu ao cargo de vice na chapa de Dr. Jorge. Ele estava no carro com sua mulher quando desmaiou e bateu em um ônibus. O acidente não causou ferimento a outras pessoas.

De acordo com Roseli, Dr. Jorge foi levado para o hospital em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel e sofreu paradas cardíacas no caminho. Segundo informações do hospital, ele faleceu às 21h30.

Eleição
Nascido em Maringá (PR), Dr. Jorge era médico e tinha 55 anos. Ele obteve 1.738 votos nas eleições de domingo (7), 45,53% dos válidos na cidade. O pleito deste ano foi o segundo do político. Em 2008 ele concorreu à prefeitura, mas a chapa perdeu por 23 votos, de acordo Roseli.

Dr. Jorge deixa a esposa, um filho e uma enteada. Segundo a Funerária Bragantina Moreno, o corpo do prefeito eleito será enterrado às 17h, no Cemitério Parque dos Pinheiros, em São Paulo.

 
Fonte: G1-SP.

Governador anuncia que a Bahia está fora do Horário de Verão


O governador Jaques Wagner anunciou, nesta quinta-feira (11), que a Bahia ficará fora do Horário de Verão 2012/2013, que começa a partir do próximo dia 21 deste mês de outubro. Ele afirmou que a decisão foi tomada após receber os resultados de uma pesquisa encomendada junto à população, que indicou que 75% das pessoas são contra a adoção do horário antecipado.

Além disso, o governador recebeu, quarta-feira passada (10), em seu Gabinete, representantes das seis maiores centrais sindicais do País, que pediram a saída do estado do Horário de Verão. Os sindicalistas argumentaram que o horário é prejudicial aos trabalhadores, que têm de acordar na madrugada, quando ainda é noite, para chegar ao trabalho, tornando a jornada mais cansativa e, portanto, mais propensa a acidentes de trabalho.

 

Passe Livre Intermunicipal já pode ser requerido na SJCDH


A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), por meio da Coordenação do Passe Livre Intermunicipal (CPL), já está cadastrando pessoas portadoras de deficiência e com renda per capita de até um salário mínimo para a concessão do benefício.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h. Mais informações podem ser obtidas no site da SJCDH (www.sjcdh.ba.gov.br), link Passe Livre, pelo telefone (71) 3115-8485, pelo email passe.livre@sjcdh.ba.gov.br, ou ainda presencialmente, na SJCDH, situada na 4ª Avenida, nº 400, CAB – Salvador. O requerente também pode se informar nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) ou nas secretarias municipais de assistência social de todo o estado.

A emissão da carteira do passe livre está condicionada ao cumprimento de exigências como renda igual ou inferior a um salário mínimo, além da comprovação da deficiência, através de documentos médicos oficiais.

 Documentos – São necessários os seguintes documentos, para o cadastramento: duas fotos 3×4, formulário fornecido pela SJCDH, devidamente preenchido, cópia autenticada da carteira de identidade e do CPF, comprovante de residência atualizado e atestado médico emitido por profissional do SUS, comprovando a deficiência e informando, se for o caso, a necessidade de acompanhamento durante as viagens. Também são necessários uma declaração de renda validada em um Cras ou pela Secretaria da Assistência Social do município onde mora o requerente, uma cópia do cartão Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o último comprovante bancário de recebimento.

11 de outubro de 2012

Estado da Bahia convoca 581 professores aprovados no concurso de 2010


O Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE) publica nesta quinta-feira (11) o edital de convocação de 581 candidatos aprovados no último concurso público para o cargo de professor do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino. Os profissionais terão carga horária de 20 horas semanais e irão atuar em municípios de 30 Diretorias Regionais de Educação (Direc’s) lotadas no interior do estado.

A convocação para provimento de vagas irá obedecer à ordem de classificação por Direc, pólo e disciplina. Esta é a quinta convocatória do concurso que foi realizado em 2010 e aprovou o total de 5 mil candidatos.

Os convocados têm cinco dias úteis, a partir da publicação do edital no DOE, para se apresentar à sede da Direc a que pertence o município para o qual for aprovado, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. Todos devem estar munidos dos documentos listados no mesmo edital.

O concurso, realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UNB), sob a coordenação da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), foi promovido para o provimento de 3,2 mil vagas para o cargo de Professor Padrão P–Grau 1 e já convocou 3.733 aprovados.

Centrais sindicais pedem ao governador a saída da Bahia do Horário de Verão


Representantes das seis maiores centrais sindicais do País entregaram, nesta quarta-feira (10), ao governador Jaques Wagner, na Governadoria (Centro Administrativo da Bahia), em Salvador, um documento no qual defendem que a Bahia fique de fora do Horário de Verão, que começa no próximo dia 21 de outubro e vai até 17 de fevereiro de 2013. Os dirigentes das centrais solicitaram a exclusão definitiva do estado no alinhamento do horário com o Sul e Sudeste.

Os sindicalistas, representando as principais categorias profissionais – operários da construção civil, empregadas domésticas, rodoviários e químicos, dentre outras –, argumentaram junto ao governador que o horário é prejudicial aos trabalhadores, que têm de acordar na madrugada, quando ainda é noite, para chegar ao trabalho, tornando a jornada mais cansativa e, portanto, mais propensa a acidentes de trabalho, além de alterar o período de alimentação.

Ao receber o documento dos sindicalistas, o governador informou que analisará o pedido e que vai consultar o Ministério das Minas e Energia sobre as medidas que o Estado deverá tomar caso decida pela não adesão ao Horário de Verão.

O governador disse, ainda, que encomendou uma pesquisa para avaliar a opinião da população sobre o Horário de Verão, e, com base nestas consultas, tomará uma decisão definitiva sobre o assunto.

Assinam o documento a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e Nova Central Sindical dos Trabalhadores.

 

Procon orienta usuários de planos de saúde sobre paralisação dos médicos


O beneficiário de plano de saúde que quiser agendar uma consulta deverá solicitar o agendamento por intermédio da operadora, que está obrigada a garantir atendimento dentro dos prazos da Resolução nº 259/2011 da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A orientação é da superintendente do Procon-BA, Gracieli Leal, que participou de debate sobre a relação entre os médicos e os planos de saúde, nesta quarta-feira (10), na Associação Bahiana de Medicina.

Segundo Gracieli Leal, a relação de consumo estabelecida nestes casos é com os planos de saúde, dessa forma, os consumidores deverão exigir às operadoras soluções alternativas para cada caso, exigindo o protocolo de atendimento.

Nos casos em que a operadora não fornecer alternativas e o consumidor tiver que pagar a consulta, este poderá requerer o reembolso. “Essa orientação vale ainda para situações em que os profissionais credenciados cancelem as consultas ou optem por cobrar pelo atendimento”, explica a superintendente.

A partir desta quarta-feira, os médicos suspenderam o atendimento a sete planos de saúde comercializados na Bahia. A medida, que durará dez dias, não poderá prejudicar os consumidores usuários destes planos de saúde, principalmente, os que necessitarem de atendimento de urgência e emergência, conforme esclarece o Procon-BA.

Os planos suspensos para exames, cirurgias, consultas médicas e outros procedimentos são Hapvida, Amil/ Medial, Sulamérica, Cassi, Petrobras, Geap e Golden Cross.

Além do Procon-BA, também participaram do debate, promovido pela Comissão Estadual de Honorários Médicos, representantes do Ministério Público, da ANS, entidades médicas e usuários de planos de saúde.

10 de outubro de 2012

Feriados alteram funcionamento da rede SAC na capital e interior


Em virtude do feriado nacional religioso de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, todas as 44 unidades que compõem a rede SAC  na capital e interior do estado estarão fechadas nesta sexta-feira (12). No sábado (13), apenas seis postos, quatro na capital, um em Lauro de Freitas e outro em Feira de Santana, estarão abertos ao público.

O atendimento em todo o estado será retomado na segunda-feira (15), exceto nos municípios de Juazeiro, Itabuna e Santo Antônio de Jesus, que terão antecipadas as comemorações pelo Dia do Comerciário.

No sábado (13), funcionarão em Salvador os postos SAC dos shoppings Iguatemi e Barra, das 7 às 13 horas, e dos shoppings Salvador e Paralela, das 9 às 18 horas, com emissão da carteira de identidade, CPF e certidão negativa de antecedentes criminais e outros serviços, além de atendimento para o Detran e orientação jurídica.

Na Região Metropolitana, fora da capital, o atendimento no sábado (13) acontece somente no SAC Lauro de Freitas, que funciona na garagem G1 do Shopping Passeio Norte, das 8 às 13 horas. O posto também oferece emissão da carteira de identidade, CPF e antecedentes criminais, atendimento do Planserv, Coelba, Previdência Estadual, Detran, Sinebahia, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA).
Dia do Comerciário - Todas as nove unidades localizadas em shoppings e mercados na capital e Região Metropolitana estarão fechadas no dia 22, quando será comemorado no município o Dia do Comerciário. Mais informações sobre serviços e horários da rede SAC na capital e interior podem ser acessadas no www.sac.ba.gov.br ou pelo 0800 071 5353. A ligação é gratuita.

 

Sepromi abre inscrições para credenciamento de profissionais até maio de 2013


Estão abertas, até 18 de maio de 2013, as inscrições para o Edital de Credenciamento de Profissionais da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). A seleção é direcionada aos interessados em trabalhar com projetos que visam a promoção da igualdade racial ou destinados a povos e comunidades tradicionais.

Os credenciados comporão um banco de dados qualificado e podem ser convocados para atuarem em projetos com o foco nas questões de raça e/ou povos e comunidades tradicionais, a qualquer tempo, de acordo com a demanda da Secretaria.

O credenciamento pode ser feito para as funções de coordenador de oficina, facilitador de grupo, mobilizador social e consultor de projeto ou pesquisa. Os candidatos devem preencher os formulários de inscrição, anexar o currículo e demais documentos, conforme exigências do regulamento disponível no site www.sepromi.ba.gov.br.

O currículo e os demais documentos estabelecidos pelo Edital deverão ser protocolados diretamente na Sepromi, das 9h às 12h e das 14h às 17h, ou enviada pelo correio, via Sedex, para: Secretaria de Promoção da Igualdade Racial - Sepromi, Comissão Permanente de Credenciamento, 2ª Avenida, n° 250, Complexo da Seplan, anexo B, blocos A e B, Centro Administrativo da Bahia (CAB), CEP 41.745-003, Salvador, Bahia.

Cecoop-BA aprova criação de linha de credito para agricultura familiar


O Conselho Estadual de Cooperativismo da Bahia (Cecoop-BA) aprovou, nesta terça-feira (9), uma proposta de linha de crédito destinado a capital de giro, para atender cooperativas de agritultura familiar de pequeno porte de todo o estado.

De acordo com a proposta, a linha de crédito terá juros de 3% ao ano e o fundo de aval do Governo do Estado para garantir as operações das cooperativas deverá ser de 20% do valor financiado.

A proposição foi apresentada pelo superintendente de Agricultura Familiar do Estado, Wilson Dias, e será levada à aprovação do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese) em reunião prevista para o próximo dia 24.

No encontro, realizado na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre), em Salvador, o Cecoop-Ba tratou também da inclusão do conteúdo ‘Cooperativismo’, nas disciplinas de primeiro e segundo grau do ensino estadual e da realização de ações de formação com trabalhadores associados às cooperativas.

A pauta de trabalhos, entre outros assuntos, incluiu ainda a articulação do Conselho de Cooperativismo com o Conselho de Economia Solidária e informações sobre o Encontro Estadual das Cooperativas, que será realizado nos dias 18 e 19 deste mês, no Hotel Fiesta,na capital baiana.

Campanha baiana pelo fim da violência contra a mulher ganha prêmio


A campanha Não Esconda. Denuncie, viabilizada pelo governo da Bahia, dentro das estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher, foi uma das vencedoras do 4º Prêmio Mídia-Bus de Criação, importante iniciativa na área publicitária regional.

A peça premiada foi o busdoor veiculado na capital baiana, no mês de março, onde há a simulação de uma mulher escondendo, com parte do cabelo, as marcas da agressão sofrida no rosto. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (4), em Salvador, colocando a campanha entre as ideias mais criativas deste ano.

Encomendada pelas secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Comunicação Social (Secom), a campanha foi executada pela Leiaute Propaganda. O objetivo foi sensibilizar a população baiana sobre o fenômeno da violência sexista, incentivando as denúncias e divulgando a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), serviço de orientação criado em 2005 pelo governo federal.  

 

9 de outubro de 2012

Homem é preso acusado de estuprar garota de 11 anos em Itabuna


 
                                         
                                                                      Foto: Site / Radar Notícias



Jonatas Marques Santos, 23 anos, foi preso na madrugada desta terça-feira (9) acusado de estuprar uma menina de 11 anos em Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com informações de Drª. Marile Aboboreira, delegada plantonista da DT do município, o suspeito já tinha passagem pela polícia por assalto a banco.

“Ele pulou o muro e invadiu a casa da criança, no bairro Daniel Gomes, armado de um facão, enquanto a mãe da vítima estava no trabalho”, afirmou a delegada. A garota estava sozinha em casa e disse que foi ameaçada o tempo inteiro com a faca no pescoço.

Preso, o suspeito negou o crime e disse que namorava com a menina. Ele já foi transferido para o presídio da cidade, na manhã de hoje. A garota vai passar por exame para comprovar o estupro.

 

Iniciado processo de implantação da Barragem do Rio Colônia


O governo estadual, por meio da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), iniciou o processo de implantação da Barragem do Rio Colônia, na região de Itabuna. A abertura das propostas submetidas à licitação será realizada nesta quarta-feira (10). O eixo para construção da barragem fica a cerca de 800 metros da localidade de Estiva, no município de Itapé.

Com orçamento estimado em R$ 70,9 milhões, a implantação tem por principais objetivos prover o abastecimento de água da cidade de Itabuna e contribuir para controlar parcialmente as enchentes do Rio Cachoeira, que inundam o município. A barragem conterá 42% da vazão máxima efluente.

A Barragem do Rio Colônia ocupará uma área de 1.621 hectares, com altura de 19 metros e capacidade para armazenar 62 milhões de metros cúbicos de água, o que vai garantir uma vazão de 1.400 litros por segundo.

A obra será monitorada pela Casa Civil do Governo do Estado. Segundo o secretário Rui Costa, ela é de grande importância para esta região, pois, além da cidade de Itabuna, abastecerá os municípios de Itapé e Ibicaraí, beneficiando diretamente cerca de 230 mil pessoas.

 

vas/om         9.10.12

8 de outubro de 2012

Veja famosos que se deram bem ou mal nas eleições para vereador


maioria das personalidades midiáticas que se candidatou a vereador em 2012 não teve resposta positiva nas urnas no domingo (7). Alguns, entretanto, conseguiram se eleger - entre os que tiveram sucesso, grande parte é esportista. Já os cantores dominam a lista dos que não se deram bem nas eleições municipais de 2012.

Veja abaixo a lista com alguns candidatos famosos que conseguiram vaga de vereador (à esquerda), e os que não tiveram sucesso (à direita).

 

FAMOSOS QUE SE DERAM BEM
Poucos foram bem-sucedidos nas urnas
 
FAMOSOS QUE SE DERAM MAL
A maioria não conseguiu cargo; confira alguns
 
 
Veronica Costa
Funkeira e empresária
31.515 votos no Rio
 
 
Mulher Pêra
Funkeira
2.126 votos em São Paulo
 
 
Washington Coração Valente
Ex-jogador de futebol
8.005 votos em Caxias do Sul (RS)
 
 
Kiko
Cantor do KLB
Nenhum voto em São Paulo (candidatura impugnada)
 
 
Aurélio Miguel
Ex-judoca
32.520 votos em São Paulo
 
 
Compadre Washington
Cantor do É o Tchan
410 votos em Salvador
 
 
Tarciso
Ex-jogador de futebol
5.231 votos em Porto Alegre
Rosana
Cantora do hit "O Amor e o Poder"
317 votos no Rio
 
 
Paulo Rink
Ex-jogador de futebol
5.625 votos em Curitiba
 
 
MC Bruninha
Funkeira
1.430 votos no Rio
 
 
Aladim Luciano
Ex-jogador de futebol
5.130 votos em Curitiba
 
 
Serginho
Ex-BBB
2.619 votos em São Paulo
 
 
João Derly
Ex-judoca
14.038 votos em Porto Alegre
 
 
Marquito
Humorista
22.198 votos em São Paulo
 
 
Netinho de Paula
Cantor e apresentador
50.698 votos em São Paulo
 
 
Marcelinho Carioca
Ex-jogador de futebol
19.729 votos em São Paulo
 
 
Vandick
Ex-jogador de futebol
9.742 votos em Belém
 
 
Dinei
Ex-jogador de futebol
9.243 votos em São Paulo
 
 
Tupãzinho
Ex-jogador de futebol
908 votos em Tupã (PR)
 
 
Paulinha Abelha
Ex-vocalista do Calcinha Preta
1.111 votos em Aracaju
 
 
 
Pink
Ex-BBB
2.374 votos em Recife
 
 
Wanessa Mattos
Musa do Brasileirão 2009
112 votos em Jaboatão dos Guararapes (PE)
 
 
 
Davi Sambarilove
Humorista
1.643 votos no Rio
 
 
Nani Venâncio
Apresentadora
4.194 votos em São Paulo
 
 
Agnaldo Timóteo
Cantor
12.009 votos em São Paulo
 
 
Marcelo Menezes
Cantor da banda Tchakabum
753 votos no Rio
 
 
Mulher Bambu
Cantora
64 votos em São João de Meriti (RJ)
 
 
Angela Maria
Cantora
2.291 votos em São Paulo
 
 
Ademir da Guia
Ex-jogador de futebol
14.345 votos em São Paulo

 

 

 

Candidato eleito vereador morre de infarto após apuração na Bahia


Eleito vereador da cidade de Riachão das Neves, na região oeste da Bahia, o candidato Domingos Gomes da Rocha, conhecido por Dominguinhos da Morosa, do PC do B, morreu na madrugada desta segunda-feira (8) após acompanhar a apuração da eleição na sede do município.

"Ele soube que ganhou e foi para a localidade comemorar, mas lá teve uma briga e tentou apaziguar, com a mistura de emoções acabou tendo um infarto fulminante. Durante o período de campanha ele já demonstrava tensão, nervosismo, que estava abalado emocionalmente", afirma Rosângela Bonfim, presidente do PC do B na região.

Entre 100 candidatos, Domingos foi eleito um dos 11 vereadores da cidade, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Com sua morte, o primeiro suplente, Fábio Dias, assume a cadeira na Câmara de Riachão das Neves.
O corpo de Domingos vai ser enterrado às 16h desta segunda-feira, no cemitério de Morosa, segundo informações do partido. 

Fonte: G1-Ba.

Vestibular 2013 da Uesb tem inscrições prorrogadas


A Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb) traz uma boa notícia para quem perdeu o prazo de inscrições do Vestibular 2013. Acaba de ser publicada a Portaria 1.872, prorrogando até o dia 21 deste mês o período de inscrições. 

São 45 opções de curso. No total, a universidade oferece 1.219 vagas, distribuídas entre os campi de Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista. Este processo seletivo vale para o ingresso no primeiro e no segundo período letivo.

 

Feriados movimentam turismo em toda a Bahia


Quem pretende viajar no feriado dedicado a Nossa Senhora de Aparecida, deve se adiantar, principalmente se o destino for a Bahia, quarto estado mais visitado do país. No litoral baiano, entre as regiões mais procuradas, estão as cidades de Porto Seguro, Ilhéus e Morro de São Paulo, além do Litoral Norte, em Salvador. Quem optar por tranquilidade e quiser explorar as belezas naturais, o caminho escolhido é a Chapada Diamantina.

De acordo com a gerente comercial Denise Espírito Santo, do Hotel Jardim Atlântico, em Ilhéus, o mês de outubro já começa com uma taxa de ocupação de 52%. Ela disse que para o próximo feriado (12 de outubro) todos os hotéis da região já estão lotados. “A nossa expectativa é bem positiva, pois muita gente tem procurado conhecer a terra de Gabriela. Já estamos com 100% de ocupação para o feriado e para o réveillon. Dos 55 pacotes disponíveis, 15 já estão fechados (pagos)”.

 Quem também comemora é o supervisor de vendas Lúcio do Carmo, do Resort La Torre, em Porto Seguro. Ele informou que nos últimos três meses, período considerado de baixa estação, a média de ocupação foi de 85%, chegando a 100% nos feriados e réveillon.

 Entre os destinos de praia e sol mais procurados por baianos e turistas estão também Morro de São Paulo e Praia do Forte, no Litoral Norte. Para o presidente da Associação Comercial e Turística de Praia do Forte (Turisforte), Firmo Augusto David de Azevedo, durante esta época do ano em que o fluxo de turistas é mais regional, os feriados são bastante significativos.

 Em Morro de São Paulo, a ocupação para os próximos feriados já atinge a margem dos 70%. Já para o réveillon e início de 2013, não há mais vagas, como afirmou o gerente comercial e administrativo Tobias Barbosa, da Vila dos Corais. “Nos últimos três meses, a nossa média foi de 70%. Para este mês de outubro, mantemos uma boa taxa de ocupação e já estamos com os 88 leitos comprometidos para o réveillon e início de janeiro”.

Secretário faz palestra sobre desenvolvimento da Bahia, Minas e Espírito Santo


Quais os desafios e as oportunidades de desenvolvimento da região que engloba o sul da Bahia, o nordeste de Minas Gerais e o Espírito Santo? Para responder este e outros questionamentos, o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, faz uma palestra nesta terça-feira (9), em Vitória (ES), a convite da Rede Gazeta, grupo de comunicação afiliado à Rede Globo.
Em sua sétima edição, o evento reúne palestrantes regionais e nacionais, poder público, iniciativa privada e sociedade civil. De acordo com a programação, haverá quatro painéis: Desenvolvimento Produtivo, Formação Profissional, Infraestrutura Logística e Desenvolvimento Regional. Nesse último, o secretário será o palestrante nacional, onde abordará também as desigualdades regionais e as principais experiências de desenvolvimento das regiões menos desenvolvidas do Brasil.
Todos os painéis serão transmitidos ao vivo pelo GTV – canal da Rede Gazeta na internet (
http://gazetaonline.globo.com/gtv).