25 de março de 2016

Prefeitura de Floresta Azul intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde

A prefeitura de Floresta Azul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica realizou na manhã de quarta-feira, 23, uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. A ação faz parte de uma campanha denominada "Floresta Azul Contra o Aedes, Juntos somos mais fortes", que consiste na intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no município.




'Bloqueios' são feitos em diversas ruas de Ibicaraí para combater o Aedes aegypti





Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antonio Lima

O combate ao mosquito (Aedes aegypti) transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika virou uma missão prioritária. Em Ibicaraí a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica tem intensificado campanhas de conscientização junto à população; mutirões de limpeza e orientação ao combate ao mosquito e bloqueios (fumacê, com aplicação de inseticida) feito através de uma equipe de Agentes de Combate as Endemias (ACE), pelos bairros e distritos da cidade.
O bloqueio a uma ou mais ruas tem acontecido com frequência a partir de dados da Secretaria de Saúde, que recebe notificações das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde cada novo caso é notificado e as informações são repassadas à Secretaria de Saúde, que analisa a região e determina se precisa acontecer o bloqueio do local.

24 de março de 2016

Floresta Azul se prepara para receber o Revezamento da Tocha Olímpica


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Cultura e Esporte
Desde que foi oficialmente escolhida para ser uma das cidades baianas a receber o Revezamento da Tocha Olímpica no mês de maio desse ano, a cidade de Floresta Azul passou a viver o clima olímpico e a prefeitura, juntamente com suas secretarias e as gerências de Cultura e Esportes, participaram de reuniões com representantes do Comitê Olímpico do Rio 2016 em Floresta Azul e em Salvador para discutir o trajeto, os condutores e a segurança durante o percurso e toda a logística para a realização do evento.
Os gerentes de Esporte e Cultura da prefeitura de Floresta Azul, Waldemar Sodré e Genivaldo Pereira, participaram de um Workshop sobre a Segurança da Tocha Olímpica, no último dia 15, no auditório do Ministério Público no CAB, em Salvador. O evento foi totalmente voltado para a segurança do revezamento e como a Guarda Nacional trabalhará em conjunto com a Polícia Federal, Polícia Militar e a Guarda Municipal.

22 de março de 2016

Prefeitura de Floresta Azul aluga equipamento para fazer limpeza de canal


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura
A prefeitura de Floresta Azul, através da gerência de Infraestrutura fez, durante todo o dia de ontem e de hoje (segunda e terça-feira  21 e 22 ) a limpeza das duas margens do canal que corta os bairros Raimundo Sálvio e Rivadávia Macedo na proximidade do estádio municipal. A ação contou com uma escavadeira hidráulica Caterpillar 3200, de esteira, que foi alugada pela prefeitura,  pelo período de 11 horas, para a execução do serviço.

Convento da Piedade em Ilhéus é beneficiado por editais da Secult


Até o final de junho deste ano, 18 obras de arte do Convento da Piedade de Ilhéus serão entregues totalmente restauradas, dentre elas as imagens das santas Joana D’Arc, Ângela, Teresinha de Lisieux e de Nossa Senhora da Piedade. O restauro das peças foi patrocinado por recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), por meio do Edital Setorial de Museus, gerido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). O convento faz parte de um complexo arquitetônico, também composto pela Igreja de Nossa Senhora da Piedade, localizado no Alto da Piedade, próximo à Baía do Pontal, na cidade de ilhéus, região sul da Bahia.

21 de março de 2016

Itabuna recebe oficina sobre prestação de contas para projetos culturais do Bahia Criativa



O escritório Bahia Criativa, fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia, gerido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) - promoverá a oficina gratuita ‘Prestação de Contas para Projetos Culturais’, no Centro Cultural Adonias Filho, em Itabuna, no dia 2 de abril, das 9h às 18h. São disponibilizadas 30 vagas para a oficina, que visa fornecer informações importantes nas etapas de execução e finalização dos projetos. As inscrições podem ser feitas até 30 de março, pelo e-mail bahia.criativa@cultura.ba.gov.br.

Aleluia Ilhéus Festival movimenta economia na região sul do estado



Em sua terceira edição, o Aleluia Ilhéus Festival se configura como o maior evento da Semana Santa, na Bahia, com uma expectativa de público de 120 mil pessoas, entre 23 e 26 de março. A festa contará com diversas atividades culturais, exposição de artes, feiras de agricultura familiar e economia criativa, e apresentações gratuitas de grandes atrações musicais nacionais nos quatro dias da festa.

A expectativa é de 100% na ocupação hoteleira do município de Ilheus, cerca de 750 postos de trabalhos temporários gerados e um incremento de 15% no comércio local. Já nesta quarta-feira (23), o cantor e compositor Regis Danese se apresentará na estrutura montada próximo à Catedral de São Sebastião, no centro da cidade, atraindo milhares de fãs de toda região, já organizados em caravanas.

20 de março de 2016

Prefeitura de Floresta Azul mobiliza equipe na organização do Revezamento da Tocha Olímpica







Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Cultura
A Prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso e equipe, reuniram-se nos dias 17 e 18 de março, na Câmara de Vereadores, para apresentar e colher propostas para a organização do Revezamento da Tocha Olímpica. O evento ocorrerá no dia 21 de maio desse ano, percorrendo a Avenida Raimundo Silva Cardoso e algumas ruas centrais da cidade, marcando a história do município em um momento único dentro do calendário esportivo mundial.
No dia 17 de março às 19:00h aconteceu o primeiro momento da mobilização de organização da Tocha Olímpica, onde estiveram presentes a prefeita Dra. Sandra Cardoso; o vice-prefeito Jaconias Gusmão; a secretária da Educação, professora Sayonara Leão; a secretária da Assistência Social, Eliana Alcântara; o gerente de Esportes e Lazer, Waldemar Sodré e o gerente de Cultura e Juventude, Genivaldo Pereira. Estiveram presentes também os vereadores Ednaldo Barbosa, Márcio de Congá, Gerônimo e Gutemberg Maciel, além do pastor Josevaldo, da Igreja Batista; Alberto Carvalho, representando a Ceplac; a diretora do Educandário Silveira, Nete Silveira; professores e cidadãos da comunidade e de outros setores da administração pública.