12 de agosto de 2016

Agricultores familiares são orientados para acessar o crédito Pronaf Agroecologia


Acelerar os processos de transição agroecológica. Com esse foco, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), em parceria com o Banco do Nordeste, está somando esforços para aumentar o acesso ao crédito nas linhas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Agroecologia.

A Bahiater está promovendo ciclos de debates sobre agroecologia, em diversos territórios de identidade do estado, voltados para agricultores familiares, técnicos extensionistas e agentes financeiros. Desta terça até quinta-feira (16 a 18), a atividade acontecerá no Território de Identidade Baixo Sul. A programação terá início no município de Taperoá, na Casa de Agricultura, das 9h às 12h.

Cras de Floresta Azul realiza palestra




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A Secretaria de Assistência Social de Floresta Azul, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, promoveu na última quarta-feira (10), no período da tarde, em sua sede, que fica localizada na Avenida Raimundo Silva Cardoso, uma palestra informativa para as mães dos jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Massa de ar seco ganha força e reduz chuva em grande parte da Bahia


A previsão do tempo para os próximos dias na Bahia, que inclui o final de semana em que se comemora o Dia dos Pais, deverá ter mudanças em algumas áreas, onde há possibilidade de chuva. No entanto, na maior parte do Estado, continua predominando a massa de ar seco, o que manterá reduzida a nebulosidade e a chuva nesse período.

10 de agosto de 2016

Caravana da Justiça Social atende em Porto Seguro


Na sétima edição, a Caravana da Justiça Social desembarca no Território de Identidade Costa do Descobrimento, no município de Porto Seguro, entre os dias 15 e 20 de agosto. Iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), a Caravana oferece serviços nas áreas de assistência social, jurídica, direitos humanos, cidadania, acessibilidade, protagonismo juvenil, saúde e outros.

Prefeitura faz reposição de 82 manilhas nas quadras K e L do bairro Mutirão




Texto e fotos: Arnold Coelho
A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou na manhã de ontem, terça-feira, 10, nas Quadras K e L, do bairro Delfino Guedes (Mutirão), a reposição de 82 manilhas de 0,30cm na rede de esgoto que atende as duas ruas.

Barragem do Rio Colônia atinge 30% de execução


As obras da Barragem do Rio Colônia, situada no município de Itapé, no Sul da Bahia, e que será responsável por garantir o abastecimento regular de água para mais de 350 mil moradores da região, já alcançam 30% de execução. Os investimentos do Governo do Estado atingiram 87,67% do valor estipulado como contrapartida, que se somam aos 13,48% do total de recursos federais previstos e já destinados à construção do empreendimento.

9 de agosto de 2016

Estudantes da Educação Profissional de Arataca desenvolvem trufas de pimenta e aipim


Os estudantes do curso técnico em Agroindústria do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos (Ceep), localizado no Assentamento Terra Vista, em Arataca, desenvolveram trufas a base de pimenta, aipim e frutas típicas da região sul da Bahia. Durante uma atividade prática e interdisciplinar do curso, eles criaram as Agro Trufas, tendo como resultado doces saborosos e saudáveis.

Operação Carga Pesada fiscaliza 11,7 mil caminhões em uma semana


Em uma semana de atividade no posto fiscal de Vitória da Conquista, na BR-116, a Operação Carga Pesada, da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), verificou por leitura ótica a documentação eletrônica relativa às cargas transportadas por 11,7 mil caminhões. Do total, 840 também passaram por pesagem e conferência física das mercadorias. A verificação dos documentos eletrônicos é feita de acordo com o novo modelo para a fiscalização do trânsito adotado pela Sefaz-BA para tornar o processo mais ágil e eficiente.

8 de agosto de 2016

Ipac realiza levantamento de patrimônio cultural no baixo sul da Bahia


Desta segunda-feira (8) até o dia 13 de agosto, a equipe multidisciplinar do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) percorre os municípios de Cairu, Ituberá, Igrapiúna, Camamu e Maraú, no baixo sul baiano. A ideia é catalogar e orientar as populações locais acerca das demandas sobre cultura, patrimônio material e imaterial, além de educação patrimonial.