8 de março de 2014

Secretaria de Infraestrutura recupera estradas vicinais na zona rural de Ibicaraí




Texto: Arnold Coelho - Fotos: Valtáire Moreira

A Secretaria de Infraestrutura de Ibicaraí, através do secretário Leildo Santana e equipe, continuam recuperando as estradas vicinais em todo o município de Ibicaraí. Depois de ter passado pela região das Laranjeiras, a Patrulha Mecânica do município recuperou mais de dois quilômetros de estrada vicinal na região do Córrego Grande até o Assentamento da Associação Agrícola Campo Novo. As máquinas ainda cavaram oito tanques para a prática de piscicultura nessa região.
Durante essa semana as máquinas trabalharam na Região Dos Miudos e Batista, que fica atrás do bairro Bela Vista e liga Ibicaraí a Itapé e Itajú do Colônia, além da sua importância no escoamento de toda produção de leite dessa região. O trecho da estrada está totalmente recuperado, com alargamento de alguns pontos e cascalhamento de toda sua extensão. O vereador Valtáire,  o popular “Valter da Farmácia” visitou e registrou as máquinas trabalhando e aproveitou para agradecer ao prefeito Lenildo Santana e o secretário Leildo pelo trabalho, pois essa estrada foi um dos pedidos feitos pelo vereador.
O secretário Leildo Santana lembra que são muitas as regiões que precisam de atenção: “Estamos com o cronograma fechado até o final desse ano. São muitas as estradas recuperadas e muitas que precisam ser beneficiadas. A ordem que tenho do prefeito Lenildo Santana é de priorizar e recuperar todas as estradas vicinais do município”, disse o secretário.




Assinado contrato para elaboração do projeto básico da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica



O contrato para elaboração do projeto básico de engenharia da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica foi assinado, nesta sexta-feira (7), pelo Governo da Bahia com o consórcio internacional formado pelas empresas Enescil (Brasil), Cowi (Dinamarca) e Maia Melo (Brasil). Na licitação, que levou em conta as modalidades técnica e preço, o consórcio vencedor apresentou o valor de R$ 22,5 milhões, um deságio de 15,4% em relação ao inicialmente estimado.
De acordo com o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), a ordem de serviço será emitida na próxima semana e o consórcio deverá apresentar estudos intermediários e finais até outubro deste ano. Entre os principais produtos destacam-se estudos de alternativas para a ponte e a rodovia na ilha, anteprojeto de engenharia, relatório que subsidiará o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), orçamento do investimento na ponte e reconfiguração da BA-001, além dos projetos básicos das alternativas selecionadas.
Segundo o secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabrielli, diversos estudos serão necessários para a elaboração do projeto básico. “Destaco as análises de traçado e tráfego para o dimensionamento da ponte e rodovias do sistema viário, a elaboração de estudos de navegação na Baía de Todos-os-Santos para avaliar os efeitos do empreendimento, principalmente sobre o porto de Salvador, bem como orçamentos em versões sintéticas e detalhadas”.

Impacto no tráfego

O consórcio terá ainda que desenvolver soluções que permitam a passagem de plataformas e navios para portos e estaleiros, e de forma integrada aos estudos urbanísticos elaborar iniciativas que minimizem o impacto no tráfego de Salvador e otimizem o fluxo de veículos na Ilha de Itaparica.
O representante do consórcio, Catão Ribeiro, diz que o empreendimento baiano será o maior do Brasil e do Hemisfério Sul. A título de comparação, ele explica que “a ponte Rio-Niterói possui nove quilômetros de extensão sobre o mar e 24 metros de largura. A nossa será maior e mais larga, com 12 quilômetros de extensão sobre a baía e 36 metros de largura”.
O contrato foi assinado pelo secretário do Planejamento, o superintendente de Transportes da Secretaria de Infraestrutura, Ivan Barbosa, e o diretor geral do Derba, Saulo Pontes. Representando o consórcio internacional, assinou Catão Ribeiro.

Pas – GF
07.03.2014

7 de março de 2014

Construção, ampliação e reformas de UBSs melhoram a saúde em Ibicaraí




Texto: Arnold Coelho – Fotos: André Luiz Evangelista e Antonio Lima

A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde, está modernizando todo o sistema de saúde local, fazendo uma verdadeira revolução na saúde de Ibicaraí. Com a inauguração de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos últimos cinco anos (Saloméa e Vila Santa Isabel); a ampliação de uma UBS no Cajueiro Velho (em fase final); a reforma de três UBSs (em andamento); além da construção de quatro novas UBSs (em fase de terraplanagem) e a revitalização do Hospital Regional.

O Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), que hoje funciona como Unidade de Saúde da Família Oséas Peixoto e as Unidades de Saúde dos bairros do Luxo (Dr. Silvino Pires) e Bela Vista (Lauro Pires), estão sendo totalmente reformadas, com a recuperação dos telhados (troca de madeiramento, reposição e limpeza das telhas); reforma de forro; troca de portas e caixões; piso cerâmico, além de reforma de todas as salas.

A reforma desses três postos faz parte do Plano de Modernização da Saúde em Ibicaraí. Além dessas reformas, o município está ampliando a Unidade Básica de Saúde do Cajueiro Velho (reforma no valor de 79 mil reais), e terminando a construção da UBS do Bairro Delfino Guedes, no valor de 185 mil reais, (sendo que o Estado entrou com 150 mil e a Prefeitura com 35 mil reais).

Ainda para o mês de março a Prefeitura promete dar início a construção de mais quatro Unidades Básicas de Saúde em Ibicaraí, no valor de 407 mil reais por UBS: na travessa Adrião Macêdo, bairro Sempre Viva; na rua Castro Alves, Centro (ao lado do Fórum e OAB); no bairro Corina Batista, ao lado do prédio da APAE e no bairro Duque de Caxias, Loteamento Raimundo Esteves.

A ampliação da rede de Unidades Básicas de Saúde vai permitir ao município expandir a cobertura da Estratégia de Saúde da Família. Cada unidade nova vai contar com atendimento médico, bucal, enfermagem, agentes comunitários de saúde, vacinação, coleta de sangue, farmácia, entre outros serviços.

A administração Gente Cuidando de Gente espera fechar o ano de 2014 com investimentos na saúde (construção, reforma e ampliação de UBS), ultrapassando a “casa” de três milhões de reais, em apenas cinco anos de governo. “O legado que deixaremos na saúde só terá o devido reconhecimento no futuro, pois estamos construindo, ampliando e modernizando as UBSs na cidade e nos distritos. Esses investimentos refletirão mais adiante, e isso me deixa muito feliz”, disse o prefeito Lenildo Santana.










6 de março de 2014

Floresta Azul vai realizar projeto cultural no mês de Abril



Texto: Antonio Lima – Cartaz: Ascom Floresta Azul

A prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Juventude (SMECDLJ), vai realizar no dia 19 de abril, um Projeto de Intercâmbio Cultural e Artístico, com a participação de músicos e dançarinos do município e cidades circunvizinhas. Este projeto tem como base a difusão da música regional de cantores amadores e dançarinos locais, visando desenvolver habilidades nos jovens e adolescentes pelo gosto das artes, valorizando os estilos musicais e coreográficos entre a comunidade local e regional.
O projeto visa inscrever para a 1ª parte do evento, dois cantores amadores de cada cidade convidada, que terão livre escolha de repertório, e poderão escolher o acompanhamento de Play Back ou banda musical sob sua responsabilidade, e que se apresentarão no dia do evento, na Avenida 23 de abril. Os cantores convidados irão se apresentar sem condição de premiação e receberão Troféu de Honra Presencial.
A 2ª parte do evento serão inscritos no máximo três participantes para as apresentações de expressão corporal musical, desafios de danças, desempenho e disputas de imitações de músicas de cantores sertanejos. Alem da anfitriã Floresta Azul, o evento irá contar com participantes das cidades de Almadina, Itapé, Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, Itororó, Ibicaraí e Barro Preto.

 PREMIAÇÕES:

DANÇA DO LARGADINHO DE CLAUDIA LEITE
1º LUGAR – 200,00
2º LUGAR – 100,00
3º LUGAR    50,00

DANÇA AMOR DE CHOCOLATE DE NALDO
1º LUGAR – 200,00
2º LUGAR – 100,00
3º LUGAR   50,00

DESAFIO DE PERFORMANCE DO GRUPO SECOS E MOLHADOS
1º LUGAR – 450,00
2º LUGAR – 210,00
3º LUGAR – 150,00

QUEM CANTA A MUSICA NA LINHA DO TEMPO DE VICTOR E LÉO
1º LUGAR – 200,00
2º LUGAR – 100,00
3º LUGAR    50,00

DESAFIO DA MÚSICA DE BRUNO MARS TALKING TO THE MOON
1º LUGAR – 200,00
2º LUGAR – 100,00
3º LUGAR    50,00