13 de janeiro de 2012

Inaugurado nesta sexta-feira o Centro de Visitação da Arena Fonte

Quem quiser conhecer um pouco da história do futebol baiano e do país já tem o lugar certo: o Centro de Visitação da Arena Fonte Nova, inaugurado nesta sexta-feira (13). Ali, os visitantes vão ver, por meio de painéis fotográficos, os momentos marcantes do futebol baiano e brasileiro vividos na Fonte Nova, como o dia em que foi evitado o milésimo gol de Pelé, em 1969, durante o jogo Santos X Bahia, e a recepção, em 1960, aos jogadores do Bahia, quando o time foi o primeiro  campeão brasileiro.
Além de conhecer a história, os torcedores poderão acompanhar de perto o andamento das obras da Arena Fonte Nova, que será sede de jogos da Copa de 2014. Montado perto da área da antiga Tribuna de Honra do Estádio Octávio Mangabeira (Fonte Nova), está um mirante com vista privilegiada para a obra. Uma grande parede de vidro permite uma visão panorâmica da construção.
Segundo o secretário para Assuntos da Copa do Mundo 2014, Ney Campello, 45% da obra está concluída, garantindo Salvador sediar a Copa das Confederações, marcada para meados de 2013. “Uma das coisas mais importantes desse centro é mostrar para os baianos o que estamos fazendo, que a construção da arena segue a todo vapor, cumprindo o cronograma estabelecido pela Fifa. Aqui também pode ser conhecido o projeto da arena multiuso, que será um centro de negócios, lazer e entretenimento”.
 Uma das atrações do espaço é a maquete da Arena Fonte Nova. Acima dela, um lustre especial simula a visão que o torcedor terá de dentro do campo. A partir do final deste mês, o centro de visitação oferecerá um passeio virtual, reproduzindo detalhes do novo equipamento, que terá 50 mil assentos cobertos, 70 camarotes, restaurantes, espaço cultural, quiosques e estacionamentos.
O centro está aberto ao público de quinta a domingo, que pagará R$ 6 para a visita. Já as escolas poderão marcar visitação, gratuita, todas as quartas-feiras.

tas/om             13.01.12 

Embasa discute com moradores de Ilhéus projeto de esgotamento sanitário

As alternativas para o projeto executivo de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da Zona Sul do município de Ilhéus, no sul da Bahia, foram discutidas com a comunidade em uma reunião de consulta pública promovida pela Embasa. A nave central da Igreja do Divino Espírito Santo, no bairro Hernani Sá, ficou lotada.
Inicialmente serão beneficiadas 45 mil pessoas que moram na área, mas o projeto será dimensionado para atender ao crescimento populacional em um horizonte de vinte anos. A obra de saneamento básico vai contemplar os bairros do Pontal, Jardim Atlântico, Nelson Costa, São Francisco, Hernani Sá, Ilhéus II e Nossa Senhora da Vitória.
A apresentação do projeto foi feita na noite da  última quinta-feira (12), pelo engenheiro Everardo Tupinambá, da YC Engenharia, empresa mineira que venceu a licitação feita pela Embasa para traçar o programa da obra. Após o detalhamento das intervenções, técnicos da Embasa responderam aos questionamentos das lideranças comunitárias, que, unanimemente, ressaltaram a importância do projeto, uma antiga reivindicação da população.

Edital de licitação - O secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Gerson Marques, representou o prefeito Newton Lima e destacou a importância da ampliação do sistema de esgoto para a cidade, que tem no turismo uma das suas principais fontes de arrecadação. Outras autoridades municipais, vereadores e parlamentares estiveram presentes, além do gerente em exercício da Unidade Regional da Embasa em  Itabuna, Danilo Gomes, e do gerente do Escritório Local de Ilhéus, José Lavigne.
Após a aprovação do projeto, a Embasa vai preparar um edital para licitar a execução da obra. Depois da consulta à população, a equipe técnica inicia o detalhamento do projeto e serão buscadas as licenças de operação e ambiental. Durante a elaboração do projeto, também foram desenvolvidos um diagnóstico socioambiental e um estudo demográfico baseados em informações de órgãos oficiais, como o IBGE, que ofereceram suporte à equipe técnica para dimensionar o número de pessoas que serão atendidas.


Hás/rn – 13.01.12

Continua patrocínio da Embasa aos times do interior no Baianão

Os times do interior terão pelo terceiro ano consecutivo o patrocínio da Embasa para disputar a primeira divisão do Campeonato Baiano de Futebol 2012, que começa no dia 18 deste mês e se estende até maio. A assinatura do contrato acontece na segunda-feira (16), às 15h, no Salão Fernando Pessoa I do Hotel Pestana, no Rio Vermelho.
O evento contará com a presença do secretário de Comunicação Social, Robinson Almeida, do presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, do presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, e dos presidentes dos dez clubes.
A parceria vai assegurar R$ 1,5 milhão para o Alagoinhas, o Bahia de Feira, o Camaçari, o Vitória da Conquista, o Feirense, o Fluminense, o Itabuna, o Juazeiro, o Serrano e o Juazeirense.  
Em contrapartida, a marca da Embasa vai estar presente na camisa dos jogadores dos dez times, no site da FBF, ingressos dos jogos, placas e balões dispostos em locais estratégicos nos estádios da capital e do interior, em anúncios de jornais e de programas esportivos em rádios e por meio de ações promocionais.
O apoio aos times do interior no Campeonato Baiano de Futebol faz parte da responsabilidade social presente na política de patrocínios da Embasa. “Ajudar a fortalecer o futebol baiano é mais do que apoiar o esporte e apostar nos talentos da Bahia. É também promover uma paixão do nosso povo”, afirmou Abelardo.
Nos últimos cinco anos, além do futebol, a Embasa patrocinou e vem patrocinando atletas, a exemplo da judoca Melina Sá, que já está na seleção brasileira sub 17, e eventos esportivos da Bahia, como a Travessia Mar Grande – Salvador, a nado ou em pranchão (padlle board), a Travessia Farol de Itapuã – Farol da Barra, a Regata Aratu – Maragojipe e os campeonatos baiano e regional de remo.

has/om          13.01.12

Matrícula na rede pública estadual de ensino inicia dia 18

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) abre, nesta quarta-feira (18), a matrícula 2012 para as escolas da rede pública estadual. Os estudantes e suas famílias podem procurar qualquer escola do Estado, independentemente daquela que deseja estudar.
A novidade este ano é a matrícula pela Internet para os estudantes oriundos da rede municipal de Salvador e todos os que já são da rede estadual. Tanto pela Internet como presencial, o horário de atendimento é das 8h às 20h, sem intervalos. O calendário segue até 27 de janeiro e pode ser acessado no portal www.educacao.ba.gov.br. Informações também através do 0800 285 8000.
“A matrícula pela Internet vai garantir mais rapidez no processo, além de ser uma opção de atendimento, contribuindo para mais comodidade e facilidade de acesso às escolas da rede pública estadual”, afirma o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, ressaltando que o Governo da Bahia assegura a matrícula para todos os interessados em estudar nas escolas da rede estadual.
“A matrícula pela Internet vai ficar disponível apenas aos alunos da rede municipal de Salvador e aos da rede estadual que queiram transferir de escola”, informa a diretora de Atendimento da Rede Escolar, Eliana de Carvalho. Os alunos oriundos das redes dos demais municípios da Bahia e estudantes novos devem comparecer à escola estadual mais próxima. “Quem está de férias em uma cidade do interior da Bahia, por exemplo, pode fazer sua matrícula para uma escola na capital”, exemplifica a diretora.
Para facilitar, também, a matrícula agora em janeiro, a Secretaria da Educação do Estado antecipou o processo de renovação dos estudantes da rede estadual. Mais de 600 mil alunos que vão continuar estudando na mesma escola fizeram suas matrículas no final do ano passado, respondendo afirmativamente à carta enviada pela Secretaria para as famílias. Todas as informações já estão registradas no Sistema de Gestão Escolar (SGE), a grande ferramenta gerencial implantada pela Secretaria e que permite a agilidade na matrícula tanto nas escolas, como pela Internet.

Documentação para a matrícula – Para fazer a matrícula, o estudante ou seu responsável deve ficar atento à documentação: original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, original e cópia da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade, do CPF (obrigatório para o curso Técnico de Nível Médio), do comprovante de residência, código do SETPS (constante no SalvadorCard) para as escolas do município de Salvador, facultativo para os estudantes dos cursos de Educação Profissional.

Calendário das Matrículas 2012 na rede estadual

Alunos da Rede Pública:
18 e 19 de janeiro – matrículas de estudantes das redes estaduais e municipais da 4ª série/5º ano ou 8ª série/9º ano, quando a escola não oferece a série/ano seguinte;
20 e 23 de janeiro – transferência por interesse próprio para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola.

Alunos Novos:
24 e 25 de janeiro – matrícula para o Ensino Fundamental;
24 e 25 de janeiro – confirmação do sorteio eletrônico da Educação Profissional;
26 e 27 de janeiro – matrícula para o Ensino Médio.

Secom-Ba.

12 de janeiro de 2012

Popó é roubado durante tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador

O ex-campeão de boxe e deputado federal Acelino Popó Freitas teve dinheiro e cartão roubados após perder a carteira durante a Lavagem do Bonfim, realizada nesta quinta-feira (12), em Salvador.
Em conversa com o G1, Popó contou que sentiu falta da carteira na subida para a igreja do Bonfim, trecho próximo às grades de proteção onde ficam concentrados muitos políticos baianos, como o governador Jaques Wagner.
Popó disse ainda que esta foi a primeira vez que fez os 8km completos do cortejo ao Senhor do Bonfim.  "Tava uma galera legal, gostei muito. Senti mais pela carteira do que pelos 8km", brinca Popó.
O deputado federal informou que logo depois de ter sentido falta da carteira, ela foi localizada e devolvida pela produção de uma emissora de TV. Nenhum documento foi levado, mas o político sentiu falta de uma quantia em dinheiro além de um cartão bancário. Popó disse que não registrou queixa na polícia porque teve a carteira devolvida.
Do G1 BA    

Bomba explode e fere dois em Fórum de Rio Claro-SP

Duas pessoas ficaram feridas após uma bomba explodir na tarde de hoje no Fórum de Rio Claro (SP). Segundo informações iniciais, o artefato estava dentro de uma caixa e foi enviado para uma juíza. O local foi isolado pelas polícias Civil e Militar. As vítimas foram socorridas pelos bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Elas foram levadas para o Hospital Unimed de Rio Claro e Santa Casa. Não há informação sobre o estado de saúde dos feridos.
Fonte: Estadão

Lavagem do Bonfim

A chegada do cortejo à Colina Sagrada foi marcada por uma chuva de papel prateado em meio a centenas de balões nas cores azul e branca soltos no céu. Cânticos religiosos e o tradicional hino cantado por milhares de vozes, demonstraram mais uma vez, a fé de baianos e turistas que percorreram a pé os oito quilômetros, e chegaram à basílica mais famosa de Salvador ao meio-dia. As homenagens ao Senhor do Bonfim prosseguem até o próximo domingo (15), quando será realizada uma missa solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Kriguer.



Inscrição para seleção de professor e assistente administrativo é prorrogada

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou até a próxima segunda-feira (16) o prazo de inscrição para seleção de 1093 professores e 2209 assistentes de atividade administrativa, ambos em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
A prorrogação atende às inúmeras solicitações, em decorrência de dificuldades encontradas pelos interessados no acesso ao site da Consultec (www.consultec.com.br), a empresa responsável pelas inscrições e realização da prova, que continua mantida para o dia 29 de janeiro.
Para facilitar a inscrição, a Consultec recomenda aos interessados fazer a leitura do edital e selecionar previamente a opção da vaga e município desejados. Com essa definição, fica mais fácil e rápido realizar a inscrição pela Internet.
As vagas para professor são, em sua maioria, nas disciplinas de matemática, física e química, mas existem também em outras áreas, com exceção de língua portuguesa. Os professores selecionados irão atuar nas localidades que não tiveram aprovados no concurso realizado em 2011, do qual a Secretaria da Educação do Estado já convocou 3.261 candidatos.
Podem participar da seleção de professores, profissionais de nível superior com licenciatura ou bacharelado e também estudantes de licenciatura cursando a partir do sexto semestre. Para assistente de atividade administrativa, é necessário ter nível médio completo. Os rendimentos iniciais para professores variam de R$ 779,20 a R$ 976,78. Para o cargo administrativo, a remuneração é equivalente ao salário mínimo.
As inscrições só podem ser realizadas pelo site www.consultec.com.br e serão aceitas até a meia noite da segunda-feira, dia 16 de janeiro. O valor da inscrição é de R$ 17,44 para os candidatos a assistente de atividade administrativa e R$ 32,44 para professor. Para mais informações, acesse o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Eas/rn – 12.01.12

Plano Viver sem Drogas prevê reinserção social e mais recuperação dos dependentes

A ação integra o programa Pacto pela Vida e contará com investimentos de R$ 42 milhões. A coordenação do Plano, que vai contemplar os municípios com maior índice de crimes violentos, ficará a cargo da Superintendência de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar (Suprad), criada pelo Governo do Estado da Bahia em maio de 2011 e vinculada à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).
           Segundo o secretário Almiro Sena, coordenador do programa, o Plano está dividido em quatro eixos. O primeiro é a ampliação da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), para enfrentamento ao abuso de crack e outras drogas, com o aporte de recursos do governo estadual, e parceria com a Sesab, no co-financiamento junto aos municípios, no funcionamento dos Centros de Atendimento Psicossoial (CAPs).
             O segundo eixo são as comunidades terapêuticas, que também terão os recursos ampliados a fim de aumentar as vagas para atender aos usuários de crack e outras drogas. O terceiro é a integração e qualificação das redes de assistência social, ensino público estadual, segurança pública e justiça, para a prevenção e reinserção social de usuários, com ações nas áreas de Comunicação, Educação, Esporte e Cultura, e em parceria com a sociedade civil, complementar ao SUS e ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Por último, o apoio aos familiares que convivem com esta realidade também é um dos principais objetivos da iniciativa. Para isso, será priorizada a criação de uma rede de atendimento para atuar de forma mais sistematizada no acolhimento, tratamento e reinserção de usuários.

Acolhimento -  O Plano, elaborado sob a coordenação da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), é resultado de estudos da Câmara Intersetorial de Enfrentamento às Drogas do programa Pacto pela Vida, e contou com a parceria de secretarias estaduais e de órgãos do poder público, que passaram a atuar na proposição de estratégias de prevenção ao problema das drogas.
Entre as secretarias parceiras, está a de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes), que prevê a atuação conjunta com instituições de acolhimento, a fim de retirar das ruas usuários de crack, encaminhando-os para centros de reintegração. Segundo o secretário Carlos Brasileiro, essa ação vai ocorrer por meio do programa ‘Bahia Acolhe’, que beneficiará jovens em cerca de 20 cidades do interior baiano.
As instituições que atuam na prevenção e tratamento de usuários de crack e outras drogas serão mapeadas com o intuito de identificar as práticas institucionais, investir em qualificação nas organizações e favorecer uma cultura de atuação em rede. Está previsto ainda o co-financiamento e monitoramento de projetos das comunidades terapêuticas.

Fonte: Secom-Ba.

11 de janeiro de 2012

Ministro Gastão Vieira fala sobre recordes de desembarques no Brasil em 2011

 O ministro do Turismo, Gastão Vieira, falou sobre os resultados da pesquisa Sondagem de Intenção de Viagem do Consumidor, realizada mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido do Ministério do Turismo. A pesquisa mostra que, em 2011, a intenção de viajar dos brasileiros cresceu 14,5% em comparação com 2010. O ministro também vai analisar os resultados recordes em desembarques no país. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela TV NBR e via satélite, das 8h às 9h.
A Sondagem de Intenção de Viagem do Consumidor consulta duas mil famílias nas sete principais regiões metropolitanas brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Distrito Federal, Salvador e Recife) sobre o desejo de fazer pelo menos uma viagem nos seis meses subsequentes à pesquisa. A série histórica do ano revelou que 34% das famílias entrevistadas desejou fazer turismo no ano passado. Em 2010, esse índice era de 29,7%. A média 2011 do indicador foi a mais alta desde o início da série histórica, em 2008.
O grau de incerteza também caiu. Os turistas indecisos passaram de 7,6%, em 2010, para 4,1% em 2011. Além disso, o percentual de respostas negativas vem diminuindo desde 2009. Em 2011, 61,8% responderam que não viajariam nos seis meses subsequentes à pesquisa, enquanto que, em 2009, esse número chegava a 66,3%.
A viagem aérea, que em 2008 fazia parte do roteiro de 44,4% das famílias entrevistadas, agora é a maneira preferida de iniciar ou encerrar o roteiro para mais de 60% desse grupo. A pesquisa revelou também que o número de interessados em viajar de automóvel e de ônibus diminuiu: em 2011, 23,7% das famílias pretendiam viajar de carro, diferentemente de 2008, quando o índice era de 36,1%; a já a intenção de embarcar nos coletivos caiu de 13,7% em 2009 para 9,4% 2011.
A região Nordeste continua sendo a mais procurada pelos turistas do País. Em 2011, 49,1% das famílias brasileiras que almejavam viajar tinham um dos nove estados nordestinos como destino de férias. Hotéis e pousadas foram citados por 55% dos participantes da pesquisa como meio de hospedagem preferido.

Recordes nos desembarques – O turismo no país acumulou recordes de desembarques nacionais e internacionais. Nos voos domésticos, o acumulado de janeiro a novembro foi de 72 milhões de desembarques. Nos internacionais, chegaram a 8,26 milhões. São os melhores resultados de todos os tempos. Para o governo, os dados confirmam que 2011 foi o melhor ano do turismo brasileiro, tanto no que se refere à circulação de pessoas pelo País, quanto ao incremento de divisas por meio do turismo.
Nos voos domésticos, o acumulado entre janeiro e novembro supera em 16,6% os 61,7 milhões de desembarques registrados no mesmo período de 2010. Um recorde desde o início da série histórica, em 2000. Com isso, 2011 deve alcançar 79 milhões de desembarques domésticos, contra 68,2 milhões de 2010. Nos voos vindos do exterior, a movimentação de janeiro a novembro foi de 8,26 milhões. No mesmo período de 2010, foram 7,2 milhões de chegadas. No acumulado de 2011, serão cerca de 9 milhões de desembarques internacionais contra os 7,9 milhões de 2010.
Secretaria de Imprensa-Brasilia

Inscrições no SiSU vão até esta quinta-feira

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), que utiliza o desempenho do candidato no Enem para ingresso em instituições de ensino superior, entram em sua reta final.
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está oferecendo 939 vagas para 87 opções de curso nos seus 22 campi na capital e no interior.
Os interessados em concorrer às vagas devem se inscrever até esta quinta-feira (12) exclusivamente pelo site http://sisu.mec.gov.br, podendo escolher até duas opções de curso oferecidas pela Uneb. As inscrições são gratuitas.
Do total das vagas, 40% são reservadas a candidatos negros da rede pública de ensino e 5% a indígenas, de acordo com o edital do processo seletivo publicado pela instituição.
A primeira chamada de candidatos selecionados será divulgada no dia 15 deste mês. A matrícula na universidade acontecer nos dias 19 e 20.
O termo de participação da Uneb no SiSU e informações sobre os cursos e turno das aulas, além dos documentos necessários para matrícula, estão disponíveis no site www.uneb.br/sisu.

eas/om         11.01.12

DCCP mostra como inibir ações de ladrões neste verão e no Carnaval

A grande movimentação de baianos e turistas por Salvador e localidades litorâneas no período entre o verão e o Carnaval costuma aguçar o interesse de marginais pelo patrimônio individual em circulação nesses ambientes, como dinheiro, celulares, artigos eletroeletrônicos, entre outros pertences, sendo prudente o cidadão adotar medidas simples de segurança, capazes de inibir ações criminosas.
A atenção deve ser redobrada nesse período, principalmente em locais públicos, de grande circulação de pessoas, como bares, praias e parques, onde os ladrões, muitas vezes disfarçados de prestadores de serviço, conseguem se aproximar dos frequentadores com facilidade e consumar o furto.
“Muitas vítimas demoram a perceber que tiveram seus pertences subtraídos”, afirmou o diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), delegado Cleandro Pimenta, destacando que pessoas mais distraídas são alvos preferenciais dos criminosos.
Ele recomenda como medida preventiva manter o dinheiro e outros pertences de valor fora do alcance de terceiros. Em eventos com grande movimentação de público, como festas de largo e shows musicais ao ar livre, é recomendável não portar documentos além da cédula de identidade, bem como cartões de crédito ou de débito desnecessariamente. Joias, correntes e relógios também não devem fazer parte da indumentária.  Aos turistas, recomenda-se evitar circular por locais pouco iluminados nas cidades visitadas.

Imóvel vazio – Quem for viajar durante as férias de verão, deixando seu imóvel desocupado, deve ser discreto ao sair de casa com as bagagens, evitando chamar a atenção alheia, sobretudo de pessoas desconhecidas que estejam transitando pelas imediações. “Para quem vai viajar de carro particular, é recomendável arrumar as malas ainda dentro da garagem, evitando exposição na porta de casa”, disse o diretor do DCCP. Vizinhos devem acionar a família em viagem, algum parente ou a polícia, caso notem algum movimento estranho no imóvel desocupado.
Pimenta recomenda ainda aos moradores em viagem que evitem situações ostensivas em áreas externas da casa, de modo a não demonstrar que o imóvel está fechado. Cadeado do lado de fora do portão ou da porta, luz acesa permanentemente e jornais ou revistas acumulados no acesso principal podem, segundo ele, ser indícios de que a família está ausente. “Procure trancar a porta com chave antes de sair, pois deixá-la apenas no trinco facilita a abertura por qualquer pessoa”. 
O ambiente onde, porventura, ocorra algum delito não deve ser descaracterizado até a chegada da polícia. “Muitas vezes, os moradores reviram a casa para saber o que foi levado pelos ladrões e acabam dificultando a perícia policial”, adverte o delegado. Registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima do local do furto ou roubo facilita a identificação e a captura do autor, além de agilizar o reforço policial na área do delito.

nas/om       11.01.12

CEF divulga contas para doações ao Rio de Janeiro e Minas Gerais para vitimas das enchentes

A Caixa Econômica Federal divulgou a abertura de duas contas para arrecadação de doações para vítimas das enchentes no Rio de Janeiro e Minas Gerais. A medida faz parte do Plano de Ações divulgado pelo banco na última sexta-feira.
A Caixa também deslocou duas Unidades de Atendimento Temporário (caminhões-agências) para locais onde se concentrarão pessoas  que estão deixando seus locais de residência.

Número das contas para doação:

Rio de Janeiro: 0199.006.2012-8

Minas Gerais: 0935.006.700-8
Secom-Brasilia

Quase 300 mil famílias terão Bolsa Família antecipado em MG

Subiu para 104 o número de municípios de Minas Gerais que tiveram antecipados, para o próximo dia 18, os pagamentos dos benefícios do Bolsa Família referentes ao mês de janeiro. Em fevereiro, o saque está previsto para o dia 14. Essa medida visa atender os beneficiários que moram nas cidades que se declararam em situação de emergência devido às enchentes. Ao todo, segundo dados de dezembro de 2011, serão pagos R$ 33.399.771 para 289.453 mil famílias.
Os pedidos de antecipação devem ser encaminhados pelas prefeituras às secretarias estaduais de Assistência Sociais. Elas são encarregadas de formalizar o pedido para antecipar o pagamento do benefício. Beneficiários que perderam seus cartões e documentos pessoais podem procurar as prefeituras para emissão de Declaração Especial de Pagamento, que permitirá o saque em agência bancária. Trata-se de um documento de caráter provisório emitido quando ocorre situação de emergência. Por meio da declaração, será permitido somente o pagamento do benefício do mês a que se refere.
Na semana passada, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) já havia antecipado a data de pagamento do Bolsa Família em 71 municípios mineiros por causa das enchentes.
Secom-Brasilia

Minas Gerais recebeu mais 2 toneladas de medicamentos e insumos

Já o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou nesta terça-feira o trabalho das equipes de saúde nas regiões atingidas por enchentes em Minas Gerais e anunciou que ainda hoje mais duas toneladas de medicamentos e insumos chegariam a Belo Horizonte, além das oito toneladas que já haviam sido enviadas na semana passada.
Ele visitou os municípios de Além Paraíba, Guidoval e Ubá. Durante a visita, o ministro acompanhou o trabalho das equipes de profissionais de saúde em hospitais e unidades de saúde, certificando-se de que todos os pacientes de risco já haviam sido devidamente transferidos. "A primeira prioridade é evitar o risco de morte", resumiu, explicando que a Força Nacional do SUS vem participando de ações de prevenção para evitar mortes em deslizamentos recentes, como nos municípios de Juiz de Fora e Contagem.
Entre quinta-feira (5) e esta terça-feira (10) o Ministério da Saúde enviou 14,8  toneladas de medicamentos e insumos para os estados mais afetados pelas chuvas fortes - dez toneladas para Minas Gerais , quatro para o Rio de janeiro e 800 quilos para o Espírito Santo.
Distribuído a todos os municípios mineiros afetados por enchentes, o material pode atender 25 mil pessoas ao longo de três meses (ou 75 mil durante um mês). Os pacotes contêm antibióticos, antiinflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas, entre outros materiais para atender a população na fase mais crítica após a enchente.
Fonte: Secom-Brasilia

Mutirão de técnicos começa a chegar às áreas críticas de estados atingidos pelas chuvas

Parte da força-tarefa de geólogos e hidrólogos mobilizada ontem em caráter emergencial pelo governo federal já começa a chegar às áreas mais afetadas pelas chuvas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O grupo foi fornecido especialmente pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e pela Agência Nacional de Águas (ANA), que reduziram as equipes encarregadas dos trabalhos rotineiros e enviou geólogos e hidrólogos para compor a Força Nacional de Apoio Técnico para auxiliar no monitoramento geológico. O objetivo é identificar as áreas com maior risco de desmoronamento e alertar as autoridades estaduais e municipais para a necessidade de desocupação imediata.

Fonte: Secom- Brasilia

Espírito Santo receberá apoio do governo federal para as vítimas das chuvas

O Espírito Santo contará com recursos do governo federal para aplicar em ações de ajuda às vítimas das chuvas, que castigam o estado desde o final do ano passado, e também na recuperação de pontes e reforço de encostas nos municípios afetados. Para isso, o governo do estado formalizará o pedido, que deve girar em torno de R$ 20 milhões, para assistência às vítimas e reconstrução. O anúncio foi feito pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, nesta segunda-feira (09/01), após reunião com o governador capixaba, Renato Casagrande, em Vitória, da qual participou também o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Os dois ministros também realizaram um sobrevoo em cidades da região metropolitana atingidas pelos alagamentos.

Secom-Brasilia

10 de janeiro de 2012

Ministros preveem rápida reconstrução de dique em Campos (RJ)


Os ministros dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, sobrevoaram nesta terça-feira as áreas atingidas por fortes chuvas, no município de Campos, no Rio de Janeiro. As autoridades anunciaram medidas emergenciais para reconstrução das localidades que sofrem com as cheias dos rios Muriaé e Paraíba do Sul. O Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT) irá recuperar os trechos destruídos da BR-356, onde um dique se rompeu, no último dia 5, na altura do KM 118,7, próximo ao distrito de Três Vendas.
Os ministros sobrevoaram a BR-356 - que cruza a cidade de Campos e segue rumo à divisa com Minas Gerais, sempre paralela ao leito do rio Muriaé.  A aeronave também sobrevoou a localidade de Três Vendas, às margens da BR-356, no exato ponto em que houve o rompimento do dique. A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, e o vice-governador do Rio de Janeiro, Fernando Pezão, receberam os ministros e acompanharam as vistorias, na região.
O ministro dos Transportes explicou, em coletiva à imprensa, também na cidade de Campos, que a Pasta irá recuperar os trechos intransitáveis da BR-356. Informou ainda que  reconstruirá, com solução definitiva para evitar novo acidente, o ponto em que um dique rompeu a pista da rodovia, no KM 118,7. Passos adiantou que, assim que as águas baixarem,  será feito um desvio no trecho rompido, próximo ao distrito de Três Vendas.
 "Nós vamos encontrar uma solução definitiva para esse trecho da BR-356. Ao longo dos anos, a rodovia assumiu um papel de dique. Mas ela não foi construída para isso. Seguramente, a estrada foi importante para a retenção das águas, mas não era essa sua função. Faremos um profundo estudo hidrológico junto à Agência Nacional de Águas. O meu compromisso com a prefeita [Rosinha Garotinho] e o [vice-governador] Pezão é de desencadear essas providências imediatamente", afirmou o ministro dos Transportes.
            "Nós viemos renovar o nosso alerta, com a finalidade de minimizar os danos provocados pelas enchentes", afirmou o ministro Bezerra, garantindo, junto com o ministro dos Transportes, a recuperação de todas as estruturas comprometidas em Campos e região. "Vamos também realizar o trabalho de revitalização do dique que protege a cidade de Campos", confirmou Bezerra, garantindo que essas ações são complementares às que já vinham sendo executadas pelo Governo Federal.

Brasília, 10/01/2012

Bolsa Família

Termina nesta sexta-feira (13) o prazo da campanha de saúde que condiciona a permanência no Programa Bolsa Família. Cerca de 105 mil famílias que ainda não compareceram aos postos de saúde, poderão ter a suspensão ou o bloqueio do benefício. A campanha, promovida pela Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prevê que as famílias, com crianças de 0 a 7 anos e mulheres com idade entre 14 a 44 anos, devem ser acompanhadas por uma equipe de saúde da família próxima a sua residência, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.  

Inscrição para professor e assistente administrativo da SEC encerra nesta quinta‏

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que encerram nesta quinta-feira (12) as inscrições para a seleção de 1093 professores e 2209 assistentes de atividade administrativa, ambos pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

As vagas para professor são, em sua maioria, nas disciplinas de matemática, física e química, mas existem vagas também em outras áreas, com exceção de língua portuguesa. Os professores selecionados irão atuar nas localidades que não tiveram aprovados no concurso realizado em 2011, do qual a Secretaria da Educação do Estado já convocou 3.261 candidatos.

Podem participar da seleção de professores, profissionais de nível superior com licenciatura ou bacharelado e também estudantes de licenciatura cursando a partir do sexto semestre. Para assistente de atividade administrativa, é necessário ter nível médio completo. Os rendimentos iniciais para professores variam de R$ 779,20 a R$ 976,78. Para o cargo administrativo, a remuneração é equivalente ao salário mínimo.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.consultec.com.br. O valor da inscrição é de R$ 17,44 para os candidatos a assistente de atividade administrativa e R$ 32,44 para professor. A prova será aplicada no dia 29 de janeiro e os aprovados estarão nas escolas da rede estadual no início do ano letivo de 2012. Para mais informações, acesse o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br)

Primeiro conselho de comunicação social do Brasil é instalado na Bahia‏

Os 27 representantes do Conselho de Comunicação Social da Bahia, o primeiro a ser criado no Brasil, tomaram posse nesta terça-feira (10), em solenidade no auditório do Ministério Público da Bahia, no Centro Administrativo. O conselho tem como objetivo planejar e elaborar políticas públicas voltadas para a comunicação no estado. De caráter consultivo e deliberativo, o órgão é presidido pelo secretário de Comunicação Social, Robinson Almeida.
O governador Jaques Wagner afirmou que o conselho foi criado a partir da Conferência Estadual de Comunicação. “A sociedade civil elegeu os seus membros que hoje estamos aqui dando posse e que representam entidades e profissionais da área, e não são pessoas sem referência. Entendo que comunicação e informação são elementos fundamentais de uma verdadeira democracia amadurecida, como é a do Brasil”.
Para ele, a partir do conselho haverá debates, sugestões de campanhas e de formas de comunicação, além de demandas de acesso a informações. “Esse momento coincide com a instalação da Comissão da Verdade, pela presidenta Dilma, que vai nesse mesmo sentido. Não há por que existir segredos na sociedade moderna, que tem o direito de acessar todo o tipo de informação”.
Wagner garantiu que o conselho não tem função de atuar no controle dos meios de comunicação. “A liberdade de imprensa é garantida no texto constitucional. O que a gente fez foi regulamentar o artigo 277 da Constituição baiana, que prevê essa interação e o direito à informação da sociedade”.

Os representantes da sociedade civil que vão compor o conselho – sete do poder público e 20 da sociedade civil – foram eleitos no dia 25 de novembro, em votação realizada na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Para os representantes titulares, foram eleitas as seguintes instituições:
·        Representante de entidade profissional da classe: ABI
·        Representante de universidades públicas com atuação no estado: Faculdade de Comunicação (Ufba)
·        Representante do segmento de televisão aberta e por assinatura comercial: TV Aratu
·        Representante do segmento de rádio comercial: Grupo Tucano de Comunicação Ltda.
·        Representante das empresas de jornais e revistas: Empresa Editora A Tarde S.A.
·        Representante das agências de publicidade: Rocha Propaganda e Marketing Ltda.
·        Representante das empresas de telecomunicação: SinditeleBrasil
·        Representante das empresas de mídia exterior: Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado da Bahia/Sepex-Uranus
·        Representante das produtoras de audiovisual ou serviços de comunicação: RX 30 Produtora Ltda.
·        Representante do movimento de radiodifusão comunitária: Rádio Comunitária Santa Luz Ltda.
·        Representante das entidades de classe dos trabalhadores do segmento de comunicação social: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba)
·        Representante dos veículos comunitários ou alternativos: Associação Vermelho
·        Representantes das organizações não-governamentais ou entidades sociais vinculadas à comunicação: Cipó Comunicação Interativa, Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social e Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
·        Representante dos movimentos sociais de comunicação: Associação Renascer Mulher
·        Representantes das entidades de movimentos sociais organizados: União Brasileira da Mulher, Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e Sinterp
·        Representante de entidades de jornalismo digital: S2R Comunicação Ltda.– Bahia Notícias
Para suplentes, foram eleitas as seguintes instituições:
·        Representante de entidade profissional de classe: OAB/Seção Bahia
·        Representante de universidades públicas com atuação no estado: Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
·        Representante do segmento de televisão aberta e por assinatura comercial: TV Itabuna
·        Representante do segmento de rádio comercial: Tudo FM Ltda.
·        Representante das empresas de jornais e revistas: Jornal Folha do Estado
·        Representante das agências de publicidade: CCA Comunicação Propaganda
·        Representante das empresas de telecomunicação: SindteleBrasil
·        Representante das empresas de mídia exterior: Central de Outdoor
·        Representante das produtoras de audiovisual ou serviços de comunicação: Malagueta Cinema e Vídeo
·        Representante do movimento de radiodifusão comunitária: Abraço
·        Representante das entidades de classe dos trabalhadores do segmento de comunicação social: Sinttel
·        Representante dos veículos comunitários ou alternativos: Instituto Cultural Nego d’Água
·        Representantes das organizações não-governamentais ou entidades sociais vinculadas à comunicação: Unegro, Idesab e Arcca
·        Representante dos movimentos sociais de comunicação: FNDC
·        Representantes de entidades de movimentos sociais organizados: CUT, UJS e Fetag/BA
·        Representante de entidades de jornalismo digital: Notícias do Sertão


Fonte: Secom-Ba.

PMDB, da base do governo, não figura entre os partidos mais fiéis

BRASÍLIA - No primeiro ano do governo Dilma Rousseff, PSB e PCdoB, aliados históricos do PT, mantiveram um grau de fidelidade próxima a 70% nas votações de interesse do Executivo no Congresso Nacional, sendo superados apenas pela adesão da própria bancada petista. Mesmo sendo parte do governo e ocupando a vice-presidência, o PMDB não figura entre os partidos mais fiéis, considerando todas as votações de interesse do Palácio do Planalto realizadas no ano passado.
Em sua estreia, o PSD do prefeito Gilberto Kassab também se comportou com a lealdade dos governistas, atingindo no seu primeiro mês de votação, novembro, adesão superior a 90% nas votações de interesse do governo. Os dados são de levantamento feito pela consultoria Arko Advice, especializada em estudos sobre o comportamento dos parlamentares.
Segundo o levantamento, 73,71% dos deputados petistas apoiaram o governo na votações do ano passado, contra 64,21% dos peemedebistas - este percentual considera apenas os votos a favor dados pela bancada e computa as ausências. Quando a comparação é feita apenas entre o tamanho da bancada e o apoio, o percentual de adesão partidária é maior, com PT aparecendo com 94,82% de fidelidade e PMDB com 88,16%.
O levantamento mostra o PSB com grau de fidelidade de 68,37% e o PCdo B, com 67,75%. Os dois partidos, considerando as ausências, são superados pelo PRB, com 69,46% de adesão na Câmara. No Senado, o PSB aparece como mais fiel que o PT quando se consideram as ausências: 86,95% dos senadores do PSB votaram a favor e 83,67% dos petistas. O PMDB aparece apenas em sétimo lugar, com 61,38% de adesão.
Variedade ideológica do PMDB dificulta a postura perante as votações
O analista político da Arko Advice, Cristiano Noronha, diz que o comportamento do PMDB no primeiro ano do governo Dilma segue a tendência histórica da legenda: cerca de 60% da bancada fiel ao governo, 20% a depender das negociações e 20% com tendência mais oposicionista.
- O PMDB é um partido grande, com uma variedade ideológica que dificulta a postura perante as votações. No governo Dilma, o nível de adesão está próximo da média de apoio nos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.
Líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN) afirma que o levantamento é genérico, incluindo todas as votações, inclusive algumas que ele considera que não são de interesse essencial para o governo. Cita como exemplo a votação de uma medida provisória que permitia o uso de recursos do FGTS em obras da Copa e que a própria Dilma acabou vetando.
- O partido não apoia o governo, o PMDB é governo. No que é essencial, quando é realmente importante e o partido é convocado, damos mais de 80%, 90% de apoio ao governo. Em matérias como o Pronatec , DRU, Super Simples, a mobilização foi total. Em um ou outro ponto não tão importantes, liberamos a bancada - justificou Henrique Alves.
Embora diga ser independente, pesquisa mostra um PSD governista
A análise das votações traz como curiosidade o comportamento altamente governista da nova legenda, o PSD, que se declara indepentente. Segundo a Arko Advice, 93,87% dos deputados do PSD que estiveram presentes nas votações ocorridas em novembro e dezembro do ano passado apoiaram o governo Dilma. O levantamento só considera novembro e dezembro porque a nova legenda foi criada em outubro.- O início do PSD mostra o partido governista, embora se declare independente. Se isso vai se manter em 2012, é preciso esperar, mas a tendência é continuar com um comportamento governista, talvez com um percentual menor de adesão - afirma Cristiano Noronha.
O líder do PSD na Câmara, Guilherme Campos (SP), justifica que esse alto nível de adesão se justifica por causa da votação da emenda que prorrogou a DRU (Desvinculação de Receitas da União) até 2015 e que teve apoio total da nova bancada. Segundo ele, o PSD é e continuará sendo um partido independente em 2012. O líder afirma que o partido foi formado com metade de deputados vindo da base aliada e metade de partidos de oposição.
- O partido é independente e, durante toda sua formação, decidimos que haveria respeito à história e aos compromissos firmados pelos deputados no processo eleitoral. Eu mesmo fiz campanha para o candidato derrotado José Serra. Sempre tivemos conversa com o governo e continuaremos conversando, mas não existe nenhum compromisso de votar compulsoriamente a favor do governo ou compulsoriamente junto com a oposição - disse Guilherme Campos.
O levantamento tomou por base 84 votações realizadas na Câmara e 43 no Senado, realizadas entre fevereiro e dezembro do ano passado - desde a medida provisória do Salário Mínimo e a do trem bala, ao Código Florestal, requerimento de convocação do ex-ministro Antonio Palocci, o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) e a prorrogação da DRU.
A análise do comportamento da base neste primeiro ano também mostra que a presidente Dilma obteve no Senado um cenário bem mais favorável que o ex-presidente Lula em seu segundo mandato. Dilma fecha o ano, de acordo com o levantamento, com uma média de 57,83% de apoio no Senado, contra 48,66% de Lula.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/pmdb-da-base-do-governo-nao-figura-entre-os-partidos-mais-fieis-3623683#ixzz1j42JEUG5
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

PERSEVERANÇA: JOVEM COM PARALISIA CEREBRAL PASSA EM EXAME DO IFBA

Um jovem de 22 anos, que tem os movimentos comprometidos devido a uma paralisia cerebral, foi um dos aprovados no exame realizado pelo Instituto Federal da Bahia (Ifba). De acordo com o site Ubatã Notícias, Pedro Augusto Figueiredo teve uma das melhores colocações na disputa por uma das vagas para o curso de Biocombustíveis.
Em função da limitação dos movimentos, Pedro obteve autorização para realizar as provas oralmente. A paralisia do jovem é uma sequela decorrente de erro médico.
Pedro quer que sua conquista sirva de exemplo para outras pessoas que têm algum tipo de deficiência. “Quero que minha aprovação sirva de exemplo e incentivo para muitas pessoas”, afirma o jovem, antes de dizer com toda a convicção: “tudo é possível”.
As aulas do novo aluno do Ifba serão iniciadas ainda neste semestre.
Fonte: Pimenta

INSS inscreve até esta quarta para concurso

Termina nesta quarta-feira (11), até as 14 horas, a inscrição para o concurso do INSS. São oferecidas 1.875 vagas, sendo 375 para perito médico, que exige nível superior, e o restante para técnico, que cobra nível médio. O cadastro deve ser feito no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br). A taxa é de R$ 51,70 (técnico) e R$ 61,70 (perito) e o salário é de R$ 4,4 mil (técnico) e R$ 9 mil (perito).

UESC divulga gabaritos do segundo dia de provas na Bahia

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) divulgou nesta terça-feira (10) o gabarito das provas realizadas na segunda (9), com questões de história, biologia e redação. Esta terça-feira é o terceiro e último dia do vestibular 2012, quando os estudantes têm testados os conhecimentos em matemática, física e química. No domingo (8), foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Geografia, além de Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol).
Os candidatos que desejarem emitir recurso contra a formulação das questões e as respostas dos gabaritos devem preencher um formulário disponível no site da instituição em um prazo de 48hs, a partir da divulgação do gabarito.
São oferecidas 800 vagas em 33 cursos de licenciatura e bacharelado, nas cinco áreas de conhecimento: Agrárias, Exatas e Naturais, Saúde, Humanas e Letras e Artes. Também há outras 800 vagas reservadas para os que tiverem boas colocações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir de 2013, todas as vagas do vestibular da UESC serão preenchidas a partir das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação.
Do G1 BA

Assalto a agência bancária em Castro Alves (BA)

A polícia de Castro Alves, a 190 km de Salvador, continua nesta terça-feira (10) as buscas pelos dez criminosos que assaltaram a agência bancária da cidade, disparam vários tiros em praça pública e fizeram moradores e funcionários reféns.
A delegacia do município informou que as equipes das polícias Militar e Civil de várias cidades da região, entre elas, Salvador e Feira de Santana, dão apoio à operação. A polícia informa ainda que a perseguição está focada em uma mata fechada, onde os policiais estão desde segunda-feira (9), dia do crime. Nenhum suspeito foi capturado até o momento.
"Foi um terror", disse o radialista Everaldo Magalhães que esteve no banco durante toda a ação criminosa. Segundo ele, os homens foram direto para a agência bancária e atiraram contra o local. "A sorte nossa, que estava lá dentro do banco, foi que o tiro não pegou em ninguém lá. E o pior é que as pessoas estavam aglomeradas na praça e eles atiravam indiscriminadamente”, comenta.
Duas pessoas foram baleadas. Uma delas é um homem de 27 anos, que foi atingido na barriga. De acordo com o Hospital Geral da cidade de Santo Antônio de Jesus, para onde foi socorrido, a vítima foi submetida a uma cirurgia e passa bem na manhã desta terça. Ele é motorista da Prefeitura de Castro Alves.  Outro homem foi atingido na perna, recebeu atendimento e recebeu alta médica no mesmo dia.
Entenda o caso
Toda a ação da quadrilha durou cerca de 40 minutos, no fim da manhã de segunda-feira. O clima de terror começou na delegacia da cidade, onde eles atiraram nos carros, pneus e dentro do prédio. Os assaltantes estavam com armas de grosso calibre e uma camionete esperava por eles na porta do banco, com o vigilante da agência na carroceria do automóvel, amarrado pelos pés e pelas mãos. Os clientes ficaram encostados em um dos carros enquanto um dos bandidos saiu carregando um saco de dinheiro.
Outros dois escoltavam os reféns e obrigavam a alguns deles a atirar moedas na rua. As imagens mostram também que uma mulher faz parte do bando. Os reféns foram colocados em duas camionetes, entre eles o gerente e o subgerente da agência. Os assaltantes também utilizam os reféns como escudo para proteger os dois carros na hora da fuga. O grupo dá duas voltas na praça principal, antes de deixar a cidade.
“O pessoal daqui da delegacia saiu correndo e anunciando: assalto, assalto. O escrivão estava sentado na hora, cumprindo os seus deveres, e eles já chegaram atirando na parede.", disse o administrador Gerson Oliveira.
Fonte: O Globo

9 de janeiro de 2012

Sharp apresenta protótipo de HDTV 8K de 85 polegadas

A Sharp, em parceria com a rede de TV japonesa NHK, desenvolveu um protótipo de TV LCD de impressionantes 85 polegadas, que conta com a próxima geração do formato de transmissão televisiva, a Super Hi-Vision. O modelo apresentado pelas duas empresas é o primeiro do mundo a ser exposto ao público com a nova tecnologia.
A NHK começou o desenvolvimento da Super Hi-Vision em 1995, buscando um sistema de reprodução com resolução muito mais alta que a atual HDTV. Eles conseguiram chegar a um padrão de imagem de 33 megapixels, ou uma resolução máxima de 7680 x 4320 pixels, que é 16 vezes maior do que o reproduzido pelo HDComplementando a experiência de imagem imersiva, a TV conta com 22.2 canais de áudio, para que o usuário tenha uma experiência audiovisual completa. O objetivo da NHK é que toda a sua programação seja exibida em Super Hi-Vision a partir do ano de 2020.
A parceria com a Sharp é um passo importante, uma vez que a empresa contribui de forma decisiva com tecnologia e experiência para o desenvolvimento de TVs ajustadas ao novo padrão, resultando em uma telas gigantes e imagens incrivelmente detalhadas.
O protótipo apresentado pela Sharp tem brilho de 300 cd/m2, gradação de 10 bits para cada cor RGB, e suas 85 polegadas de tela correspondem a 1,9 m de largura por 1,05 m de altura.
A HDTV LCD de 85 polegadas da Sharp estará em exposição pública no Laboratório de Pesquisa e Tecnologia da NHK, em Tóquio, Japão, entre os dias 26 e 29 de janeiro.
TV em uma tela de 60 polegadas.
Fonte: O Globo