11 de janeiro de 2014

Preste atenção! O riso pode matar

Fonte: MSN Brasil
Bem a tempo de proteger os pacientes dos perigos do excesso de alegria no fim do ano, uma nova revisão de pesquisas acadêmicas publicada em uma revista médica britânica descreve os efeitos negativos da risada.
Entre os alertas divulgados: a força do riso pode deslocar mandíbulas, propiciar o surgimento de hérnias e causar ataques de asma e dor de cabeça. As risadas podem causar arritmia cardíaca, desmaios e enfisema (esse último, de acordo com um estudo publicado em 1892).
Além disso, a risada pode causar as síndromes raras e perigosas como a de Pilgaard-Dahl e de Boerhaave (veja as explicações abaixo). E não se esqueça do impacto aterrorizante do riso prolongado no trato urinário (detalhado em um artigo publicado pela Lancet em 1982, intitulado "Giggle Incontinence", ou Incontinência do Riso, em tradução literal).
Na pior das hipóteses, a nova revisão pode ser uma boa notícia para quem vive de cara fechada. Se 2013 foi o ano dos hipocondríacos, os autores do estudo dão a entender que 2014 será o ano dos pacientes saudáveis de mau humor.
A análise, intitulada "Laughter and MIRTH (Methodical Investigation of Risibility, Therapeutic and Harmful)" (O riso e a investigação metódica da risada terapêutica e prejudicial, em tradução livre), recorreu a cerca de 5.000 estudos. Ela foi publicada na revista BMJ, antigamente conhecida como The British Medical Journal, que publica há muito tempo artigos com pesquisas minuciosas sobre assuntos divertidos nas edições de fim de ano. O subeditor da revista, o Dr. Tony Delamothe, afirmou que o estudo foi revisado por pares – provavelmente por um médico com o senso de humor cuidadosamente controlado.
Este ano, a edição de natal também inclui os artigos: "Were James Bond's drinks shaken because of alcohol induced tremor?" (Os drinques de James Bond eram batidos por conta de tremores causados pelo alcoolismo?), "The survival time of chocolates on hospital wards: covert observational study" (O tempo de sobrevivência dos chocolates nas alas hospitalares: um estudo observacional secreto), e "Operating room safety: the 10 point plan to safe flinging" (Segurança na sala de operação: um plano em 10 passos para um arremesso seguro), que apresentava precauções como: "Antes de arremessar, identifique o alvo e a área atrás dele", e "nunca arremesse um instrumento para o alto". Na primavera passada, os coautores do estudo, o Dr. Robin E. Ferner, professor honorário de farmacologia clínica na Universidade de Birmingham, e Jeffrey K. Aronson, associado de farmacologia clínica em Oxford, especializado no estudo dos benefícios e malefícios de remédios, conversaram sobre qual relação de dano e benefício poderiam explorar para conseguir a vaga disputada na capa da edição de natal da BMJ. De acordo com Delamothe, o BMJ recebe quase 120 artigos e aceita em torno de 30.


Divulgado vencedor da licitação do novo aeroporto de Vitória da Conquista

A proposta do consórcio Top/Paviservice para a construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, é a vencedora da licitação realizada pelo Governo da Bahia. A homologação foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (8). O grupo formado pelas empresas Top Engenharia e Paviservice Serviços de Pavimentação apresentou o valor de R$ 55,5 milhões, menor preço entre os concorrentes.
De acordo com o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, a conclusão do processo licitatório, que seguiu o critério de menor preço, faz parte do esforço do governo em alavancar a aviação regional. “A construção deste aeroporto é esperada pela população de Vitória da Conquista”.
O empreendimento também terá recursos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), estando assegurados mais R$ 20 milhões em investimentos. O projeto, que está pronto, prevê a construção de pista de 2.300 metros, pátio de aeronave, pista de taxiamento, subestação elétrica, entre outros itens. A licença prévia foi emitida e o governo baiano aguarda a licença de implantação para o início das obras.


Vas – GF

Uneb oferece 953 vagas nos 24 campi pelo sistema de seleção do MEC

As inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), que utiliza o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em instituições de ensino superior, estão abertas até esta sexta-feira (10).
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está oferecendo 953 vagas, distribuídas entre 100 opções de curso nos seus 24 campi. Desse total, a instituição reserva 376 oportunidades para candidatos negros oriundos da rede pública de ensino e 102 para indígenas em caráter de sobrevagas, de acordo com o edital do processo seletivo.
Os interessados em concorrer às vagas do certame devem se inscrever exclusivamente pelo site http://sisu.mec.gov.br, podendo escolher até duas opções de curso oferecidas pela Uneb. As inscrições são gratuitas.
O sistema do MEC fará a seleção dos inscritos de acordo com o desempenho que obtiveram no  Enem de 2013. A primeira chamada de candidatos selecionados será divulgada neste domingo (13) e a matrícula na universidade acontece entre os dias 17 e 21.
Os interessados podem consultar as vagas disponíveis, o termo de participação da Uneb no SiSU, informações sobre os cursos e turnos das aulas, além dos documentos necessários para matrícula, no site www.uneb.br/sisu.
A Gerência de Seleção Discente da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) orienta os candidatos a ler com cuidado o edital do processo seletivo e ter atenção com os prazos do certame e a documentação solicitada.
A Uneb é pioneira entre as universidades estaduais baianas na adesão ao sistema do MEC e participa pela sexta vez do SiSU.

eas/om       




Ibicaraí sedia oficina de cultura à nível estadual

Texto e fotos: André Luiz (Puba)
Durante todo o dia desta quinta-feira (09), aconteceu no auditório da OAB-Ordem dos Advogados da Bahia subseção Ibicaraí Bahia,uma oficina de cultura que teve o tema MAIS CULTURA MAIS BAHIA,esta oficina teve como facilitadora a professora universitária representante da Secretaria de Cultura do estado da Bahia Saskya Lopes.
Estiveram presentes O prefeito Lenildo Santana, a primeira dama Ângela Santana,o secretário de cultura Lula Sampaio,o assessor de comunicação Riedson Trindade, o diretor de esportes Josevan Dias e diversos cidadãos ibicaraiense, representando varias classes de artistas culturais.
Foi um dia bastante produtivo,onde foi abordado tudo sobre elaboração de projetos, a professora Saskya fez uma palestra com muita didática,fazendo todos os presentes saberem o que é preciso, e, como se faz para se inserir com perspicácia, neste novo horizonte que está sendo aberto pelo governo do estado para a cultura baiana.
Nesta oficina, se tratou de como conseguir recurso para às áreas de Artes visuais,audiovisuais, circo, culturas digitais,culturas indenitárias,culturas populares, dança,demanda espontânea,dinamização de espaços culturais, economia criativa, formação e qualificação em cultura, grupos e coletivos culturais,literatura, museus,música, patrimônio cultural, arquitetura e urbanismo, projetos estratégicos em cultura,publicação de livros por editoras baianas,restauração e digitalização de acervos arquivísticos privados,teatro, territórios culturais.
Todosos presentes ficaram a par, dos tramites legais para se conseguir recurso junto ao governo do estado, inclusive a professora Saskya fez uma minuciosa demonstração, de como preencher os formulários de inscrição para os projetos.
“A secretaria de cultura de Ibicaraí estará sempre irmanada com todos os artistas desta Terra Santa, principalmente no que se diz respeito de alcançar o anseio desta classe”.  Disse o secretário de cultura Lula Sampaio.

“Estaremos sempre, apoiando os artistas da nossa terra, pois Ibicaraí é um grande celeiro de artistas e nós enquanto governo não nos furtaremos do nosso dever e não pouparemos esforços para alavancar a cultura do nosso município”. Disse o prefeito Lenildo Santana.



Hotéis de Ilhéus fazem promoções para incentivar os turistas

Com os bons resultados de janeiro, hotéis ilheenses querem manter o turista na região também em fevereiro
O aumento do faturamento do turismo no mês do janeiro, que segundo o Ministério do Turismo foi de 8,6% em comparação ao mesmo período do ano passado, fez com que empresários do setor aumentassem o investimento e projetassem novas promoções para o mês.
Segundo Cláudia Meneguete, gerente do hotel Praia do Sol, em Ilhéus, “estão sendo realizados novos investimentos em nosso empreendimento e ainda lançamos uma promoção de mais de 50% de desconto para o mês de fevereiro, algo que apenas os sites de compras coletivas costumam fazer e que nós estamos realizando por conta própria”, enfatizou.
Ainda de acordo com Cláudia, os descontos visam manter o turista mais tempo na região. “Recentemente o Ministério do Turismo divulgou uma pesquisa que mostra o nordeste como o principal ponto de visitação de turistas nacionais e internacionais. Precisamos manter os turistas aqui conosco, algo que é importante não só para o setor hoteleiro como para todos os setores econômicos da região”, explicou.
O hotel Praia do Sol também aderiu à promoção e espera que os valores atrativos colaborem com o crescimento econômico local. “Quanto mais investimentos e promoção do turismo na região, mais nós colaboramos com o crescimento regional. Somos um polo turístico e precisamos atrair cada vez mais pessoas para nossa cidade” analisou João Tude, diretor Financeiro do hotel.
Segundo dados do Ministério do Turismo, as empresas do setor de turismo devem fechar o balanço de 2013 com mais investimentos em seus negócios. Empresários de sete segmentos projetaram investir, em média, 14,6% do total do faturamento no último trimestre do ano.
Promoções de verão
Um bom exemplo das promoções para atrair os turistas nesse período de alta estação são os hotéis Praia do Sol e Aldeia da Praia, em Ilhéus. Neles serão oferecidas tarifas diferenciadas, válidas entre os dias 20/1 e 31/1 para as 50 primeiras reservas efetuadas antecipadamente pela internet, por telefone, através de agências de turismo ou portais de vendas (booking.com e decolar.com). Além desse período, também serão oferecidos descontos especiais entre os dias 01/2 e 24/2 para as primeiras 50 reservas.

A oferta é válida para os quartos single, duplo e triplo e o café da manhã está incluso. Maiores informações podem ser obtidas pelos números (73) 3234-7000 / (73) 3234-8000 ou pelos emails reservas@praiadosol.com.br ou reservas@aldeiadapraia.com.br.


8 de janeiro de 2014

Decreto de utilidade pública de área para implantação do novo aeroporto de Ilhéus sai nesta semana

O novo aeroporto regional do sul da Bahia será implantado em uma área de 979 hectares, no município de Ilhéus, cujo decreto de utilidade pública, para fins de desapropriação, sai até a próxima sexta-feira (10), no Diário Oficial do Estado.

Próximo à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o aeroporto de passageiros e cargas contará com duas pistas de 3 mil metros. Um investimento de R$ 270 milhões que vai beneficiar empreendedores do Polo Industrial de Ilhéus, turistas e toda a população da região.

         “O governo da Bahia está concretizando um tripé de desenvolvimento que vai retomar o potencial econômico do sul da Bahia. O novo aeroporto, o Porto Sul e a Fiol somam mais de R$ 11 bilhões em investimentos”, disse o secretário da Casa Civil e coordenador dos projetos, Rui Costa.

Segundo ele, a localização do aeroporto, que fica à esquerda da BR- 415 (sentido Ilhéus-Itabuna), é estratégica. “O espaço possui baixo índice de ocupação e é de fácil acesso”. A Secretaria de Aviação Civil está finalizando os trâmites para a delegação da gestão do novo aeroporto para o governo baiano.

O Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) está realizando estudos ambientais e de engenharia, além dos procedimentos necessários para a aquisição da área. Do investimento total, cerca de R$ 5 milhões devem ser aplicados na desapropriação.

 

vas/om        7.1.14        



Desenbahia realiza concurso para cargos de níveis médio e superior

A Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A. (Desenbahia), instituição financeira do governo estadual, publicou na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (7) edital de seleção pública para cargos de níveis superior e médio.
As inscrições poderão ser feitas entre os dias 9 deste mês e 5 de fevereiro, via internet, no endereço www.esppconcursos.com.br, da Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP), responsável pelo processo seletivo. Mais informações estão disponíveis no site www.desenbahia.ba.gov.br.
Serão preenchidas 14 vagas e também formado de cadastro de reserva para diversas áreas. Os cargos para o ensino médio são de escriturário e técnico de suporte de informática. De nível superior, há oportunidades para administrador, advogado, arquiteto, arquivista, analista de desenvolvimento, analista de projetos, analista de sistemas, analista de suporte, contador, engenheiro agrônomo, engenheiro civil e jornalista.

Prova

A aplicação da prova está prevista para 23 de fevereiro de 2014. Segundo o edital, a remuneração para o nível médio é de R$ 1.706 e de nível superior R$ 3.648,00, acrescido da gratificação de Balanço Mensal correspondente a um sexto da remuneração. 
Além disso, os empregados têm os seguintes benefícios - assistência médica e odontológica, inclusive a dependentes, em co-patrocínio; Plano de Previdência (PGBL); mais os benefícios estabelecidos pela Convenção Coletiva da categoria dos Bancários, como vale-refeição, vale-alimentação e auxílio creche.

Fas – GF

07.01.2014

Exames de saúde serão ampliados para a população baiana

No primeiro programa de rádio ‘Conversa com o Governador’ de 2014, nesta terça-feira (7), Jaques Wagner destacou quatro assuntos: a abertura de licitação para a prestação de vários serviços de exames importantes para a saúde do baiano, o início da Operação Verão, que está reforçando a segurança nos principais pontos turísticos do estado, Porto Sul e a agenda no interior, com entrega de equipamentos e assinaturas de ordens de serviço.
O governador diz que a população baiana vai ter acesso ampliado a exames de radiologia, mamografia, tomografia, ressonância magnética. “São vários exames em que hoje é usada uma metodologia antiga. O projeto é que a gente vá ampliando, melhorando a qualidade do serviço de saúde oferecido à população, e melhorando também a saúde financeira do Estado, na medida em que isso vai ser otimizado, gerando menos gastos pelo mesmo serviço e com um atendimento até de melhor qualidade”.

Operação Verão – Sobre o lançamento da Operação Verão, da Polícia Militar, Wagner ressalta que a segurança pública é um assunto do dia a dia durante todo o ano, mas que está sendo reforçada nesta época, quando a Bahia recebe milhares de turistas do Brasil e do exterior.
“Não só em Salvador, mas em outros 35 pontos, a Operação Verão 2014 envolve aproximadamente 20 mil policiais entre a capital e o interior, e como o nome já está dizendo, para dar mais tranquilidade e segurança aos baianos e todos aqueles que nos visitam nesta época das férias escolares, do verão e de muitos turistas. É bom também para a gente, porque gera mais empregos no nosso estado”, afirma o governador.

Porto Sul – Nesta edição, Wagner comenta a parceria do governo federal com a Bahia Mineração, para a construção de um porto privado na região do Porto Sul, além da assinatura de um contrato de adesão, entre o governo estadual e o governo federal, para fazer o porto público, que será operado, em concessão, pela iniciativa privada.
“É um investimento da ordem de R$ 5,5 bilhões, que junto com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) vai se transformar em um grande vetor de logística e desenvolvimento nas próximas décadas aqui na Bahia”, avalia o governador. Ele informa que a ferrovia vai cortar o estado desde a fronteira com Goiás e Tocantins até o Oceano Atlântico.
“Esse porto moderno e preparado para receber grandes navios que hoje fazem o comércio entre os países e os continentes é uma luta de sete anos. Chegamos ao ponto de superar todos os entraves e agora posso garantir para a Bahia inteira, para o oeste baiano que produz muitos grãos, que essa ferrovia e o porto vão garantir 50 anos de novos investimentos e empreendimentos, e, portanto, mais geração de emprego e renda”, destaca Wagner.

Obras no interior – Sobre a agenda no interior do estado, o governador declara que esteve em Salinas da Margarida, no último sábado, nesta quarta-feira (8) vai a Jeremoabo e na quinta estará em Lamarão. “Só nesses três municípios, entre estradas, saneamento e a Farmácia da Bahia, são R$ 32 milhões, continuando o nosso programa de investimento”.
Segundo ele, todos os estados e o país estão passando por aperto no orçamento. “Mesmo dentro dessa dificuldade, não deixamos de fazer esses investimentos, não deixamos de estar ao lado do nosso povo, principalmente o povo da agricultura e da pecuária, que perdeu muito ao longo desses três anos de estiagem, o que está sendo superado com as chuvas recentes, que espero que continuem até março”.
Wagner diz que, entre as medidas para solucionar as dificuldades orçamentárias, estão iniciativas como o Refis, “que fizemos, com uma economia da ordem de R$ 1 bilhão, e posso garantir a vocês e aos baianos que o programa de investimentos continua. Tenho absoluta convicção e segurança de dizer que já atravessamos o pior momento, e espero que ao longo de 2014 a gente tenha um equilíbrio fiscal melhor durante todo o ano”.



6 de janeiro de 2014

Terminais de Utilização Privada do Porto Sul já podem ser instalados


O contrato de adesão dos dois terminais do Porto Sul, a serem construídos em Ilhéus, foi assinado nesta segunda-feira (6) pelo Governo da Bahia e a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP). A cerimônia foi realizada na Governadoria, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro da Secretaria Especial dos Portos, Antonio Henrique Silveira, entre outras autoridades.
A assinatura do contrato oficializa que o Terminal de Utilização Privada (TUP) do Estado da Bahia e o TUP da Bahia Mineração (Bamin) estão aptos a serem instalados, formando o maior empreendimento portuário da região Nordeste. Os terminais tiveram outorgas publicadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em dezembro de 2013.
“Um porto é o prenúncio de capacidade industrial e energética de um estado. O porto que estamos fazendo vai receber os navios mais modernos com o calado de 15 a 18 metros de profundidade. Depois que a presidenta Dilma Rousseff assinou a Lei de Portos, este é o primeiro porto com essas dimensões a ser autorizado. Concretizamos o maior investimento logístico da Bahia”, disse o governador.

Corredor logístico

Os investimentos privados para a construção do Porto Sul somarão R$ 5,6 bilhões ao longo de 25 anos. O porto movimentará cargas de todos os tipos de granel e cargas em seus diversos acondicionamentos, com estimativa, no 25º ano de funcionamento, de operar 100 milhões de toneladas/ano. A expectativa é que a instalação do Porto Sul seja iniciada ainda este ano.
O presidente da Bamin, José Francisco Viveiros, afirmou que está aguardando a liberação das licenças ambiental e de implantação para iniciar as obras. “A partir daí, poderemos começar a construir o terminal privado. Esse porto, juntamente com a Fiol [Ferrovia de Integração Oeste-Leste], vai criar um corredor logístico, dando mais competitividade aos produtos da região, entre os quais o da Bamin”.

Sociedade de Propósito Específico

Na ocasião, o governo baiano lançou o edital de seleção de acionistas privados para a constituição da Sociedade de Propósito Específico (SPE) do Porto Sul. De acordo o secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, a participação do Estado na sociedade garantirá que proprietários de cargas menores acessem o Porto Sul. A SPE terá poder de veto nas transações e será sócio minoritário. A sociedade poderá contar com novos integrantes ao longo da operação.
“Este é o maior investimento logístico da Bahia junto com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste e do novo aeroporto de Ilhéus. Juntos, esses investimentos formam um tripé logístico, viabilizando a economia e dando salto de qualidade no desenvolvimento regional”, enfatizou o secretário.

GLT – GF

06.01.2014

Primeiro sábado de 2014 com doações


O ano teve início com boas notícias para o assentamento. Nó primeiro sábado do mês (04-01) recebemos uma doação de Jaqueline (diretora do programa Bolsa Família) uma grande amiga e colaboradora do projeto. Jaqueline doou uma telha ecológica. Tivemos também a doação de mais duas telhas por um parceiro que preferiu não se identificar. O colaborador deixou pagas duas telhas em uma loja de material para construção.

Das doações anteriores sobrou um resíduo de 15 reais que completei e levei também um saco de cimento. Estamos terminando de cobrir a sala, com essas três telhas chegamos a 37 de um total de 42. Isso mesmo 42 e não 40 como eu tinha dito em texto anterior. Conversando com Noel (responsável pela Associação) ele me disse que serão 42 telhas, então ainda precisamos de 5 e não 3 telhas.

A nota triste é o estado ruim da estrada que nós leva até o assentamento. Em conversa com o com o secretário de Infraestrutura Leildo Santana, ele disse que ainda esse mês de janeiro ele vai começar o trabalho de recuperação da estrada do Córrego Grande.

Fica também o agradecimento ao amigo Valter da Farmácia que disponibilizou o seu carro para o transporte do material. Valter está conosco desde o início desse projeto, sempre doando material e colocando o seu carro a disposição. Quando ele não pode ir ele mando o filho. Valeu Valter!
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif





Texto e fotos: Arnold Coelho

Governo da Bahia convoca candidatos para provas do concurso de professor indígena

O edital de convocação para realização da primeira etapa do concurso público para provimento de vagas no cargo de Professor Indígena será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (7). Realizado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), este é o primeiro concurso público no país destinado à função exclusiva para o segmento - o candidato deve ser indígena e, prioritariamente, pertencer à aldeia onde exercerá as atividades. 
A primeira etapa do concurso inclui provas objetiva e discursiva de caráter eliminatório e classificatório. Segundo o cronograma provisório, a aplicação das provas acontecerá no dia 12 deste mês nas cidades de Porto Seguro, Ilhéus, Paulo Afonso, Ibotirama e Ribeira do Pombal, obedecendo às determinações do edital. Já a segunda etapa constará de avaliação de títulos com caráter classificatório. 

Dezenove aldeias

São 390 vagas a serem distribuídas por Diretoria Regional de Educação -Direc/município/aldeia/escola, reservando 5% a pessoas com deficiência. A previsão é que sejam atendidas pelos novos professores 19 escolas de 19 aldeias, situadas nos municípios de Ilhéus, Buerarema, Pau Brasil, Santa Cruz Cabrália, Prado, Rodelas, Abaré, Glória, Banzaê, Euclides da Cunha, Ibotirama e Muquém do São Francisco.
O cargo de professor indígena integra o Grupo Ocupacional Educação, Quadro do Magistério Público do Estado da Bahia. A remuneração é de R$ 900 para 20 horas semanais. O concurso vai ser realizado pela Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos (Consultec) e mais informações estão disponíveis no edital de abertura das inscrições. 

Aas – GF

06.01. 2014

Desenbahia reduz taxa de juros do microcrédito em 30%

A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) aprovou nova redução da taxa de juros do Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (Credibahia). Para empréstimos de até R$ 10 mil, a taxa passa a ser de 0,41% ao mês – uma redução de 30%. Antes, a taxa praticada era de 0,64% para empréstimos de até R$ 3 mil. No início de 2013, a taxa do microcrédito era de 15,4% ao ano, caiu para 8% em agosto e agora em janeiro para 5% ao ano.
O objetivo, segundo o presidente da Desenbahia, Vitor Lopes, é facilitar o acesso, “de forma a incentivar o crescimento dos pequenos negócios, em direção à formalização e à geração de trabalho e renda no estado”.
 Para Lopes, o acesso ao crédito orientado, com taxa de juros reduzida, permite ao pequeno empreendedor baiano fortalecer seu negócio, inclusive com a compra de máquinas e equipamentos, aquisição de estoque e até mesmo cobrir necessidades temporárias de caixa.
A metodologia do Credibahia – explica – baseia-se no relacionamento direto entre o agente de crédito e o empreendedor local. “Dessa forma, é possível melhorar a produtividade, ampliar a qualidade dos produtos e elevar a competitividade, e com isso vamos incentivando as atividades produtivas, gerando trabalho e renda”.
 De acordo com a gerente de Microfinanças da Desenbahia, Márcia Fonseca, as vantagens do Credibahia são muitas. “Desde a primeira operação, o empreendedor pode dividir o pagamento em até 12 meses, para investimento fixo, e em seis meses, para capital de giro. A Desenbahia disponibiliza o dinheiro diretamente pela rede bancária, sem exigência de abertura de conta, sem cobrança de taxa de abertura de crédito, e isso reduz os custos do empréstimo. O valor do empréstimo vai aumentando a cada solicitação, revelando o crescimento do negócio e impactando a economia local”.
 O Credibahia é administrado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria institucional com a Desenbahia, Sebrae/BA e prefeituras. O programa está presente em 181 municípios e já celebrou mais de 116 mil contratos, desde sua criação, com um total de empréstimos, o que ultrapassa R$ 205 milhões.

fas/om            6.1.14