15 de março de 2014

Floresta Azul esteve presente em Audiência Pública para discutir o ZEE em Ilhéus



O secretário de Agricultura de Floresta Azul, Valter Alcântara e o administrador do distrito de Coquinhos, Pedro Alberto, participaram quarta-feira, 12, em Ilhéus, de audiência pública para discutir o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), etapa 2014. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e do Planejamento (Seplan), o encontro, realizado no hotel Praia do Sol, recebeu cerca de 70 participantes, entre representantes da sociedade, poder público e setor econômico, dos territórios de identidade Litoral Sul e Médio Sudoeste da Bahia.
“É importante à presença das pequenas cidades que fazem parte dos territórios de identidade Litoral Sul e Médio Sudoeste da Bahia, pois somos parte integrante desse zoneamento. Somos pequenos como cidades, mas grandes quanto à questão município. Floresta Azul como município ocupa uma área de 352,9 quilômetros quadrados e tem uma zona rural forte com sete regiões agrícolas e uma rica biodiversidade e recursos naturais” disse Valter.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, destacou que o ZEE é um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente que oferece subsídios para o planejamento territorial e a organização do território, considerando as potencialidades ambientais e socioeconômicas de cada região. “A metodologia passa pela identificação das informações existentes, dados de pesquisas e estudos, mas também da incorporação de aspectos que são de interesse social. Por isso são consideradas as vocações econômicas, os arranjos produtivos locais e toda a sua dinâmica, o que o torna importante para a Bahia”, defendeu o secretário.
A promotora regional de Meio Ambiente de Ilhéus, Aline Salvador, disse que a discussão pública é fundamental, pois seus resultados terão uma relação intensa com a vida das pessoas e com o desenvolvimento econômico e ambiental do território. “Como essa região está vivendo um momento de instabilidade, de mudança, inclusive no setor econômico – principalmente pela implantação do porto, da ferrovia, de estradas, além de todos os empreendimentos associados –, as discussões ganham importância e são fundamentais para definir o futuro”, pontuou.
Participação social – Spengler pontuou ainda a importância da participação social e destacou que o ZEE deverá reproduzir os interesses da sociedade ao projetar um modelo de desenvolvimento. “É importante ouvir os aspectos e interesses de cada segmento social, da sociedade civil, seja com foco na questão ambiental ou em outras dinâmicas, mas também do setor empresarial, universidades, Ministério Público e todos os grupos de interesse. O Zoneamento deve ser indutor de um modelo de desenvolvimento equilibrado e sustentável, por isso a importância de ouvir a comunidade e identificar as demandas de cada segmento”.
Investimentos – Segundo a promotora Aline Salvador, vários empreendimentos federais e privados trarão o desenvolvimento para a região de Ilhéus, que antes valorizava a ecologia e o turismo sustentável. “Não digo que os interesses são conflitantes, mas, para que não haja conflitos, o planejamento é essencial. Conhecer, debater, envolver técnicos e especialistas, mas também a população, que será verdadeiramente atingida, é essencial e cumpre ao disposto da Constituição, da Política Nacional do Meio Ambiente, dos decretos federais e até mesmo estaduais, que estão norteando essas discussões e a elaboração do ZEE”, avaliou.
Para Spengler, a região é tão importante como as outras, no entanto, existem questões que são determinantes, como a construção do porto, chegada da ferrovia e toda a dinâmica econômica associada a isso. “Os investimentos em infraestrutura de logística e transporte acabam trazendo investimentos de grandes empresas. Neste caso, devemos equilibrar a chegada desses investimentos, mas também valorizar os arranjos produtivos locais, associando esse desenvolvimento com a produção do cacau, por exemplo. É essa a dinâmica que queremos dar ao ZEE”, finalizou.
Zonas – Para a elaboração do Zoneamento, o território baiano foi dividido em 36 zonas que reúnem características físicas, ambientais e socioeconômicas similares. São propostas diretrizes gerais e específicas, visando o uso e a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, com orientações relacionadas ao uso e ocupação do solo em cada Zona, considerando a sua vulnerabilidade natural e social, fragilidade ambiental e potencialidades socioeconômicas.
Também participaram da audiência pública o vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado, o coordenador do Colegiado Territorial do Litoral Sul, Elias Jacó, o coordenado da ONG Floresta Viva, Ruy Rocha, além de representantes da sociedade, poder público e setor econômico, dos territórios de identidade Litoral Sul e Médio Sudoeste da Bahia.





Fonte: Ascom/Sema – Fotos: Ascom Floresta Azul


Secretaria de Saúde Entrega “kits” para agentes de endemias em Ibicaraí




Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antonio Lima

Aconteceu na sexta-feira, 14, no período da manhã, no posto de apoio dos Agentes de Endemias da Secretaria de Saúde (na rodoviária de Ibicaraí), a entrega de 22 kits para os Agentes da Dengue. Os kits era uma reivindicação antiga dos agentes que trabalham no campo. Cada kit entregue é composto de 01 boné; 01 crachá; 02 camisas; 02 coletes; 01 bota; 01 bolsa com equipamento completo de trabalho.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ibicaraí, Priscila Araújo, disse que o combate à dengue é uma das prioridades da Secretaria. Priscila lembrou que o ponto de apoio dos agentes está funcionando provisoriamente em duas salas na Rodoviária, em virtude da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Oséas Peixoto (antigo SESP), que tem prazo de conclusão da reforma para abril desse ano. “É importante também falar que todos esses kits foram adquiridos com recursos próprios”, disse Priscila.
O secretário de Saúde de Ibicaraí, Pinheiro Farias, esteve presente na entrega dos kits aos agentes e falou da importância de ter uma equipe de endemias preparada e bem equipada. “Por onde passei como secretário de Saúde sempre dei uma importância especial para o combate à dengue. Tenho comigo que é mais barato combater agora do que remediar no futuro. Lembro que Ibicaraí foi o primeiro município baiano a montar uma equipe de combate à dengue, - isso aconteceu no ano de 1993 - na época eu também era secretário”, disse Pinheiro.
O supervisor dos agentes, Wedson Rodrigues da Silva, falou da importância do agente de campo e disse que o município atende a 13 bairros, mais os distritos, com a presença de 15 agentes zoneados. “Durante o ano nós fechamos seis ciclos, sendo que esse ciclo consiste em um agente atender entre 800 e 1000 imóveis em um período de 40 dias úteis, onde o agente precisa fazer o tratamento focal, a verificação e eliminação de depósitos inservíveis e a prevenção com o combate ao mosquito da dengue com mensagens educativas e panfletos informativos”, disse Wedson.


Projeto Trilha para Mulheres começa inscrições em cinco municípios



As inscrições para o Projeto Trilha para Mulheres, destinado a qualificação profissional, podem ser feitas a partir desta segunda-feira (17) até o dia 3 de abril. Nessa primeira etapa, são oferecidas 280 vagas em cinco municípios - Uruçuca, Buerarema, São Domingos, Lençóis e Santana. Os interessados devem procurar as prefeituras para se inscreverem.
Lançado no final de fevereiro, o Trilha para Mulheres tem como objetivo oferecer oportunidades de qualificação social e profissional a 510 jovens baianas em situação de vulnerabilidade social em 11 municípios.
O projeto, que integra Agenda Março Mulher, é resultado de convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e governo federal, representado pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República. As secretarias estaduais de Políticas para Mulheres (SPM) e de Relações Institucionais (Serin) são parceiras na iniciativa.
Podem participar dos cursos jovens, com idade de 16 a 29 anos, em situação de desemprego involuntário, matriculadas na rede pública de ensino e frequentando regularmente o ensino médio, ou cursos de educação de jovens e adultos, ou que tenham concluído o ensino médio.

14 de março de 2014

Bahiagás presenteia Ilhéus com escultura do escritor Jorge Amado



O Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), homenageou o escritor Jorge Amado com a instalação de uma estátua, confeccionada pelo artista plástico Tatti Moreno, na entrada da Casa de Cultura Jorge Amado, no município de Ilhéus, no sul do estado.
A inauguração aconteceu na quinta-feira (13), com a presença do diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, de Tatti Moreno, e da neta do escritor, Maria João Amado, representando a família.
A Bahiagás também patrocinou estátua de Jorge Amado, com sua mulher e escritora Zélia Gattai e o cachorro de estimação do casal, Fadul, também de autoria de Tatti Moreno, que foi inaugurada em dezembro de 2012, na Praça Santana, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, em comemoração ao centenário do escritor.  
 “Tatti deu esse presente para o município, a população e os turistas”, disse Magalhães, salientando que a iniciativa faz parte das ações da Bahiagás de investir nas áreas de cultura, esportiva e social na Bahia. “Nesses sete anos os investimentos superam R$ 15 milhões”.
O artista Tatti Moreno afirmou que recebeu o convite de Davidson Magalhães com muita alegria. “Minha família toda é de Ilhéus. Então, realizei o desejo de homenagear Jorge, uma das pessoas que mais admirei na minha vida, com o desejo de homenagear a cidade dos meus pais. Agradeço a oportunidade. Hoje é um grande dia na minha vida”.

14/03/14
Kas/is

13 de março de 2014

Vacinação contra o HPV teve início em Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul


A abertura da Campanha da Vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) no Calendário Básico da Secretaria de Saúde de Floresta Azul teve inicio nesta quinta-feira, 13, no Colégio Municipal José da Silva Cardoso, das 9h às 12h e das 15h às 17h. A vacinação foi realizada pela equipe do PSF Heleno Brás, sob a coordenação da Técnica de Enfermagem Cintia Carvalho, assessorada pelas agentes de saúde Patrícia Rodrigues, Iraneide Santana, Maria Jose e Fabiana Medeiros.
O município de Floresta azul tem até o momento, 306 alunas de 11 a 13 anos em salas de aulas da rede municipal, sendo 110 na sede, 42 no Distrito de Coquinhos e 154 no restante do município. A mobilização para a 1º dose será encerrada ate o dia 10 de abril e o público alvo são meninas de 11 a 13 anos de idade.
 Os usuários deverão seguir o agendamento das Equipes de Saúde da Família (ESF), que durante a Campanha mobilizarão as meninas que estiverem dentro desta faixa etária, juntamente com as escolas públicas e privadas. 
“Estaremos montando esta estratégia porque o público de meninas de 11 a 13 anos, geralmente não se dirige aos postos de saúde; então a Secretaria da Saúde em parceria com a Educação alertará sobre esta nova vacina, que após o término da campanha irá fazer parte do Calendário Básico do SUS no município. É preciso que os pais ou responsáveis das adolescentes fiquem atentos ao período da mobilização. Para executar a estratégia, a prefeitura treinou na semana passada enfermeiros da rede municipal de saúde”, lembrou a coordenadora do Setor de Imunização Fernanda Luisa.  
O objetivo, além de prevenir o câncer de colo do útero, é reduzir a incidência da mortalidade por esta enfermidade. 

Confira como será o esquema da vacina
O esquema vacinal é estendido e serão administradas em três doses. A segunda dose contra HPV está prevista para ser aplicada de 01 a 12 de setembro (6 meses após a 1º dose) e a terceira e última  acontecerá 5 anos após a 1º dose (60 meses). 
De acordo com o Boletim Informativo da Bahia, estudos demonstram que a vacina tem um perfil de segurança favorável, porém os eventos adversos pós-vacinação que poderão acontecer são: reações locais de dor, edema e eritema de intensidade moderada, além de manifestações sistêmicas como cefaléia, febre de 38ºC ou mais e Síncope (ou desmaio). 
Todas as reações adversas devem ser informadas a Equipe de Saúde da Família da unidade mais próxima ao seu bairro e os problemas mais graves deverão ser notificados dentro das primeiras 24 horas de sua ocorrência. 

O que significa "HPV"?
É a sigla em inglês para papiloma vírus humano. Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.