30 de agosto de 2013

Jiboia ataca e engole macaco inteiro na Amazônia

Cientistas brasileiros capturaram um momento raro, na Floresta Amazônica, no qual uma jiboia ataca uma macaca bugio adulta e a devora inteira sobre uma árvore. O flagra, feito por uma equipe de brasileiros, foi divulgado pelo site LiveScience.
O ataque é considerado especial porque macacos costumam ser hábeis em se proteger dos predadores ao passo que jiboias costumam optar por presas menores, como roedores e aves.
Ao site, Júlio César Bicca-Marques, pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, disse que a macaca não viu a cobra à espreita na árvore. O estudioso sugeriu ainda que cobras atacam os macacos mais do que se pensava anteriormente.
Os mamíferos, que têm boa visão, se defendem vivendo em grupos e mantendo-se atentos às ameaças. Mas a presa atacada havia se separado de seu grupo momentos antes do ataque.
A jiboia supostamente atingiu a macaca e rapidamente a envolveu em um aperto fatal, enrolando-a em seu corpo musculoso. A bugio tentou libertar-se segurando em uma árvore, mas acabou esmagada e, em seguida, devorada.



Fonte e fotos: Extra-Globo

I Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente aconteceu nos distritos da Saloméa e Vila Santa Isabel, em Ibicaraí

Com o tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, a Conferência levou aos alunos das comunidades da Saloméa e Vila Santa Isabel a seguinte mensagem: “Uma escola sustentável é, antes de mais nada, uma escola que extrapola seus limites e envolve o bairro, a cidade, o mundo”.
Na tarde do dia 28 de agosto, aconteceu o primeiro dia de Conferência, no Grupo Escolar Ramiro Berbert de Castro, na Saloméa. A Conferência contou com a participação da Secretária de Educação, Fabiane Lyra, que formou a mesa com a Supervisora de Educação Infantil, Selma Narciso; a Diretora da escola, Orlete Rosa; a Coordenadora da escola, Fátima Lucas; a Vice-diretora, Helenita do Carmo e os professores Rakila Guimarães, Mayana Souza, Tiago Silva, Peterson Magalhães, Roseane Águida, Raimundo Júnior e Euclides da Silva, mais de 70 alunos, além da coordenação do evento, que ficou por conta da professora Aliny Ribeiro Bastos, que conduziu a Conferência.




A Conferência teve início com o Hino Nacional e o Hino de Ibicaraí. Em seguida, foi passado um vídeo, que retratava o mundo no ano de 2070, onde um homem com aparência de 80 anos, mas com apenas 50, que relatava como era difícil viver no planeta terra sem água potável, em um planeta devastado por chuvas ácidas e a total destruição do meio ambiente. Teve também a apresentação de um grupo de dança que usou a música Planeta Água, do compositor Guilherme Arantes.
Em seguida, a secretária de Educação Fabiane Lyra falou sobre a importância do aluno começar a preservar cedo e o seu papel em cuidar do meio ambiente. Fabiane também alertou para o desperdício da água em ações simples do dia a dia e lembrou que o futuro desse planeta depende das novas gerações.
A professora Aliny Ribeiro Bastos explicou para os alunos presentes na Conferência o propósito dessa ação e lembrou que, o melhor trabalho entre as quatro equipes, cada uma com um tema: Terra, Água, Fogo e Ar, iria representar a escola em Salvador, na Conferência Estadual.
A ação escolhida foi o tema “Terra, criação de horta aos redores da escola, com garrafas pet. O aluno eleito para representar a escola como delegado em Salvador foi Patrick Cardoso Almeida da Silva, do 6o ano, e o suplente foi Diogo Bispo Oliveira da Silva, do 8o ano.

No dia 29, a Conferência deu continuidade no Colégio Municipal de Ibicaraí, na Vila Santa Isabel, com a presença de dezenas de alunos, professores e a direção da escola. Estiveram presentes na composição da mesa, a secretária de Educação Fabiane Lyra; o secretário de Agricultura, Carlos Durval Fraga; a Diretora Suane França; a supervisora de Educação Infantil, Selma Narciso e a representante dos professores, Jaqueline dos Santos Matos. Esteve presente também ao evento o Diretor de Meio Ambiente, Álvaro Caldas e a professora e coordenadora da Conferência Aliny Ribeiro Bastos.

A Conferência teve como mestre de cerimônia Carlos Alberto Marques, que depois de um breve discurso sobre a importância dessa ação, passou a palavra para a professora Aliny. Foi cantado o Hino Nacional e o Hino de Ibicaraí e em seguida Foi passado o vídeo sobre o futuro do planeta e na sequência os alunos foram divididos em quatro equipes, que apresentaram seus respectivos trabalhos.



No final das apresentações, a ação escolhida foi o tema “Água: Limpeza e Preservação do Rio Salgado”.  A aluna escolhida para representar o colégio foi Milena dos Santos Silva, do 9o ano, e tendo como suplente Dora Souza Santos, do 9o ano.

A professora e coordenadora da conferência, Aliny Ribeiro Bastos, ficou bastante satisfeita com os dois dias de conferência, onde houve uma participação de mais de 200 alunos da rede pública municipal, com a apresentação de diversos trabalhos. Vale lembrar do empenho dos professores para que essa ação acontecesse.

Texto: Arnold Coelho -Fotos: Antonio Lima

Academia da Saúde é uma realidade em Ibicaraí

Inaugurada em junho desse ano, a Academia da Saúde de Ibicaraí (a primeira de uma série de três) encontra-se em pleno funcionamento, com aulas de ginástica aeróbica na área externa da academia, além da utilização de aparelhos de musculação com orientação de um profissional especializado. Na área interna você é recebido por um profissional que vai aferir a sua pressão e em seguida você tanto pode praticar as aulas de ginástica aeróbica, como se exercitar nos aparelhos, ou partir para aulas de ginástica localizada. Duas vezes no mês acontecerão aulas de pilates com a orientação do fisioterapeuta do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Genilson Aguiar.
O coordenador do NASF, Gleydson Reis Silva, é Pós-graduado em Educação Física e supervisor da Academia. Guêu, como é conhecido, conta com a ajuda do instrutor Marcelo Menezes, que coordena as aulas de ginástica aeróbica e com o apoio das instrutoras do NASF, Keila Guerra e Sandra Habib e a colaboração de Marcos Vinícius.
Guêu avisa que a Academia funcionará as segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 9 horas, e no período da tarde das 16 às 20 horas, sempre com a presença de um profissional qualificado. Um assunto que o coordenador fez questão de salientar é a importância da construção desse espaço, que por anos foi um prédio em ruínas e hoje é um ambiente voltado para a saúde e o bem-estar do cidadão. Guêu também avisa que já foram pedidos outros equipamentos, mas como o Governo Federal está construindo academias como essa em todo o país, e só existe uma única fábrica da Físico produzindo esse tipo de equipamentos para área externa, no Brasil, houve um certo atraso, mas assim mesmo a academia está funcionando bem.
Por último, o coordenador disse que na próxima segunda-feira, 02 de setembro, acontecerá uma avaliação física para todo aluno que procurar a Academia e que o espaço está aberto para todos.
A dona de casa Eunice Gomes do Nascimento, de 77 anos, disse que já faz os devidos exercícios no posto de saúde, mas que agora ficou melhor. “Muito boa ideia fazer uma academia popular, pois nem todo mundo tem condição de pagar uma academia particular, e ainda somos recebidos por ótimos profissionais, que nos dão toda atenção necessária. Gostei muito!”, disse dona Eunice.
O Diretor de Esportes do município, Josevan Dias, gostou muito do que viu. “Música, muita gente alegre e descontraída, profissionais atenciosos e um espaço muito legal. Nem parece que é tudo de graça!”. O Governo Gente Cuidando de Gente está de parabéns!


ACADEMIA DA SAÚDE
O Programa Academia da Saúde visa contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de espaços públicos construídos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para o desenvolvimento de práticas corporais, orientação de atividade física, promoção de ações de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar, bem como outras temáticas que envolvam a realidade local, seguindo os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS). 
Nessa primeira Academia da Saúde de Ibicaraí foram investidos R$ 158 mil em recursos do Ministério da Saúde e da Prefeitura, e a previsão é seja feita mais duas Academias no município.












Texto: Arnold Coelho- Fotos: Antonio Lima

27 de agosto de 2013

Prefeitura de Ibicaraí realiza audiências públicas com planos para 2014 a 2017

Para formular o documento que aponta as principais diretrizes do segundo mandato do Prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana, foram realizadas nesta segunda-feira (26), no período da manhã, três audiências públicas nos distritos da Vila Santa Isabel, Cajueiro e Salomeá, e no período da tarde, uma audiência na Câmara Municipal de Vereadores, com a finalidade de apresentar, discutir e receber reivindicações ao projeto Nº 016/2013, do PPA (Plano Plurianual) para os exercícios financeiros de 2014 a 2017 e do projeto Nº 017/2013, da LOA (Lei Orçamentária Anual).
As audiências tiveram as explanações do Vereador Alfredo Carvalho de Assis, que é contador e proprietário da Contábil Assessoria, da cidade de Itapetinga,do contador da prefeitura de Ibicaraí Leonis Batista, e dos preenchimentos das atas por Marise Alves e Sueli Carvalho.Durante esses encontros, foram registradasàs presenças do Prefeito Lenildo Santana, dos vereadores Idemar Lopes, Ozaná Macedo, Gilvá, Ceone, Klaus Farias, Alan Rogério, Pastor Erasmo, Adriana Assis, Baby Oliveira, do Secretário de Infraestrutura Leildo Santana e do Diretor do SAAE Jose Dias e da população de cada lugar de forma geral. Durante os eventos,foram formados grupos de discussão que apresentaram varias propostas de diretrizes, com destaque para a saúde, mobilidade urbana, habitação, infraestrutura urbana, inclusão social, segurança, educação, cultura, esporte e lazer, desenvolvimento urbano e meio ambiente.
O PPA é um documento que define as diretrizes, os objetivos e as metas para quatro anos de governo. Ele organiza a gestão e orienta as ações que a Administração municipal deve executar. O PPA Participativo será entregue na Câmara Municipal para apreciação dos vereadores ate o dia 30/08.
De acordo com o prefeito Lenildo, a idéia é envolver os cidadãos no debate. “Queremos contar com a participação da população na construção das iniciativas que vão traçar o rumo da cidade nos próximos anos”, e concluiu, "O resultado desse processo nos deu a certeza de que acertamos ao apostar na radicalização da democracia. A participação cidadã é marca e método de nossa gestão", disse Lenildo Santana.
O que é PPA?
A cada quatro anos, o prefeito precisa apresentar para aprovação na Câmara de vereadores às ações que ele pretende desenvolver durante a gestão. Este documento é chamado de Plano Plurianual (PPA)
PPA Participativo?
Alguns prefeitos decidem realizar o levantamento das ações em parceria com o povo, ouvindo dos moradores quais são as necessidades e prioridades.
Por que fazer o PPA Participativo?
Ao escolher realizar o PPA de forma participativa, ouvindo o povo, o Prefeito tem mais chance de acertar e investir o dinheiro público no que realmente é prioridade para a população, de forma mais rápida e e­ficiente.



 Texto: Antonio Lima-Em 26/08/2013

Comissão de Direitos Humanos da Assembleia vai a Buerarema para intermediar conflitos

A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deve intervir nos conflitos envolvendo produtores rurais e indígenas da etnia tupinambá, no município de Buerarema, no sul da Bahia. Na região, continuam os atos e o clima de violência é constante, mesmo com a ocupação das tropas da Força Nacional. Durante reunião desta terça-feira (27), a bancada de deputados aprovou por unanimidade a solicitação verbal do parlamentar petista Marcelino Galo para visitar a região no próximo dia 5 de setembro.

“É preciso acelerar o processo de demarcação das terras, uma questão reivindicada pelos índios e pequenos produtores rurais há muito tempo. A comissão da Assembleia deve intervir para fiscalizar os atos na região e garantir a segurança dos mais pobres, que estão sofrendo ameaças e ataques diários. Tenho recebido muitas denúncias e nada mais justo que a Comissão de Direitos Humanos entrar neste processo e assegurar os direitos dos envolvidos nos conflitos”, pontua Galo sobre a visita em Buerarema.


Ascom do deputado Marcelino Galo

26 de agosto de 2013

Prorrogadas inscrições para processo seletivo de docentes da rede estadual

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou, até o dia 8 de setembro próximo, as inscrições para os dois editais destinados à seleção de docentes da educação básica e educação profissional da rede estadual de ensino, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). São oferecidas 2.665 vagas, sendo 1.937 para educação básica e 728 para a educação profissional.
O edital de prorrogação, publicado pela secretaria no Diário Oficial do Estado deste final de semana (24 e 25), altera ainda as datas das provas de conhecimentos gerais e específicos e o envio dos comprovantes de títulos.
As inscrições, que custam R$ 47,68, devem ser realizadas no site www.consultec.com.br. Para concorrer às vagas, os candidatos precisam ter graduação superior e, para Salvador e região metropolitana, licenciatura plena.
A remuneração (salário base+gratificação de função) é no valor de R$ 1.152,33, para uma carga horária de 20h semanais. As vagas são destinadas a todas as 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc) do estado e o contrato é válido por dois anos, prorrogável por igual período.
As provas serão realizadas no dia 22 de setembro. Os candidatos inscritos para a educação básica realizarão avaliações de conhecimentos gerais e específicos nos municípios-sede da Direc. Os profissionais selecionados irão preencher as vagas que não contaram com candidatos aprovados na última seleção para docentes por Reda, em 2011.
Os inscritos para educação profissional, além da prova de conhecimentos gerais e específicos, serão submetidos a provas de títulos. As comprovações de títulos devem ser encaminhadas até o dia 9 de setembro para a Caixa Postal 7048, CEP 41.810-971, Av. Paulo VI, 190, Agência Pituba. Os candidatos só terão os títulos analisados se forem aprovados na prova conhecimentos.

26/08/13

Eas/is

Estudo de EIA/Rima de perfuração na Bacia Camamu-Almada está na biblioteca da UESC

Está disponível aos interessados, até o mês de setembro, na biblioteca da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) de perfuração marítima da Bacia Camamu-Almada.
O documento, com os arquivos digitais, está disponibilizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que vem conduzindo o processo de licenciamento ambiental para atividades de perfuração exploratória dos blocos BM-CAL-11 e BM-CAL-12, pleiteado por consórcio de empresas tendo como operadora a Petrobras.
Conforme explicou o coordenador-geral de Petróleo e Gás do Ibama, Cristiano Vilardo Nunes Guimarães, "a análise do EIA/Rima será necessária para subsidiar a concessão da licença ambiental aplicável à atividade. E, com a finalidade de se garantir a ampla participação dos interessados no respectivo processo de licenciamento, será aberto também o prazo para a solicitação de audiência pública, cujo edital será divulgado posteriormente."

Eas/RR
26.8.13


Pesquisa aponta quatro hotéis baianos entre os dez melhores do Brasil

Quatro hotéis da Bahia estão entre os dez melhores do país, segundo pesquisa divulgada pelo site TripAdvisor. Com serviço de boa qualidade e orçamento baixo, em determinadas épocas do ano, esses estabelecimentos se localizam em Salvador, Lençóis e Porto Seguro. Mais informações no site oficial do TripAdvisor (www.tripadvisor.com.br).
Dentre os estabelecimentos eleitos, estão as pousadas Safira e Lua de Cristal, de Ilhéus, ocupando o terceiro e quinto lugar da pesquisa, além dos hotéis Open House Barra (oitavo lugar), em Salvador, e o Coroa Vermelha Praia Hotel, de Porto Seguro, décimo colocado. Considerado um dos principais sites de viagem do mundo, o TripAdvisor  fez a avaliação com o intuito de mostrar que no Brasil é possível conciliar boa hospedagem e diárias abaixo de R$100.

Uas/RR

26.8.13

25 de agosto de 2013

Criação de conselhos municipais da juventude tem incentivo do Estado

O Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), em parceria com a Coordenação de Políticas de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), lança uma campanha de incentivo à criação de conselhos municipais voltados para o segmento, nesta segunda-feira (26), no Centro Cultural Adonias Filho, em Itabuna.
O lançamento ocorre durante o 3º Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude, que vai ser aberto oficialmente às 8h, com a presença do secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, e do chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Juventude, Rodrigo Amaral. Confira a programação completa no site www.serin.ba.gov.br
O evento será realizado entre os dias 25, quando os participantes serão recepcionados, e 27 deste mês, com a presença de representantes de 93 municípios baianos. O incentivo à criação destes espaços institucionais de diálogo está previsto no Estatuto da Juventude e no Plano Estadual de Juventude, sancionados, respectivamente, pela presidente Dilma Rousseff, no início deste mês, e pelo governador Jaques Wagner, em 2011.

 Quer um Conselho? - A pergunta foi escolhida como o nome da campanha, que envolve a distribuição de cartilhas e folders com instruções para criação de um conselho municipal de juventude e informações sobre as ações desenvolvidas pelo Governo da Bahia em benefício dos jovens.
Segundo a presidente do Cejuve, Michelle Vieira, os municípios que tiverem organismos institucionais de juventude, como os conselhos municipais, serão priorizados em programas e projetos dos governos federal e estadual.
 “A juventude brasileira obteve uma histórica vitória com a aprovação do Estatuto da Juventude. Nesse sentido, este encontro tem papel fundamental para que possamos refletir e discutir os avanços na perspectiva de consolidar os jovens definitivamente como sujeitos de direitos, e para que as políticas públicas possam cada vez mais ser interiorizadas”, disse Vieira. 

Gestores debatem políticas públicas para o segmento

O 3º Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude é uma realização da Secretaria de Relações Institucionais, por meio da Coordenação de Políticas de Juventude e do Conselho Estadual de Juventude, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude.
Além do lançamento da campanha, ocorrem no evento os seguintes debates: A política nacional e a política estadual de juventude; Construção e fortalecimento de conselhos de juventude; Territorialização dos espaços de participação de juventude; e Linha de crédito e financiamento de empreendedorismo juvenil.
Para o coordenador de Políticas de Juventude da Serin, Vladimir Costa, o encontro terá ótimos resultados, assim como os anteriores, em 2010 e 2011.  “Além de deflagrarmos a campanha de criação de conselhos municipais, pretendemos debater com gestores e conselhos de juventude da Bahia o formato, a criação e o funcionamento das Câmaras de Juventude nos Colegiados Territoriais”.
Esta é mais uma iniciativa do governo baiano para fortalecer os espaços de participação política das juventudes. “Só através do diálogo integrado entre gestores e ativistas juvenis poderemos construir um Sistema Nacional e Estadual de Juventude condizentes com as demandas diversificadas das juventudes”, completou Costa. 

Desenbahia reduz taxa de juros do programa de microcrédito

O CrediBahia, linha de financiamento ao empreendedor baiano, obteve uma redução expressiva das taxas de juros: caiu para 0,64% ao mês, redução de quase 50%, para empréstimos de até R$ 3 mil. O acesso ao crédito sem burocracia, com taxas de juros reduzidas, permite ao pequeno empresário baiano fortalecer o negócio, com a compra de máquinas e equipamentos, aquisição de estoque ou mesmo para garantir necessidades temporárias de caixa. Para empréstimos acima de R$ 3 mil, a taxa de os juros também teve redução e agora é de 1% ao mês.
A Gerência de Microfinanças da Desenbahia informou que o objetivo é incentivar as atividades produtivas e a geração de emprego e renda. “Qualquer pessoa que tenha um pequeno negócio no comércio, prestação de serviço ou produção de mercadorias pode procurar o posto do CrediBahia em seu município. Temos como clientes vendedores, ambulantes, costureiros, pescadores, mecânicos, entre outros”, destacou a gerente Márcia Fonseca.
Um diferencial do CrediBahia: não há cobrança de taxa de abertura de crédito. A metodologia utilizada no programa baseia-se no relacionamento direto entre o agente de crédito e o empreendedor no local de sua atividade. O atendimento é personalizado e feito por cerca de 280 agentes treinados para orientar o cliente sobre a gestão do negócio, suas necessidades financeiras, a definição do valor do empréstimo para o crescimento contínuo de seu negócio.

Atualmente, o CrediBahia já está presente em 173 municípios, em todas as regiões do estado, com operação financeira da Desenbahia e coordenado pela Secretaria do trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), dentro do Programa Vida Melhor, em parceria com o Sebrae e prefeituras municipais.

Interior recebe equipamento para perícia em celulares

A Diretoria do Interior do Departamento de Polícia Técnica recebeu dois novos equipamentos que ajudarão nas perícias em aparelhos celulares, tablets, smartphones, GPS, Iphones e blackberrys. Conhecido como Ufed Physical Pro, os aparelhos realizam extração de dados, recupera informações mesmo que tenham sido apagadas, permite a quebra de senhas de proteção e resgata histórico de chamadas.
De acordo com o diretor João Costa da Assunção, antes as perícias eram encaminhadas para Salvador ou realizadas manualmente nas regionais, o que gerava baixa produtividade. “Esta aquisição marca uma nova etapa no incremento da perícia no interior do estado”.
Com investimentos em torno de R$ 150 mil, os novos equipamentos serão entregues às regionais de Vitória da Conquista e Feira de Santana, mas atenderão também a demanda de outras coordenadorias. de acordo com a necessidade apresentada.