28 de março de 2015

Parceria com 'produtores de água' é o caminho para preservar as nascentes



Texto: Arnold Coelho - Foto: William Nogueira

Desde que assumiu o comando do Serviço Autônomo de Água e Esgotos – SAAE de Ibicaraí, José Dias devolveu à autarquia a credibilidade de uma empresa séria. Além da quitação de dívidas trabalhistas, dívidas com o INSS, pagamento de salários em dia, investimentos na Estação de Tratamento (ETA), investimentos de quase dois quilômetros de moderna tubulação da Serra do Córrego Grande até a ETA, limpeza e ampliação da barragem do Luxo, ampliação da barragem da Serra da Banha (melhorando o fornecimento de água para os distritos da Vila Santa Izabel e os dois Cajueiros), perfuração de um poço e construção de dois tanques que funcionam como filtros na fazenda Cachoeira (próximo à Pancada Formosa) e a compra de um carro e uma moto. Zé Dias fala com orgulho dessas conquistas e lembra que tudo foi feito com recursos próprios.

Se cada um fizer a sua parte...


Texto e foto: Arnold Coelho
Existe um velho ditado que diz: Se Maomé não vai até a montanha, a montanha vai até Maomé. É com essa forma de ver e pensar que o professor Soares Neto diariamente traz o campo até a cidade. Soares, para não deixar o campo literalmente 'morrer', faz um trabalho de formiguinha, que para muitos não dará resultado, mas, ele, destemido e perseverante como é, simplesmente faz a parte dele, sem a preocupação de se promover ou ganhar algo em troca que não seja o sorriso sincero do homem do campo, que produz o alimento e só quer sobreviver da terra.

27 de março de 2015

Diversas ações regionais marcam o mês da Secretaria de Agricultura de Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Agricultura

O mês de março foi marcado por diversas reuniões regionais sobre agricultura no Sul da Bahia. O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Floresta Azul, Valter Rubens Alcântara e o Agrônomo do município, Carlos Pereira Júnior, tiveram uma intensa pauta juntamente com diversos secretários de Agricultura dos municípios da região Sul, técnicos e pessoas ligadas ao meio rural. As reuniões, fórum e os encontros serviram para discutir e pautar assuntos para a melhoria do meio rural na região cacaueira.

Sesab desenvolve ações de combate à dengue em Ilhéus e Itabuna


Ações conjuntas de prevenção e combate a dengue, envolvendo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e as prefeituras de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, foram debatidas durante encontros realizados nesta quinta-feira (25). O subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, e a superintendente de Proteção e Vigilância à Saúde, Ita de Cácia, participaram das reuniões, juntamente com técnicos e dirigentes da área de saúde das duas cidades, que tiveram elevação dos casos de dengue.

Uesc promove eventos para valorização da mulher em Itabuna e Ilhéus


‘Em terra de Março, Mulher no Tambor’ é o tema dos eventos que o Programa de Extensão Laikos, do curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), realiza nestes sábado e domingo (28 e 29), na Escola Margarida Pereira, situada no bairro Maria Pinheiro, no município de Itabuna, e na Praça da Igreja Católica, no bairro Banco da Vitória, em Ilhéus, respectivamente.

25 de março de 2015

Primeira Casa de Farinha Móvel do estado é inaugurada em Boa Vista do Tupim


Mais de 100 mulheres dos assentamentos Che Guevara, Grotão e Aliança, situados no município de Boa Vista do Tupim, no centro norte da Bahia, são beneficiadas com a entrega, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da primeira Casa de Farinha Móvel implantada no estado. A cerimônia de inauguração aconteceu na terça-feira (24), na Escola Florestan Fernandes, localizada no assentamento Che Guevara.

Para a coordenadora executiva de Ações Temáticas da SPM, Eulália Azevedo, a entrega representa uma conquista para as mulheres do campo, que passam a ter uma forma de adquirir a autonomia econômica direta. “Esse também é o primeiro passo para o alcance da autonomia social e psicológica”. Agora, as mulheres vão participar de uma oficina de formação.

Mais seis cidades serão contempladas com o equipamento equipamentos, posteriormente - Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, Pau Brasil (região sul), Teixeira de Freitas (extremo sul), Santo Sé (Vale do São Francisco), Jacobina (centro norte) e Vitória da Conquista (sudoeste). 

Projetos integram ações de prevenção e tratamento da tuberculose para usuários de drogas


Usuários de drogas em situação de rua têm 67 vezes mais chances de contrair tuberculose. O alerta a esse público foi feito em uma roda de conversa na Praça das Mãos, no bairro do Comércio, em Salvador, na terça-feira (25). Realizada em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a atividade foi seguida pelo teste de escarro para detectar a doença. Participou da ação a equipe da Unidade de Saúde da Família do Terreiro de Jesus, junto com as equipes  do Ponto de Cidadania e do Corra pro Abraço, projetos da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). 

Governo negocia com BB ações contra ataques a bancos


O governador Rui Costa apresentou, nesta quarta-feira (25), em Brasília, ao presidente do Banco do Brasil, Alexandre Abreu, a necessidade de os bancos ampliarem a contribuição contra as ações criminosas de explosão de caixas eletrônicos. A proposta é que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) assine convênio com o Estado da Bahia para investir na segurança das agências.

Comissão estadual aponta novos desafios para povos e comunidades tradicionais da Bahia


Formada por representantes do poder público e da sociedade civil organizada, a Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT) abriu na terça-feira (24), em Salvador, sua 11ª reunião ordinária, a primeira realizada em 2015. O início dos trabalhos contou com a presença da titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, que desejou êxito nas discussões do evento, cuja programação prossegue até o final desta quarta (25).

Programação do Cine Ana para os próximos dias

O Cine Ana esta semana tem a super estréia de "Cinquenta Tons de Cinza" e últimas exibições de "Corações de Ferro" e "O Jogo da Imitação".


Quinta:  ULTIMA EXIBIÇÃO
19h - O Jogo da Imitação 
21h - Corações de Ferro

Sexta, sábado e domingo: SUPER ESTRÉIA
17h Operação Big Hero
19h Cinquenta Tons de Cinza 
21h Cinquenta Tons de Cinza
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif



Infraestrutura recupera ruas no bairro Teta Matos em Floresta Azul






Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A prefeitura de Floresta Azul, através da gerência de Infraestrutura, está recuperando algumas ruas do bairro Teta Matos. Os trechos finais das ruas José Veríssimo de Souza, São Pedro e São José receberam a visita de parte da equipe de Infraestrutura que patrolaram e jogaram cascalhos nas áreas mais danificadas. Foi feito também a limpeza dos dois lados do canal que corta o bairro.

Valmir cobra de ministro trecho da transposição do Velho Chico que beneficiará a Bahia



O deputado federal Valmir Assunção (PT), único parlamentar baiano membro da Comissão Externa da Câmara Federal, que fiscaliza a transposição do Rio São Francisco, cobrou o início das obras do eixo sul ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi. Valmir apontou que é preciso pensar esse trecho, que vai contemplar a Bahia. “O ministro disse que o eixo sul sairá sim do papel. Já o trecho do eixo norte, do projeto original, sairá no próximo ano. As obras estão em 74% da conclusão, faltando muito pouco para serem entregues. A ação vai beneficiar milhões de agricultores no nordeste”, informa Assunção. De acordo com o petista, o ministro garantiu que as obras não vão parar e não devem um real sequer.

24 de março de 2015

Comunidades rurais da Bahia terão telefonia móvel até final de 2015


O Projeto de Cobertura Celular, do Ministério das Comunicações, que na Bahia é executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), irá atender todas as 417 cidades sedes até o final de 2015. A previsão é que mais de 4.500 localidades, que não tinham sinal de telefonia móvel, passem a ter o serviço ao seu alcance. 

CRAS de Ibicaraí realiza encontro com os idosos do Grupo Felicidade não tem Idade


Texto: Assistência Social – Fotos: Raimundo Gomes
O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Ibicaraí, situado à na rua João Pessoa, 124, centro, promoveu ontem, segunda-feira, (23.03), um encontro com o grupo de idosos. A ação aconteceu no período da tarde, com início às 14:00h e contou com aproximadamente 105 idosos da cidade e dos distritos da Saloméa, Vila Isabel, Cajueiro Novo e Velho.

23 de março de 2015

Floresta Azul participa do Encontro Interterritorial em Uruçuca


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Agricultura

O município de Floresta Azul se fez presente no Encontro Interterritorial: Litoral Sul, Baixo Sul, Extremo Sul, Médio Rio das Contas, Médio Sudoeste, Vale do Jequiriçá, Recôncavo e Descobrimento, que aconteceu no Auditório do Instituto Federal Baiano - Campus Uruçuca, na última sexta-feira, 20, das 09:00h as 17:00h. O município foi representado pelo secretário de Agricultura de Floresta Azul, Valter Rubens Alcântara e pelo engenheiro agrônomo Carlos Pereira Júnior.

Recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos começa nesta terça em Itamaraju


O recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas acontece nestas terça e quarta-feira (24 e 25), em Itamaraju, município situado no extremo sul da Bahia. A ação visa estimular a devolução dos resíduos pós-consumo ao Sistema Campo Limpo - logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos.

Produtores de leite discutem políticas públicas para o setor


Para apresentar as principais dificuldades dos produtores de leite da agricultura familiar da Bahia, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e dirigentes da Associação dos Produtores de Leite do Estado da Bahia (Bahialeite) se reuniram no município de Feira de Santana, que integra o Território Portal do Sertão.