18 de julho de 2015

Presidente da UNCME palestrou para mais de 150 professores no C40, em Ibicaraí


Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima
A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta sexta-feira, 17, durante todo o dia, um encontro com cerca de 150 professores e diretores municipais, presidentes de sindicatos, conselheiros de Ibicaraí e representantes dos municípios de Almadina, Itapé, Barro Preto e Floresta Azul. A ação aconteceu no Clube dos 40. Na oportunidade a Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Gilvânia Nascimento (baiana e radicada em llhéus), palestrou sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE) e suas conquistas e os desafios dos municípios com os Conselhos Municipais de Educação.

17 de julho de 2015

Polícia Técnica recebe mais três equipamentos de última geração


Em todo o Brasil, apenas três estados, entre eles a Bahia, possuem a tecnologia do Ibis Trax 3 D, equipamento fabricado no Canadá que analisa as imagens de munição utilizada em crimes e organiza as informações em banco de dados. Isso torna possível descobrir se uma arma usada na prática de algum crime foi utilizada em outras ocorrências. 

Uesc realiza aperfeiçoamento de professores de Matemática do ensino médio


A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realiza na próxima semana (20 a 24), por meio do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PapMem), treinamento para docentes da disciplina na educação básica das cidades situadas em sua área de abrangência e alunos de graduação em Matemática. O curso é gratuito e acontece no auditório do Prédio de Ciências Exatas e Tecnológicas, das 8 às 16h.

Secretaria de Educação realiza reunião com diretores das escolas municipais



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação

A Secretária Municipal de Educação de Floresta Azul, Sayonara Leão, reuniu em seu gabinete, na manhã de terça-feira, 07, os diretores e secretários das escolas da rede pública municipal de ensino para uma reunião.

16 de julho de 2015

Bahia torna-se o segundo maior produtor de energia eólica do País


Três anos após a entrada em funcionamento do seu primeiro parque eólico, em Brotas de Macaúbas, no sudoeste do estado, a Bahia já ocupa o segundo lugar nacional na geração da energia pela força dos ventos. De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com a produção de 463 megawatts, registrados em maio deste ano, a Bahia superou o Ceará e o Rio Grande do Sul, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte, estado pioneiro na geração de energia eólica no País.

Cras de Floresta Azul promove integração de jovens do SCFV com brincadeiras e palestra


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Na manhã de terça-feira, 14, das 9 às 10h, aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Floresta Azul, a integração de jovens que fazem parte do grupo do programa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) local, através de uma palestra com o tema “Amizade”, proferida pelo psicólogo do município Fernando Berbeth. Cerca de 20 crianças participaram da palestra. De acordo com Berbert, essa dinâmica é feita a cada 30 dias com jovens do SCFV.

Secretário de Educação de Ibicaraí participou do 15º Fórum Nacional dos Secretários de Educação Municipal



Texto: Ascom Ibicaraí – Fotos: Divulgação

O secretário Municipal de Educação de Ibicaraí, Uildo Batista, participou do 15º Fórum Nacional dos Secretários de Educação Municipal, que aconteceu entre os dias 15 e 19 de junho passado. O fórum foi realizado no município de Mata de São João, na Costa do Sauípe (Bahia) e foi promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

15 de julho de 2015

Leilão de bens móveis do Estado terá pontos de visitação em sete municípios


A segunda edição do leilão de bens móveis do Estado em 2015, que a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) realiza no próximo dia 24, em Salvador, terá diversos móveis, maquinário, materiais de oficina, sucata de veículos e veículos para alienação. A expectativa é que sejam arrecadados mais de R$ 600 mil.

Entre os dias 20 e 23, das 9h às 17h, nove locais estarão disponíveis para visitação. Os interessados em Itabuna, no sul do estado, podem comparecer à Residência de Manutenção do Derba (Avenida José Soares Pinheiro, 705, Centro). Em Teixeira de Freitas, no extremo sul, a visitação ocorre no 13º Batalhão da Polícia Militar (Rua Cel. Fonseca, 34, Trevo BR-101) ou Residência de Manutenção do Derba (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 1732, Trevo). 

Secretaria convoca 603 professores aprovados em processo seletivo


A Secretaria da Educação do Estado divulgou no Diário Oficial desta quarta-feira (15), a convocação de 603 professores para o interior, aprovados nos processos seletivos simplificados, do Edital nº04/2013, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Eles vão atuar na Educação Básica, com contratação temporária e de caráter emergencial,  e devem comparecer no prazo de 10 dias úteis nos Núcleos Regionais de Educação (NRE) aos quais pertencem os municípios para os quais foram aprovados.

14 de julho de 2015

Formação de Portfólio é tema de consultoria do Bahia Criativa em Itabuna


O escritório Bahia Criativa - fruto de um convênio entre o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia, gerido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), através da Superintendência de Promoção Cultural – promove entre os dias 20 e 22 de julho, de 8h30 às 17h30, a consultoria coletiva Formação de Portfólio.

A ação será realizada pelas consultoras Rejane Mira e Renara Telma Ladeia, no Centro de Cultura Adonias Filho, espaço cultural administrado pela Secult em Itabuna, na região sul. As inscrições são gratuitas e estão abertas até esta sexta-feira (17) através do e-mail bahia.criativa@cultura.ba.gov.br.

Salvador sedia V Fórum da Internet no Brasil


Para debater os desafios da inclusão digital, cibersegurança e confiança, economia da internet e direitos humanos, começa nesta quarta-feira (15), em Salvador, o V Fórum da Internet no Brasil. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Manoel Mendonça, participa da abertura evento, representando o governador Rui Costa.

Turismo será desenvolvido em comunidades quilombolas de Itacaré



A criação de roteiros turísticos em comunidades quilombolas e o desenvolvimento do turismo étnico-afro, em Itacaré, serão discutidos desta quinta-feira (16) até domingo (19), durante o II Festival da Cultura Quilombola. O evento tem apoio do Governo do Estado e será realizado na Praça São Miguel, no Centro Cultural Porto de Trás e no Clube Pirajá, na comunidade Porto de Trás.

Em quatro dias de programação, o festival, promovido pelo Conselho Quilombola de Itacaré e Prefeitura do município, contará com encontros de lideranças, discussões sobre políticas para comunidades quilombolas, contação de histórias, exposição fotográfica, exibição de documentário, dentre outras atividades.

13 de julho de 2015

Vila Santa Isabel em Ibicaraí realiza procissão em devoção à sua padroeira

Texto e fotos: Antonio Lima


Foi realizada nos dias 09, 10, 11 e 12, na Vila Santa Isabel, no município de Ibicaraí, a festa da 13ª Semana do Tríduo de Santa Isabel de Portugal. Estiveram presentes todas as células e sementeiras participantes da Paróquia Santa Isabel, o Prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, o Diretor do SAAE, Jose Dias, o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Lula Sampaio, o Secretário Municipal de Infraestrutura, Leildo Santana além de convidados e familiares do município.
A Missa, realizada no domingo (12), teve início às 15h e foi celebrada pelo monsenhor Sebastião Bezerra, da Igreja Matriz Senhor Deus Menino, de Ibicaraí, com a colaboração e participação ativa de devotos e moradores da comunidade, ávidos para confraternizarem a data especial da crença cristã.

Encontro discute a crise do setor filantrópico no Dia estadual do Movimento Nacional das Santas Casas



A máxima popular “contra fatos não há argumentos” ganha mais força com o respaldo de números, como pode ser analisado no subfinanciamento do setor filantrópico de saúde. Enquanto a remuneração dos procedimentos  SUS, do  Plano Real até maio deste ano (25 anos) sofreu reajuste médio  acumulado, equivalente  a 93,66%, a variação do INPC/IBGE  no mesmo período  foi de 413,40%. A energia elétrica e a água variaram, respectivamente, 962,19% e 945,10%, aumentando o déficit dos hospitais filantrópicos. O transporte urbano e o gás de cozinha variaram, respectivamente, 1.177,12% e 1.025,12%.

Mototaxistas e taxistas do sul da Bahia querem melhorias para as categorias na região




O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) defende as melhorias para as categorias de mototaxistas e taxistas no sul da Bahia. Nesta segunda-feira (13), Assunção comentou a importância da linha de financiamento para aquisição de motocicletas, estudada pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). O parlamentar também apontou para avanços no setor de formação e liberação de trajetos apontados pelas categorias como fundamentais para o desenvolvimento das profissões. “Buscamos mais oportunidades para esses profissionais em diferentes setores. Em reunião recente com representantes das duas categorias, em Salvador, pedimos a intervenção do governo baiano para auxiliar nessas melhorias, como curso de formação e demandas locais”, salienta Valmir se referindo aos pleitos na Desenbahia, Detran e Agerba.

Ibicaraí – Começou o campeonato de futebol do distrito do Velho Cajueiro



Texto e Fotos André Luiz Evangelista

No inicio da tarde deste domingo (12), o campo central do Distrito do Velho Cajueiro, foi palco do início do campeonato de futebol organizado pelos vereadores, Osaná Crisóstomo (PT) e Idemar Lopes (PSD), campeonato este, que homenageia a memória do saudoso atleta daquela comunidade, Luciano Marcelino (Cabeção).
O campeonato do Velho Cajueiro, conta com a participação de dez equipes, sendo quatro do cajueiro, duas da Vila Emílio Isabel (41), uma do distrito da Saloméa, duas da sede de Ibicaraí e uma do município de Itapé.

Festival do Licuri reúne centenas de agricultores em Caldeirão Grande


O povoado de São Miguel, localizado no município de Caldeirão Grande, no Centro Norte baiano, a 333 quilômetros de Salvador, foi cenário neste domingo (12), da 8ª edição do Festival do Licuri. O evento, organizado pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (COOPES) teve a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e reuniu participantes centenas de agricultores de 10 municípios da caatinga.