15 de janeiro de 2016

Reiniciada construção da quadra coberta em Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura
Depois de alguns meses de paralisação a construtora Andrade e Rocha Construções e Serviços reiniciou, na última segunda-feira, 11, a construção da quadra coberta na antiga praça Lomanto Júnior, no centro de Floresta Azul. Depois de fazer a fundação, levantar todas as colunas de sustentação do telhado e as paredes dos vestiários, a obra foi paralisada. De acordo com os responsáveis pela construtora a paralisação foi devido ao atraso da segunda parcela de pagamento que deveria ser feita pela CEF, por sua vez o Governo Federal explica que mudou a forma de repasse e agora a construtora terá que concluir a quadra para receber o valor restante. Em uma reunião entre construtora e prefeitura as duas partes entraram em acordo e a obra foi retomada com previsão de entrega para os próximos meses.

Exposição "Índios na janela" passará por Ilhéus, Porto Seguro e Salvador


Composta por uma coleção de peças indígenas das mais variadas etnias brasileiras, reunidas ao longo de 25 anos pelo ex-funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai) Silvan Moreira; e por pinturas de Gildásio Rodriguez, o “Gil dos índios”, que apresenta a cultura indígena como algo vivo e dinâmico, a exposição "Índios na Janela" percorrerá as cidades de Ilhéus, Porto Seguro e Salvador entre os próximos meses de fevereiro e abril, oferecendo ao público imagens e informações de natureza histórica e cultural sobre povos indígenas brasileiros.

14 de janeiro de 2016

Floresta Azul se prepara para receber a Tocha Olímpica



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A Tocha Rio 2016 que passará por Floresta Azul, carregará a mesma Chama Olímpica que será acesa na Grécia, dando continuidade a uma história de 2.900 anos, e desembarcará no Maracanã no dia 5 de agosto de 2016.
De acordo com a prefeita Sandra Cardoso (DEM) o seu governo está preparando um cronograma de atividades que pretende mobilizar toda a população para a passagem da Tocha Olímpica  que acontecerá na segunda quinzena de maio.
"Realizaremos em janeiro O Sexto Campeonato de Futsal com toda ênfase na passagem da Tocha Olímpica, durante os jogos exibiremos vídeos, distribuiremos material impresso explicando a importância deste momento histórico para o nosso município, queremos que Floresta abrace a ideia faça uma festa memorável", disse a prefeita Dra. Sandra.

Tempo quente e chuvoso predomina na maior parte da Bahia neste fim de semana


Uma frente fria que avança pelo Sudeste brasileiro e sul da Bahia já está se deslocando para o Oceano Atlântico. Ainda assim, esta condição permanece influenciando o tempo, deixando o céu encoberto e chuvoso em grande parte do estado, conforme a previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para este fim de semana.

Bahia inaugura primeiro Centro Vocacional Tecnológico de pesca do Brasil


A Bahia inaugura o primeiro Centro Vocacional Tecnológico do Pescado (CVTT) do país na próxima sexta-feira (15), em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. Voltada ao fortalecimento da pesca e aquicultura, por meio da extensão tecnológica e realização de atividades de educação profissional, a unidade foi construída pelo Governo do Estado - através da Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri) -, com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e do governo estadual.  

“A Bahia possui o maior litoral do Brasil, com 1.200 quilômetros de costa e 60 bilhões de metros cúbicos de águas continentais aptas ao uso para produção de pescado. Diante desse potencial, o Governo do Estado vem empreendendo ações para estruturar a atividade pesqueira e tornar a Bahia autossuficiente na produção, e o CVTT desempenha um papel relevante neste processo", explica o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

IBAM dará novo treinamento para emissão de NFS-e em Ibicaraí


Texto e imagem: Arnold Coelho
A Prefeitura Municipal de Ibicaraí e a Secretaria Municipal de Finanças - Setor de Tributos - em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) avisa que uma Técnica do IBAM estará em Ibicaraí entre os dias 18 e 22 de janeiro para mais um treinamento de suporte de cadastro de prestadores de serviços e procedimentos para emissão de NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica).

13 de janeiro de 2016

Crise nos municípios faz UPB convocar prefeitos


Fonte: Ascom UPB
A União dos Municípios da Bahia (UPB) convoca todos os seus associados para Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada hoje, quarta-feira (13/01) a partir das 09 horas no auditório da entidade, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Na pauta consta a definição das ações do movimento municipalista no âmbito do Estado da Bahia.
O cenário de dificuldade para o atendimento às demandas da população, a reclamada queda na arrecadação e a retenção do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para quitação de dívida previdenciária são algumas das queixas dos prefeitos. Somado a isso, as gestões municipais têm que enfrentar no início deste ano despesas extras como o reajuste do salário mínimo e do piso do magistério, que ainda não tem definição de valor, mas já se prevê acréscimo superior ao mínimo.

12 de janeiro de 2016

Prefeito visita obra da barragem do Luxo



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima

O prefeito Lenildo Santana visitou e vistoriou na manhã de hoje, terça-feira, 12, a obra de desassoreamento da Barragem do Luxo (barragem responsável por abastecer parte do município de Ibicaraí). A obra está sendo feita através de uma parceria entre a Prefeitura de Ibicaraí e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A ação é de caráter emergencial e está aproveitando o período de grande estiagem que passa a cidade, o que resultou com a seca de toda a barragem. Vale lembrar que essa ação está sendo feita com recursos próprios.

Novos conselheiros tutelares são empossados em Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Os novos conselheiros tutelares do município de Floresta azul, eleitos em 04 de outubro de 2015, tomaram posse no último domingo (10), às 20 horas, na Câmara de Vereadores. A solenidade aconteceu no mesmo dia em todo o país, como aconteceu com as eleições. Estiveram presentes fazendo parte da mesa de posse a prefeita Dra. Sandra Cardoso, a secretária de Assistência Social, Eliana Alcântara; o Presidente da Câmara de Vereadores, Gutemberg Cardoso; o Pastor Josevaldo Quinto, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA); Cristina Regina Cardoso Maciel, Conselheira de Direito; o vereador Joesdra Nascimento (Jorginho da Saúde); Rute Carvalho, Assistente Social da Família Acolhedora; Sandra Roseno, Conselheira do CMAS e o 1º Tenente PM Klawson Guimarães.

11 de janeiro de 2016

Prefeito empossa novos conselheiros tutelares


Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima
O prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana empossou na manhã de hoje, segunda-feira, 11, no seu gabinete, conforme decreto nº 004/2016, os novos conselheiros tutelares para o quadriênio (2016-2020). Tomaram posse Gracieli Ferreira da Silva, Silvana de Santana Santos, Claudiana Leite da Silva, Jacira Oliveira Silva e Jéssica de Santana Silva. Vale lembrar que os novos conselheiros fizeram prova escrita no dia 28 de junho de 2015, onde os quinze (15) melhores colocados participaram de uma eleição no dia 04 de outubro, através de votação popular da comunidade local, onde foram escolhidos os cinco novos conselheiros e seus respectivos suplentes.

USF Eduardo Mamede aproveita período de recesso e troca todo o piso da unidade



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A Unidade de Saúde da Família Eduardo Bizarria Mamede precisou, em caráter emergencial, substituir todo o piso. Apesar de ter sido reinaugurada e entregue à população no dia 23 de abril de 2015 (Dia da cidade), a obra de reforma e ampliação da unidade, que fica localizada em frente à Praça do Jardim Encantado, no centro de Floresta Azul, acusou problema de rachaduras no piso de todos os cômodos do prédio.