19 de dezembro de 2014

A crise na saúde





Texto e foto: Ascom Floresta Azul
Saúde | http://www.upb.org.br/

A Constituição Federal de 1988 põe a vida como sendo o bem maior dos direitos fundamentais, preceituando em seu art. 196 que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.
Entretanto, é observada atualmente pela sociedade a decadência da saúde pública em todos os estados brasileiros e o consequente sucateamento do SUS, assistido na mais completa inércia ao longo dos anos pelos sucessivos governos brasileiros.

Fim de semana terá chuva em grande parte da Bahia




A estação da primavera termina com chuva em grande parte do Nordeste brasileiro, pois os sistemas meteorológicos que estão atuando favorecem a formação de instabilidades sobre essa área entre sexta-feira e domingo (19 e 21). Um dos sistemas é a umidade vinda da região Amazônica e o outro é um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

Feira de Saúde atende centenas de pessoas na UBS do Delfino Guedes, em Ibicaraí


Texto: Arnold Coelho - Fotos: Raimundo Gomes

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Olintho Mattos, no bairro Delfino Guedes (Mutirão), recebeu na manhã da última terça-feira, 16, a primeira Feira de Saúde da nova unidade (inaugurada em outubro desse ano). A ação foi realizada pela Prefeitura de Ibicaraí e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, que recebeu suporte da equipe da UBS local.

17 de dezembro de 2014

Obama e Raúl Castro anunciam retomada das relações de Cuba e EUA



Do G1 em São Paulo

Os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram nesta quarta-feira (17) o restabelecimento das relações dos Estados Unidos com Cuba.
Obama confirmou que Cuba libertou nesta quarta o prisioneiro americano Alan Gross e, em troca, três agentes de inteligência cubanos que estavam presos nos Estados Unidos voltaram à ilha. A transferência de Gross e dos cubanos Luis Medina, Gerardo Hernandez e Antonio Guerrero foram concluídas.

Fortalecimento da agricultura familiar é destaque dos últimos oito anos na Bahia




O período de 2007 a 2014 marcou decisivamente a agropecuária baiana, destacando-se o fortalecimento da agricultura familiar entre os avanços obtidos em todos os setores. As ações do Governo da Bahia beneficiaram o segmento que atualmente é responsável por 30% dos empregos gerados no estado, 42% das exportações e 24% do Produto Interno Bruto (PIB). Cerca de 30% da população baiana é rural, concentrando 665 mil agricultores familiares, o que representa 15% desse segmento no Brasil.

Cras de Floresta Azul realiza gincana natalina para jovens do SCFV



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Social

Com a proximidade das festas de final de ano o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Floresta Azul realizou na terça-feira, 16, das 09:00h às 15:30h, no Estádio Macedão, uma gincana recreativa como confraternização natalina com as crianças e adolescentes com idades entre 7 a 17 anos cadastrados no programa de atividades dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Na oportunidade aconteceram diversas brincadeiras, como disputa de bambolê, carrinho de mão, corrida da vassoura, corrida de saco, encher o vaso, guerra de papel, túnel e corrida de obstáculos.

Anunciados nomes de 14 secretários de Estado para a próxima gestão




Governador doplomado Rui Costa, anuncia novo secretariado.
O governador diplomado Rui Costa anunciou, na manhã desta terça-feira (16), os nomes que vão assumir 14 das 24 secretarias estaduais. O evento que revelou os novos secretários, realizado no Salão de Atos da Governadoria do Estado, no Centro Administrativo, aconteceu depois da cerimônia de diplomação dos eleitos no pleito de 2014, que legitimou o novo governador, vice, senador, além dos deputados estaduais e federais para tomarem posse de seus cargos em 2015.

16 de dezembro de 2014

Têm início construção da quadra coberta em Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul


Teve início na manhã da última quinta-feira, 11, a remoção dos mais de 110 mil paralelepípedos existentes na praça Lomanto Júnior, no centro de Floresta Azul. A ação marca o início das obras de construção da quadra poliesportiva coberta, com arquibancadas, banheiros e palco. Na parte externa, além de uma área verde, a quadra contará com pista para caminhada, jardins, aparelhos para musculação e quiosques. A nova quadra será um anexo do Grupo Escolar João Alves de Macêdo, que fica perto da praça.

15 de dezembro de 2014

Sobe número de dinamarqueses que deixam o país para lutar pelo Estado Islâmico




Da Agência Brasil
O relatório mais recente do Serviço Dinamarquês de Segurança e Inteligência (PET, da sigla em dinamarquês) diz que o número de cidadãos que deixou o país para lutar pelo Estado Islâmico na Síria e no Iraque aumentou, e que, embora limitado, o risco de um ataque terrorista no país existe.
A agência elevou o tom adotado neste relatório, em relação aos anteriores. Afirmou que “a ameaça do terrorismo contra a Dinamarca é séria” e que o risco de um ataque terrorista evoluiu de “muito limitado” para “limitado”.

14 de dezembro de 2014

Secretaria do Trabalho lança Plano de Desenvolvimento e a Cartilha do Cooperativismo




O cooperativismo é uma forma de organização que proporciona, simultaneamente, a promoção do desenvolvimento econômico e o bem-estar social. Frente à necessidade de convergir esforços para o fortalecimento do cooperativismo na Bahia, o Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop) está apresentando duas grandes iniciativas - o Plano Estadual para o Desenvolvimento do Cooperativismo 2015-2020, que contempla tanto diretrizes estratégicas mais amplas, quanto as demandas por segmento cooperativista, e a 'Cartilha do Cooperativismo', integrante da 'Coleção Trabalho Decente'.

Famílias de agricultores baianos serão assentadas no Projeto Pajeú




Mais 30 famílias de agricultores familiares vão ser assentadas no Projeto Pajeú, no município baiano de Ponto Novo/Caldeirão Grande, no centro norte do estado, ocupando uma área de mais de 61 mil metros quadrados. Para tanto, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assinou nesta sexta-feira (12), com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri), contrato de cessão de uso, com o objetivo de implantar uma unidade de demonstração com modelo diferenciado de reforma agrária.

Mais estudantes do interior baiano são beneficiados com transporte escolar

O governador Jaques Wagner entrega nesta segunda-feira (15) mais três ônibus do Programa Caminho da Escola para os estudantes das cidades de Buerarema, São José da Vitória e Almadina, no litoral sul da Bahia. O investimento total é de R$ 750 mil e a ação visa oferecer transporte escolar seguro aos alunos do ensino médio da rede pública de ensino, residentes na zona rural dos municípios.