5 de maio de 2012

Marcha da Maconha termina em confusão com PMs em Ipanema


A Marcha da Maconha, que acontecia na orla da Ipanema, na Zona Sul do Rio, terminou em confusão com policiais do Batalhão de Choque na noite deste sábado (5). Um carro usado para fazer patrulhamento foi apedrejado.
Segundo os policiais, os manifestantes tomaram a pista inteira da Avenida Vieira Souto, quando o combinado era seguir em apenas em meia pista. O grupo, entretanto, nega.
A polícia afirma que alguns teriam jogado latas de cerveja e pedras no carro. A equipe do Choque, então, revidou com gás de efeito moral. “Provavelmente foram elementos infiltrados no grupo, possivelmente nem eram envolvidos com a causa”, disse o tenente Lima Ramos, do Batalhão de Choque.
Segundo o tenente, cerca de 25 homens da equipe de controle de multidões foram acionados para reforçar a segurança no local, que também era feita por PMs do 23º (Lelbon).
G1-RJ

Agricultores familiares buscam alternativas para alimentar o gado durante a seca


Agricultores familiares criadores de gado de leite, que vivem nas proximidades da região de Itamaracá, nos municípios de Itabuna, Buerarema e Itapé, estão convivendo com um problema atípico para a região sul da Bahia: a estiagem prolongada. A falta de chuva já dura mais de 90 dias e a situação compromete os pastos e a produção de leite nas propriedades rurais.
Para enfrentar a situação, os criadores estão adotando alternativas de recurso forrageiro repassadas pelo técnico da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), Nelson Fernandes Moura, responsável pelo trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), na região.
“Trabalho na gerência de Itabuna desde 1997, e confesso nunca ter visto uma estiagem tão prolongada, nessa região”, enfatiza Moura. José Domingos Soares é um dos agricultores assistidos pela EBDA e foi instruído a plantar uma reserva estratégica alimentar para o gado.
 Ele tem usado a cana-de-açúcar, retirada da sua propriedade, para alimentar os ruminantes durante esse período de escassez. Domingos conta que está fazendo justamente como foi ensinado por Nelson. “A minha sorte tem sido essa cana, que trituro e misturo com ureia e sulfato de amônia, e dou para o gado”, diz o agricultor.
O técnico esclarece que essa mistura é feita para melhorar a qualidade e o valor nutritivo da cana, sem, com isso, acrescentar maiores custos para o agricultor familiar. Rica em nitrogênio, a mistura alimenta as bactérias do rúmem do animal que, por sua vez, transforma o alto teor de açúcar presente na cana (energia) em proteína, favorecendo a produção de leite.
“Na primeira semana, considerada de adaptação, é acrescentada uma quantidade de 500 gramas da mistura a 100 quilos de cana-de-açúcar triturada. Após esse período, aumenta o valor da mistura para 1000 gramas, na mesma quantidade de cana”, explicou Moura.
O agricultor Dermival Barbosa dos Santos, também assistido pela EBDA, conta que graças a essa alternativa forrageira, as vacas da sua propriedade ainda estão conseguindo produzir o leite, mas mesmo assim a produção já caiu em torno de 60%. “Tem agricultores por aqui, que não se preveniram e já pararam de tirar o leite, nesse período de seca”, assegurou Santos.


3 de maio de 2012

Detran faz vistoria em transporte nos municípios de Ibirapitanga e Itabuna


Verificar a obediência das normas que garantem a segurança dos alunos no transporte contratado pelas prefeituras dos municípios de Ibirapitanga e de Itabuna. Com esse objetivo foi deflagrada, nesta semana, pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e o Ministério Público, a Operação Transporte Seguro.
Na ação, cerca de 70 veículos foram vistoriados e entre as infrações mais cometidas estavam a não colocação da faixa identificando o veículo como transporte escolar, a utilização de veículos de cargas não apropriados para o transporte de pessoas, o não cumprimento as exigências de motoristas com a habilitação categoria D, além da utilização de trajes inadequados ao serviço.
         A iniciativa continua em vários municípios da região e os veículos notificados terão um prazo de 30 dias para se adequarem às normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

03/05/12
Aas/is

Prorrogadas inscrições para simpósio sobre formação de professores na Bahia


As inscrições para submissão de trabalhos para o II Simpósio Baiano de Licenciaturas (SBL) foram prorrogadas até o dia 7 deste mês. O evento organizado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que será realizado nos dias 5 e 6 de julho, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Luís Viana Filho (Paralela), em Salvador, visa potencializar a formação de professores no estado.
Os interessados em se inscrever na iniciativa, que é gratuita e aberta ao público externo, devem preencher formulário eletrônico de acordo com as normas estipuladas pela comissão organizadora do simpósio.
Já para participar como ouvintes deve se inscrever entre os dias 11 e 30 de junho. A participação é franqueada para professores, alunos, servidores e funcionários das instituições de ensino superior (IES) públicas.

eas/om         03.05.12

Governo participa em Brasília dos Diálogos Federativos Rumo a Rio+20


O seminário Diálogos Federativos Rumo à Rio+20, que está acontecendo em Brasília, conta com a presença do Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e  Combate à Pobreza (Sedes), do Meio Ambiente (Sema) e do Planejamento (Seplan), além do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), órgão vinculado a Secretaria de Relações Institucionais.
O evento, promovido pelos Ministérios das Relações Institucionais e do Meio Ambiente, tem o objetivo de colher sugestões e reunir iniciativas sobre os temas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. 
A atividade envolve secretarias de planejamento, meio ambiente e da área social de todos os estados brasileiros, buscando a transversalidade, fundamental  para a construção de um novo modelo de desenvolvimento, pautado na inclusão social, na proteção ambiental e no crescimento econômico, os três pilares da sustentabilidade. 
 Para dar suporte às discussões, foram mapeadas e analisadas iniciativas da economia verde com inclusão social, promovidas pelos governos a partir dos biomas continentais brasileiros. A Bahia tem destaque especial por possuir em seu território três tipos de bioma - a caatinga, o cerrado e a mata atlântica.

 
03/05/12
Qas/is

Campanha de vacinação contra a gripe começa neste sábado


Começa no próximo sábado (5), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Cerca de 7.500 postos, entre fixos e volantes, estarão à disposição da população alvo para a vacinação.
Este ano, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Programa Estadual de Imunizações, tem como meta imunizar, até o final da campanha no dia 25 deste mês, de forma indiscriminada, 80% ou mais da população alvo, que inclui idosos a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, pessoal da área de saúde, gestantes e indígenas.
No total devem ser vacinadas 2.219.596 pessoas, distribuídas da seguinte forma: 1.398.035 idosos com 60 anos ou mais, 190.283 trabalhadores da saúde, 332.535 crianças menores de 2 anos, 273.510 gestantes e 25.233 indígenas. No ano passado, 250 municípios alcançaram a meta vacinal.
Com a realização de mais essa campanha, a Sesab pretende reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela Influenza (gripe), na população a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, profissionais de saúde e indígenas. Mais de 25 mil pessoas, entre profissionais e voluntários, estarão trabalhando neste sábado. Em 2011, 1.783.427 pessoas foram imunizadas durante a campanha.

7º Seminário de Negociações Internacionais da Uesc começa na quinta-feira


Comércio Exterior, Cultura e Negociação é o tema do 7º Seminário de Negociações Internacionais, promovido pelo curso de línguas estrangeiras aplicadas às negociações internacionais da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com o apoio da Université de La Rochelle (França). O evento prossegue até sexta-feira (4), das 9h às 18h, no Auditório Paulo Souto do Centro de Arte e Cultura da Uesc.
O seminário é destinado a empresários, exportadores, empreendedores, alunos e professores das áreas de negociações internacionais, administração, economia, línguas estrangeiras, literatura e cultura, além do público em geral.

eas/om       02.05.12

2 de maio de 2012

Mais de 13 mil inscritos no Minha Casa Minha Vida de Salvador


Mais de 13 mil pessoas preencheram o formulário online, até o momento, no Programa Minha Casa Minha Vida, em parceria com o governo municipal, desde a reabertura das inscrições, dia 25 de abril. Até as 12 h desta quarta-feira (2), o número de inscritos chegou a 13.650. Podem se inscrever no programa, maiores de 18 anos, com renda familiar de até R$ 1.600, até 26 de junho. O formulário online está disponível no site Portal Salvador.

Os interessados precisam informar nome completo, RG, CPF e número da carteira profissional, mesmo que desempregado. Inscritos ainda não beneficiados pelo programa, podem se recadastrar no site. Idosos, deficientes e moradores de área de risco, cadastrados pela Defesa Civil de Salvador, têm direito a cota preferencial.

A Prefeitura alerta para que as pessoas não aceitem intermediação para inscrição no Minha Casa Minha Vida, que só está acontecendo com o preenchimento online. Até o momento, já foram entregues 2.700 moradias em Salvador e mais 500 unidades habitacionais estão previstas para serem entregues ainda este mês.

Feriadão com Lei Seca em Salvador


O feriadão de Primeiro de Maio (Dia Internacional do Trabalhador) foi de muito susto para os condutores de veículos que insistem em dirigir sob o efeito de álcool. A Transalvador realizou várias blitze desde a quarta-feira (25) até o feriado de 1° de maio.
Foram feitas 956 abordagens de motoristas, identificados seis condutores com até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido no etilômetro ("bafômetro") e flagrados três por Crime de Trânsito, segundo a Lei 11.705/2008, ao serem encontrados com 0,30 mg ou mais de álcool.

Homem deixa cigarro cair no sofá e morre queimado em Ilhéus, afirma polícia


Um homem com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) morreu queimado após o sofá de casa pegar fogo na cidade de Ilhéus, região sul da Bahia, na tarde desta terça-feira (1°). De acordo com a polícia, a vítima, que sofreu AVC há cinco anos, fumava sozinha no imóvel, deixou o cigarro cair no sofá e morreu carbonizada. O homem já não andava e falava por conta do trauma da doença.
Segundo a polícia, a família tinha saído do imóvel por instantes e, quando retornou, o acidente já tinha acontecido. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não chegou a tempo de salvar o rapaz. O sofá e um hidrômetro localizado ao lado do móvel foram destruídos. O caso será investigado pela polícia.

G1-Ba.

População de Bate Pé, na Bahia, disputa água com animais para viver


No distrito de Bate Pé, a 34 Km de Vitória da Conquista, município do sudoeste da Bahia, há 15 dias os mais de três mil moradores da localidade enfrentam dificuldades por causa da falta de água. O distrito é abastecido com água da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), que chega com irregularidade nas torneiras. Resta aos moradores recorrer a um açude, onde a água é dividida com animais que vão ao local matar a sede.
Dona Vitória, de 72 anos, mora sozinha e conta com a ajuda de vizinhos para armazenar água do açude. Ela se preocupa com a possibilidade do açude secar.
"Não sei mais o que é que eu vou fazer, porque eu não posso pagar para botar água", desabafa Dona Vitória Rosa de Jesus.
"Pegando a água do açude que gado bebe e cachorro toma banho. Nós ainda estamos dando graças a Deus. Tem mais de 20 dias agora que caiu água aqui", contabiliza Dona Joana dos Santos, aposentada.
Diferente da falta de água em várias localidades da região por causa da estiagem, em Bate Pé o problema da escassez é constante. Segundo os moradores, desde quando a Embasa construiu o sistema de abastecimento na localidade, a água cai de forma irregular. Há ruas do distrito em que falta água há três meses.
"Já tem três meses que não caiu mais água aqui para encher vasilha, só cai um pouquinho e pronto, não vem mais", conta Dona Anézia Lemos, dona de casa.
Em outras localidades próximas, os moradores passam por uma situação ainda pior. Sem água da Embasa há mais de 45 dias, os moradores de Bate Pé Velho levam em lombos de animais o único recurso que podem contar: uma mistura de água e lama. Dentro do açude seco, uma tentativa de fazer a água minar.
"Aqui já estamos limpando pra poder a água minar, pra gente pegar de manhã. Ai amanhã, quando for de manhã, a gente pega um pouquinho de água. Quem chegar primeiro pega, quem chegar por último vai caçar em outro lugar, porque não tem mais", explica Jovino Neto, lavrador.
Alguns moradores contam que deixaram de pagar as contas, esperando pela água da Embasa.
"Sem água não dá, a gente pagando sem ter água! A gente já tá comprando, senão a gente paga duas vezes... Um caminhão de água pra pegar do açude pra cá são R$ 60 e de Conquista pra aqui são R$ 250. Você acha que tem condições?", Indaga Dona Dina Meira, dona de casa.
A Embasa diz que tem conhecimento do problema e que está buscando soluções para melhorar o abastecimento de água no local.
"Nós estamos com o projeto pronto, devemos mandar para Salvador na outra semana para contratarmos uma empresa, visando a melhoria daquele rede e também estamos colocando um motor mais potente aqui, estamos aumentando a capacidade de bombeamento, pra gente acabar com o problema da falta de água naquela região. Nós vamos fazer um levantamento pra verificar como foi isso daí para ver se existe a possibilidade da gente cancelar algumas contas", afirma José Olímpio, gerente do escritório regional da Embasa.

G1-Ba.

 

TRE cassa mais três vereadores infiéis na Bahia


O Tribunal Regional Eleitoral na Bahia decretou a perda do cargo de três vereadores de municípios baianos por infidelidade partidária. As ações foram ajuizadas pela Procuradoria Regional Eleitoral.
Perderam os cargos os vereadores Márcio de Oliveira, de América Dourada; Epifânio Souza, de Serra Preta e Amilton Matos, de Antônio Gonçalves.
Em toda a Bahia, mais de 300 vereadores estão ameaçados de perder o mandato por infidelidade partidária. Na lista de ameaçados estão políticos de Ibicaraí, Ibirapitanga, Coaraci, Itacaré e Itaju do Colônia.
Para tentar justificar a mudança de partido, os vereadores alegam que a desfiliação estaria amparada por justa causa, tendo em vista mudança do programa partidário e "grave discriminação pessoal".
Para o procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga, contudo, o cenário revela a existência de mútuo acordo entre os partidos e os filiados que, com a autorização deles, saíram para trilhar caminhos diversos.
Os partidos, por sua vez, ficariam livres para formar novas alianças. De acordo com o procurador, antes de pertencer ao partido, o mandato pertence ao povo.
Fonte: Jornal A Região

Caixa anuncia redução de juros para casa própria


A Caixa Econômica Federal anunciou que entrará em vigor nesta sexta-feira (4) as novas taxas reduzidas de juros para o financiamento imobiliário anunciadas na semana passada. De acordo com a Caixa, para os imóveis de até R$ 500 mil, os juros passam de 10% ao ano para 9% ao ano. Se o interessado se tornar cliente do banco, com conta salário, a taxa cai para 7,9% ao ano. O financiamento, neste caso, é de no máximo R$ 450 mil e dentro das condições de SFH.
Para imóveis com valor superior a 500 mil, ou seja, fora do SFH, a taxa de juros vai cair de 11% ao ano para 10% ao ano, informa a Caixa. Se tiver conta salário no banco, a taxa cai ainda mais, para 9% ao ano.
Já para um cliente que tenha relacionamento com o banco e financie um imóvel de R$ 170 mil, nas regras do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a taxa de juros cai dos atuais 8,4% ao ano para 7,9% ao ano. Se a pessoa também for cotista do FGTS, os juros caem para 7,4% ao ano, inclusive para financiamentos dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, na faixa de renda acima de R$ 3.100.
Na modalidade carta de crédito FGTS, voltada para a baixa renda, que não teve sua taxa alterada, os juros podem chegar a 4,6%. A CEF informa que é possível obter informações nas agências da Caixa ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente do banco, pelo telefone 0800-726-0101.
Fonte- G1

1 de maio de 2012

Projeto leva serviços médicos aos moradores do sudoeste baiano


Milhares de pessoas do sudoeste baiano aproveitaram esta terça-feira (1º), Dia do Trabalhador, para colocar a saúde em dia. Desde sábado (28), pela 12ª vez, a Bahia recebe equipes de profissionais de saúde que compõem o projeto Voluntários do Sertão. Desta vez, o município escolhido foi Encruzilhada, a 607 quilômetros de Salvador, na divisa com Minas Gerais.
A expectativa é que até o próximo domingo (6) sejam atendidas mais de 15 mil pessoas da região, entre baianos e mineiros, perfazendo um total de 70 mil procedimentos, inclusive 650 cirurgias de catarata e/ou pterígio.
O trabalho é organizado pela Organização Não Governamental (ONG) de Ribeirão Preto (SP), Voluntários do Sertão, com apoio dos governos municipal, estadual e federal.
Os secretários Jorge Solla (Saúde) e Rui Costa (Casa Civil) também estiveram na cidade de Encruzilhada no terceiro dia de atividades da ONG, que proporciona à população a oportunidade de usufruir de serviços médicos realizados gratuitamente com equipamentos de ponta em 14 especialidades, entre elas, odontologia, ginecologia, oftalmologia, proctologia, pediatria e ortopedia.
Cerca de 200 pessoas, entre médicos de diferentes especialidades, dentistas, enfermeiros, entre outros profissionais, a maior parte de Ribeirão Preto, realizam os atendimentos. A iniciativa foi idealizada por Doreedson Pereira, baiano de Alegre, povoado pertencente a Condeúba.
Somente no primeiro dia foram realizados 2.400 atendimentos variados e 150 cirurgias de catarata. Centenas de dentaduras e óculos de grau também estão sendo distribuídos gratuitamente.
Os Voluntários do Sertão também arrecadaram um volume grande de roupas, brinquedos, calçados, xampus e condicionadores que serão doados às comunidades da região.
Também visitou a cidade o superintendente de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica da Sesab, Alfredo Boa Sorte.


Fonte: Secom-Ba.

PF realiza blitz nas estradas que dão acesso à cidade de Pau Brasil





A tropa especial do Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal, que faz segurança da região de disputa de terra entre índios e fazendeiros no sul da Bahia, realiza blitz nas estradas que dão acesso à cidade de Pau Brasil na tarde desta terça-feira (1°). O delegado do COT Carlos Farias afirma que a intenção é vistoriar carros e pessoas para evitar a entrada de armas na cidade de Pau Brasil, principal área foco do conflito.

Durante a manhã, os reforços da Força Nacional de Segurança e da PF, que desembarcaram nos últimos dias no aeroporto de Ilhéus destinados a mediar à situação, ganharam novos veículos para possibilitar o patrulhamento da região.
De acordo com o delegado Farias, três motos foram apreendidas e sete pessoas conduzidas para averiguação por infrações de trânsito durante as blitz. Na cidade, segundo ele, o clima é de tranqüilidade. Cerca de 85 homens fazem a segurança na região. A Polícia Militar, junto com a delegacia local, apóia a ação no sentido de rastrear os veículos apreendidos.
Fonte: TV Santa Cruz.

30 de abril de 2012

Família usava bomba como 'ferrinho para segurar porta' há 15 anos em MS


A doméstica Jerusa Pereira dos Santos, de 40 anos, guarda em casa há 15 anos um projétil de artefato bélico encontrado enterrado no quintal. O projétil na casa de Jerusa foi descoberto em 1997, quando cavaram uma fossa no quintal da casa. Na época, o marido da doméstica achou estranho o objeto, mas ele virou um 'souvenir' prático da família. As filhas da dona de casa usaram várias vezes o projétil para amassar latinhas. As meninas levantavam a bomba e usavam a base como martelo. “Ele [o artefato] era usado dentro de casa, no quintal, ficava no sol, segurava o portão e nunca aconteceu nada”, comenta.
No sábado (28), a dona de casa descobriu que o objeto era uma bomba e que representa riscos à família depois que um objeto semelhante foi encontrado em um canteiro de obras na mesma rua, no Jardim Carioca, em Campo Grande. A descoberta aconteceu depois que a polícia foi acionada para retirar um artefato explosivo de uma obra próxima, no sábado (28). “A gente nem imaginou que pudesse ser uma bomba, e eu só guardei porque era diferente. Eu usava o 'ferrinho' pra segurar a porta; toda vez que alguém tirava ele do lugar, eu perguntava onde estava meu ferrinho”,  disse Jerusa.
As filhas da dona de casa usaram várias vezes o projétil para amassar latinhas. As meninas levantavam a bomba e usavam a base como martelo. “Ele [o artefato] era usado dentro de casa, no quintal, ficava no sol, segurava o portão e nunca aconteceu nada”, comenta.
Depois da descoberta de sábado, o projétil saiu do portão da casa e foi deixado no quintal, por receio de que algo acontecesse.
O projétil destruído no canteiro de obras, segundo Gimenez, provavelmente era utilizado entre as décadas de 1910 e 1920. O sargento Tárcio Pimentel, técnico em bombas e explosivos da Cigcoe, disse que o exemplar destruído estava ativo. Pimentel explicou que não é possível identificar o tipo de explosivo, a origem do artefato ou há quanto tempo estava no canteiro de obras.
A Polícia Militar orienta que se alguém encontrar um objeto suspeito de bomba deve isolar a área e acionar o 190. As pessoas devem manter distância do material até chegada da polícia.

Fonte: G1

Novo sistema de pedido de visto para os EUA começa a funcionar


Começou a funcionar nesta segunda-feira (30) o novo sistema de cadastro para solicitação de vistos para os Estados Unidos. O pedido pode ser feito pela internet. Os solicitantes vão receber um número para monitorar o andamento do pedido em seu passaporte - se já foi liberado, se ainda está tramitando etc. Quem fez o agendamento para antes do dia 31 de maio poderá ser atendido pelo sistema antigo, caso queira.
Desde 2009, São Paulo é o maior emissor de vistos para turistas do mundo, segundo o Departamento de Estado dos EUA. Foram pedidos 945 mil documentos no ano passado, 51% a mais do que em 2010. A expectativa do consulado norte-americano em São Paulo é conseguir processar até 1,8 milhão de pedidos de visto por ano até 2013.
Os postos vão ser abertos ao público a partir de 7 de maio, em dois endereços: na Avenida José Maria Whitaker, 370, no bairro da Saúde, Zona Sul; e na Avenida São Gualter, 308, no Alto de Pinheiros, Zona Oeste.
A expectativa do Departamento de Estado dos EUA é reduzir a espera para no máximo 30 minutos nos novos postos.
O solicitante passará a pagar uma taxa única pelo visto, de US$ 160. O pagamento poderá ser feito por boleto gerado no site ou telefone, diferentemente do que ocorre hoje, em que é obrigatório pagar no Citibank com o passaporte.
Quem for pedir visto também não precisa mais se preocupar em levar foto 5x7, que passarão a ser tiradas no centro de atendimento, sem custo. É obrigatório para todos que forem retirar o visto pela primeira vez fazer uma entrevista com um vice-cônsul, que precisa ser agendada até oito dias após a entrega dos papéis nos novos postos. Quem estiver renovando o documento vencido fica isento de fazer a entrevista em quase todos os casos.
Os novos postos de atendimento vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos domingos, das 13h às 18h. Além de São Paulo, que terá duas unidades, haverá postos no Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte. O sistema de Minas Gerais está em fase de implantação, enquanto em Brasília a embaixada vai adotar a mudança em data não definida.

Fonte: G1-SP

Concursos com inscrições abertas nesta segunda-feira somam 31,6 mil vagas


Pelo menos 102 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (30) e reúnem 31.606 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 21.766,15 no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Roraima e Amazonas). Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.
Para as cidades de Ipiau,Eunápolis,Salvador,Madre de Deus,Itabuna e ilhéus na Bahia, a  Petrobras Transporte S/A (Transpetro), oferece 145 vagas com salário máximo até R$ 7.416,12  para nível médio e superior com prazo de encerramento no dia 06/05/2012.
Fonte: G1-SP

Eleitor tem até 9 de maio para transferir ou tirar título


Os eleitores brasileiros têm até o dia 9 de maio para transferir ou tirar o título de eleitor a tempo de participar das eleições municipais de outubro. Os cartórios eleitorais ficarão abertos das 9h às 18h, inclusive neste feriado. O movimento ainda é tranqüilo, mas nos últimos dias os eleitores podem enfrentar filas – o sistema deve ficar mais lento com a grande quantidade de pedidos.
Para tirar o título de eleitor, é preciso levar cópias e originais do RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência. Homens com mais de 18 anos também precisam apresentar o certificado de reservista. A carteira de motorista e o passaporte azul não são aceitos como documento de identidade.
Para transferência de título, é preciso levar o documento, a identidade, comprovante de residência e de votação nas últimas eleições.

Fonte: G1

29 de abril de 2012

Em quatro dias, 12 jovens morrem na BR-101 entre ES e Bahia, diz PRF


Acostamento cheio de buracos, sinalização deficiente e várias imprudências cometidas pelos motoristas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em quatro dias, 12 pessoas morreram em três acidentes. Todos os envolvidos tinham entre 19 e 28 anos. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) disse que estudos são realizados para revitalização da BR-101.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), informou que a velocidade máxima permitida na rodovia é de 80 km/h e que na região existem três placas de alerta, antes da curva.

Porem em vários trechos de estrada no sul da Bahia foi constatado placa de sinalização caída, algumas encobertas pelo mato e em muitos trechos, não há acostamento. Além de tudo, a pista é irregular e cheia de ondulações.
Segundo o Dnit, um estudo está sendo realizado para apontar quais os serviços necessários para a revitalização da BR-101.
De acordo com a Polícia Rodoviária, a imprudência foi à causa de outro acidente grave ocorrido nesta semana, a cerca de 17 quilômetros de onde os cinco jovens morreram. Na quarta-feira (24), ao tentar fazer uma ultrapassagem, um carro bateu de frente em outro. Quatro rapazes, com idades entre 20 e 28 anos, que estavam no veículo que causou o acidente morreram. Nenhum deles tinha carteira de motorista.
Caminhoneiro procurado
Um outro motorista de caminhão, que ainda não foi identificado, está sendo procurado pela polícia. Ele é suspeito de provocar um acidente na BR-101. O homem matou três jovens, no trecho de Linhares, no Norte do Espírito Santo, no último dia 21.
Segundo as investigações, o carro onde estavam Bruno, Penha e Wellen foi fechado pelo caminhão e bateu numa carreta. Segundos depois, o caminhão que provocou o acidente passou por um posto de gasolina e foi embora, sem prestar socorro. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, nos quatros meses deste ano, 201 pessoas se feriram e 33 morreram entre o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia.
Fonte: G1


Sete são mortos em chacina em fazenda em GO, diz polícia

Sete pessoas foram degoladas na noite de sábado (28) em uma fazenda a 43 km do município de Doverlândia, no sul de Goiás, a 413 km da capital. De acordo com a Polícia Militar, as vítimas são o dono da propriedade rural, que tinha 57 anos, o filho do proprietário, 22 anos, um vaqueiro da fazenda, 34 anos, um amigo do fazendeiro, de 51 anos, a esposa desse amigo, 65 anos, o filho desse casal, de 22 anos, e a sua esposa, 24 anos.

De acordo com o segundo sargento da Polícia Militar (PM), Divino Celso Teles, em Doverlândia, a polícia soube da chacina às 21h30 do sábado. Segundo a polícia, todas as vítimas foram mortas dentro da propriedade rural. O sargento relatou que dono da fazenda e o filho foram atacados e mortos dentro da sede. Além de ter sido degolado, o dono da terra, também teria recebido golpes de arma branca no lado direito e no lado esquerdo do peito. Os dois corpos foram arrastados para o banheiro da casa. Ainda de acordo com a polícia, a porta da casa tinha sido trancada e, em um primeiro momento, só era possível ver os corpos pela vidraça do banheiro.

Com base no relato de uma testemunha, a polícia afirmou que por volta das 18h, um vizinho da propriedade acompanhado da mulher, do filho e da nora chegaram para uma visita e estranharam o fato de as lâmpadas ainda estarem apagadas. Acompanhado pelo vaqueiro da fazenda, o grupo seguiu em direção à casa para saber o que teria acontecido, mas foram atacados antes de chegarem até lá.

A testemunha é um adolescente de 14 anos que só não seguiu com os demais, porque teve de resolver um problema com os cavalos no pasto. Segundo a polícia, ele ouviu gritos e depois foi procurar pelo cunhado do dono da fazenda, que estava pescando, dizendo que o seu pai, o vaqueiro, e os outros estavam desaparecidos. “No momento, não é possível falar sobre as causas do crime. Pelo que foi observado, nada foi revirado. O autor, ou os autores, parece ter ido ao quarto do fazendeiro e se aproximado de uma mala, mas parece que nada foi levado”, diz o sargento.

De acordo com a PM, o cunhado do dono da fazenda estava pescando na propriedade quando o filho do vaqueiro o chamou. Quando se aproximaram da casa, viram que só havia uma lâmpada ligada. Depois, viram os corpos do dono da propriedade rural e o do filho, que estavam no banheiro. A polícia acredita que as outras cinco vítimas tenham sido assassinadas nas imediações da sede, mas que os corpos foram levados para outro local. Os demais corpos foram localizados na manhã deste domingo (29), em uma estrada vicinal, próxima à fazenda. Para a polícia, os alvos eram o fazendeiro e o filho. Os outros teriam sido mortos para reduzir o número de testemunhas. Uma moto teria sido vista no local do crime.

Segundo informações da polícia, até onde se sabe, as famílias mortas eram de pessoas “extremamente trabalhadoras” e ainda não há indícios sobre a motivação para os homicídios. 


G1-Go.