18 de abril de 2015

Distrito Integrado reforça segurança em Uruçuca


A segurança da população do município de Uruçuca, no litoral sul do estado, ganhou um reforço na manhã deste sábado (18) com a inauguração do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). A nova unidade, entregue pelo governador Rui Costa e o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, teve investimento superior a R$ 3 milhões e integra as polícias Militar e Civil, além do serviço de emissão de carteira de identidade. O equipamento é o primeiro dos 34 a serem inaugurados na Bahia.

Floresta Azul presente na Escuta Social do Plano Plurianual Participativo – PPA 2016-2019



Texto e foto: Ascom Floresta Azul | Agricultura

O Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Floresta Azul, Valter Rubens Alcântara Santos, e o Engenheiro Agrônomo Carlos Pereira Júnior participaram na última quinta-feira, 16, em Itabuna, das 08:00h às 19:30h da Escuta Social do Plano Plurianual Participativo – PPA 2016-2019.

Travessa Quinto Pereira, em Ibicaraí, recebe nova rede de esgoto



Texto: Arnold Coelho
Fotos: André Luiz Evangelista e Arnold Coelho

A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria de Infraestrutura, deu início na última quarta-feira, 15, à troca de toda a rede de esgoto da Travessa Quinto Pereira (trecho que cruza com a Rua 1o de Maio). A travessa e parte da 1o de Maio sofrem há décadas com as chuvas torrenciais. A rede é antiga, com manilhas de 30cm, que não suportam o volume das águas pluviais, retornando para as residências dos moradores locais. De acordo com os moradores, quando chega o período de chuvas é sempre um momento de apreensão. "A água já chegou a bater 1 metro dentro de minha casa. Espero que com esse trabalho que a prefeitura está fazendo melhore e pare de alagar", disse um morador antigo, que não quis se identificar.

17 de abril de 2015

Expediente do funcionalismo estadual será suspenso na segunda-feira


Entre os dias 6 e 15 de abril, os servidores públicos do Estado trabalharam em regime de compensação de horas em decorrência da suspensão do expediente, na próxima segunda-feira (20), véspera do feriado de Tiradentes. As regras para a compensação foram estipuladas pela Instrução Normativa n° 008/2015 publicada, no Diário Oficial do Estado, no último dia 1º. Apenas serviços essenciais e de emergência ligados ao Estado serão mantidos, inclusive no feriado.

16 de abril de 2015

Páscoa é comemorada na biblioteca Pública de Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação

A equipe da  Biblioteca Pública Professora Dinalva Nunes  de Oliveira, de Floresta Azul, em parceria com a escola municipal da zona rural, Pedro Alves de Matos, realizou sexta-feira (10), um programação especial da Páscoa com o tema a “Celebração da Palavra”, Com o objetivo de proporcionar um maior envolvimento dos alunos na celebração da Páscoa.

Historiador baiano quer vaga de ouvidor da Defensoria Pública para defender minorias



A eleição para o cargo de ouvidor-geral da Defensoria Pública da Bahia será decidida entre o historiador Marcos Rezende e a socióloga Vilma Reis, ambos militantes do movimento negro. A escolha é feita por dois membros de cada conselho de direitos do governo estadual, devidamente habilitados para votar. Ao final dessa eleição, que acontece no dia 24 de abril, uma lista tríplice é enviada ao defensor-geral com os três mais votados, que escolhe um dos candidatos para o posto. Nesse caso só são dois candidatos concorrendo à vaga. Rezende vem realizando campanha nas redes sociais apresentando sua plataforma de atuação com foco no fortalecimento da defesa de pautas como o combate ao extermínio da juventude negra, contra a redução da maioridade penal, em combate à intolerância religiosa, e afirmação da laicidade do Estado. Com isso, o historiador tem conseguido apoios importantes, como do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), do presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, e de militantes históricos de movimentos sociais.

ITAPETINGA: FORRÓ DA VACA LÔCA DEVERÁ FAZER FESTA APENAS PARA PATROCINADORES E FIDELIZADOS


Em Itapetinga a diretoria do Forró da Vaca Lôca deverá fazer esse ano uma festa somente para patrocinadores e fidelizados do camarote. A medida deverá ser adotada em razão da falta de banda de forró para contratação e com isso a alta de preços das bandas sertanejas.

Novo preservativo promete orgasmo para todas as mulheres



Uma empresa sedidada no Michigan, nos Estados Unidos, diz ter criado um preservativo feminino que faz a mulher atingir sempre o orgasmo. Na imagem acima, trata-se do produto que se encontra ao centro, sendo os laterais masculinos.

Concurso de Redação e Artes Visuais estimula a arte-educação nas escolas estaduais


O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, vão lançar o Concurso de Redação e Artes Visuais em videoconferência no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, em Salvador, no dia 29 de abril. O termo de cooperação técnica a ser formalizado pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e o presidente do TCE-BA, o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, foi assinado nesta quinta-feira (16). A iniciativa comemora os 100 anos do TCE.

No ato de assinatura, o conselheiro disse que as ações de cunho educacional adotadas pela Corte de Contas  contribuem para que os cidadãos exerçam o controle social. “A parceria com a Secretaria da Educação, através de ações como o TCE em Campo, o programa Ouvidoria vai à Escola e o EMITec [Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica], fez o Tribunal de Contas se aproximar mais da sociedade. Temos o grande prazer em lançar, como parte das comemorações do centenário desta casa, um concurso que valoriza novos talentos de todo o Estado, não só em artes visuais, mas também na escrita”.

Criadores se preparam para o início da vacinação contra aftosa na Bahia


Mais de dez milhões de bovinos e bubalinos existentes na Bahia devem ser vacinados contra a febre aftosa, entre os dias 1º e 30 de maio, de acordo com informações da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
 Com prazo de 30 dias, o produtor pode adquirir e realizar a aplicação das doses em todo o rebanho, independente da faixa etária. Na aplicação devem ser obedecidas as recomendações do fabricante em relação à dosagem (5 ml para qualquer idade), prazo de validade, meio de transporte e conservação, cuidados na assepsia da seringa e local correto de aplicação da vacina (tábua do pescoço).

Final de semana prolongado será de tempo quente em grande parte do estado


Com a chegada do final de semana prolongado, referente ao feriado de Tiradentes, aumenta a expectativa de como vai ficar o tempo durante esse período. Na Bahia, as condições para este período poderão ter mudanças significativas, principalmente em relação às chuvas. Pois, como a massa de ar quente e seco começa a ganhar força, isto poderá reduzir a nebulosidade e, consequentemente, as chuvas em grande parte do estado.

15 de abril de 2015

Identificação Geográfica da cachaça de Abaíra atrai investidores


Empresas de outros estados, atraídas pela qualidade e credibilidade da cachaça de Abaíra, que conquistou a Identificação Geográfica (IG) em 2014, demonstram interesse em comercializar a aguardente em grande escala. Alguns empresários iniciaram contato com a Associação dos Produtores de Aguardente de Qualidade da Microrregião de Abaíra (Apama), buscando implantar agroindústrias na região da Chapada Diamantina, onde o município está localizado.
Segundo o presidente da Apama, Evaristo Carneiro, dois empresários, por exemplo, já especulam a possibilidade de implantar uma fábrica de licores na região. “Eles foram atraídos pelo status de IG, que garante à cachaça o reconhecimento de sua reputação, qualidades e características vinculadas ao local onde é produzida, o que resulta em maior credibilidade, conquista de novos mercados e atração de agroindústrias”. 

Distrito Integrado de Segurança em Uruçuca será inaugurado neste sábado


O governador Rui Costa e o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, inauguram neste sábado (18), às 9h30, em Uruçuca, litoral sul baiano, o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), unidade que vai integrar os trabalhos das polícias Militar e Civil, e reforçar a segurança no município.
Com investimento superior a R$ 3 milhões, o novo Distrito reunirá as ações da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e do 5º Pelotão da 72ª Companhia Independente de Polícia Militar, que integra o Comando do Policiamento da Região Sul.

Parceria entre prefeituras recupera mata-burro na região do Limoeiro



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul - Agricultura

A Prefeitura de Floresta Azul, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, firmou uma parceria com a Prefeitura de Santa Cruz da Vitória para recuperação de um mata-burro na estrada vicinal da região do Limoeiro. O local tem um grande fluxo de pessoas, veículos leves e pesados e o mata-burro era antigo e feito de madeira. A ação aconteceu entre os dias 6, 7 e 8 de abril, onde foram trocadas as peças de madeira por peças de ferro e contou com a participação de funcionários das duas prefeituras.

Infraestrutura recupera ruas e estradas vicinais em Ibicaraí



Texto e fotos: Arnold Coelho

A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria de Infraestrutura, está recuperando, durante todo o mês de abril, diversas ruas de chão pelos bairros periféricos e estradas vicinais na zona rural do município. De acordo com o Diretor do Departamento de Limpeza da prefeitura, Antonio Gomes Estrela (Toinho Estrela), essa ação vai acontecer durante todo o mês.

14 de abril de 2015

Operação Tapa-Buraco no trevo e avenida Raimundo Silva Cardoso em Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

A avenida Raimundo Silva Cardoso e parte do trevo que liga a BR-415 a Floresta Azul, receberam na manhã do último sábado, 11, a visita de uma equipe do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), que aplicou cerca de 5 toneladas de asfalto nos pontos mais críticos, tapando os buracos que surgem no decorrer do ano, em virtude do intenso tráfego de veículos que circulam diariamente pelo local.

Estudantes da Ufba protestam durante visita do ministro Gilmar Mendes em Salvador




A passagem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, em Salvador não foi nada amistosa. É que um grupo de estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) realizou, nesta segunda-feira (13), uma “ação de escracho” contra o ministro pedindo que ele “devolva” o processo de julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin 4650), apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que proíbe o financiamento empresarial de campanhas eleitorais e partidos políticos. Gilmar Mendes esteve na Faculdade de Direito para participar de uma banca de doutoramento. Na passagem pelo pátio do campus da Ufba em Ondina, o ministro recebeu um bolo e os estudantes cantaram ‘parabéns’ em referência a um ano que o processo está parado pelo pedido de vista dele.

13 de abril de 2015

Investimentos fortalecem ações esportivas na Bahia


Em apenas três meses, várias modalidades esportivas já vislumbram um futuro promissor na Bahia, seja no tatame, na piscina, na quadra ou na pista. Os 100 primeiros dias de 2015 foram marcados, no esporte, por iniciativas governamentais que prometem orgulhar os atletas baianos ante os mais avançados centros dos esportes olímpicos e paralímpicos internacionais. As ações do Governo da Bahia apontam para medalhas, pódios e rankings mundiais, por meio da construção de equipamentos de ponta, investimentos na formação e treinamento de atletas e pessoal de apoio, desenvolvimento humano e inclusão social.

Servidores vão fortalecer quadro da Polícia Civil no interior da Bahia


A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informa que será iniciada, nos próximos meses, a capacitação de 800 investigadores e peritos que vão fortalecer o quadro da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) no interior do estado.
O Governo da Bahia, por meio do programa Pacto pela Vida, também ampliará em 3.833 o número de vagas disponíveis no sistema prisional, com a inauguração de sete unidades vinculadas à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). A reforma do presídio de Feira de Santana, já em fase de finalização, irá permitir a abertura de mais 900 vagas.

Professor da Uesc conquista primeiro lugar em prêmio de inovação


A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) alcançou o primeiro lugar no 12º Prêmio Alcoa em Inovação em Alumínio 2015, na categoria profissional. O resultado foi divulgado sexta-feira (9), em São Paulo. O projeto vencedor, ‘Sistema Vertical de Secagem Solar’, foi desenvolvido pelos professores Jorge Henrique de Oliveira Sales, da Uesc, e Alfredo Takashi Suzuki, do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de São Paulo.

Detran realiza leilão de sucatas e veículos


Com o objetivo de reduzir o número de veículos apreendidos que estão lotados no pátio da sede do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) e na 3° Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Feira de Santana, será realizado na quarta (15) e quinta-feira (16), às 9h, o primeiro leilão de sucatas e veículos.

O leilão será realizado simultaneamente nas modalidades on-line, através do site
 www.brbid.com, ou presencial, no auditório da sede do Detran-Ba, situado na Av. Antônio Carlos Magalhães, nº 7744, no bairro de Pernambués, em Salvador. Portanto, quem se interessar por um veículo e quiser participar pessoalmente do evento, terá que se dirigir à sede do órgão, na capital baiana.

12 de abril de 2015

Prefeitura de Floresta Azul inicia obras de esgotamento sanitário em Coquinhos



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A prefeitura de Floresta Azul, por meio da Gerência de Infraestrutura, começou na última sexta-feira (10) a refazer o sistema de rede coletora de esgoto da Travessa J. J. Seabra, no distrito de Santa Terezinha (Coquinhos). A primeira etapa foi a entrega no local de 55 manilhas de 0,30. Segundo o Gerente de Infraestrutura, Plínio Oliveira, o trabalho de limpeza e reposição começa na próxima segunda-feira, 13.

Prefeitura entrega móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos em creches de Ibicaraí


Texto e fotos: Arnold Coelho

A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria de Educação, via programa Brasil Carinhoso, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e que envolve o Ministério da Educação (MEC), em parceira com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizou durante toda a manhã da última sexta-feira, 10, a entrega de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos em três creches do município. A ação contou com a presença do prefeito Lenildo Santana, do secretário de Educação Uildo Batista e das coordenadoras de Educação, Thaís Amorim e Marize Alves.