14 de dezembro de 2013

Eric Ettinger é reeleito para o biênio 2014/2015 da Santa Casa de Itabuna


O provedor Eric Ettinger de Menezes foi reeleito para o segundo mandato consecutivo (2014/2015) à frente da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) – entidade filantrópica considerada como o maior complexo filantrópico de saúde do interior do Norte e Nordeste do Brasil.
Ele encabeçou chapa única que teve como vice Almir Alexandrino, 1º Secretário Silvio Roberto de Oliveira, 2º Secretário José Antero Almeida, 1º Tesoureiro Eduardo Kowalski, e 2º Tesoureiro Peter Deviris Lemos. Além dos membros da provedoria, a chapa também é composta por 18 membros do Conselho Deliberativo, três suplentes e 18 Irmãs Auxiliadoras.
A reeleição do biomédico Eric Ettinger, que tem em trajetória uma gestão de destaque à frente da Santa Casa de Itabuna, ocorreu por aclamação em Assembleia Ordinária da Irmandade, como rege o estatuto. “Encerro este primeiro mandato com o sentimento de dever cumprido, mas também com a certeza de que terei muito mais a fazer pela Santa Casa de Itabuna no próximo mandato assegurado para o biênio 2014/2015”, frisou o provedor reeleito.
E completou: “Sei que os desafios são muitos, mas com a união de todos conseguiremos superar e cumprir mais uma vez a nossa missão, que é promover assistência à saúde e formação profissional com qualidade dentro dos ideais cristãos e humanitários, e com sustentação econômica”.
A cerimônia de posse será no dia 13 de janeiro. “Agradeço o imenso apoio recebido por todos nesta minha primeira gestão como provedor da SCMI, no biênio 2012/2013, e também renovar o meu pedido de contar mais uma vez com o apoio e parceria imprescindível de todos para o bom andamento dos nossos trabalhos”, encerrou o provedor Eric Ettinger.

Texto e fotos: Ascom Santa Casa






Floresta Azul: Secretaria de Assistência Social promove confraternização da melhor idade


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Um encontro marcado pela alegria, descontração e companheirismo. Foi nesse clima que a secretaria de Assistência Social de Floresta Azul, Eliana Alcântara, promoveu a tradicional confraternização de fim de ano com o grupo da Melhor Idade. O evento aconteceu na sede do AMI na tarde de quarta feira (11/12) e foi prestigiado pelo vice-prefeito Jaconias Gusmão.
As crianças do PETI através do coral se integraram a confraternização, prestando uma bela homenagem aos vovôs e vovós entoando cânticos natalinos.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, D. Célia Santana se fez presente e foi recepcionada pela técnica de referência responsável pelo AMI, Nilsa Bispo.
A orientação pedagógica é Roselis Barros (Lis) cuidou de todos os detalhes; quem também marcou presença ao evento foi a assistente social do CRAS, Tawanne Gonçalves.

A secretária Eliana Alcântara ressaltou o excelente trabalho que vem sendo realizado pela equipe do AMI, dizendo de sua satisfação pessoal em contribuir para o bem estar e a qualidade de vida dos idosos florestenses; falou ainda do especial carinho que a prefeita Dra. Sandra tem pelos idosos e pelas crianças, justificando a sua ausência por estar a trabalho em Brasília.




https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


12 de dezembro de 2013

350 alunos da rede pública municipal são alfabetizados

Aconteceu na tarde de quarta-feira, 11, na Igreja Matriz Senhor Deus Menino, parte da celebração de formatura dos alunos de Alfabetização da rede pública municipal de ensino. 150 alunos de até 5 anos de idade, das escolas municipais Léa Galrão, Coracy Magalhães Ally, José Tito de Lima, Ressurgir, Natércia Kauark e Gilberto Amado, acompanhados dos pais e parentes, estiveram na Igreja Matriz para festa de confraternização e entrega de diplomas.
A secretária de Educação, Fabiane Lyra, abriu a celebração chamando os padrinhos de cada escola homenageada. Em seguida, o coral da Escola Adventista cantou as músicas natalinas “Noite Feliz” e “Então é Natal”. No final, o público presente aplaudiu de pé a apresentação. Houve também a apresentação em forma de capela da música “Ave Maria” e diversas mensagens dos alunos para os professores presentes.
Na parte final das comemorações foi feito o juramento do aluno, com 150 pequenas vozes levando emoção a todos os presentes na Igreja e a chegada do “Papai Noel”, que levou emoção, risos e lágrimas às crianças presentes. O que era para ser uma simples brincadeira de Natal terminou emocionando a todos que viram o espírito natalino aflorar no semblante de cada criança presente ao evento. “Papai Noel”, por sua vez, atendeu todas as crianças, uma a uma, tirando fotos e dando presentes de Natal.
Fabiane Lyra falou da importância de fazer uma festa dessa e entregar o diploma de alfabetização para cada criança alfabetizada. “A semana está sendo toda dedicada às crianças da Alfabetização. Segunda-feira fizemos a confraternização na escola Helena Pimentel, na Saloméa; Na terça-feira, foi no Emílio Isabel, na Vila Santa Isabel; Quarta-feira aqui no centro; Quinta-feira será no colégio Raimundo Cordeiro, no distrito do Cajueiro Novo e no colégio Olavo Bilac, no Cajueiro Velho. No total são 350 crianças até 5 anos, recebendo o diploma de Alfabetização e recebendo também presente de Natal”, disse a secretária. 






Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

Floresta Azul: Prefeita exige maior apoio para os municípios

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu terça-feira, 10 de dezembro, em Brasília, a última Mobilização Permanente de 2013. Centenas de gestores voltaram ao Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, para pedir aumento no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma decisão sobre a liberação dos royalties e debater os pisos salariais, com destaque ao reajuste do piso dos professores.

A prefeita de Floresta Azul e diretora da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – (AMURC), Dra. Sandra Cardoso participou durante todo o dia da mobilização, inclusive da audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN).

No final da tarde os prefeitos se reuniram com o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) e mais uma vez, a gestora defendeu os interesses dos municípios, principalmente as demandas relacionadas ao seu município.

 “Os pequenos municípios estão numa situação de falência, temos que nos unir e buscar o apoio dos parlamentares para mudarmos essa realidade. O governo federal tem a obrigação de olhar mais pelos menores e não está fazendo isso”. Argumentou a prefeita Sandra.

Texto e fotos: Ascom Floresta Azul


Agência federal publica autorização para construção do Porto Sul

As outorgas para a construção do Porto Sul, na região de Aritaguá, em Ilhéus, Sul da Bahia, foram publicadas nesta quinta-feira (12), no Diário Oficial da União (DOU), pela Agência Nacional de Transportes Aquaviário (Antaq). Com isso, o Governo da Bahia e a Bahia Mineração poderão prosseguir no processo para construção dos terminais de uso privativo do maior empreendimento portuário do Nordeste brasileiro.
A Agência federal considerou que o projeto atende as disposições estabelecidas na nova lei dos portos (nº12.815/2013). “A outorga concedida pela Antaq demonstra a qualidade do projeto. Este é um passo decisivo rumo ao início das obras. O Porto Sul é uma iniciativa acertada do governador Jaques Wagner. Representa um ciclo de desenvolvimento duradouro e sustentável, que beneficiará toda a Bahia”, disse o secretário da Casa Civil, Rui Costa.
O Porto Sul terá dois terminais de uso privativo. Um da Bahia Mineração, que será utilizado para exportação da produção própria de minério de ferro, da mina em Caetité. O outro, na Zona de Apoio Logístico (ZAL) será construído através de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), onde o Governo da Bahia será sócio minoritário de empresas com interesse em construir, operar e explorar o megaporto. O governo baiano colocará o edital de chamamento das empresas para consulta pública ainda nesse mês de dezembro.

Novas audiências públicas

Duas audiências públicas, acordadas pelo Ibama, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Governo da Bahia e Bamin estão sendo  realizadas na quinta (12) e sexta(13) em Ilhéus e Itabuna, respectivamente, para apresentar à população os avanços obtidos com aprofundamento dos estudos técnicos ambientais.
O Porto Sul já tem a licença prévia do Ibama, que atesta sua viabilidade ambiental e aguarda apenas a concessão da Licença de Instalação para efetivar a construção.

Vdt/af

12.12.13

Blitze do IPVA continuam em muitas cidades

Neste mês, as blitze de abordagens aos contribuintes em débito com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) têm continuidade em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Irecê e Juazeiro. As operações são realizadas conjuntamente pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Detran-BA, Polícia Militar e prefeituras.
Como resultado das blitze, a Sefaz superou a média histórica de arrecadação no mês de novembro, chegando a R$ 50,9 milhões, um crescimento de 100,16% em relação ao mesmo período de 2012, quando foram arrecadados R$ 25,1 milhões. As operações devem ter continuidade em 2014.
Na Bahia, 155 mil contribuintes foram notificados por estar em débito com o imposto e, desse total, 91 mil estão no interior.

aas/om                12.12.13


11 de dezembro de 2013

Programa Mais Médicos chega a Floresta Azul

Prefeita Dra. Sandra Cardoso, médica Dra. Nidia Barrera e a secretária de Saúde Domilene Borges


Na manhã de segunda feira, (09/12) na Câmara de Vereadores de Floresta Azul a prefeita Dra. Sandra Cardoso e a secretária de Saúde Domilene Borges, promoveram um encontro entre os funcionários da saúde, autoridades locais e a comunidade em geral, com o objetivo de apresentar a médica cubana Dra. Nídia Barrera Escalona, do Programa Mais Médicos, do Governo Federal.

A médica irá residir em Floresta Azul e trabalhar na unidade de saúde da família, (USF) Eduardo Bizarria Mamede. Com sólida formação profissional Nídia cumprirá uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, atendendo dois turnos durante cinco dias da semana.

Durante o encontro de acolhimento a prefeita enfatizou o seu permanente compromisso com a saúde do município, lembrando que a chegada do Programa Mais Médicos, irá reforçar o bom trabalho que vem sendo realizado na atenção básica da saúde.





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

10 de dezembro de 2013

Uruçuca comemora aniversário de 61 anos com inauguração, serviços e shows gratuitos

Shows, atendimento com serviços gratuitos e inaugurações de novos equipamentos públicos marcam o aniversário do município de Uruçuca, no sul da Bahia, desta quinta-feira (12) até domingo (15). A prefeita da cidade, Fernanda Silva (PT), diz que os 61 anos de emancipação política e econômica terá programação diversificada para atender todos os segmentos da sociedade.

“Vamos inaugurar a Praça da Bíblia, a Cidade Digital e o Posto de Saúde da Família na quinta-feira. Seguimos os festejos com shows de calouros, na sexta (13) e a feira de ação solidária, no sábado, quando haverá também atendimento e serviços para a população. A intenção é levar essas ações do cotidiano como uma forma de ampliar os serviços”, informa Fernanda.

Os serviços que serão prestados em Uruçuca envolvem os Centros de Referências em Assistência Social (Cras), os Centros de Referências Especializados de Assistência Social (Creas), o Conselho Tutelar, Defensoria Pública, o programa Bolsa Família, psicólogos, odontólogos e outras ações de saúde, como teste de glicemia, hiperdia, atendimento de nutricionista e um estande da Secretaria de Educação para tirar dúvidas sobre o ano letivo de 2014.

Programação
Dia 12 – Quinta-feira
6h – Alvorada
8h – Missa Solene
9h30 – Hasteamento da Bandeira
9h45 – Inaugurações: Praça da Bíblia, Cidade Digital, Posto de Saúde da Família (PSF1)
20h – Shows com as bandas Trio da Huanna, Lordão, Ruarez, Blackout

Dia 13 – Sexta-feira
18h – Show de Calouros no Centro de Cultura Água Preta

Dia 14 – Sábado
8h às 14h – 1ª Feira de Ação Solidária
Atendimentos e serviços públicos
- Conselho Tutelar; Defensoria Pública; Bolsa Família; Cras; Creas; Caps; BPC; Psicólogos; Saúde Bucal; Teste de glicemia; hiperdia; nutricionista; estande da Secretaria de Educação.

Dia 15 – Domingo
Durante a manhã
- Cavalgada e trilhão, saindo da Praça Régis Pacheco
Shows a partir das 14h com Rian Girotto e Henrique/Marcos Reis, Magno Alves/Quarto de Luxo e Estillo Groovado

Vitor Fernandes
Jornalista - DRT-2430
Assessor de imprensa

71 88789657

Floresta Azul: DERBA e Prefeitura iniciam operação tapa-buracos

Texto e foto: Ascom Floresta Azul
Uma parceria entre o Departamento de Estadas e Rodagens da Bahia, (DERBA) e a prefeitura de Floresta Azul, viabilizou a recuperação da Avenida Raimundo Silva Cardoso que está bastante danificada em razão das constantes chuvas que caíram no município nos últimos meses.
A realização do serviço de tapa-buracos foi possível graças à colaboração do diretor geral do departamento Dr. Saulo Pontes e da equipe da residência do DERBA de Itabuna, liderada pelo engenheiro Fernando Sanches. A prefeitura por sua vez, vem dando apoio através da secretaria municipal de Infraestrutura, coordenada por Antônio Carlos e Plinio. Os trabalhos de aplicação da massa asfáltica devem ser finalizados no decorrer desta semana.


9 de dezembro de 2013

Dique do Tororó ganha presépio e grande espetáculo natalino a céu aberto


O Dique do Tororó, um dos locais mais frequentados da cidade, vai ser palco das apresentações de um grande espetáculo natalino a céu aberto. A partir do dia 18, entre 20h e 21h, será encenado no local a história de Jesus Cristo de uma forma que a cidade nunca viu. As apresentações vão acontecer até o dia 21. Nos dias 15, 16 e 17, a população também vai poder acompanhar o ensaio geral do espetáculo, promovido pela Prefeitura em parceria com a Arquidiocese de Salvador. 

O anúncio foi feito hoje pelo prefeito ACM Neto durante a inauguração do presépio no Dique, na área que fica mais próxima à Arena Fonte Nova. "Estamos retomando a festa natalina em Salvador. Na semana passada, já entregamos a iluminação, que ainda será reforçada. Agora, estamos apresentando o presépio que também foi reformado. Mas o melhor ainda estar por vir, que será o espetáculo encenado aqui no Dique, que vai tocar o coração das pessoas, atraindo as famílias soteropolitanas e renovando os bons sentimentos. Tudo de forma gratuita", disse o prefeito, recepcionado pelo coral do colégio Dom Bosco. 

Participaram da inauguração do presépio de Natal o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, além de autoridades como o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger. "Esse é um momento importantíssimo para as famílias, sobretudo para ensinar às crianças a importância de disseminar o amor nesse período natalino", afirmou dom Murilo. 

No dia 25, conforme revelou Bellintani, acontecerá a missa de Natal no Dique. "Também teremos outros eventos relacionados ao Natal, como a inauguração, no próximo dia 14, de uma árvore natalina totalmente sustentável, feita com a utilização de materiais recicláveis", destacou. 



Agecom
Sara/Telma


Presidente da Amurc participa de mobilização em Brasília

Diante das dificuldades financeiras vivenciadas pelos municípios baianos, agravada pela queda das receitas e pelo subfinanciamento dos programas federais, o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc, Lenildo Santana estará em Brasília, nesta terça-feira (10), defendendo a ampliação de recursos para os municípios e redução dos impostos, que oneram os cofres públicos. A mobilização terá início às 9h30, no Auditório Petrônio Portela, Senado Federal.
A iniciativa é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) junto com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e outras associações estaduais. A pauta da mobilização é formada pelos temas de maior interesse do movimento municipalista ao longo de 2013. São eles: o aumento de 2% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); a distribuição dos royalties de petróleo que aguarda decisão no Supremo Tribunal Federal (STF); o Encontro de Contas Previdenciário e os pisos do magistério e dos Agentes Comunitários de Saúde.
Entre as prioridades listadas pelos gestores baianos, no último dia 2, estão: a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional PEC 39/2013, que aumenta em dois pontos percentuais os repasses ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM); adequações na Lei de Responsabilidade Fiscal, desvinculando do cálculo do índice de gasto com pessoal as despesas com programas federais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Programa Saúde da Família (PSF). Em terceiro, foi apontada a necessidade da redução da alíquota patronal do INSS pago pelas prefeituras, que hoje é fixado em 22%, causando verdadeiro rombo aos cofres municipais.
As reivindicações compreendem as lutas defendidas pela Amurc e seus associados durante o ano de 2013, a partir da apresentação de estudos do Projeto Experiência Municipal, realização de seminários, reuniões de trabalho e demais eventos que levaram ao gestor, uma maior compreensão das dificuldades vivenciadas nos municípios, além de ações estratégicas de estar pleiteando a ampliação das receitas em Brasília. Sobre o saneamento das despesas municipais, Lenildo revela que “só irão ocorrem com a revisão do Pacto Federativo, objetivando a distribuição democrática dos recursos e uma maior autonomia financeiras aos municípios”.

           Texto: Viviane Cabral
            Foto: marcos Souza 

CELEM solidário de Ibicaraí realiza VI Feira Cultural


Foi realizado na sexta-feira (06), no período das 07h30min às 11h30min, na Praça Henrique Sampaio, em Ibicaraí, o 6º ano do Projeto CELEM SOLIDÁRIO. O evento teve a participação de professores, coordenadores e mais de 800 alunos engajados em atividades sociais em benefícios das comunidades carentes do município de Ibicaraí, com 22 estandes armados e divididos em diversas modalidades.
CELEM SOLIDÁRIO é um projeto da área de Ciências Humanas do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, coordenado pelo Professor Uildo Batista, com a colaboração dos professores Sergio Gama, Hugo Vieira e Mirela Hoesttis nos eventos culturais. Durante todo o periodo da manhã, os alunos desenvolveram ações de doações de 150 cestas básicas para famílias extremamente necessitadas, sendo a maior parte destas famílias dos distritos do município, e cadastradas há quarenta dias pelos próprios aluno; prestação de serviços de atendimentos a saúde para a população, através de aferição de pressão arterial; coleta e tipagem sanguínea; saúde e beleza, tais como: penteados e tratamento capilar, manicure e pedicure, aulas de aeróbicas, exposição de fotos em homenagem aos 61 anos de emancipação politica de Ibicaraí e palestras educativas.
O bioquímico e farmacêutico Carlos Alberto Matos foi um dos palestrantes para os jovens e adultos presentes ao evento. O Dr. Carlos Alberto em sua palestra, abordou um tema sobre o lúpus eritematoso sistêmico (LES), doença autoimune, e que é muito comum em mulheres do que em homens, ocorrendo em qualquer idade, com uma maior frequência em pessoas entre 10 e 50 anos.  Outro fator comum é o aparecimento com maior frequência entre afro-americanos e os asiáticos.

Segundo o coordenador do evento, Uildo Batista, “este é o 6º ano que o Colégio CELEM realiza o Natal Solidário, e tem como objetivo desenvolver o senso de solidariedade, tentando unir em torno de uma mesma causa a família, a escola e a comunidade”.












Texto e fotos: Antonio Lima

Copa 2014 vai injetar R$ 50 milhões na economia de Porto Seguro

Os jogos da Alemanha e da Suíça serão em Salvador, mas as duas seleções europeias escolheram a região da Costa do Descobrimento (Extremo Sul da Bahia), que está a uma hora de avião da capital do estado, para fazer a preparação para o Mundial de Futebol da FIFA. Os suíços ficarão no Latorre Resort, em Porto Seguro, já os germânicos passarão 45 dias em Santa Cruz Cabrália.

De acordo com o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, serão 1,5 mil hóspedes na região, o que injetará R$ 50 milhões na economia de Porto Seguro e arredores. Leonelli, que assistiu o Sorteio Final da Copa ao lado do presidente do Esporte Clube Bahia, Fernando Schmidt, elogiou a cerimônia, em especial o espetáculo de dança da coreógrafa Débora Colker, que teve o futebol como tema.

Ibicaraí, Floresta Azul, Itapé e Barro Preto se unem para elaboração de projeto de aterro sanitário compartilhado

O Coordenador Estadual de Resíduos Sólidos, Mateus Almeida Cunha, falou em uma reunião na última quarta-feira, (4), com a prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso, sobre o plano municipal de resíduos sólidos, além da captação de recursos para elaboração do projeto de aterro sanitário compartilhado, ou arranjo compartilhado, que contemplará os municípios de Ibicaraí, Floresta Azul, Itapé e Barro Preto.
O coordenador apresentou as providências que já foram tomadas e se colocou a disposição das prefeituras para continuar colaborando no que for preciso para ajudar os 4 municípios na criação desse aterro.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) fez um estudo para definir onde será criado o futuro aterro sanitário que atenderá as cidades de Itapé, Barro Preto, Ibicaraí e Floresta Azul. O estudo apontou Ibicaraí como município adequado para esse aterro compartilhado. O município é bem localizado, estando entre as outras três cidades, o que diminuiria tempo de acesso; é cortado pela BR-415, além de ser a maior cidade entre as quatro cidades do arranjo compartilhado.
O prefeito de Ibicaraí e presidente da Amurc, Lenildo Santana, falou para a Superintendente de Relações Institucionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (SEDUR), Adélia Almeida, (em visita a Ibicaraí, no mês de novembro), da criação do consórcio que irá ajudar na captação de recursos para esse aterro, além da criação do arranjo compartilhado, proposto pela Sedur entre os municípios de Barro Preto, Itapé, Ibicaraí e Floresta Azul, cidades que irão utilizar esse futuro aterro sanitário.
A o fim dos lixões, que terá que acontecer até agosto de 2014, conforme a lei nº 12.305/2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), traz um grande desafio para os gestores. Existe uma preocupação por parte das cidades envolvidas e a perspectiva é que 2014 as coisas aconteçam.

O que já foi feito:
Estudo de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Convênio nº 00002/07, entre a SEDUR e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Concluído em dezembro de 2012. Disponível para download no site da SEDUR (www.sedur.ba.gov.br, seção Saneamento e "Regionalização de Resíduos Sólidos").
Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Litoral Sul. Com recursos do MMA (repasse) e da SEDUR (contrapartida). O aviso de licitação (Concorrência nº 6/2013) foi publicado no Diário Oficial da União no dia 11 de novembro de 2013, com entrega de propostas no dia 23/12/2013. Após a contratação da empresa, o prazo previsto para execução do plano é de 18 meses.
Elaboração de Estudos de Concepção do PAC 2 G1, com a ação de "encerramento de lixão". Fase: processo licitatório. Serão contemplados os municípios de Ibicaraí, Floresta Azul, Barro Preto e Itapé. O projeto de aterro sanitário compartilhado será no município de Ibicaraí. 
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

 Texto: Ascom Ibicaraí