15 de abril de 2016

Prefeitura de Floresta Azul reforma creche Mathildes Silveira


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação
A prefeitura de Floresta, através da Secretaria Municipal de Educação e o Programa Brasil Carinhoso, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Educação (MEC) está reformando a Creche Mathildes Silveira, que fica localizada em frente à Praça Antonio de Ângelo. A reforma encontra-se em ritmo acelerado e, segundo a secretária municipal de Educação, Sayonara Leão, a ideia é proporcionar maior qualidade no ensino da Educação Infantil do município de Floresta Azul e melhorar as condições de trabalho dos professores e servidores.

Final de semana será de temperaturas elevadas e chuvas fracas


O serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) prevê alterações pouco significativas nas condições do tempo sobre a Bahia neste final de semana. Em Salvador e região metropolitana, o calor associado à umidade vinda do Oceano Atlântico contribuem para manter o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. A mesma previsão também se estende para as regiões do nordeste, Recôncavo e sul e parte da Chapada Diamantina e sudoeste.

14 de abril de 2016

Leilão do Detran bate recorde de público



O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) realizou o primeiro leilão de veículos e sucatas do ano nesta quinta-feira (14), em Salvador, com recorde de público presencial e online. Mais de 700 pessoas compareceram ao auditório do órgão e houve 97 mil acessos pela internet. Foram leiloados 448 lotes de veículos apreendidos na capital baiana. O lance mais alto registrado foi o de um Fiat Linea 2013, arrematado por R$ 24 mil. O leilão prossegue nesta sexta-feira (15), a partir das 9 horas, com a oferta de 468 carros e motos apreendidos em Feira de Santana.

Boletim: Bahia registra 25 casos da gripe H1N1


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), informa que do dia 1º de janeiro a 13 de abril, foram confirmados 25 casos da gripe H1N1, em todo o estado. Desses, seis pacientes evoluíram para óbito.

Defesa Civil orienta municípios da região sul sobre situação de emergência


Com o objetivo de orientar e apoiar os municípios nos processos para organização e fortalecimento das Comissões Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs), a Superintendência de Proteção de Defesa Civil (Sudec), órgão vinculado à Casa Civil, reuniu representantes de dez municípios da região sul da Bahia, na quarta-feira (13), na Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), em Itabuna.

13 de abril de 2016

Itabuna recebe curso da Sudesb para árbitros e técnicos de futebol


A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realiza nesta sexta-feira e no sábado (15 e 16), em Itabuna, na região sul, o Curso de Capacitação para Árbitros e Técnicos de Futebol, que faz parte do programa Dimensão Social do Futebol. 

As inscrições estão sendo feitas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizado na Rua Marquês de Pombal, nº 256, no bairro Santo Antônio, e devem ser feita até sexta, antes do início da atividade. Todo o curso é gratuito e ao término os participantes recebem certificado. O início da atividade está previsto para às 18h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), com aula teórica sobre arbitragem do futebol, ministrada pelo professor e educador físico, Hidelbrando Patriarca.

Governo fala sobre projetos da Fiol e Porto Sul em comissão da Assembleia


O Governo da Bahia, representado pelo secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, participou nesta quarta-feira (13) de uma reunião de trabalho da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O encontro teve o intuito de prestar esclarecimentos e sanar dúvidas dos deputados acerca do andamento dos projetos.

A Fiol e Porto Sul fizeram parte dos projetos tratados com investidores e o governo chinês durante a viagem do governador Rui Costa ao país, em março deste ano. Bruno Dauster, que integrou a comitiva, apresentou aos parlamentares o atual cenário dos empreendimentos.
 

“Apesar da crise econômica e fiscal que o Brasil enfrenta hoje, o governo estadual busca alternativas para concretizar projetos estruturantes, como a Fiol e o Porto Sul. Assinamos protocolos de intenção com três grandes companhias chinesas de infraestrutura, que formalizam o interesse desses grupos em investir na Bahia”, disse o secretário da Casa Civil.

Secretaria planeja oferta de vagas da Educação em Tempo Integral



A Secretaria da Educação do Estado da Bahia desencadeou o planejamento para a oferta de vagas da Educação em Tempo Integral na rede estadual para o ano letivo 2017. O assunto foi tema do I Encontro de Alinhamento do Programa Estadual de Educação Integral (Proei), nesta quarta-feira (13), no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Com o programa Educar para Transformar, o Estado já beneficia 26 mil estudantes do ensino fundamental, médio e da Educação Profissional, com a Educação em Tempo Integral, na capital e no interior, e que já chega a 67 escolas estaduais e 25 Centros de Educação Profissional. A secretaria realiza ainda em parceria com o governo federal, o projeto Mais Educação, que também leva a educação integral para 622 escolas e aproximadamente 265 mil estudantes em toda a Bahia.
 

Nasf de Floresta Azul promove atividades físicas para Terceira Idade


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), de Floresta Azul, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Assistência Social, realizaram, na manhã da última terça-feira (12), das 09:00 as 10:00 horas, na Praça Antonio de Ângelo, atividades físicas com os idosos do grupo de Atenção à Melhor Idade (AMI) da Casa Mário José da Rocha, que fica localizada à rua Tiradentes s/n, no mesmo bairro.

Eleição para líderes de classe mobiliza mais de 912 mil alunos da rede estadual



Mais de 912 mil estudantes da rede estadual de ensino estão se preparando para a eleição geral de líderes de classe, que acontece nos dias 18,19 e 20 de abril, nas unidades escolares da capital e do interior. A expectativa é que 35 mil líderes e vice-líderes de classe sejam eleitos para o Ano Letivo 2016. A iniciativa faz parte de o programa Educar para Transformar, visando promover o protagonismo juvenil e envolver os alunos nas ações realizadas nas escolas, contribuindo assim para a gestão democrática e participativa.

Os estudantes eleitos nas funções líder e vice-líder de classe devem ser os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, articulador e propositor de melhorias para o ambiente na unidade de ensino. Entre as competências dos líderes estão representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da turma; elaborar um plano de trabalho relativo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem; e estimular o bom relacionamento da turma, através de diálogo.

12 de abril de 2016

Engenheiro do CDS-Sema faz reunião com Procuradora e Diretor de Meio Ambiente de Ibicaraí


Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antonio Lima
Aconteceu no final da manhã de hoje (terça-feira 12), na sala da Procuradoria Geral do município de Ibicaraí (prédio da prefeitura), uma reunião entre o Engenheiro Agrônomo e Técnico Ambiental Lucios Ourives, do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável-Litoral Sul e Secretaria de Meio Ambiente (CDS-LS-Sema); a Procuradora Geral do município, Dra. Adenildes Santos de Jesus e o Diretor Municipal de Meio Ambiente, Álvaro Caldas.
A reunião foi para tratar do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Na oportunidade foi discutido a criação do Fundo Municipal do Meio Ambiente, em Ibicaraí, para dar suporte e manutenção ao Conselho. Durante a reunião Lucios cobrou um maior empenho do Conselho e dos conselheiros, que precisam ser mais atuantes e presentes nos assuntos ambientais do município.

Voluntárias Sociais promovem ação gratuita de inserção de DIU


Cerca de 200 mulheres do centro norte da Bahia estão sendo submetidas a inserção de dispositivos intrauterinos (DIU), até esta quarta-feira (13), no Hospital Padre Paulo Felber, em Miguel Calmon. A ação faz parte do Programa Saúde da Mulher, idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, em parceria com a Fazenda Molhadinha, localizada na região.

As mulheres selecionadas passaram por acolhimento, exames ginecológicos, beta HCG e palestras sobre planejamento familiar também no município de Miguel Calmon, na última semana. O objetivo da ação é evitar a gravidez indesejada na região e conscientizar as mulheres sobre o uso de anticoncepcionais. “Após a realização de todo o procedimento de inserção do DIU, as mulheres serão acompanhadas na fase de adaptação pelas Unidades de Saúde dos municípios”, explica a voluntária Viviane Bastos.

Morte misteriosa afasta píton de 8 metros do título de maior cobra do mundo


Fonte: O Globo- POR FERNANDO MOREIRA

Uma píton reticulada de 8 metros de comprimento, capturada na semana passada na Malásia, estava cotada a abocanhar o título de maior cobra do planeta, com o reconhecimento do Livro Guinness dos Recordes.
O réptil, achado em um canteiro de obras de Penang, foi levado por agentes da Defesa Civil. Só que, dias após a captura, a píton morreu misteriosamente, o que põe fim à tentativa de bater o recorde. O caso está sendo investigado.
Shazree Mustapha, relações-públicas da Defesa Civil da Malásia, ofereceu uma explicação inusitada para a morte do animal, de acordo com o jornal "Guardian":

Bahia registra 583 casos de microcefalia em 133 municípios


Até o dia 9 de abril, 583 casos de microcefalia foram notificados em 133 municípios da Bahia. Desses, 246 foram investigados com a realização de exame de imagem e/ou exame laboratorial, sendo 178 confirmados e 68 descartados. Os casos se enquadram no novo critério adotado pelo Ministério da Saúde, que considera o perímetro cefálico ≤ 31,9cm para bebês do sexo masculino e perímetro cefálico ≤ que 31,5cm para bebês do sexo feminino.

11 de abril de 2016

Cras de Floresta Azul realiza palestras educativas sobre a água



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Floresta Azul, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizaram durante o mês de março, em suas dependências, localizada na Avenida Raimundo Silva Cardoso, próximo ao estádio de futebol, o projeto sobre "Água e Solidariedade", voltado para os Jovens do Serviço de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com várias atividades e palestras socioeducativas com o tema: "Casa comum, nossa responsabilidade”. No dia 14, no período da manhã do mesmo mês, os jovens foram agraciados com a visita do Padre Telmo, pároco da cidade, que realizou uma palestra educativa sobre solidariedade.

Universidade Federal do Sul da Bahia será a anfitriã da 68ª SBPC


O estado vai receber, pela terceira vez, a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), um dos mais importantes encontro para o calendário científico do País. Foi o que informou ao secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, o reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar Almeida Filho. A 68ª edição do evento acontece no período de 3 a 9 de julho deste ano, na instituição de ensino, que tem sede no município de Itabuna. As outras edições foram realizadas em Salvador.

10 de abril de 2016

Construção de quadra coberta em Floresta Azul mantém ritmo acelerado



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura
A construção da quadra coberta, na antiga praça Lomanto Júnior, centro de Floresta Azul, continua em ritmo acelerado. Durante a semana a construtora Andrade e Rocha Construções e Serviços e a montadora Cronnus Engenharia intensificaram o ritmo de trabalho para colocar toda a estrutura de ferro e a cobertura da nova quadra, que vai funcionar como anexo do Grupo Escolar João Alves de Macêdo.
Segundo os responsáveis pela construtora Andrade e Rocha Construções, o cronograma de trabalho é para entregar a quadra pronta até meados de maio, antes do dia 21, dia da passagem do Revezamento da Tocha Olímpica por Floresta Azul.