16 de fevereiro de 2013

Fundac e MPT lançam programa de aprendizagem para educandos


A Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançam na segunda-feira (18) o Programa Aprendizagem na Medida. A iniciativa, pioneira em todo o Brasil, visa capacitar os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa como aprendizes de ofício em empresas de médio e grande porte.
O lançamento será no auditório do Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória, às 14h. A ação também conta com a participação do Senai e de empresas.

Começa a terceira etapa de venda de ingressos para a Copa das Confederações


Começou nesta sexta-feira (15), às 8h, a terceira etapa de venda de ingressos para a Copa das Confederações 2013. Os interessados têm até o dia 7 de abril para entrar no site da Fifa (www.fifa.com/ingressos) e garantir presença nas partidas do torneio, que acontece entre 15 e 30 de junho deste ano.
          Diferente das já realizadas, a terceira etapa prioriza a ordem de compra, ou seja, tem prioridade quem manifestar o interesse mais cedo. Um total de 291.200 está à venda, e os torcedores podem escolher as partidas que ainda têm ingressos disponíveis.
           A Fifa registrou 399.523 pedidos na segunda etapa, que foi encerrada no dia 15 de janeiro. Os interessados foram avisados sobre a aprovação, ou não, das solicitações até ontem (14). Por causa da grande demanda, a Fifa realizou sorteios para os jogos e/ou categorias que tiveram mais pedidos do que ingressos disponibilizados.
          Ainda houve uma fase de pré-venda de ingressos, encerrada no dia 30 de novembro de 2012, na qual 132.843 entradas foram comercializadas.
           Alguns ingressos já estão esgotados, como é o caso da abertura, em Brasília, que recebe o jogo Brasil x Japão, e o clássico Brasil x Itália, que acontece no dia 22 de junho, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
           De acordo com a Fifa, uma parte das entradas ainda não teve confirmação de pagamento. Neste caso, a instituição poderá recolocar os ingressos à venda, caso a confirmação do pagamento não for efetuada. O prazo para confirmação é de até dois dias.
           Assim que a solicitação for processada, o comprador receberá a confirmação da compra por e-mail. Além do cartão de crédito, o pagamento pode ser feito por boleto bancário.

15 de fevereiro de 2013

Queda de meteorito deixa centenas de feridos na Rússia


Cerca de 500 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteorito que atravessou o céu sobre a Rússia nesta sexta-feira (15), lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros.
Segundo agências de notícias russas, o Ministério de Situações de Emergência do país informou que 514 pessoas ficaram feridas e buscaram assistência médica, incluindo 82 crianças. Destas, 112 foram hospitalizadas.
Moradores que estavam a caminho do trabalho em Chelyabinsk ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor, de acordo com um correspondente da Reuters na cidade industrial, que fica a 1.500 quilômetros de Moscou.
O meteorito atravessou o horizonte, deixando um longo rastro branco em seu caminho que podia ser visto a até 200 quilômetros de distância, em Yekaterinburgo. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente.
Autoridades municipais de Chelyabinsk disseram que cerca de 400 pessoas procuraram ajuda médica, a maioria por pequenos ferimentos causados por estilhaços de vidro.
"Eu estava dirigindo para o trabalho, estava bem escuro, mas de repente veio um clarão como se fosse dia", disse Viktor Prokofiev, de 36 anos, morador de Yekaterinburgo, nos Montes Urais. "Me senti como se estivesse ficado cego pela luz", acrescentou.
Não foram relatadas mortes em consequência do meteorito, mas o presidente Vladimir Putin, que nesta sexta recebe ministros da Fazenda dos países do G20, e o primeiro-ministro Dmitry Medvedev foram notificados sobre os acontecimentos.
Não há informações sobre a relação da queda do meteorito com a passagem, nesta sexta, de um asteroide de 50 metros de comprimento a 27.700 km acima da superfície da Terra. A distância é menor do que a órbita dos satélites de comunicação.

AJanelas de um centro esportivo ficaram destruídas após serem atingidas por meteoritos nos Montes Urais (Foto: Reuters)
Alguns veículos da imprensa chegaram a informar que uma chuva de meteoritos teria caído sobre os Urais.
"Não foi uma chuva de meteoritos, mas um meteorito que se desintegrou nas camadas baixas da atmosfera", disse à agência "Interfax" a porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, Elena Smirnij.
Elena acrescentou que a onda expansiva provocada pela queda do corpo celeste quebrou as janelas de "algumas casas na região".
A porta-voz ministerial também informou que a queda do meteorito não alterou os níveis de radiação, que se mantêm dentro dos parâmetros frequentes para a região.
G1-São Paulo

14 de fevereiro de 2013

Asteroide vai passar ‘muito perto’ da Terra


Pense num raspão. Esse vai ser um daqueles inesquecíveis.Nesta sexta-feira (15), um asteroide com uns 50 metros de comprimento (metade de um campo de futebol) vai passar perto da Terra. Muito perto!
A pedra em questão é o asteroide 2012 DA14. Ele foi descoberto em 23 de fevereiro de 2012, na Espanha, sete dias depois de ter passado a 2,6 milhões de km da Terra. Desde essa época, astrônomos ligados a projetos de monitoração de NEOs (sigla em inglês para objetos próximos da Terra) têm observado esse objeto, levantando dados mais precisos para estabelecer sua trajetória no espaço.
Eis que com os dados em mãos, qual não foi a surpresa ao verificar que esse asteroide iria quebrar um recorde perigoso: o asteroide que mais se aproximou da Terra já registrado!
De acordo com as últimas previsões, esse asteroide deve passar a 27.700 km acima da superfície da Terra! Isso é mais baixo que a órbita dos satélites de comunicação. Mas não há risco de que o DA14 atinja a Terra, mesmo passando tão próximo.
O 2012 DA14 tem um tamanho típico para um asteroide e deve ser composto, em grande parte, por rocha, sem grandes concentrações de gelo ou metal. Sua origem pode ser tanto um objeto desgarrado do cinturão de asteroides, ou mesmo ser um defunto cometário, ou seja, um cometa que tenha esgotado seus componentes voláteis, após tantas passagens pelo Sistema Solar.
Asteroides com essa dimensão passam perto da Terra a cada 40 anos em média e atingem a Terra a cada 1,2 mil anos. Um impacto com um asteroide deste tamanho não é capaz de provoca uma extinção em massa, como a dos dinossauros, mas pode levar a uma catástrofe local se cair sobre uma área densamente povoada – como uma cidade.
Satélites geoestacionários são posicionados em uma faixa acima do equador terrestre a uma altura de 36 mil km. Nessa posição privilegiada, um satélite executa uma órbita completa ao redor da Terra exatamente no mesmo tempo em que a Terra leva completar um dia. Dessa maneira, os satélites geoestacionários ficam sempre na mesma posição no céu o ano todo. Essa posição é estratégica para os satélites de comunicação e também para vários satélites meteorológicos. Seu potencial foi mostrado pela primeira vez pelo escritor de ficção científica Arthur C. Clarke e por isso é chamada de “Cinturão de Clarke”.
Mesmo passando a menos de 28 mil km, o asteroide também não vai colidir com nenhum satélite. O DA14 tem uma órbita inclinada e não deve cruzar o cinturão de satélites pelo seu plano e sim interceptá-lo, como se viesse “por baixo” e a menor distância até o satélite mais próximo não será menor que 1.950 km.
Mesmo depois dessa aproximação recorde, que deverá influir na rota e tornar suas passagens mais frequentes, o DA14 não deverá apresentar maiores riscos nos próximos anos. Até 2109, foram calculadas três situações possíveis de acontecer um impacto, com uma chance acumulada de um deles acontecer de 1 em 300 mil.
Com uma distância tão curta, será possível ver o DA14? Teoricamente sim. Ele atingirá magnitude 7,2 durante um curto período de tempo e poderia ser visto com instrumentos modestos, mas o grande problema será acompanhar seu movimento. Passando tão perto, ele se deslocará muito rápido, e cruzará uma extensão de céu equivalente ao diâmetro de duas Luas Cheias a cada minuto. Independentemente disso, o asteroide vem sendo monitorado já desde o dia 9 de fevereiro.
A máxima aproximação deverá ocorrer por volta das 17h25 (horário de Brasília) de modo que os melhores lugares para se tentar observar esse raspão devem ser o leste europeu, Ásia, Austrália e Indonésia, onde será madrugada no horário.
Fonte: G1

Depois de 9 anos, Gil Rugai vai a júri na 2ª


Nove anos após ser acusado de matar o pai e a madrasta, Gil Rugai, de 29 anos, sentará no banco dos réus. O júri deve começar nesta segunda-feira e só será adiado caso uma das cincos testemunhas de acusação não compareça ao julgamento. A defesa promete apresentar aos jurados um novo conjunto de provas que tira o suspeito da cena do crime, na qual Luiz Carlos Rugai, de 40 anos, e Alessandra de Fátima Trotino, de 33, foram assassinados a tiros.
Com base em comprovantes telefônicos incluídos no processo na véspera do carnaval, os advogados Thiago Gomes Anastácio e Marcelo Feller afirmam que Gil estava em seu escritório, a 4,5 quilômetros do local do crime, na hora em que o pai foi alvejado por cinco disparos e a madrasta, por seis. Ambas as vítimas foram atingidas pelas costas na casa onde moravam em Perdizes, na zona oeste de São Paulo.
O caso ocorreu em 28 de março de 2004. A acusação afirma que se trata de "bravata da defesa" e vai mostrar que Gil matou o pai e a madrasta. Segundo o promotor Rogério Zagallo, o estudante de Teologia que sonhava em ser padre praticou o crime por dinheiro.
O Ministério Público Estadual sustenta que, dias antes de morrer, Luiz Carlos havia descoberto que o filho tinha desviado R$ 150 mil de sua produtora. Depois de uma reunião a portas fechadas, ele rompeu com Gil e determinou a troca das fechaduras da casa e a instalação de câmeras de vídeo no local para proteção da família.
Para Zagallo, o estudante premeditou o duplo homicídio. Fez curso de tiro, pesquisou armas e impediu qualquer tipo de reação do casal. "Ele tinha uma (pistola) 380, arma usada no crime, como testemunhou seu sócio. O professor da academia onde Gil fazia jiu-jítsu disse que ele tinha condições físicas de arrombar a porta onde o pai se escondia", afirmou o promotor.
O perfil "frio, calculista e quase psicopata do suspeito" será desmontado, segundo assegura a defesa, durante o julgamento. O jovem será apresentado como uma pessoa religiosa, apegada ao "papai e a Lelê" e inteligente a ponto de não planejar um crime com tantos buracos - a polícia diz, por exemplo, que ele descartou a arma do crime na caixa de esgoto do prédio onde mantinha seu escritório, em Pinheiros. "Com a imprensa, os policiais construíram a imagem de um monstro, que não condiz com a personalidade de Gil Rugai", afirma Anastácio.
Zagallo diz que o estudante é um psicopata e ameaçou testemunhas, como o sócio que ele tinha na produtora. "Isso ocorreu depois que ele depôs contando que Gil tinha uma arma."
Ligações. Mas a prova incontestável da inocência de Gil, segundo a defesa, estaria em duas relações de registros telefônicos. A primeira lista revelaria que um dos vizinhos do casal ligou para o vigia da rua duas vezes na noite do crime. Em ambos os casos, para relatar supostos barulhos de tiro. Os contatos ocorreram entre 21h54 e 22h13, período no qual a defesa sustenta que aconteceram os disparos. A segunda relação, com os registros do telefone fixo do escritório de Gil, comprovaria que ele estava lá no momento dos disparos. No documento, consta uma ligação dele às 22h14 para uma amiga.
Conforme Zagallo, as ligações feitas pelas testemunhas para os vigias ocorreram depois que as duas séries de disparos foram feitas. Nesses dois horários, segundo relatou a testemunha ao Ministério Público, os dois já haviam sido assassinados. "As mortes ocorreram antes das 21h30. Deu tempo para ele chegar ao escritório minutos depois e fazer a ligação", sustenta.
Para Anastácio e Feller, no entanto, as provas do horário das ligações são suficientemente fortes para anular a tese da acusação. Mas os advogados ainda apostam na "superficialidade dos indícios" apresentados pela polícia e pelo MPE. Eles citam, por exemplo, que a marca de pé constatada pela perícia na porta da sala onde estava Luiz Carlos momentos antes da morte não é de Gil.
O promotor, no entanto, vai chamar os peritos para depor explicando por que as marcas dos pés são suficientes para comprovar a autoria do crime por Gil. "A gente pediu todos os pares de sapato que o Gil Rugai tinha. Depois, conseguimos encontrar o sapato que ele usava e confrontar as marcas da sola com as da porta", afirma o delegado Rodolfo Chiarelli Júnior, que coordenou as investigações policiais pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Fonte: Estadão

13 de fevereiro de 2013

Vila Isabel samba o 'caminho da roça' e é campeã do carnaval do Rio


A escola de samba Unidos de Vila Isabel é a campeã do carnaval do Grupo Especal do Rio em 2013. A agremiação foi a vencedora com o samba-enredo "A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo - Água no feijão que chegou mais um", em que trouxe a vida do campo para a Marquês de Sapucaí.
A vitória deste ano foi a terceira da Vila Isabel - o último título foi o de 2006, com o enredo "Soy Loco por ti, América". A Vila Isabel retratou hábitos simples do povo do interior e do campo, como a moda de viola, as visitas do “cumpadi”, as festas no arraiá e as procissões. Última a desfilar, a escola entrou na avenida às 4h34. No final, às 5h55, o grito de "é campeã" ecoou das arquibancadas.

Durante a apuração, na tarde desta quarta-feira (13), a escola abriu vantagem no segundo critério, conjunto. Sua primeira nota abaixo de 10 foi no quarto quesito, enredo. No sétimo critério, bateria, no entanto, a Unidos da Tijuca, passou à dianteira. No oitavo quesito, samba-enredo, no entanto, essa agremiação perdeu três décimos, o que permitiu a recuperação da Vila Isabel.

No resultado final, a Beija Flor ficou em segundo lugar, seguida de Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Salgueiro e Grande Rio. São estas as escolas que farão o Desfile das Campeãs. Ao ficar em 12º lugar, a Inocentes acabou rebaixada.




12 de fevereiro de 2013

Dilma mira 2014 e adota 'novo' estilo


Pré-candidata à reeleição em 2014, a presidente Dilma Rousseff acatou os conselhos do antecessor e padrinho político Luiz Inácio Lula da Silva e alterou a agenda para intensificar o corpo a corpo com empresários, representantes de movimentos sociais, sindicalistas e partidos da base governista. Desde janeiro, a presidente mudou a forma de se relacionar com setores da sociedade.
Deixou de lado o perfil mais técnico e passou a adotar estilo parecido com o de Lula, que comandava as relações políticas do governo de seu gabinete no Planalto. A mudança ocorreu após conversas com Lula ao final de 2012, em Paris, e no último dia 25, em São Paulo. Nas ocasiões, os dois traçaram estratégias para este ano e discutiram 2014. O ex-presidente manifesta preocupação com o baixo crescimento do País e o isolamento do governo, que teriam implicações negativas no seu plano de reeleger de Dilma.
Logo após se encontrar com Lula em São Paulo, Dilma mudou o tom. Em cima de um palanque, enalteceu resultados dos programas sociais iniciados pelo antecessor e disse que o Brasil crescerá. Dias depois, em Sergipe, criticou a política energética do tucano FHC. O ataque foi uma resposta à direção do PSDB, que classificou como "antecipação de campanha" o anúncio da redução no valor da energia elétrica feito em rede nacional.
Na semana passada, começou a colocar em prática a aproximação com os movimentos sociais. Na segunda-feira, visitou - pela primeira vez desde que assumiu a Presidência - um assentamento do MST. No interior do Paraná, ouviu críticas à política de reforma agrária, mas também aplausos e um coro de "Dilma novamente", em referência a 2014. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

11 de fevereiro de 2013

Atirador conta como matou Bin Laden


O atirador da da Marinha norte-americana que matou Osama Bin Laden em maio de 2011 deu uma entrevista detalhada sobre o caso pela primeira vez na edição de março de 2013 da revista dos EUA "Esquire".
"Ele estava morto. Não se movia. Sua língua estava para fora. Eu o vi respirar pelas últimas vezes, apenas por reflexo. E eu me lembro de pensar, enquanto o via expirar pela última vez: 'Isso é a melhor coisa que eu já fiz, ou é a pior coisa que eu já fiz?", o atirador diz à "Esquire".
O nome do homem, identificado apenas como "The Shooter" (o atirador) não foi revelado para manter sua segurança e de sua família, segundo a revista. 
"Pela primeira vez, o membro do SEAL da Marinha que matou Osama Bin Laden conta sua história - falando não só sobre a operação e os três tiros que mudaram a História, mas sobre sua batalha pessoal em sequência por si e sua família. E a assustadora falha do governo dos Estados Unidos em ajudar seus soldados experientes e habilidosos em continuar com suas vidas", diz a revista na abertura da reportagem.
Ele reclama na reportagem da falta de apoio do governo para seguir sua vida depois que ele voltou da missão no Paquistão.
A missão, de invadir a casa no Paquistão em que o líder da Al Qaeda estava escondido, segundo "o atirador" diz à "Esquire", foi passada por uma mulher que trabalhava na CIA - conforme retratado no filme "A hora mais escura". Ela disse que ele estava "com 100% de certeza no terceiro andar da casa".
"O atirador" diz à "Esquire" que a ação no terceiro andar da casa durou cerca de 15 segundos. "Eu atirei nele duas vezes na testa. A segunda enquanto ele estava caindo. Ele caiu no chão em frente à cama e eu atirei de novo. No mesmo lugar (...) Seu cérebro se espalhou pelo rosto. O público norte-americano não quer saber como era a imagem", diz o soldado.