10 de maio de 2013

Ibicaraí: Secretaria de Assistência Social realiza evento em homenagem às mães


Na tarde de quinta-feira (09), a Secretaria de Assistência Social, representada pelos projetos sociais, CRAS, CREAS, PETI e PROJOVEM ADOLESCENTE, realizou uma festa para comemorar o Dia das Mães, sendo o público alvo as mães de usuários dos programas sociais do município. Na oportunidade, os alunos fizeram apresentações. O PETI fez uma dramatização para homenagear as mães presentes, enquanto os alunos do PROJOVEM ADOLESCENTE fizeram apresentações de dança e música.
A secretária de Assistência Social e primeira-dama Ângela Santana, se emocionou ao falar sobre as homenageadas: “Falo aqui na qualidade de mãe. Nós que damos à luz, amamentamos, criamos junto ao nosso colo desde o nascimento; somos compreensivas e perdoadora; mesmo nos momentos em que todos discriminam e querem apedrejar; nós, mães, sabemos compreender e perdoar; também somos disciplinadoras e tomamos atitudes drásticas mesmo com o coração apertado; nós sabemos nos manter firme em nossa posição de mãe”, disse Ângela Santana, emocionada.
As mães presentes ainda participaram de sorteio de diversos brindes finalizando as homenagens.


Texto e fotos: André Luiz Evangelista

8 de maio de 2013

Itabuna tem queda de 32% no número de homicídios no quadrimestre


O município de Itabuna, no sul do estado, registrou, no primeiro quadrimestre deste ano, uma redução de 32% no índice de homicídios em relação a igual período de 2012, quando aconteceram 69 assassinatos. Entre janeiro e abril de 2013, ocorreram 47 homicídios na cidade. No mês passado, de acordo com as estatísticas policiais, a cidade registrou o menor número desse tipo de crime em comparação aos meses de abril dos últimos seis anos.
Os números foram divulgados nesta quarta-feira (8) pelos delegados Moisés Damasceno, diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), e Evy Paternostro, coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Itabuna registrou sete assassinatos entre os dias 1º e 30 de abril deste ano.
Segundo o delegado Marlos Macedo, titular da Delegacia de Homicídios (DH/Itabuna), entre 1º de janeiro e o dia 3 de maio deste ano, aconteceram 37 tentativas de assassinato no município. “Depois da implantação da unidade, homicídios e tentativas passaram a ser investigados com mais celeridade. Contamos com uma equipe exclusiva para levantar as informações, e assim chegarmos rapidamente aos autores”, afirmou.

Operações ajudaram - A parceria entre as polícias Civil e Militar, a Justiça e o Ministério Público têm contribuído para a desarticulação de organizações criminosas que agiam em Itabuna, como afirmou o diretor do Depin. “As operações ‘Libertad’ e ‘Batendo de Frente’ são exemplos de iniciativas que ajudaram a inibir a criminalidade e a violência na cidade”, ressaltou o delegado Moisés Damasceno.
Ele e os colegas Evy Paternostro e Marlos Macedo parabenizaram as ações realizadas pela Polícia Militar na região. “A PM faz com maestria o trabalho de manutenção da paz e, desta forma, chegaremos a números ainda mais positivos”, disse Damasceno.

08/05/13
Nas/is


Bacharel em direito é preso com 'chupa-cabra' na zona leste de SP


A polícia prendeu na noite de ontem (7) um bacharel em direito com uma máquina "chupa-cabra" sem fio, dispositivo eletrônico usado para clonar cartões bancários.
De acordo com o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), Rene Alves Magalhães, 36, foi flagrado ao capturar as informações de um equipamento de pagamento instalado dentro de um açougue na avenida Barreira Grande, no Jardim Colorado (zona leste de SP). Depois de captados, os dados eram armazenados em um notebook.
Segundo o delegado Eduardo Gobbetti, titular da 3ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais), a polícia descobriu a existência de um "chupa-cabra" no estabelecimento durante uma investigação e passou a monitorar as pessoas na região.
Os policiais notaram que o ocupante de um Honda Fit usava um laptop próximo ao açougue. "Com o equipamento, o criminoso não se expõe. Ele fica dentro do carro capturando as informações dos clientes. Depois, ele produz um cartão clonado e passa a utilizá-lo em compras", explicou Gobbetti.
O delegado disse que Magalhães foi preso em flagrante no momento em que carregava no computador dados bancários de um cliente do açougue. Ao fazer buscas na casa do suspeito, os policiais descobriram equipamentos para a montagem das máquinas e cartões em branco.
Segundo a polícia, Magalhães apresentou o diploma no curso de direito, concluído em 2010 na Uniban. Ele também disse ter sido aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), mas ainda não tinha conseguido a carteira. O bacharel responderá por furto mediante fraude.
A polícia investiga agora a participação de algum funcionário no estabelecimento, que pode ter facilitado a instalação do"chupa cabra" no açougue. Magalhães não quis se manifestar sobre a acusação e disse que só irá falar em juízo.
Fonte: Folha de São Paulo

Governo vai inaugurar Usina de Leite beneficiando 300 famílias de produtores rurais no Sul da Bahia


Mais de 300 famílias de produtores rurais de oito municípios baianos vão ser diretamente beneficiadas com a inauguração de uma Usina de Beneficiamento de Leite no município de Coaraci, no Sul do estado. O empreendimento, orçado em R$1,2 milhão, é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e será inaugurado no próximo sábado (11), com a presença do governador Jaques Wagner.
Os equipamentos e as obras de engenharia vão garantir o processamento de dez mil litros diários de leite na fase inicial de produção. No total, oito tanques de resfriamento estão sendo instalados nos municípios contemplados e serão administrados por associações locais de produtores, permitindo o armazenamento do produto.
A usina, construída em um terreno de 13 mil metros quadrados, às margens da rodovia BA 262, no KM 02, é resultado de um convênio assinado entre o governo, através da Sedir/CAR, e a Cooperativa dos Produtores de Leite das Bacias do Almada e Gongogi (Coopragi).
Com a chegada da fábrica de laticínios foram iniciadas ações, no âmbito do programa estadual Vida Melhor, que visam a melhoria da cadeia produtiva do leite na região. De acordo com coordenador do Vida Melhor/CAR , Marcos Rocha, as atividades foram iniciadas a partir de diagnósticos desses produtores, em torno da usina de beneficiamento de leite. “Esses diagnósticos vão nos nortear para que possamos melhorar a estrutura das propriedades e a qualidade de vida das famílias”.
Ainda segundo Rocha, com a inauguração da usina, o produtores agregarão valor ao produto e terão, consequentemente, um aumento na renda. “Os produtores devem levar o leite produzido para conservação nos tanques e, posteriormente, para a fábrica, onde será transformado em manteiga, iogurte e leite do tipo C “barriga-mole”, queijo mozarela, prato e minas frescal e doce de leite”.
Para os representantes da Coopragi, a usina vai garantir aos produtores uma melhor comercialização do leite. “Agora, os trabalhadores terão as vendas garantidas e por um preço justo. A ideia é que a produção seja absorvida pelo mercado local, pelo Governo do Estado e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão do governo federal, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para fornecimento na alimentação escolar”.
A unidade vai beneficiar os municípios de Coaraci, Itajuípe, Almadina, Itapitanga, Barro Preto, Ibicaraí, Floresta Azul e o distrito de Inema, em Ilhéus.
Para a produtora e moradora de Coaraci, Flávia dos Santos, as ações do Vida Melhor serão de grande importância para os produtores de leite da região.“Vamos ter assistência técnica, melhoria das nossas estruturas e capacitações e, com isso, vamos melhorar a qualidade do nosso produto”.

--
Karoline Meira

CAR - Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional

Prefeitura de Ibicaraí realiza a 5ª Conferência das Cidades




A Prefeitura Municipal de Ibicaraí e o Departamento de Convênios e Projetos realizaram na tarde do último dia 7 de maio, a 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES. A mesma foi realizada no Salão Nobre da Câmara de Vereadores do município, com início às 14 horas.
O evento teve como objetivo o debate sobre a Implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará as ações dos Governos Federal, Estadual e Municipal, no que se refere às políticas de Habitação, Saneamento, Mobilidade e política urbana.
Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Lenildo Santana; o Vice-prefeito Allain Fabrício;  a Procuradora do Município, Dra. Adenildes Santos de Jesus; o Presidente da Câmara de Vereadores, Idemar Lopes Soares; os vereadores Osaná Crisóstomo, Klaus Farias, Pastor Erasmo, Flávio Ramos;  secretários do governo municipal; o Comandante da Polícia Militar de Ibicaraí, Major Waldilson Cerqueira e empresários do comércio local.
No discurso de abertura do evento, Lenildo Santana esclareceu o significado e o poder que essa conferência representa para o município, e declarou a sua felicidade em ver a participação da Sociedade na 5ª conferência Municipal da Cidade, com a presença da comunidade ibicaraiense e segmentos de movimentos populares. “Esperamos que nossos munícipes possam colher bons frutos desta conferência e espero principalmente que as propostas selecionadas e aprovadas pelos conferencistas sejam realmente contempladas para nossa cidade,  e que não fique só no campo da especulação. A mensagem que deixo aos ibicaraienses é que continuem cada vez mais participativos e organizados, porque juntos podemos mais, e quem muda a cidade somos nós. Por isso, reforma urbana já!”.
O primeiro palestrante foi Edgar Borges, com o tema: Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU). Em seguida, Romilson Ferreira dos Santos falou sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU) e Os Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial.
Às 16 horas aconteceu um Intervalo para lanche entre palestrantes e convidados. Em seguida, o vereador Osaná Crisóstomo falou sobre as Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade.
Na parte final da conferência aconteceu a formação dos grupos, com a discussão dos temas e a elaboração de propostas. Em seguida foi feita a eleição dos novos membros da Concidades-BA. Na oportunidade, foram discutidas com as entidades civis organizadas presentes e com os Poderes Públicos (Executivo e Legislativo), propostas que serão enviadas para a Conferência Estadual das Cidades, que será realizada em Salvador ainda esse ano. O município de Ibicaraí será representado por Henrique Pimentel Sampaio Neto, eleito Delegado Municipal pelos participantes da Conferência.




Galo assume vaga na coordenação nacional do Movimento PT e tendência define apoiar Falcão


O deputado estadual Marcelino Galo (PT) assumiu uma vaga na coordenação nacional do Movimento PT (MPT), tendência interna do Partido dos Trabalhadores, para atuar nas articulações da Bahia. A eleição de Galo aconteceu durante o encontro nacional da tendência, realizado em Brasília, no último final de semana, que contou com a participação da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, de militantes petistas e de políticos que formam a tendência no Brasil. No encontro na capital federal ficou decidido que o MPT vai apoiar a reeleição do atual presidente nacional do PT, Rui Falcão.  Com isso, não haverá disputa para o Processo de Eleição Direta (PED), tendo o PT se voltado todo para a reeleição de Falcão.

 

Na Bahia, os pré-candidatos à presidência estadual do partido vão marchar com Rui Falcão. “Acreditamos no trabalho desenvolvido por ele nesse período que esteve à frente do PT e no fortalecimento que a sigla teve com as articulações políticas”, declara Galo. O parlamentar petista afirma que, ao compor a coordenação nacional da tendência, naturalmente acontece um avanço político para enfrentar processos como a disputa interna pela presidência do PT na Bahia e a escolha do nome que vai substituir Jaques Wagner em 2014. “Estamos cientes que é mais um passo importante para o crescimento das propostas do partido e da participação da militância nas decisões”, completa.

 

De acordo com informações do deputado baiano, o apoio do MPT a Rui Falcão aconteceu “por se tratar de um importante momento da conjuntura, onde o principal embate se dá com a direita brasileira e pela necessidade de desbloquear as relações internas do PT”. Ainda tratando da composição do MPT Nacional, foram indicados, junto com Marcelino Galo, os petistas Ana Torquato, que compõe a Comissão de Negros e Negras, Wesley Francisco, que assume a Coordenação do Núcleo LGBT, Luciana Mandelli, na Comissão do PED, e Camila Vieira, que vai acompanhar os debates sobre a democratização da comunicação.

 

Ascom do deputado Marcelino Galo

CAR realiza evento em comemoração ao Dia da Caatinga


A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Sedir, realizou nesta segunda (06), através do Projeto de Conservação e Gestão Sustentável, evento em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, que ocorre no dia 28 de abril. Dia da Caatinga. A iniciativa foi realizada no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, a partir das 9h, com o objetivo de definir estratégias, junto aos tomadores de decisão, para planejamento e execução do documento intitulado Declaração da Caatinga que formalizou os compromissos assumidos pelos governos e demais setores da sociedade para a promoção do desenvolvimento sustentável desse bioma, apresentado na Conferência Rio + 20.

 

Durante o evento, que iniciou com a apresentação do Coral Canto da Terra, da CAR, foram apresentadas as ações do Projeto GEF Mata Branca e do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga – BA. Foram discutidos também os temas Pré Conferência da Bahia, I Conferência Regional em Fortaleza e a Declaração da Caatinga na Rio + 20. Na ocasião foi possível ainda articular e discutir os compromissos assumidos na Declaração da Caatinga e definir equipes técnicas e de articulação para execução dos compromissos assumidos no documento e gerado um calendário de execução das atividades.

 

O encontro contou com a presença de representantes da Frente Parlamentar Ambientalista, Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia, do superintendente de Politicas Públicas e Planejamento Ambiental, Edson Ribeiro, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), de Ieda Maria Brito, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), de Maisa Flores, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o coordenador do Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga, Carlos Romero Carvalho. Estiveram presentes ainda, Cássio Biscarde, coordenador do Projeto GEF Mata Branca, o superintendente da CAR, Dernival Oliveira,  Edmilson Alves dos Santos, representante da Sociedade Civil e representantes de associações beneficiadas pelo Projeto Mata Branca.

 

De acordo com Cássio Biscarde, coordenador do Projeto GEF Mata Branca, a CAR tem realizado muitas ações pelas comunidades carentes do estado, mas se faz necessário uma atenção especial dos parlamentares para levar, ainda mais, o desenvolvimento para o interior do estado. “Precisamos preservar a permanência das novas gerações no campo”, ressaltou.

A Declaração da Caatinga foi elaborada por representantes dos governos estaduais, parlamentares, setor privado, terceiro setor, movimentos sociais, comunidade acadêmica e entidades de pesquisa da Bahia, Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O documento tem a finalidade de discutir a promoção do desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga, o maior da região nordeste e exclusivamente brasileiro.

Texto: Ascom CAR- Marta Medeiros

7 de maio de 2013

SP lançará cartão para financiar tratamento de usuários de crack


O governo de São Paulo irá lançar nesta quinta-feira (9) um programa para ajudar a financiar o tratamento de dependentes químicos, conforme publicou nesta terça o site da revista "Época".
Um funcionário do governo disse ao G1 que o benefício se chamará "Cartão Recomeço" e irá garantir R$ 1.350 mensais para serem usados exclusivamente no pagamento de clínicas credenciadas e especializadas na recuperação de usuários de drogas.
O programa deve ser lançado pelo governador Geraldo Alckmin em evento no Palácio dos Bandeirantes na quinta-feira. Inicialmente, serão atendidos 3 mil dependentes químicos.
A ideia do programa é conceder um cartão para os dependentes que aceitarem o tratamento voluntariamente. Ao apresentar o cartão nessas unidades, o usuário receberá o tratamento e o dinheiro será repassado do governo de São Paulo diretamente para a clínica credenciada.
O edital para as clínicas se credenciarem deve ser lançado nos próximos dias pelo governo. Clínicas em 11 cidades poderão participar: Diadema, Sorocaba, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José dos Campos, Osasco, Santos e Mogi das Cruzes.
Há cerca de um ano, a Prefeitura de São Paulo e o governo estadual intensificarem as ações contra o crack no Centro da capital paulista, na chamada Cracolândia. O Programa de Enfrentamento ao Crack na cidade foi lançado em janeiro pelo governador.
Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo mostrou que o Brasil é o maior mercado mundial do crack, onde 2% da população faz uso da droga, número equivalente a quase 3 milhões de pessoas. De acordo com o estudo, o Sudeste concentra 46% dos usuários.
Samu
Uma parceria anunciada no fim de abril pelo governo do estado e a Prefeitura de São Paulo ampliou o programa do combate ao crack na capital paulista. Ele passou a contar com equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu) preparadas para o atendimento psiquiátrico de urgência.
Também está prevista a ampliação do número de Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps Ad). Cinco novas unidades do serviço ambulatorial 24 horas para usuários de drogas devem começar a funcionar ainda este ano. Outras cinco unidades das que já existem e funcionam apenas durante o dia terão o horário ampliado até o final do ano. Em seguida, todos os Caps terão atendimento ininterrupto.
Os Caps Ad ficarão responsáveis por receber os pacientes, identificar o quadro clínico do usuário e apontar a necessidade de tratamento para os dependentes químicos. Esses centros também poderão receber os familiares dos usuários, mesmo dos que não estiverem presentes e em tratamento. Agentes comunitários e de proteção social irão abordar os usuários de crack moradores de rua, na tentativa de encaminhá-los para um serviço de saúde adequado.

Fonte: G1- São Paulo

6 de maio de 2013

Hospital Luiz Viana Filho ganha investimento de R$ 7,7 milhões


O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, anunciou no sábado (4) um investimento de R$ 7,7 milhões para reforma e ampliação da emergência, além da aquisição de equipamentos, do Hospital Luiz Viana Filho, em Ilhéus. O anúncio foi feito durante a solenidade de posse do novo diretor-geral da unidade, Julio Lenín Díaz Guzmán. O projeto de reforma e ampliação considerou as premissas do Qualisus, programa do Ministério da Saúde.
Ao todo, a área reformada e ampliada será de 3.310 metros quadrados. Segundo Solla, o edital de licitação das obras deve ser publicado esta semana no Diário Oficial do Estado. O secretário falou ainda dos novos servidores nomeados, “aumentando o número de profissionais na unidade”.
O superintendente de assistência farmacêutica, ciência e tecnologia da Sesab, Alfredo Boa Sorte, destacou os investimentos que o governo tem feito no sul do estado. “É uma região que está recebendo muita atenção em diversas áreas, e o setor social não poderia ficar de fora”. A cerimônia contou também com a participação do diretor de gestão da rede própria da Sesab, José Walter Júnior, e do prefeito de Ilhéus, James Ribeiro.
O Luiz Viana Filho começou a funcionar em outubro de 1970 e é referência para o atendimento de urgência e emergência na região. Tem 144 leitos, sendo oito de UTI. Presta atendimento em clínica médica, pediátrica, cirúrgica e ambulatorial especializada, além de psiquiatria em ambulatório e ortopedia.

sas/om           6.5.13

5 de maio de 2013

Renasce a ideia de dividir a Bahia


Um grupo formado por professores, radialistas, jornalistas, estudantes, médicos e trabalhadores em diversas áreas, está criando uma comissão, onde será formado um relatório mostrando a necessidade da divisão do Estado da Bahia. O novo estado teria 60% de área da Bahia e 40% da área de Minas Gerais, que seria beneficiado com 60% de área litorânea. Um dos coordenadores do grupo, o médico Hamilton Gomes, disse no programa Debate Livre, da Rádio Jornal de Itabuna, que “a região cacaueira não pode mais esperar, já que o governo estadual abandonou a região, e nem as migalhas estão chegando”.
Fonte: Rede Brasil de Notícias 

A HISTÓRIA E OS CONSELHOS DO CHEFE ARNOLD



Arnold Coelho é dos mais respeitados nomes do design gráfico na Bahia. Ao UniverCidade, o “Chefe, como é carinhosamente chamado pelos colegas, contou sua história e deu dicas profissionais para os que estão e, principalmente, para quem se lança no mercado.

Arnold Coelho conta como chegou lá!


Paixão pelo que faz.
Meu nome é João Arnold da Silva Coelho, mais conhecido por Arnold Coelho ou simplesmente “Chefe” (apelido que adquiri dos meus colegas de setor com o passar dos anos). Nasci em plena ditadura militar, em meio ao AI-5 ou simplesmente Ato Institucional Número 5. O AI-5 entrou em vigor em 13 de dezembro de 1968, em represália ao discurso do então deputado Márcio Moreira Alves, que pediu ao povo brasileiro que boicotasse as festividades de 7 de setembro de 1968; por coincidência o dia em que nasci. Era madrugada do feriado de Independência em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, e lá estava eu a dar trabalho a minha querida mãe, que sempre lembrava daquele dia dizendo: “esse foi o filho que me deu mais trabalho pra sair”, relembrando os 34 pontos internos e 37 externos de uma cesariana no meu nascimento.
“Cresci rabiscando as paredes das casas que morava e logo meus irmãos perceberam que estava nascendo mais um desenhista na família.”
Aos dois anos vim morar na Bahia, estado pelo qual adotei como minha casa e pretendo viver até os meus últimos dias. Cresci rabiscando as paredes das casas que morava e logo meus irmãos perceberam que estava nascendo mais um desenhista na família. Quando digo mais um é porque na última contagem encontramos 14. Hoje, com certeza, o número aumentou. Tenho dois filhos que adoram desenhar. De tanto rabiscar as paredes e desenhar para os amigos ganhei a primeira oportunidade em 1984 para trabalhar em um escritório de arquitetura do meu tio Alfredo Coelho. Fui para fazer serviços gerais com a promessa de que se houvesse interesse da minha parte ele me ensinaria a profissão. Meu tio foi o meu primeiro mestre. Devo muito a ele. Alfredo me ensinou tudo que sei de arquitetura. Lembro das suas palavras até hoje: “só lhe falta o diploma”. Trabalhei com alguns arquitetos, engenheiros, topógrafos e agrimensores e tive algumas decepções como desenhista arquitetônico. Perdi mais do que ganhei.
Em janeiro de 86 um primo meu (Roberto Coelho), sócio e dono de uma agência de publicidade (Ação Propaganda), foi em minha casa visitar minha mãe e viu as paredes da minha casa toda rabiscada. Roberto gostou muito dos desenhos e me convidou para trabalhar com ele. Gostei da ideia de mudar de ares (estava cansado de desenho arquitetônico) e fui me aventurar com propaganda, conhecia então meu segundo mestre. Roberto Coelho conhecia tudo e um pouco mais de propaganda, fora que ele era (e ainda é) um excelente fotógrafo. Toda minha base com designer foi extraída dele. Passei dois anos na Ação Propaganda fazendo de tudo, do layout a produção de VTs, Spot para rádio. Foi uma experiência maravilhosa, mas tudo que é bom, dura pouco. Em setembro de 88 Roberto recebia uma proposta da DPZ do Rio de Janeiro, a DPZ era o sonho de consumo de qualquer profissional da área, ele aceitou o convite e fechou a Ação. Antes de ir para o Rio, Roberto me apresentou a José Adervan de Oliveira, ou simplesmente Adervan. Lembro como hoje quando sentei na prancheta para fazer o teste e Dona Ivone (esposa de Adervan), gerente da gráfica, me perguntou:
- Sabe fazer arte?
- Sei sim senhora.
‘Chefe’, como é chamado pelos colegas de trabalho, Arnold é considerado um dos pioneiros na história da arte gráfica moderna em Itabuna.

Na verdade nunca tinha feita uma arte final antes, mais precisava do emprego. Eu já ilustrava e fazia os layouts da agência, só precisava finalizá-los, como já tinha experiência com arquitetura, e naquela época tudo se resumia em uma prancheta, papel vegetal, caneta nankim e um pouco de criatividade, eu passei fácil por mais esse obstáculo.
“Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”
O resto da minha história alguns de vocês já conhecem. Estou há 24 anos no Jornal Agora, onde sou responsável pelo setor de arte e diagramação de um jornal diário e uma revista mensal. Durante esses anos estive por duas vezes em São Paulo, onde passei um pouco mais de cinco anos adquirindo experiência. Ministrei alguns cursos de diagramação e arte para alguns colegas de profissão e hoje me sinto um cara realizado com o meu trabalho, pois tenho o reconhecimento da empresa que trabalho e dos meus colegas de profissão.
Fica aqui um conselho para quem está entrando no mercado de trabalho: O mundo ficou muito competitivo nos últimos 20 anos. Você precisa estar informado, adquirir conhecimento todos os dias e ser dinâmico. Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje (mesmo que lhe custe 10 minutinhos a mais). Tem sempre alguém precisando do seu emprego. Seja sempre verdadeiro e assuma seus erros. O grande profissional tem que ter personalidade para assumir que errou.
Vou deixar também algumas dicas para você que está iniciando com artes gráficas ou designer. Você não precisa passar pelos erros que passei. Se alguém tivesse me passado essas informações no início da minha carreira eu não teria errado tanto. Espero que essas dicas sejam úteis:
Digo sempre que são os 10 MANDAMENTOS DE UM SETOR DE ARTE
1 – Todo serviço gráfico deve ter acompanhamento técnico de no mínimo dois profissionais. Na hora da impressão em laser ou no envio do mesmo para fazer filme limpo. O responsável pela impressão em laser deve estar atento à impressão, e colocar o laser ou vegetal. Observar também se a impressão é P&B ou Color, pois existem laser para o colorido e vegetal para o preto.
2 – O profissional do setor de arte não pode corrigir serviços de agências de propaganda. É de responsabilidade da agência mandar o serviço sem erros. A correção só é permitida caso tenha algum representante da agência presente que autorize e aprove as mudanças.
3 – Todo serviço gráfico deve ser analisado e discutido, com o chefe da gráfica, a melhor forma de impressão. Ele escolherá a melhor maneira de tirar o material em laser ou filme limpo, sendo que o mesmo terá que aprovar com um visto em uma cópia em papel.
4 – O responsável direto por cada serviço gráfico deve ficar atento às informações contidas na O.S. (ordem de serviço), não deixando passar nenhum detalhe. Exemplo: quantidade de cores, impressão frente e verso, quantidade de impressão, tipo de papel, impresso com ou sem sangria etc.
5 – Toda vez que um serviço tiver que ir para um bureau fazer filme limpo, será necessário que o responsável pelo mesmo faça um relatório completo, checando cores, bitmaps, texturas em RGB, lentes, powerclips, transparências, textos, parágrafos, sombras projetadas etc (O Indesign faz esse relatório). Só mande o material para fazer filme ou chapa se o programa der um ok.
6 – Se o arquivo em Corel acusar algum tipo de problema, é aconselhável que o profissional feche o mesmo, e faça a impressão a partir de outro aplicativo. Caso o arquivo tenha que ir para o bureau, entre em contato com o bureau e pegue todas as informações necessárias.
7 – Todo serviço feito na gráfica tem que passar pela revisão. Independente da pressão ou prazo de entrega. O serviço só poderá ser liberado sem revisão no caso de autorização do cliente ou ordem superior, com visto e data da autorização.
8 – Cada profissional é responsável pelo serviço que iniciou. Caso o serviço tenha urgência e precise que outro profissional termine, fica a cargo de quem iniciou passar todas as coordenadas do serviço por escrito para o companheiro, que irá terminar o mesmo.
9 – O profissional de arte gráfica precisa ter atenção no que está fazendo, humildade para perguntar ao colega e espírito de equipe. O serviço bem executado no setor de arte irá facilitar o fotolito e a impressão.
10 – Toda arte ou anúncio de terceiros deverão vir com cópia em papel. Caso a mesma venha via internet, o cliente deverá mandar anexada uma cópia do arquivo em JPEG para visualização.
ARNOLD COELHO
Resp. pelo setor arte do Jornal Agora

Matéria extraída do blog Pimenta na Muqueca.

"Marcha da Maconha" reúne cerca de mil pessoas em Brasília


Cerca de mil pessoas se reuniram na "Marcha da Maconha" na tarde deste sábado (4), em Brasília.

Gritando frases como "Legalize o beck, Dilma Rousseff!" e "Polícia, sem vergonha, seu filho também fuma maconha", os manifestantes circularam pela Esplanada dos Ministérios defendendo a liberação da droga.

O público, majoritariamente jovem, carregava cartazes e camisetas com a defesa da legalização da maconha. O projeto de lei que altera a atual legislação sobre drogas e pode ser votado na próxima semana, na Câmara dos Deputados, foi taxado de conservador.

Mesma opinião é manifestada por participantes do Congresso Internacional sobre Drogas, evento que ocorria em frente ao local da concentração da marcha.

CONSUMO DA DROGA

Apesar de insistentes pedidos da organização da marcha para que ninguém fumasse maconha durante a caminhada, a reportagem flagrou o consumo da droga algumas vezes.

A Polícia Militar do Distrito Federal não tinha registrado incidentes até o início da caminhada, duas horas após o início da concentração para a marcha.

 

JOHANNA NUBLAT
PEDRO LADEIRA
DE BRASÍLIA