22 de janeiro de 2016

Governo oferece mais de 44 mil novas vagas para Educação Profissional


O Governo da Bahia, através da Secretaria da Educação do Estado, oferece 44.253 novas vagas para a Educação Profissional. Inserida no programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação, a oferta objetiva ampliar, diversificar e interiorizar, ainda mais, os cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional na Bahia. A expectativa é que cerca de 100 mil jovens e trabalhadores sejam matriculados no Ano Letivo de 2016.

A matrícula continua na segunda, terça e quarta-feira (25, 26 e 27) para a Educação Profissional e novos alunos (Ensino Médio e Fundamental), que vão estudar nas escolas estaduais em todos os municípios da Bahia. Mais de 651 mil estudantes já se matricularam em toda a rede do Estado. Mais informações sobre a matrícula estão disponíveis no Portal da Educação. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo telefone 0800-2858000.

Ações do SAAE e Prefeitura mais a chegada das chuvas normalizam crise hídrica em Ibicaraí


Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antonio Lima
Após um longo período de estiagem na Região Cacaueira, o que levou vários municípios sulbaianos a decretarem estado de calamidade pública, devido à falta de água nas torneiras, por consequência dos baixos níveis que chegaram os rios que abastecem barragens e reservatórios, as chuvas finalmente voltaram a cair e aos poucos as fontes naturais de captação (nascentes e ribeirões) estão voltando a fornecer águas para essas cidades.
Em Ibicaraí os meses de seca serviram para mudar a realidade local, além de mostrar ao cidadão que é preciso usar de forma minimamente correta - e sem desperdícios - a água que chega em sua casa. Por sua vez, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Ibicaraí, órgão responsável por fornecer água potável para o município, não ficou parado e diversas ações pontuais foram feitas nesse período de estiagem para manter o cidadão com água em sua residência.

20 de janeiro de 2016

Carnaval Antecipado promete agitar foliões em Ilhéus


Dentre as atrações confirmadas estão renomados cantores e grupos musicais baianos, que irão garantir a diversão dos nativos e turistas

Acontece em Ilhéus, entre os dias 29 e 31 de janeiro, na Avenida Soares Lopes, o Carnaval Antecipado. O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado da Bahia, em parceria com as secretarias deTurismo e Esporte (Setur), Cultura (Secult), Comunicação (Secom), e de Indústria e Comércio (Sedic).
Dentre as atrações confirmadas paraos três dias de festa,estãorenomados cantores e grupos musicais baianos como, Durval Lelys, Jammil, Tatau (ex-Araketu), Neto LX, A Vingadora e Na Pegada da Lôra, que irão garantir a diversão dos nativos e turistas.

Infraestrutura de Floresta Azul faz Operação Tapa-Buracos em ruas e avenida


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura
Pelo sétimo ano consecutivo a Prefeitura de Floresta Azul - "Nossa cidade para cuidar, sonhar e viver"- inicia o ano fazendo uma Operação Tapa-Buracos" pelas principais vias de acesso da cidade. Apesar da grave crise que passa o país, o que reflete diretamente nos pequenos municípios brasileiros, que sofrem com os consecutivos sequestros na receita municipal feito pelo INSS, Floresta Azul tem mantido sua rotina de serviços essenciais em todas as secretarias. A Gerência de Infraestrutura tem, na medida do possível, recuperado trechos de estradas vicinais (zona rural); recuperação de praças (pintura, iluminação e poda); retirada de entulhos; poda de todas as árvores existentes na cidade; reposição de lâmpadas nos postes; lavagem da Feira Livre e praças e recuperação dos jardins existentes na cidade.

Rui se reúne com prefeitos para acelerar instalação de creches na Bahia


Cinquenta e seis prefeituras baianas estarão reunidas, na quinta e sexta-feira (21 e 22), com uma equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão ligado ao Ministério da Educação, para tratar, principalmente, de pendências em relação à construção de creches naqueles municípios. O encontro será aberto às 9h desta quinta, na sede da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), no Centro Administrativo, com a presença do governador Rui Costa, e do presidente do FNDE, Antônio Idilvan, além do secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto.

19 de janeiro de 2016

Caravana de Verão do Detran chega ao extremo sul para uma série de ações


O município de Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado, é o primeiro da região a receber a Caravana de Verão do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que nesta terça-feira (19) iniciou ações educativas e de fiscalização na cidade. A caravana também visitará as cidades litorâneas de Prado, Alcobaça e Nova Viçosa para promover a campanha ‘De boa no trânsito’ com o objetivo de ajudar a reduzir o número de acidentes.

Na Avenida Marechal Castelo Branco, a equipe do Detran distribuiu material educativo referente à Lei Seca e ao uso dos equipamentos de segurança do veículo. “Começamos os trabalhos com muita dinâmica aqui em Teixeira de Freitas, onde vamos realizar blitz de alcoolemia, numa iniciativa inédita na cidade”, disse o coordenador da caravana, Ricardo Cruz.

Prefeita solicita do Estado novo asfalto da avenida para passagem da Tocha Olímpica


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso, enviou no dia 15 de dezembro de 2015 um ofício ao governador do Estado da Bahia, Rui Costa, solicitando o recapeamento asfáltico da Avenida Raimundo Silva Cardoso, que é a principal via do município com aproximadamente dois quilômetros de extensão, e que irá receber no mês de maio a passagem da Tocha Olímpica por toda sua extensão.
A Avenida Raimundo Silva Cardoso foi construída na década de 70, sendo até hoje a principal via da cidade, por onde passa diariamente centenas de veículos. A avenida encontra-se com sua malha asfáltica danificada e precisa ser recapeada, pois será o palco da passagem da Tocha Olímpica, evento que terá ampla divulgação da imprensa nacional e internacional, e que irá expor o município e o Estado da Bahia para o mundo. Segundo a prefeita, o recapeamento asfáltico é de extrema importância para a realização desse evento e espera do Governo do Estado o apoio necessário para realização dessa obra.

18 de janeiro de 2016

Matrícula na rede estadual começa na quarta-feira


A partir desta quarta-feira (20), alunos da rede estadual de ensino, pais e/ou responsáveis, já poderão realizar a matrícula para o ano letivo de 2016, acessando o Portal da Educação. O Sistema de Matrícula Online é mais uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria da Educação da Bahia, com o objetivo de dar mais comodidade e agilidade ao processo de entrada dos estudantes à rede.

17 de janeiro de 2016

Bairro Valencinha, em Floresta Azul, vai ganhar moderna UBS


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde
A prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Saúde, se prepara para nos próximos meses entregar para a população florestense, e em especial para o bairro Valencinha, uma moderna Unidade Básica de Saúde (UBS). A nova unidade foi mais uma conquista da atual administração - via Governo Federal e Ministério da Saúde - e está sendo construída na rua São Luiz, onde existia um prédio em ruínas da antiga Lavanderia Central.

Prefeito, vereadores e empresário visitam obra da barragem do Luxo





Texto e fotos: Arnold Coelho – Foto aérea: Binho Vídeo
A manhã da última sexta-feira, 15, foi marcada por mais uma visita do prefeito Lenildo Santana na Barragem do Luxo (barragem responsável por abastecer parte do município de Ibicaraí). Dessa vez o prefeito esteve acompanhado dos vereadores Valter da Farmácia, Osaná Crisóstomo, Gilvá de Jesus, Alam Rogério, Idemar Lopes, Flávio Ramos e Klaus Farias, além do empresário Alan Moreira (Farmácia Moreira), do diretor do SAAE, José Dias e do Técnico em Saneamento, William Nogueira.