17 de setembro de 2016

Governo entrega obra de saneamento no valor de R$ 17 milhões em Caravelas



No extremo sul baiano, a cidade de Caravelas já conta com um sistema completo de esgotamento sanitário. Quase a totalidade das residências e estabelecimentos da sede do município tem à disposição a nova rede coletora de esgoto, após a inauguração do sistema, neste sábado (17), com a presença do governador Rui Costa, atendendo a um antigo anseio dos moradores. Além da sede, o interior também foi beneficiado com a autorização para convênios do programa Bahia Produtiva, que vão fortalecer a produtividade e ajudar a diminuir a pobreza no campo.

15 de setembro de 2016

Centro de Monitoramento On-line torna inaptas seis empresas fantasmas por dia


Identificar e tornar inaptas empresas fantasmas é rotina diária dos Centros de Monitoramento On-line (CMO), novo modelo de combate aos ‘hackers fiscais’ implantado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) que permite a identificação, em tempo real, de fraudes contra o fisco no ambiente digital. 

A média é de seis empresas identificadas e tornadas inaptas a cada dia útil, numa parceria dos CMOs com as inspetorias da Sefaz-BA em toda a Bahia. Dos 3.749 casos já computados de janeiro de 2015 a agosto de 2016, mais de 40% são microempresas individuais (MEIs) abertas pelos fraudadores com o objetivo de sonegar o imposto devido na compra de mercadorias provenientes de outros estados.

14 de setembro de 2016

Familiares acompanham vida escolar dos alunos em Plantão Pedagógico




Aproximar cada vez mais a família da vida escolar dos estudantes é o propósito do Colégio Estadual Naomar Soares Alcântara, localizado no município de Itarantim, no centro sul do estado. Por isso, a unidade promoveu nesta quarta-feira (14) o Plantão Pedagógico, quando os familiares, acompanhados dos estudantes, discutiram com os professores sobre questões como notas, freqüência, aprendizado e comportamento em sala de aula.

Aulões preparam detentos que buscam aprovação em universidades

Mais oportunidade, esperança em dias melhores e melhora na autoestima. É assim que os 195 detentos do Conjunto Penal de Feira de Santana, no centro norte da Bahia, definem as aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Promovido pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado (Seap), o ciclo de aulões teve início nesta quarta-feira (14), com aula de redação e português do professor e secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal.

Dois novos empreendimentos reforçam cadeia produtiva da energia solar na Bahia


Com a ampliação das atividades da italiana Enel Green Power, que já produz energia eólica no estado, e a implantação da Globo Brasil, a cadeia produtiva da energia solar se consolida na Bahia. O protocolo de intenções assinado pelo governador Rui Costa com a Enel, nesta quarta-feira (14), prevê a implantação de outro parque de energia solar no município de Tabocas do Brejo Velho, no Oeste baiano. Já o documento assinado também nesta quarta (14) com a Globo Brasil, primeira grande indústria de painéis solares do país, formalizou a implantação de uma fábrica de células voltaicas e, posteriormente, de painéis solares em Camaçari.

TVE BAHIA TRANSMITIRÁ COM EXCLUSIVIDADE OS JOGOS DO CAMPEONATO INTERMUNICIPAL DE FUTEBOL



A maior competição de futebol amador do país - o Campeonato Intermunicipal de Futebol da Bahia-, sucesso de público nos estádios do interior,  tem agora sua própria emissora de televisão oficial. No dia em que completa 103 anos de fundada (14.09), a Federação Bahiana de Futebol – FBF, assinou o contrato com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB e a TVE Bahia será durante os próximos três anos a emissora oficial da competição. Assim, a partir das Oitavas de Final, que começam no dia 30 de outubro, o Intermunicipal 2016 "invadirá" as telinhas dos baianos. A cada domingo, um duelo do campeonato será transmitido ao vivo a partir das 15h.

13 de setembro de 2016

Secretaria de Educação de Ibicaraí entrega kits para as creches municipais




Texto: Arnold Coelho - Fotos: Sec. Mun. de Educação
A Secretaria Municipal de Educação entregou na última semana três kits pedagógicos (lúdicos e didáticos) específicos para crianças de 0 a 4 anos de idade, com 100 unidades cada. Os kits começaram a ser entregues na última quinta-feira (8) pelo secretario municipal de Educação Uildo Batista e a coordenadora pedagógica Dionei Cavalcante.

"Somos de diferentes partidos e estamos aqui em concordância", afirma Rui



O governador da Bahia, Rui Costa, disse à nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, que retorna ao seu estado cheio de esperança e determinação, sentimentos que são resultado do diálogo estabelecido entre os governadores e a ministra. "Aqui concordamos em todos os pontos apresentados. Somos de diferentes partidos, mas enfrentamos os mesmos desafios e precisamos dar respostas à nação", afirmou Rui.

O governador ainda enfatizou a simbologia e a mensagem que o encontro desta terça-feira (13), em Brasília, transmite aos brasileiros. "Seu convite tem total aderência dos governadores. Infelizmente, hoje temos a ausência de um lugar onde todos possam falar uma mesma linguagem", disse Rui à ministra. Ao todo, 25 chefes do Executivo nos estados estiveram presentes.

Bahia se prepara para Campanha de Multivacinação


No período de 19 a 30 deste mês acontece na Bahia a Campanha de Multivacinação, que terá o sábado (24) como o Dia de Mobilização Nacional. De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ramon Saavedra, os objetivos da ação são resgatar as crianças e adolescentes não vacinados ou complementar os esquemas de imunização, manter eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis e, principalmente, melhorar as coberturas vacinais. 

12 de setembro de 2016

Odontomóvel atende em Paulo Afonso, Itororó e Camacan


A população dos municípios de Paulo Afonso (Vale do São Francisco), Itororó (centro sul) e Camacan (sul) começou a ser atendida pelo programa itinerante da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) Saúde sem Fronteiras Odontomóvel. Até este sábado (17), serão oferecidos serviço de odontologia, realizado em unidades móveis equipadas e onde podem ser feitas restaurações, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, colocação de coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros.

Grande Carreata de Erick pelas ruas de Floresta Azul




O candidato a prefeito de Floresta Azul, Erick Cardoso e o vice Alan, da coligação O TRABALHO TEM QUE CONTINUAR (DEM - PMDB - PROS - PR - PHS - PTN), realizaram na noite de sábado (10), por volta das 19:00h, uma super carreata que contou com a participação de mais de 150 carros, diversos paredões, muitas motos, bicicletas e centenas de pessoas (correligionários, lideranças políticas e simpatizantes). A carreata saiu do trevo, na entrada da cidade, ao som de muita música, alegria e gritos de incentivos por onde passava.

Ibicaraí – Uma onda vermelha invadiu a Vila Emilio Isabel (41)




Texto e fotos ASCOM Partido dos Trabalhadores Ibicaraí
Na tarde deste domingo (11), a Vila Emílio Isabel (41), recebeu a visita de uma crescente onda vermelha, que percorreu todas as Ruas daquela localidade, Valter da Farmácia, Lula Sampaio e Lenildo Santana, visitaram casa por casa, sempre muito bem recepcionados por todos.