28 de dezembro de 2012

Virada do ano em Porto Seguro terá Chiclete com Banana e Olodum


Dois dias de festa, quando são esperadas 40 mil pessoas, é o que reserva a cidade de Porto Seguro aos moradores e visitantes na noite de réveillon (31 de dezembro) e no dia 1º de janeiro de 2013. Localizada na Costa do Descobrimento, sul da Bahia, a 730 km de Salvador, o município onde nasceu o Brasil terá como atrações as bandas Olodum e Chiclete com Banana, além da dupla Oito7Nove4.

O local escolhido para o evento é a Passarela do Descobrimento, popularmente conhecida como Passarela do Álcool, na Avenida Portugal, centro da cidade. O local fica a poucos minutos do cais, da praia e do aeroporto internacional. De acordo com a prefeitura de Porto Seguro, a rede hoteleira está com 90% da ocupação, mas é certo, como em todos os anos, que chegue a 100% até 31 de dezembro.

A festa da virada, que é promovida pela prefeitura de Porto Seguro, com apoio do Ministério do Turismo e Bahiatursa, começará às 21h do dia 31, com apresentação de artistas locais. A Banda Olodum sobe ao palco às 23h30 e comanda, com seus vocalistas Nadjane Souza, Lazinho e Mateus Vidal a contagem regressiva para a chegada do ano novo. Logo após a queima de fogos de artifício, o espetáculo continua com o Olodum. Elivandro Cuca e Cacalino são as atrações locais do evento.

No primeiro dia de 2013, o público volta à Passarela do Descobrimento para o show do Chiclete com Banana e da banda Oito7Nove4. Com uma média de 130 shows por ano pelo Brasil e exterior, 15 discos de ouro, dez de platina e dois DVDs, o Chiclete com Banana comemora, em 2013, 30 anos da gravação dos primeiros discos (“Trio Elétrico Traz os Montes & Chiclete com Banana” e “Estação das Cores”, ambos pelo selo Continental, 1983).

A banda Oito7Nove4, formada pelos filhos de Bell, vocalista do Chiclete, Rafa e Pipo Marques, representa a nova geração da banda. Em Porto Seguro, eles vão apresentar as músicas do primeiro disco, “Cada vez te amo mais”, lançado em janeiro de 2012, cuja base é definida como “axé romântico”, além de tocar, também, músicas do Chiclete.

Porto Seguro, uma das mais antigas cidades da Bahia, datada de 1534, antes mesmo da capital, Salvador, conta com uma população de aproximadamente 122,5 mil habitantes. A localização geográfica próxima ao litoral sul e as características culturais e formação histórica tornaram o turismo a sua principal vocação. Quem passeia pela cidade não abre mão de conhecer pelo menos uma das suas praias espalhadas em uma extensão de 90 km de costa, caracterizadas pela areia fina, branca e pouca poluição.

As belezas naturais e infraestrutura de hospedagem e lazer tornam a cidade (da qual fazem parte as localidades de Arraial D’Ajuda e Trancoso) um dos principais destinos do país. Os principais turistas internacionais chegam da Argentina, Portugal, Estados Unidos, Israel e França. A rede hoteleira de categoria internacional conta com cerca de 50 mil leitos.

 

Uas/af

27.12.12

Bahia é o segundo estado com o maior número de mortes por câncer de pulmão


A Bahia é o segundo estado do Nordeste com maior quantidade de óbitos por câncer de pulmão geralmente provocado por cigarro, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). “E entre 90% e 95% dos casos de neoplasias (câncer) nestas regiões são motivados pelo uso de cigarros”, disse o médico pneumologista Francisco da Hora, em entrevista ao jornal A Tarde.

Sem medidas drásticas, a Bahia segue na triste liderança ao contrário de estados como Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiros, Amazonas, Roraima, Paraíba e Paraná, que proibiram o uso de cigarros em locais fechados e os fumódromos (áreas reservadas para fumantes). Ainda segundo dado do Inca, de 2000 a 2010 foi registrado um aumento de 98% nos casos de mortes por câncer de traquéia, brônquios e pulmões no Estado, que passaram de 390 para 774.

Para Francisco da Hora, que também é médico pneumologista do programa estadual de tabagismo da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a falta de regulamentação atrapalha. “Iniciativas como está é o que tem assegurado a redução da quantidade de fumantes desde a década de 80. Deixamos de ter 30 milhões de usuários e hoje temos 15 milhões”, lembra.

Vale lembrar, que um ano após ter sido sancionada pela presidente Dilma Roussef, a Lei Antifumo (12.546/11) ainda espera regulamentação do Congresso Nacional. Mas há quem diga que sofre com tais iniciativas. “Há muito preconceito com os fumantes. Por que não posso fumar onde quero?”, reclama a paisagista Eliane Brito, que costuma portar quatro carteiras de cigarro.

Com informações do jornal A Tarde*

 

Daniel Alves reafirma desejo de encerrar a carreira no Bahia.


O lateral-direito Daniel Alves, do Barcelona, em entrevista aos repórteres Glauber Guerra, do Bahia Notícias, e Guanair Atanásio, no programa Giro Esportivo da Rádio Cidade AM 870, afirmou que não pretende encerrar a carreira no Juazeiro Social Clube, equipe da sua cidade e o seu primeiro time. O camisa 2 do Barça deseja pendurar as chuteiras no Esquadrão de Aço. – Pelo fato que o time que realmente me apresentou ao futebol, foi o Bahia. A forma de agradecer, a tudo que foi feito por mim,  é devolver esse presente e encerrar a carreira no Bahia. Como eu disse, é uma forma de agradecer a oportunidade que eles me deram de ser um jogador profissional de futebol – declarou. Em abril deste ano, Baé, presidente do Juazeiro, garantiu que Daniel Alves estaria disposto a investir e colaborar o Tricolor das Carrancas. No entanto, o jogador negou que tenha interesse, enquanto ele não enxergar uma “união”. – Eu não tive interesse, e falando claro, eu não tenho a intenção de fazer isso, enquanto não ver a união de todos, na ideia de fazer um grande time da cidade e sem olhar muito os interesses próprios. Fazer um time que seja referência na cidade. Eu, como cidadão juazeirense, nascido aí, queria que isso acontecesse. E aí, colocaria meu grão de areia. Enquanto não acontecer, não tenho vontade de fazer algo em prol disso – afirmou.

 

Projeto prevê distribuição de gorjetas entre todos os funcionários


A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei que prevê a divisão das gorjetas entre todos os funcionários do restaurante e não somente com os garçons. O texto substitui um antigo projeto que regulamentava as profissões de maître e garçom. A proposta original além de detalhar as atribuições e obrigações dos profissionais criava a exigência de curso profissionalizante e em um dos capítulos regulamentava a distribuição da gorjeta. Entretanto, a relatora do Projeto na Comissão do Trabalho, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), argumentou que a falta de profissionalização dessas funções não prejudica a sociedade, mas, concordou com o capítulo do texto que regulamentava a distribuição da gorjeta. “Temos visto muitos abusos praticados contra os integrantes da categoria em relação ao pagamento dessa parcela, havendo, muitas vezes, a cobrança sem que haja o devido repasse”, disse Sandra. A Comissão optou por acrescentar na CLT os dispositivos que versam sobre a gorjeta. O valor dividido entre os funcionários do restaurante teria como base 10% ou mais de cada conta paga no estabelecimento. O rateio já era previsto no projeto original, mas falava apenas nos garçons. A novidade é que, na nova proposta, a gorjeta será dividida entre todos os empregados que trabalham no horário de atendimento. “Não nos parece justo que o pagamento da gorjeta reverta apenas para o garçom. De que adiantaria um bom atendimento do garçom se a comida vier insossa, ou se a mesa não for limpa adequadamente?”, argumentou a relatora. A proposta tramita em caráter conclusivo, o que quer dizer que não será votada pelo Plenário da Câmara. Será analisada pelas comissões a responsáveis. O projeto perde o caráter conclusivo se houve divergências entre os pareceres das comissões. No caso da proposta das gorjetas, falta análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara.

 
Fonte: Folha Hoje

Sete juízes foram aposentados por suspeita de irregularidade em 2012


Sete juízes suspeitos de irregularidades como venda de sentenças e favorecimento indevido foram aposentados compulsoriamente após processos abertos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante o ano de 2012, segundo balanço obtido pelo G1. A aposentadoria compulsória, quando o juiz perde o cargo e recebe uma parte de seu salário, é a punição máxima permitida para magistrados na esfera administrativa. Caso haja processo judicial, o juiz pode ser exonerado e perder o cargo ou ter a aposentadoria cassada. Outros dois juízes foram punidos no mesmo ano pelo plenário do CNJ com remoção compulsória, quando o magistrado é transferido para outro local, e dois com censura. Além dos11 punidos, outros seis foram afastados preventivamente de suas funções em 2012 em razão da abertura de investigações após suspeitas de irregularidades, dois deles do Rio Grande do Norte, dois de Tocantins, um do Piauí e um do Ceará.
 
Fonte: G1

 

26 de dezembro de 2012

TVE Debate discute perspectivas econômicas para 2013


No último domingo do ano (30), às 20h30, o TVE Debate discutirá as perspectivas econômicas para Bahia em 2013. Foram convidados ao encontro o economista Antônio Alberto Valença, a coordenadora de Gestão Estratégica do Sebrae, Isabel Ribeiro, e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Reinaldo Sampaio.

Esta edição falará, entre outras coisas, sobre medidas que devem ser tomadas para aumentar o crescimento econômico e a competitividade do estado para o próximo ano. “Em 2012, a Bahia deve registrar um crescimento de 3%. Mas a perspectiva é que, em 2013, nós cresçamos cerca de 4,5%, então, eu vejo com otimismo o ano que vem”, afirma o economista. Nesse cenário, serão ponderados ainda o papel das pequenas empresas e das grandes indústrias.

O TVE Debate, apresentado por Vanderson Nascimento, vai ao ar todo domingo, às 20h30, durante o Horário de Verão. Também é possível acompanhar a programação da TVE Bahia no portal www.irdeb.ba.gov.br.

 

Yas/af

26.12.12

Edital confirma provas do concurso da Sema/Inema para dia 6 de janeiro


A Secretaria da Administração (Saeb) publica no Diário Oficial do Estado da Bahia, nesta quinta-feira (27), o edital de realização das provas objetivas e discursiva do concurso público da Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema/Inema). As provas serão aplicadas no dia 6 de janeiro de 2013, às 8h (horário local), para os cargos de Especialista e Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Os candidatos inscritos encontram todas as orientações para o concurso e os locais de provas no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos - Cespe/UnB (www.cespe.unb.br), empresa organizadora do certame e no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). O candidato inscrito somente poderá realizar as provas no local designado na consulta individual realizada no endereço eletrônico da Cespe/UnB.

As provas para ambos os cargos, terão duração de 4 horas e 30 minutos. O candidato deve comparecer ao local indicado para as provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munidos de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, além do comprovante de inscrição e do documento de identidade original. As provas serão aplicadas nas seguintes cidades: Salvador, Barreiras, Juazeiro e Vitória da Conquista.

O concurso vai preencher 179 vagas para os cargos de Especialista e Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Com 40 horas de trabalho semanais, os cargos têm remuneração inicial de R$ 5.047,96 (Especialista) e R$ 1.360,55 (Técnico).

Além do Sema/Inema, o Estado está realizando concursos para a Polícia Militar e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Ao todo, os três concursos totalizam 2.209 novas vagas na administração pública.

 

Aas/af

26.12.12

Fábrica de cerâmica investe R$ 30 milhões em Alagoinhas


A Cerâmica Rocha anunciou, nesta quarta-feira (26) investimentos de R$ 30 milhões para a instalação de sua primeira fábrica fora de São Paulo, em Alagoinhas, no Nordeste baiano. De acordo com o diretor do Grupo Rochaforte, Rui Donizete da Rocha, a Bahia foi escolhida por ser o estado mais populoso do Nordeste e pelo grande avanço nas pesquisas e administração dos recursos minerais.

“A opção pelo município de Alagoinhas, por sua vez, foi consequência da farta presença de argila, matéria prima essencial para a cerâmica. Além disso, a posição geográfica do município privilegia a logística na distribuição”, disse Rocha.

O secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, comemorou mais esse investimento do setor mineral que vem para a Bahia. “Somos o quinto produtor brasileiro de bens minerais e as riquezas do nosso subsolo têm atraído cada vez mais o interesse de diversos investidores. Com a conclusão da Ferrovia Oeste-Leste e do Porto Sul, vamos viver o maior boom da mineração da Bahia”, aposta Correia.

As obras de infraestrutura da Cerâmica Rocha Nordeste estão previstas para começar no segundo semestre de 2013 e deverão ser concluídas em 18 meses. Inicialmente, serão produzidos 12 milhões de m²/ano de placas cerâmicas para pisos e revestimentos, devendo chegar a 30 milhões de m²/ano quando a fábrica atingir a sua capacidade máxima.

A expectativa da empresa é que a produção seja absorvida pela Bahia e pelos estados das regiões Norte e Nordeste, destinando apenas uma pequena parcela à exportação. Com o final das obras da unidade, deverão ser criados cerca de 1.500 postos de trabalho diretos e indiretos, incluindo as atividades de serviços e transportes.

 

Pisos e revestimentos O Grupo Rochaforte, fabricante de placas cerâmicas para pisos e revestimentos, está entre os 10 maiores de São Paulo e entre os 20 do Brasil, com uma produção em torno de 30 milhões de m² anuais. A matriz produz pisos e revestimentos das marcas Triunfo, Rochaforte e Victória Gres.

As origens do grupo remontam à 1952, quando foi criada a Cerâmica São José, para a fabricação de tijolos e telhas. Posteriormente, a empresa passou a fabricar elementos vazados, tijolos laminados e blocos cerâmicos, sob a marca Triunfo. No ano de 1969, iniciou-se a produção de ladrilhos cerâmicos esmaltados. Em 1998, foi oficialmente criada a Cerâmica Rocha, utilizando o nome de fantasia Rochaforte.

 

Ias/af

26.12.12

Operação Natal registra redução de 45% no número de acidentes nas rodovias estaduais


A Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), registrou uma redução de 45% no número de acidentes e de 33% no número de vítimas feridas nas rodovias estaduais durante a Operação Natal 2012, realizada entre as 8h de sábado (22) e as 8h desta quarta-feira (26).

Neste período, foram registrados 43 acidentes, que deixaram 30 vítimas leves, 16 em estado grave e cinco fatais.

Os policiais militares fizeram 2.163 abordagens a veículos, o que resultou em 36 retenções e na extração de 261 autos de infração de trânsito, sendo que as infrações mais registradas foram a não utilização do cinto de segurança (16%) e a condução de veículo sem o porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou da permissão para dirigir (14%).

Como resultado das abordagens, foram recolhidos 11 certificados de registro e licenciamento de veículo e seis CNHs, três destas com base no Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, por dirigir sob o efeito de bebida alcoólica.

Segundo o comandante do BPRv, coronel Paulo Faustino, o principal fator para a queda do número de acidentes e de vítimas foi a utilização de radares estásticos nas rodovias, “que contribuíram para a redução da velocidade dos veículos”.

 

nas/om        26.12.12

 

Cican ganha mamógrafos e tem atendimento modernizado


O Centro Estadual de Oncologia (Cican), em Salvador, foi reformado e modernizado. Nesta quarta-feira (26), ganhou três novos mamógrafos, passando a contar agora com cinco. Além disso, um novo sistema de digitalização de imagens e um novo laboratório de anatomia patológica foram inaugurados.

As intervenções, comandadas pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), foram inauguradas pelo secretário Jorge Solla. Elas vão acelerar o processo de diagnóstico de câncer, o que tem grande importância para o sucesso do tratamento da doença.

“Vamos reduzir o tempo médio de realização do exame de 60 dias para uma semana. Com isso beneficiamos bastante os pacientes”, disse Solla. De acordo com ele, as ações não param por aí. “Em 2013, vamos incorporar um serviço de radioterapia, com a construção de uma área anexa e um acelerador linear, melhorando ainda mais a capacidade de tratamento.”

A modernização do Cican está sendo feita em parceria com a Secretaria Estadual da Administração (Saeb). No primeiro momento, foi realizada uma organização dos fluxos internos, o que permitiu atender ao paciente com mais qualidade, conforto e rapidez. Neste segundo momento, o centro recebeu novos equipamentos e novos profissionais.

“Trocamos todo o mobiliário e o sistema de climatização do receptivo, aumentamos o número de atendentes do call center e estamos preparados para prestar um serviço de referência com qualidade e presteza”, afirmou o diretor-geral do Cican, Douglar Nascimento.

Com a modernização, o centro também passou a ser referência no tratamento de câncer de mama em necessidade de uso de anticorpos monoclonais, como o Trastuzumabe. A unidade é a primeira do Brasil a cumprir o protocolo do Ministério da Saúde para usar esse tipo de remédio.

O Cican é o centro de referência estadual de tratamento de câncer. Ele atende às especialidades de ginecologia, mastologia, oncologia clínica, urologia, dermatologia, proctologia, anestesiologia, terapia da dor (algologia) e cirurgia geral. Além disso, atende em odontologia, psicologia, enfermagem e serviço social, todos voltados para o paciente oncológico. São realizados ainda procedimentos diagnósticos, principalmente para câncer de próstata e de mama. São mais de 1.200 procedimentos por dia.

sds/om           26.12.12