29 de setembro de 2016

Oportunidades de negócios na Bahia atraem delegação da União Europeia


As oportunidades de negócios na Bahia atraem os olhares de representantes de embaixadas e consulados de países da União Europeia como França, Lituânia, Grécia, Áustria e Dinamarca. Nesta quinta-feira (29), eles participam de seminário que tem como um dos temas ‘Perfil e Oportunidades de Negócios e investimentos da Bahia’. O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), faz parte da programação da delegação na capital baiana, que inclui ainda uma visita ao Senai Cimatec, em Piatã.

Estudante baiana é empossada deputada jovem no Congresso Nacional


Esta semana é de muito aprendizado e de novas experiências para a estudante Emilly Maria Silva de Sena, 17 anos, do 3º ano do Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, em Salvador. Às vésperas das eleições municipais, que irão ocorrer em todo o Brasil, ela está entre os 78 estudantes de todo o País empossados como deputados jovens e que vivenciam, por uma semana, a rotina parlamentar em Brasília. Eles foram selecionados para o programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2016 e participam de diferentes atividades, até esta sexta-feira (30), no Distrito Federal.

27 de setembro de 2016

Alunos do interior participam de projeto sobre orientação vocacional


Alunos do Ceep em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, de Jaguara, estão de olho no Enem.
Na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro, os alunos do ensino médio regular e dos cursos técnicos do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (Ceep), localizado no município de Jaguaquara (centro sul), estão participando do projeto de motivação e orientação vocacional. O objetivo é auxiliá-los na escolha da carreira profissional. 

Estudantes baianos criam carregador de celular à base de energia solar


O aplicativo 'Barbalho Hand', em fase experimental, mostra preços mais baratos
dos produtos cadastrados dos pontos comerciais da região

Estudantes do curso técnico de nível médio em Informática, do Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional Tecnologia da Informação Isaias Alves (CEEP), no bairro do Barbalho, em Salvador, desenvolveram um protótipo com esta tecnologia social, de baixo custo, a partir dos estudos em sala de aula. A experiência é uma das novidades apresentadas na Feira de Ciências do CEEP, que segue, até esta quarta-feira (28), mobilizando toda a comunidade escolar.

Ginásio de Esportes de Ibicaraí começa a receber pintura


Texto e fotos: Arnold Coelho

O Ginásio de Esportes Nicécio Bráulio entrou na fase final da reforma com o início da pintura interna e externa de todo o prédio.  O ginásio está situado na Avenida Coaraci, no bairro Agripino Monteiro, em Ibicaraí, e já recebeu manutenção em toda a sua parte estrutural, com a aplicação de diversas colunas de concreto para reforçar a estrutura e segurar o novo telhado. A reforma contou com a construção e ampliação de novas arquibancadas dentro do padrão exigido (com espaço para cadeirantes), além da reforma dos banheiros e vestiários e total recuperação do palco e do espaço da lanchonete.

Fábrica de calçados em Amargosa vai gerar novos empregos


O segmento de Calçados e Componentes deve ser responsável por 1.450 novos empregos diretos na Bahia. A previsão é que deste total, 300 novas vagas sejam criadas, inicialmente, a partir da instalação de uma fábrica do Grupo Ferracini no município de Amargosa, no centro-sul baiano. As tratativas entre o governo estadual e a empresa, uma das principais marcas de calçados masculinos do Brasil, foram formalizadas na tarde desta segunda-feira (26), na Governadoria, com a assinatura de um protocolo de intenções pelo governador Rui Costa, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, e representantes da empresa. O acordo prevê um investimento da Ferracini de R$ 12 milhões na região, estimulando o crescimento econômico e o desenvolvimento social.

Municípios baianos se destacam na produção agrícola



O plantio de algodão de São Desidério – maior produtor da fibra no País –, localizado no oeste baiano, garantiu ao município, pelo segundo ano consecutivo, a liderança no ranking dos municípios brasileiros com maior valor da produção agrícola em 2015. A produção agrícola individual de São Desidério, somando o valor total das colheitas, incluídos grãos e outros produtos, chegou a R$ 2,8 bilhões no ano passado, o que representou um aumento de 23,2% em relação à colheita de 2014.

26 de setembro de 2016

DILMA ROUSSEFF CONCEDE ENTREVISTA EXCLUSIVA À TVE BAHIA

A entrevista vai ao ar na terça-feira, às 20h40, na TVE Bahia
 e no portal do IRDEB – www.tve.ba.gov.br


A ex-presidenta Dilma Rousseff concedeu entrevista exclusiva à TVE Bahia na última sexta-feira, 23.09 em Salvador. Foi sua primeira entrevista, à televisão brasileira, após o impeachment. Quem conduziu a entrevista foi o jornalista Bob Fernandes, que conversou com Dilma por uma hora, inaugurando um novo espaço de entrevistas na TVE, o TVE Entrevista Especial.

25 de setembro de 2016

Cras de Ibicaraí realiza cerimônia do primeiro casamento comunitário – Alma Gêmea 2016


Texto: Cras-Ibicaraí - Fotos: Antonio Lima

Uma festa literalmente grandiosa, com tudo que qualquer noiva tem direito. Decoração caprichada, salão lotado de convidados, noivos e noivas a caráter, ambiente recheado de amor e muita felicidade. Assim foi o 1ª Casamento Comunitário de Ibicaraí. 

O evento aconteceu na última terça-feira (20), no Clube dos 40 de Ibicaraí, às 16:00 horas. No total foram 25 casais inscritos que concretizaram o sonho de formalizar a união. Graças a parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, com o Fórum Jose Alves, na pessoa do Juiz Alysson Floriano Camilo. Vale lembrar que o Fórum não cobrou nada dos 25 casais pelo casamento no civil.