21 de agosto de 2015

Secretaria de Agricultura de Floresta Azul e Ceplac realizam entrega de mudas


Texto: Ascom Floresta Azul - Fotos: Alcimar Ferreira
A Prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o escritório local da Ceplac e Biofábrica, realizou na tarde de quinta-feira, 20, a entrega de 6 mil mudas de Cacau Seminal para mais de 100 agricultores familiares do município.
As mudas foram divididas em dois lotes ou etapas, sendo que ontem (20-08), foram distribuídas seis mil mudas para os agricultores presentes, em frente ao escritório local da Ceplac, no centro de Floresta Azul. O segundo lote, com 10 mil mudas, será distribuído na próxima quinta-feira, 27, no mesmo local.

Plano de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Dendê é apresentado pela Setur


O Encontro para validação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (Pdits) da Costa do Dendê foi realizado nesta quinta-feira (20), em Barra Grande, município de Maraú, um dos principais destinos indutores de turismo na Bahia, localizado a 425 quilômetros de Salvador.

A iniciativa da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) teve o intuito de apresentar o planejamento turístico para a região, resultado de oficinas públicas de debates e construção coletiva do documento, realizadas com representantes dos municípios desta zona turística, durante um ano. 

Uesc recebe representantes de mais de 30 instituições públicas de ensino superior


Representantes de mais de 30 instituições públicas de ensino superior e pesquisas do Brasil estão reunidos no auditório do 5º andar da Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus/BA, para discutir a melhor forma de pôr em execução à Lei de Acesso à Informação, através dos Serviços de Informação ao Cidadão(SIC). O II Encontro de Informação aos Cidadãos das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa com o tema "Aos cidadãos das instituições públicas de ensino superior e pesquisa do Brasil", prossegue até esta sexta-feira (21).

O trabalhos incluem palestras, mesa-redonda com o Ouvidor Geral do Estado da Bahia, Yulo Oiticica Pereira, e os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil, de Ilhéus, Marcos Flávio Rhem e de Itabuna, Andirlei Nascimento, além de painel e discussão sobre a realidade e funcionamento do SIC em cada instituição, presente.

Bahia deve receber três novos centros olímpicos


O Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), negocia com o Ministério do Esporte a implantação de três novos centros olímpicos no estado. São eles: o Centro de Canoagem, o Centro de Luta Olímpica e o Centro de Boxe.

O pleito está em discussão e, nesta quinta-feira (20), foi pauta de agenda entre o secretário estadual Álvaro Gomes, o secretário de Alto Rendimento do ministério, Carlos Geraldo, os presidentes da Confederação de Luta Olímpica e Confederação de Boxe, Pedro Gama e Mauro Silva, respectivamente, o presidente da Federação de Boxe da Bahia, Joilson Santana, e ainda o vice-presidente da Federação de Canoagem da Bahia, José Carlos.

19 de agosto de 2015

Projeto de Consórcios de saúde é apresentado para deputados estaduais


Os detalhes dos Consórcios Públicos de Saúde foram apresentado nesta quarta-feira (19) aos deputados durante um encontro realizado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador. O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, acompanhado do consultor do projeto, João Ananias, e da equipe técnica da Sesab, explicou que o Governo pretende levar a média complexidade ao interior do estado.

Na sua exposição, Vilas-Boas disse também que a estratégia é juntar municípios para prover serviços especializados em uma estrutura pública com qualidade e a um custo viável. “O Consórcio não irá tirar a autonomia dos municípios, pelo contrário, irá empoderar”. Ele ainda acrescentou que o Governo do Estado será um co-financiador do serviço, incentivando a formação dos consórcios para a expansão dos serviços de saúde, principalmente no interior baiano. 

Novo aeroporto em Vitória da Conquista pode se chamar Jadiel Matos



Um projeto de lei de autoria do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) foi apresentado à Câmara dos Deputados nesta terça-feira (18) e pede que o novo aeroporto do município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, se chame Jadiel Matos. A homenagem se refere ao ex-prefeito da cidade (1973-1976), que, segundo Assunção, “foi o primeiro prefeito eleito em oposição ao regime ditatorial na Bahia, responsável pela criação do plano diretor urbano da cidade e que deu atenção especial à zona rural”. O parlamentar petista lembra a trajetória política de Matos e os feitos da sua administração, que auxiliou na defesa dos direitos populares.

Instituições de ensino discutem Lei de Acesso a Informação na Uesc


A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no sul do estado, sedia nestas quinta e sexta-feira (20 e 21) o II Encontro de Informação aos Cidadãos (SICs), das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa, que debaterá o tema ‘Aos Cidadãos das instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil’. O evento acontece no auditório do 5º andar do edifício José Haroldo Castro Vieira (torre).

18 de agosto de 2015

Floresta Azul realizará 2a Conferência da Juventude nos dias 24 e 25 de agosto


Texto e imagem: Ascom Cultura-PMFA e Internet
A Prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Educação e da Gerência de Cultura e Juventude, vai realizar nos dias 24 e 25 de agosto de 2015, a 2ª Conferência Municipal da Juventude. O evento será realizado no Auditório Municipal com a participação da sociedade civil e órgãos públicos.
A 2ª Conferência Municipal de Juventude de Floresta Azul está agregada a 3ª Conferência Nacional de Juventude que foi lançada em fevereiro desse ano e acontece em todo o território nacional até dezembro de 2015 com as conferências municipais.

Itamaraju: CDL e Sindcomércio pedem ações do governo para desenvolvimento da região



Uma maratona de reuniões pautou ações para o desenvolvimento do município de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, nesta segunda-feira (17), em Salvador. Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Itamaraju (Sindcomércio) cumpriram três agendas na capital nas Secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP), Administração (Saeb) e Fazenda (Sefaz), para cobrar melhorias na condição de trabalho dos policiais civis e militares, um delegado plantonista nos finais de semana, a instalação de SAC e a reativação da inspetoria na região. De acordo com o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), essas iniciativas foram apresentadas ao governo, que vai estudar cada ponto.

SAC Móvel visita municípios do sul baiano a partir desta quinta-feira


Os moradores da região sul do estado recebem a partir desta quinta-feira (20) o atendimento da unidade itinerante do SAC. Até o dia 3 de setembro a carreta da Rota 3 estará à disposição da população para emitir carteira de identidade (RG), CPF e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais, além dos serviços da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). Estão envolvidos nesta rota do SAC os municípios de Ibirapuã, Nova Viçosa, Alcobaça, Itamarajú, Itabela e Canavieiras. 

Roteiro 

Polícia Militar promove 22 soldados a cabos em Itabuna


Após uma semana de curso oferecido pelo 15º Batalhão da PM, em Itabuna, 22 policias de diversas unidades do interior da Bahia receberam o certificado de Cabo da Polícia Militar da Bahia, em solenidade realizada na segunda-feira (17). A cerimônia foi conduzida pelo comandante da unidade, major Riccio.

Criação de novas universidades na Bahia é discutida em audiência pública


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia participou, na manhã desta segunda-feira (17), de audiência pública para debate sobre a implantação das universidades federais da Chapada Diamantina e do Nordeste da Bahia. O encontro foi promovido pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da Assembleia Legislativa da Bahia.

Atualmente, a Bahia conta com dez instituições públicas de ensino superior. São quatro universidades estaduais, quatro federais e dois institutos federais. Além destas, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com sede em Petrolina, no estado de Pernambuco, possui campi instalados nas cidades de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. 

17 de agosto de 2015

Floresta Azul iniciou a Campanha Nacional da vacinação contra Poliomielite


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A Secretaria Municipal de Saúde de Floresta Azul começou sábado (15), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (paralisia infantil) e de Multivacinação, que tem por objetivo fazer com que os pais e responsáveis atualizem a caderneta de vacinação das crianças. A campanha vai se estender até 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Estado adianta articulação com governo federal para reduzir taxa de homicídios na Bahia


O Governo da Bahia já iniciou o processo de parcerias com o governo federal para a implementação do Pacto Nacional de Redução de Homicídios nos 417 municípios baianos. Na tarde desta segunda-feira (17), o coordenador-geral do programa estadual Pacto pela Vida, Cézar Lisboa, esteve em Brasília e conversou sobre o pacto nacional e sobre o combate às drogas com o secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, e com o diretor do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Anael Jacob.