25 de julho de 2013

Festa em louvor a São Cristóvão arrasta multidão até a Capela na Saloméa


Aconteceu na tarde de quinta-feira (25), uma grande carreata com mais de 100 carros, motos, bicicletas e centenas de devotos.  O cortejo saiu às 15 horas da Praça da Igreja Matriz Senhor Deus Menino e seguiu pela Avenida São Vicente de Paula até o bairro do Luxo, seguindo até a Capela de São Cristóvão (padroeiro dos motoristas), no distrito da Saloméa.
O andor com a imagem do santo chegou à capela carregado por fieis, entre eles o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, que falou da importância em manter as tradições religiosas do município. “A festa de São Cristóvão faz parte do roteiro religioso da nossa cidade, e a prefeitura tem feito o possível para manter essa tradição junto com a igreja e a comunidade”, disse o prefeito.
A missa foi celebrada pelo Monsenhor Sebastião Bezerra, que agradeceu a presença e a comunhão dos devotos. O padre Sebastião lembrou do grande momento em que a Igreja Católica vive no Brasil, com a presença do Papa Francisco e sua popularidade. “O Papa Francisco tem o dom de agregar. Por onde o Pontífice passa ele arrasta multidões. A vinda do Santo Papa ao nosso país vem agregando os jovens que procuram por Cristo e tem renovado a esperança da Igreja Católica”, disse o Padre. No final da missa o Monsenhor Sebastião também agradeceu o apoio dado pela Prefeitura de Ibicaraí, na pessoa do prefeito Lenildo Santana e do empresário e dono da Cerâmica São Cristóvão, senhor Miudinho, que todos os anos tem se colocado a disposição da igreja e ajudado na produção da festa.
A coordenadora da festa, Eliete Macêdo, agradeceu a todos os presentes e falou da luta que a Igreja tem para manter a tradição da Festa em homenagem a São Cristóvão, Padroeiro dos Motoristas. Eliete se mostrou emocionada com o cortejo e lembrou o quanto é importante manter as tradições religiosas.
Cerca de 600 pessoas estiveram presentes à missa campal, entre eles, o prefeito Lenildo Santana; o secretário de Saúde, Pinheiro Farias; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Lula Sampaio; o secretário de Administração, Osvaldo Filho; o Diretor de Esportes, Josevan Dias; os vereadores Dema, Válter da Farmácia, Klaus Farias e Osaná; o Major da Polícia Militar Waldilson Santos Cerqueira, que colocou duas viaturas e oito policiais a disposição para fazer a segurança da procissão, além de parte da imprensa local.

São Cristovão, padroeiro dos motoristas e viajantes
São Cristóvão é o protetor dos motoristas e dos viajantes. Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. Cristóvão significa Aquele que carrega Cristo ou porta-Cristo. Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas. Ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo. Veio a saber, então, que o maior rei do mundo era Satanás. Colocou-se pois, a serviço deste. Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo era Nosso Senhor. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, atravessando o rio. Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. À medida que atravessava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o peso do mundo inteiro. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: "Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".
Todo motorista com certeza já fez essa oração, pelo menos uma vez na vida:
ORAÇÃO - "Dai-me Senhor, firmeza e vigilância no volante, para que eu chegue ao meu destino sem acidentes. Protegei os que viajam comigo. Ajudai-me a respeitar a todos e a dirigir com prudência. E que eu descubra vossa presença na natureza e em tudo o que me rodeia. Amém".












Texto: Arnold Coelho  -  Fotos: Raimundo Gomes e Antonio Lima

Restauração de trecho da BA-270 beneficia 104 mil pessoas no sudoeste da Bahia

Cerca de 104 mil habitantes de Potiraguá, Itarantim, Macarani, Maiquinique, e Itapetinga no sudoeste da Bahia, serão beneficiados com a restauração de 27 quilômetros da rodovia BA-270, trecho que liga Potiraguá a Itarantim. A assinatura da ordem de serviço pelo governador Jaques Wagner e pelo vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, será nesta sexta-feira (26).
Às 10h30, o governador e o vice chegam a Potiraguá, onde também participam do I Encontro do Agronegócio e do Seminário e Feira de Touros Registrados, no Parque de Eventos Agropecuários. Às 12h, eles estarão em Itarantim.
Serão investidos R$ 10.517.665,13 na restauração do trecho da BA-270, por onde passam diariamente 350 veículos transportando passageiros e produtos da atividade econômica regional – agricultura, pecuária, silvicultura e exploração florestal.

Gas/af

25.07.13

Final de semana terá céu encoberto e chuvoso no litoral baiano

Os ventos úmidos que vêm do Oceano Atlântico se manterão intensos durante todo o final de semana, o que irá favorecer as chuvas em toda a faixa centro-leste da Bahia. A umidade deve influenciar com mais intensidade nas regiões do Recôncavo e nordeste do estado, onde o predomínio é de céu encoberto e chuvoso na maior parte do período.
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas serão amenas (mínimas de 22°C e máximas de 29°C), o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) prevê também céu encoberto e chuvoso. As precipitações deverão ocorrer com maior frequência no período noturno e nas primeiras horas da manhã (típicas do inverno) e com intensidade variando de moderada a fraca.
A previsão para as regiões norte, Chapada Diamantina, sudoeste e sul, segundo o meteorologista Heráclio Alves, também é de chuvas, embora sejam de fraca intensidade e em áreas isoladas. Na faixa centro-oeste, que inclui as regiões oeste e São Francisco, a massa de ar seco, mesmo perdendo força, ainda deixa o céu ensolarado e sem chuvas. Além disso, mantém as temperaturas mais elevadas da Bahia, com máximas variando de 32ºC a 35°C.

Temperaturas frias - Outro reflexo da atuação dessa massa é a redução nos índices de umidade relativa do ar, que deverão ficar em torno dos 30%. Com isso, se mantém o estado de atenção quanto à ocorrência de focos de queimadas, pois uma simples ponta de cigarro poderá dar início a um grande incêndio, trazendo prejuízos ambientais, econômicos e sociais.
Para as pessoas que gostam de temperaturas mais frias, também são esperadas em algumas regiões mínimas que deverão variar entre 14ºC e 16ºC, a exemplo das nas áreas serranas da Chapada Diamantina, sudoeste e oeste e, com mais freqüência, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

Maré – Desta sexta-feira a domingo (26 e 28), a maré deverá atingir altura máxima em torno das 6h30 e 18h30, com valores variando de 1,6 a 2,4 metros. Já as alturas mínimas deverão ocorrer por volta de 0h30 e 12h30, com valores variando de 0,3 a 0,6 metro. A previsão de ondas com agitação fraca e altura máxima chegando a 1,5 metros.

Radiação Ultravioleta - Uma das características da estação do inverno é a redução na incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV's), o que vai acontecer neste final de semana, devendo variar de 7 a 9.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices ainda fazem parte das categorias ‘alta e muito alta’ e, com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar deverão ser mantidos principalmente entre as 10 às 16h, quando há uma maior incidência. Por isso, a recomendação é usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, que podem minimizar os danos nocivos à saúde, sobretudo, a pele e aos olhos.


25/07/13

Mas/is

Ibicaraí- Prefeito se reúne com vereadores e empresário para discutir a construção do novo cemitério

Aconteceu na manhã de quarta-feira (24), uma reunião entre o prefeito Lenildo Santana, o advogado e empresário Jonaéliton Céo Reis e os vereadores Idemar Lopes Soares (Dema), Osaná Crisóstomo do Nascimento (Osaná), Dulcinéia Campos de Oliveira (Baby), Alam Rogério Damasceno (Alam), Klaus de Oliveira Martins Pinheiro Farias (Klaus), Valtaire Alves Moreira (Válter), Gilvá de Jesus Silva (Gilvá), Flávio Santos dos Ramos (Flávio), Josseone Santos Carvalho (Ceone), Erasmo Carlos dos Anjos Silva (Pastor Erasmo), a assessora Roberta Almeida, representando a vereadora Adriana Assis e a advogada e Procuradora do Município, Adenildes Santos.
Na oportunidade foi discutido a construção do novo cemitério da cidade, ao lado do colégio Celem, com área inicial de aproximadamente 18 mil metros quadrados, podendo crescer no futuro. O cemitério será público-privado, com a construção inicial de 100 gavetas, chegando a 500 por parte do Poder Público Municipal, para atender a população, mais um jardim para as sepulturas; 01 velório com espaço para descanso e dois sanitários; 01 restaurante e 01 lanchonete, mais o prédio da administração, almoxarifado, oficina, caixa d’água, estacionamento amplo e uma capela para cultos religiosos.
O prefeito Lenildo Santana lembrou que só os indigentes são responsabilidade do município, sendo ele favorável a privatização de parte do novo cemitério, ressaltando que é necessário cobrar para termos um bom atendimento. “Esse procedimento é feito em todo o mundo, sendo que haverá uma parte para a população carente. O cemitério nos traz um custo fixo mensal com despesas e zero de receita. É necessário cobrar de quem pode pagar e quer ter um serviço de luxo. Nós garantimos o enterro com dignidade e respeito para o cidadão, só não podemos dar luxo”, disse o prefeito.
Lenildo Santana vê o novo cemitério como mais um empreendimento para o município, e lembra que o novo cemitério vai gerar entre 15 a 17 empregos diretos. Serão investidos mais de 600 mil reais, entre a desapropriação do terreno; Projeto do Cemitério; Terraplanagem; Licenciamento Ambiental; Construção de 500 gavetas e construção de um cais e um jardim. Lenildo deixou claro que tudo é uma proposta e que a Câmara Municipal foi convidada para fazer parte do processo, com a criação de uma comissão para avaliar e analisar o melhor caminho para a construção do novo cemitério, que o prefeito espera inaugurar ainda esse ano.
O prefeito finalizou lembrando que poderia ter fechado a construção da obra sem a participação do Legislativo Municipal, mas acha que o problema é de interesse de todos e por isso pediu a presença dos edis, para fazerem parte desse momento tão importante da história do nosso município.
O empresário Jonaéliton Céo Reis é o proprietário do terreno que será desapropriado para a construção do novo cemitério em Ibicaraí e será o responsável pela construção e administração do novo empreendimento. Jonaéliton disse que haverá um regimento interno com regras para cada túmulo e que o cemitério será todo gramado e terá manutenção permanente, com sepulturas padronizadas. O município entraria com parte da manutenção em forma de repasse e construiria as gavetas. Os valores deverão ser discutidos entre o Executivo e o Legislativo Municipal, tudo dentro da lei. O empresário acha importante a privatização de parte do novo cemitério até para haver um maior respeito pelo novo espaço.
O presidente da Câmara de Vereadores Idemar Lopes Soares (Dema), perguntou sobre os critérios de pagamento da população e acha viável a privatização de parte do novo cemitério, tomando cuidado para não privilegiar nenhuma classe social. Dema levantou a questão do percentual de correção de valores no decorrer dos anos. “É uma questão que deverá ser bem vista, para não acarretar em problemas futuros”, disse o presidente da Câmara.
A vereadora Baby Oliveira foi contrária a privatização de parte do cemitério, lembrando que vivemos em uma cidade pequena e de uma população humilde. Baby acha também viável que mantenha o nome da pessoa no seu respectivo túmulo.
Por fim, ficou definida uma nova reunião para a próxima quinta-feira (31-07), às 9 horas, no gabinete do prefeito, para discutir os avanços da construção do cemitério.


Texto: Arnold Coelho – Fotos: André Luiz Evangelista e Antõnio Lima

Posto SAC Itabuna fecha temporariamente para resolver problemas estruturais

O atendimento ao público no Posto SAC do município de Itabuna, no sul do estado, será interrompido temporariamente, a partir desta quinta-feira (25), em decorrência de problemas estruturais ocasionados com o descolamento de parte do forro do prédio, na madrugada desta quarta (24).
A unidade permanecerá fechada até a finalização de vistoria técnica a ser realizada por engenheiros da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab). A medida busca garantir a segurança de cidadãos e funcionários do posto.
As pessoas que precisam retirar documentos ou necessitam de atendimento emergencial de algum dos 16 órgãos públicos da unidade poderão comparecer ao posto SAC de Ilhéus, distante 35 quilômetros de Itabuna.
 O SAC Ilhéus funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h, na Rua Eustáquio Bastos, 308, no Centro da cidade. Mais informações pelo telefone 0800 071 5353.


23 de julho de 2013

Ibicaraí- Programa Mais Educação faz entrega de kimonos no colégio Léa Galrão

Momento da entrega dos kimonos
Aconteceu na manhã de terça-feira (23), às 11 horas, no Colégio Léa Galrão, bairro Delfino Guedes (Mutirão), a entrega de 50 kimonos do Programa Mais Educação, do Governo Federal, feita pela Secretaria Municipal de Educação. Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito Lenildo Santana, a secretária de Educação Fabiane Lyra, a diretora do Colégio Léa Galrão, Monalisa Pimentel, a coordenadora do Mais Educação do município, Marise Alves de Oliveira, a coordenadora do Mais Educação do Colégio Léa Galrão, Iranildes Moreira, o diretor de Esportes do município, Josevan Dias, o Coordenador Municipal dos Professores de Educação Física, Sulimar Alvares, professores e alunos.

Prefeito Lenildo Santana
O prefeito Lenildo Santana falou da importância de inserir a criança em uma atividade esportiva durante o processo educacional e da preocupação do seu governo com a melhoria da educação no município durante a sua gestão. “É importante que a criança, além de boa educação, tenha uma atividade esportiva no seu dia a dia. O Programa Mais Educação tem nos ajudado nesse sentido”, disse o prefeito.

Secretária de Educação Fabiane Lyra
Segundo a secretária de Educação Fabiane Lyra, a inserção de atividades esportivas tem ajudado muito no desempenho dos alunos, como mostra o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que deu em 2011 a nota 3,7, com um crescimento de 19% acima do projetado pelo Ideb, que esperava um crescimento de 2,6 para 3,1. “Alcançamos números expressivos previstos para 2015 pelo Ideb, tudo isso é fruto de muito trabalho”, disse a secretária.

Marise Alves de Oliveira, coordenadora do Mais Educação do município
Marise Alves de Oliveira disse que já foram entregues 150 kimonos e 60 uniformes de capoeira, de um total de 250 kimonos que serão entregues em diversas escolas municipais. “Além do Colégio Léa Galrão, nós já entregamos nos colégios Gilberto Amado, Ressurgir, Olavo Bilac (distrito do Cajueiro) e o Ramiro Berbert. Além de 60 uniformes de capoeira que entregamos 30 no colégio Gilberto Amado e 30 no colégio Natércia Kauark”, disse a coordenadora do Mais Educação.

Iranildes Moreira, coordenadora do Mais Educação do Colégio Léa Galrão
Monalisa Pimentel, diretora do Colégio Léa Galrão
O Programa Mais Educação conta com quatro monitores, entre eles o Professor de Karatê (4º Dan) Paulo Abrantes e os monitores Jessé, Leonardo e Manoel, que dão aulas de Karatê na Academia Abrantes, na Avenida Cinquentenário, no centro de Ibicaraí.
Mais Educação
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

22 de julho de 2013

Galo destaca entrevista de Wagner e diz que o PT deve seguir o projeto nacional

Assuntos como reforma política, agrária, tributária, impostos sobre grande fortunas foram alguns dos temas tratados pelo governador Jaques Wagner em entrevista para um jornal baiano. Esses temas foram debatidos pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT) por meio de campanha durante as manifestações que tomaram conta do país na Copa das Confederações e após o evento. Nesta segunda-feira (22), o parlamentar comentou a entrevista e os assuntos tratados pelo governador como uma continuação do projeto nacional do PT.

Segundo Galo, as declarações do governador devem ser avaliadas, principalmente no que se trata do aumento de imposto de renda e tributário das grandes fortunas do Brasil e da diminuição da cobrança sobre o consumo. “De fato isso é injusto atualmente, mas não só o aumento dos impostos sobre grandes fortunas, também devemos nos atentar para a desoneração da classe trabalhadora, as reformas que devem voltar e continuar nas pautas dos debates da sociedade e do governo federal, além do plebiscito, e democratização da comunicação que devem tomar os debates da militância”, destaca o deputado petista.

“Como foi dito, Jaques Wagner tem razão, o imposto no produto tem a mesma incidência se você recebe R$ 1 mil ou R$ 1 milhão e isso ‘é uma maluquice’. O governador reconhece que o custo Brasil é um problema, mas diz que as empresas do país não estão falindo. Pelo contrário, existe multinacional que paga o prejuízo que tem lá fora com o que ganha aqui”.

Para Wagner, fica todo mundo repetindo 'impostômetro', mas deviam colocar também o 'lucrômetro'. “[Os protestos] nas ruas pedem mais saúde, segurança e educação. De onde vem o dinheiro para isso? É do imposto. Eu não tenho outra fonte para asfaltar rua. Com o fim da CPMF [Cobrança Provisória sobre Movimentações Financeiras], o Brasil perdeu R$ 250 bilhões. Eram R$ 50 bilhões por ano para a saúde”, completa Wagner em entrevista.


Ascom do deputado Marcelino Galo

Artista plástico retrata tempos áureos de Ilhéus em painéis nos muros da cidade

Contemplado pela 1ª Chamada de 2013 do edital Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o trabalho de intervenção urbana ‘Por uma Ilhéus mais Viva’,do artistas plástico Rildo Foge, será lançado na próxima quinta-feira (25) em Ilhéus. A iniciativa conta também com apoio do Teatro Popular de Ilhéus.
Por meio da técnica do grafite, o artista retrata - em oito painéis em muros e paredões de imóveis públicos e privados espalhados pela cidade -, cenas cotidianas das décadas de 20 e 30 do século passado, quando o povo da região vivenciava o apogeu da lavoura cacaueira. Além dos painéis, haverá um folheto com fotos, informações e localização dos painéis para facilitar o acesso às obras, que estão localizadas, em sua maior parte, no centro histórico e pontos turísticos da cidade.
O trabalho de  Rildo Foge é uma das 49 propostas de 38 cidades baianas selecionadas na 1ª chamada de 2013 do Calendário das Artes, um mecanismo mantido  pelo Governo do Estado, por intermédio da Secult/Funceb, para o incentivo de projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia. As inscrições para a 2ª Chamada de 2013 podem ser feitas até o próximo dia 5 de agosto.
         O edital concede prêmios de até R$ 13 mil e abrange as áreas de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, teatro e artes integradas, sendo priorizadas propostas oriundas e realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiam a diversidade cultural. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes.

Cas/rn-22.07.13



Começa na Bahia a semana de prevenção às hepatites virais

Para informar à sociedade baiana sobre a prevenção e o diagnóstico das hepatites virais, uma série de atividades será realizada esta semana no estado. O pontapé inicial aconteceu ontem (21), na Arena Fonte Nova, em Salvador, durante o BA-VI, pela série A do Campeonato Brasileiro. Antes do jogo, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e o presidente da Associação Baiana para Estudos do Fígado, o hepatologista Raymundo Paraná, concederam entrevista à imprensa que cobria a partida.
Solla informou que nos próximos dias, em todos os polos regionais da Bahia, serão feitos gratuitamente testes rápidos para diagnosticar a doença. “Hoje, é o início da semana de atividades. O dia 28 de julho foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
Já Raymundo Paraná destacou a necessidade de diagnosticar a doença de forma precoce. “Não existe um sintoma específico. É uma doença silenciosa. O fígado suporta a pressão por muitos anos. Após o teste rápido, é possível fazer o encaminhamento e o tratamento”.
 
sas/om          22.7.13

Bahia é o estado com mais pontos de observação das baleias jubarte

A temporada de baleias jubarte na Bahia já começou e vai até novembro deste ano. O estado é o que possui o maior número de destinos para a observação dos mamíferos gigantes - 11 no total -, inclusive por abrigar o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na região sul, considerado o maior berçário reprodutivo da espécie em todo o Atlântico Sul Ocidental.
 De acordo com o Instituto de Baleias Jubarte (IBJ), a costa brasileira deve receber 14 mil baleias, que viajam três meses, saindo das águas frias da Antártica, para se reproduzir, amamentar e cuidar dos filhotes neste período.
Por suas águas quentes e tranquilas, o litoral baiano é escolhido como o local de permanência das jubartes durante quatro meses. . A maneira mais fácil de chegar ao destino é via a cidade de Caravelas, localizada a 870 quilômetros de Salvador.
O parque é um conjunto de ilhas vulcânicas e recifes coralíneos e concentra maior número dos mamíferos da espécie jubarte. Foi criado há 20 anos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Outros destinos Além de Abrolhos, os mamíferos também podem ser vistos em outros pontos como os municípios de Prado, Alcobaça, Nova Viçosa, Cumuruxatiba e Caravelas, que compõem a Costa das Baleias. Em Porto Seguro, Praia do Forte e Morro de São Paulo empresas de turismo também organizam passeios de observação dos mamíferos.
Praia do Forte, localidade conhecida como a ‘polinésia brasileira’, é o local onde os mamíferos ficam mais próximos. O destino reserva 12 quilômetros de praias formadas por piscinas naturais e arrecifes.

Acasalamento - O show proporcionado pelos mamíferos pode ser apreciado em outros destinos do estado como Itacaré (Costa do Cacau) e Barra Grande (Costa do Dendê). Durante acasalamento sempre há disputa dos machos pelas fêmeas, que saltam e batem a calda nas águas para espantar os concorrentes, proporcionando assim um lindo espetáculo para os observadores.

22/07/13

Uas/is

Projeto da Secretaria da Educação resgata direito à memória da ditadura militar no Brasil

O projeto ‘Ditadura Militar Direito à Memória: 50 anos do golpe militar de 1964’, lançado nesta segunda-feira (22) pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, vai apresentar aos estudantes da rede estadual um momento marcante da História do Brasil. A iniciativa levará ao espaço escolar a memória da resistência à ditadura militar, assegurando ao estudante do ensino médio o direito ao conhecimento deste período.
A secretaria apresentou o projeto, em cerimônia na sua sede, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), aos servidores do órgão. Na abertura do evento, o secretário Osvaldo Barreto falou da importância da iniciativa em meio às discussões sobre a Comissão da Verdade.
“O projeto representa um marco do governo. É o primeiro movimento consistente de uma secretaria de Estado sobre a ditadura militar. Entendemos que esse período precisa ser levado à escola para fazer circular o conhecimento do que foi um dos períodos mais trágicos da história, e consolidar uma rede política pela democracia”, afirmou o secretário, acrescentando que o projeto dialoga com a política do Todos Pela Escola.
O chefe de gabinete do órgão e ex-preso político, Paulo Pontes, foi um dos convidados do lançamento. Em clima de bate-papo, ele contou as experiências vividas durante a ditadura e reafirmou a importância de aprofundar a discussão sobre o tema. “Temos que descobrir maneiras menos formais de contar essa história, buscando algo que tenha vínculo com a vida das pessoas hoje. A ditadura foi um período que não pode ser esquecido. Em vez disto, deve ser discutido permanentemente. Os estudantes precisam saber o que aconteceu para não deixar se repetir”, avaliou.
Para subsidiar as unidades escolares, na discussão da temática em sala de aula, o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) já disponibiliza bibliografia especializada, biblioteca virtual, artigos, filmes, documentários, músicas, galeria de fotos, entre outros materiais, além das produções bibliográficas que serão encaminhadas para as escolas.

Memória em vídeo – O projeto convida professores e estudantes do ensino médio a atuarem como protagonistas. A ideia é estimular as unidades escolares a travarem reflexões e discussões sobre o período da ditadura e condensar essas experiências em material audiovisual, que será exibido em uma mostra de vídeos. A seleção inicial fica sob a responsabilidade das Diretorias Regionais de Educação (Direc) e os vídeos representantes de cada regional serão apresentados no período de 2 a 4 de abril de 2014.
Estudantes e docentes podem apresentar vídeos de produções artístico-literárias, incluindo peças teatrais, textos, música, poesia, pintura, desenho, charges e cordel. Os produtos serão avaliados de acordo com a adequação lingüística, conteúdo compatível com o tema proposto, correção gramatical, criatividade, estilo, estrutura textual, vocabulário e qualidade literária.
Também podem ser feitos registros de visitação em espaços públicos que foram utilizados como centros de prisão e tortura ou ainda a gravação de depoimentos e entrevistas com ex-presos políticos e familiares.

22/07/13
Eas/is







Feira reúne mulheres trabalhadoras rurais de toda a Bahia


O clima do interior baiano vai tomar conta de Salvador entre esta quinta-feira (25) e sábado. Com a participação de mulheres trabalhadoras rurais de todos os territórios da Bahia, a Feira Estadual de Agricultura Familiar e Economia Feminista Solidária levará uma vasta programação ao público que circula no Pelourinho, oferecendo produtos da agricultura familiar, artesanato, manifestações culturais, entre outras atividades.
O evento é uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e entidades parcerias, marcando também o Dia da Trabalhadora Rural, celebrado em 25 de julho.
Nos dias da feira, estarão mobilizados 100 grupos produtivos de mulheres rurais, a exemplo de quilombolas, indígenas, pescadoras e marisqueiras, além de lideranças femininas de fundo de pasto. E mais: espaço de comercialização de materiais e alimentos produzidos pelas camponesas, seminário, oficinas sobre autonomia da mulher rural, violência contra a mulher e Lei Maria da Penha, acesso ao mercado e outros temas.


was/om         22.7.13