19 de abril de 2014

Floresta Azul faz 52 anos no próximo dia 23 e tem início hoje Semana de Festividades

Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A cidade de Floresta Azul comemora na próxima quarta-feira, 23 de abril, 52 anos de emancipação político-administrativa, com uma extensa programação festiva. A prefeita Dra. Sandra Cardoso lembra que, apesar das dificuldades encontradas por todo pequeno município brasileiro, e por não fazer parte da base governista, é visível a mudança de Floresta Azul nos últimos cinco anos. “Conseguimos avançar em todas as áreas do nosso governo, basta comparar os números e olhar com carinho para o nosso município, que se percebe as mudanças. Iremos inaugurar algumas obras importantes durante a semana, e daremos início em breve à construção de uma nova Unidade Básica de Saúde, além de uma nova quadra de esportes, 38 casas populares e a aquisição de um novo caminhão”, disse a prefeita.

Distrito de Coquinhos, em Floresta Azul, é contemplado com o EMITec


Texto: Ascom Floresta Azul – Fotos: Divulgação

A prefeitura de Floresta azul, através da Secretaria de Educação do município, realizou uma parceria com o governo estadual para facilitar o acesso de 68 estudantes do ensino médio (que são de responsabilidade do estado) e que moram no distrito de Santa Terezinha (Coquinhos), por meio do projeto EMITec (Ensino Médio com Intermediação Tecnológica), desenvolvido com grande êxito em outras cidades baianas.

17 de abril de 2014

Descoberto o 1º exoplaneta do tamanho da Terra em zona habitável


Do G1, em São Paulo
Cientistas anunciaram a descoberta do primeiro planeta fora do Sistema Solar de tamanho similar ao da Terra e onde pode existir água em estado líquido, o que, em tese, o torna habitável.
O exoplaneta, denominado Kepler-186f, foi identificado por pesquisadores da Nasa usando o telescópio Kepler, segundo estudo publicado esta quinta-feira (17) na revista científica "Science".

Encontro entre prefeitos em Salvador fortaleceu as discussões para a 17ª Marcha a Brasília

 Texto: Ascom Amurc - Fotos: Andre Luiz (Puba)
Após reunir com lideranças estaduais em defesa das lutas municipalistas, os prefeitos se concentram agora na 17ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada nos dias 12, 13, 14 e 15 de maio, na capital federal. Com o objetivo de antecipar o movimento nacional, na semana passada o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner se comprometeu em fazer uma interlocução com os parlamentares da bancada baiana no Congresso Nacional para a votação de propostas de interesse dos municípios.

16 de abril de 2014

Secretaria de Educação de Floresta Azul participou de seminário na FTC de Itabuna

Texto e foto: Ascom Floresta Azul

Com o objetivo de debater sobre a proposta de revisão do Plano de Cargos e Salários para estabelecer a Lei do Piso, (Lei Federal 11.738/2008), que se refere ao piso salarial para os profissionais do magistério público da educação básica brasileira, que tenham formação em nível médio, foi realizado no dia 2 de abril, das 9 às 12 horas, um seminário no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em Itabuna, com o tema “Os desafios dos Municípios da Bahia frente à Lei do Piso do Magistério”.

Representando o município de Floresta azul, estiveram presentes ao evento a secretária de Educação, professora Sayonara Leão; a presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Marília Magalhães; a Assessora Técnica, Adriana Assis e a Coordenadora do APLB/Sindicato - Núcleo Local, professora Amiralda Oliveira Euzébio.

Sefaz cruza dados e torna inaptos contribuintes sem movimentação econômica

A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) tornou inaptas as inscrições estaduais de 4.408 contribuintes por não realizarem movimentação econômica em 2013. Com a medida, esses empreendimentos passam a não emitir mais documentos fiscais e também não podem figurar como destinatários em notas fiscais emitidas por outras empresas, de qualquer unidade da federação.
  A verificação das empresas inativas foi realizada pelas novas ferramentas de controle eletrônico da Sefaz, com informações oriundas da Nota Fiscal Eletrônica, da Declaração Mensal de Apuração (DMA), da Declaração do Simples Nacional (PGDAS-D), da Arrecadação e do Cadastro de Contribuintes.

Greve da PM na Bahia é ação meramente eleitoreira, diz Valmir Assunção

A greve da Polícia Militar na Bahia foi declarada mesmo com a abertura dos diálogos do governo com a associação dos PM’s, que assinou acordo e, ainda assim, decretou a paralisação por tempo indeterminado, após assembleia na noite da terça (15). De acordo com o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), em discurso nesta quarta (16), o direito à greve é inquestionável, mas é preciso avaliar esta situação em específico. “Estamos diante de uma ação meramente eleitoreira comandada pelo vereador de Salvador Marcos Prisco [PSDB], que é pré-candidato a deputado estadual. Ele assinou o acordo e foi para greve aterrorizar a população. Se havia negociação e até mesmo acordo firmado, qual a motivação real da greve? A meu ver, a intenção de Prisco é capitalizar politicamente em cima de uma categoria de trabalhadores. É preciso o bom senso dos policiais neste momento, diante do diálogo que já existe”, pontua Valmir.

Policiais amotinados do 15º Batalhão intervêm em eleição da Câmara em Uruçuca

A sessão que iria escolher o novo presidente da Câmara de Vereadores de Uruçuca foi suspensa, nesta quarta-feira (16), após invasão de policiais armados, que estariam amotinados no 15º Batalhão da Polícia Militar. De acordo com o atual presidente da Casa Legislativa, Eri Guimarães (PT), não houve como continuar a sessão e “mesmo assim os policiais estão na Câmara realizando a eleição”.  De acordo com informações, a situação política aponta que o ex-prefeito de Dilson Argôlo, que apoiou a atual prefeita Fernanda Silva (PT), nas eleições de 2012, rompeu com ela para apoiar o candidato do ex-prefeito Moacir Leite (PP) para a presidência da Câmara, o edil Carlos Magno (PTB).

15 de abril de 2014

Polícia Militar decreta greve por tempo indeterminado na Bahia

Os policiais militares da Bahia decretaram greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após a assembléia da categoria, que terminou por volta das 19h20 desta terça-feira (15). O encontro, previsto para começar às 15h30, no Wet'n Wild, na Avenida Paralela, teve início com mais de três horas de atraso já que uma reunião entre o presidente da Aspra, o vereador Marco Prisco, o secretário de segurança pública, Maurício Barbosa, e o comandante geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), coronel Alfredo Castro, na sede da Secretaria de Segurança Pública, tentava evitar a paralisação. 

Iniciadas inscrições para workshop gratuito sobre educação matemática na Bahia

O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof-BA) realizará no próximo mês de maio o I Workshop de Educação Matemática da Bahia, em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
    O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de maio, no IAT, em Salvador, com o tema ‘Dia da Matemática: o que estamos fazendo para garantir o direito de aprender Matemática?’. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site do evento (educadores.educadores.ba.gov.br/forprof).

Paralisação: professores participam de assembléia nesta quarta-feira (16)

Não haverá aula nas escolas públicas da rede estadual nesta quarta-feira (16). Os professores de Feira de Santana participarão de uma assembléia conjunta de servidores públicos estadual, em Salvador, ás 9h, na sede do Sindicato dos Bancários.

Fórum definiu Conselho Municipal de Direitos do Idoso em Ibicaraí


Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes


Aconteceu na manhã de sexta-feira, 11 de abril, nas dependências da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, o Fórum para Composição do Conselho do Idoso, realizado pela Secretaria de Assistência Social e organizado pelo Diretor de Projetos Sociais, Jair Ferreira, na oportunidade foi feita uma votação aberta entre os representantes da sociedade civil presente na Câmara, para a escolha do Conselho Municipal de Direitos do Idoso, para o biênio 2014/2016.
    O Fórum teve início com a composição da mesa, que foi formada pela Secretária de Assistência Social Ângela Santana; o Secretário de Cultura, Luiz Henrique Gerbasi Sampaio, representando o prefeito Lenildo Santana; o presidente da Câmara Municipal, Idemar Lopes; a presidente da mesa para escolha do Conselho Municipal do Idoso, Danyelle Fontes; a Vogal Joilda Andrade Cruz e a Secretária adjunto Marize Alves de Oliveira.
    Na oportunidade a Secretária de Assistência Social, Ângela Santana, falou da importância do Conselho e o que representa esse estatuto na vida dos idosos, e a parceria da sociedade civil e governo municipal, juntos num só propósito.
    Na votação aberta, foram escolhidos os seguintes representantes da categoria para a composição do Conselho Municipal de Direito do Idoso, biênio 2014/2016.


LIONS CLUBE DE IBICARAÍ

Titular: João Joaquim Henrique
Suplente: Evanildo Ferreira Bispo


ROTARY CLUBE

Titular: Joana Simões Dantas Lino
Suplente: Vera Lucia Pimentel Costa


ATIVA IDADE

Titular: Ilzete Araújo Henrique
Suplente: Giselia Moraes Oliveira Martins Pereira


ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Titular: Ivanildo Paixão de Souza
Suplente: Márcia da Silva Céo


LOJA MAÇÔNICA

Titular: Rosalvo Florentino Nascimento

Suplente: Antônio Paulo dos Santos

Procon autua mais sete agências bancárias na Bahia durante cumprimento de denúncias

O Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), autuou nesta terça-feira (15) mais sete agências  bancárias na capital, em mais um dia da operação de cumprimento às denúncias realizadas pelos consumidores foram autuadas. Os fiscais constataram que os estabelecimentos não respeitam a lei dos 15 minutos e se recusam a efetuar pagamento no caixa quando a quantia/valor é abaixo de R$ 1 mil.

14 de abril de 2014

Prefeitura de Floresta Azul adquire 100 cadeiras escolar.

Texto: Ascom Floresta Azul
A Prefeitura de Floresta Azul, por meio da Secretaria de Educação, adquiriu no mês de março/2014, novas cadeiras universitárias que vão beneficiar os alunos do Colégio Educacional de Floresta Azul. Ao todo foram 100 carteiras adquiridas com recursos próprios do município.
Além disso, a prefeitura está realizando desde o início de 2014, a reforma e recuperação de várias escolas do município. As escolas ganharam pinturas novas, telhados e outros retoques que vão proporcionar mais conforto e satisfação aos alunos, pais e profissionais da educação.

Evento na Bahia divulga Vale-Cultura pela primeira vez no Nordeste

A Bahia recebe nesta terça-feira (abril), às 19h, no Hotel Matiz, em Salvador, o primeiro evento público de apresentação do Vale-Cultura no Nordeste, um cartão pré-pago de R$ 50 mensais, destinado ao trabalhador que tenha seus direitos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e ganhe até cinco salários mínimos. Estará presente a secretária de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Ana Cristina Wanzeler.
A iniciativa da Representação Regional do MinC na Bahia e Sergipe e da Associação Brasileira de Recursos Humanos - seccional Bahia (ABRH-BA), com apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), deve reunir empresários, profissionais de recursos humanos, representantes de segmentos da economia, produtores e empreendedores culturais e trabalhadores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.abrhba.org.br.  

O SAC móvel está de volta a Ibicaraí


Texto e fotos André Luiz Evangelista
O caminhão Carreta do SAC móvel, já se encontra no município de Ibicaraí e está estacionado ao lado da Prefeitura Municipal de Ibicaraí onde estão acontecendo os atendimentos.
Em conversa com senhor Antônio Marques, que é o coordenador do caminhão rota 3 (três), este informou, que é feito o atendimento para confecção de primeira e segunda via de RG, primeira via de CPF, recadastramento de pensionista e aposentado do estado e antecedente criminais, o funcionamento começa às 7h30min com a distribuição de senhas e o atendimento acontece das 8h00min até às 18h00min.

Nova gestão do Conselho Estadual de Juventude realiza primeira reunião ordinária

Os integrantes da terceira gestão do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) estão reunidos, nesta segunda-feira (14), no Sindicato dos Comerciários de Salvador, no bairro de Nazaré, para planejar as atividades deste ano e definir a composição dos grupos de trabalho. O encontro prossegue nesta terça (15).