20 de dezembro de 2013

Após polêmica, transexual confirma romance com Romário: 'Nós ficamos, sim'

SÃO PAULO - Flagrada deixando um show de mãos dadas com Romário, a transexual Thalita Zampirolli confirmou pela primeira vez que ela e o ex-jogador, de fato, tiveram um caso durante um ano.
“Nós ficamos, sim! Não foi só amizade como ele falou e eu não quero passar por mentirosa ou como alguém que quer aparecer. Se eu quisesse aparecer, teria fotografado a gente se beijando no camarote e em outras situações comprometedoras. Naquele dia, saímos para jantar e fomos ao show. Como o show atrasou muito, deixamos o local antes de começar e fomos embora juntos. Foi nesse momento que nos fotografaram, sem eu saber ou armar nada”, explicou a morena ao jornal “Extra”.
Thalita confirmou ainda que Romário não sabia que ela havia feito a cirurgia de mudança de sexo, e disse não estar arrependida de não ter contado a verdade para o Baixinho. “Sou uma mulher e Romário ficou comigo sabendo disso. Me considero assim e não tenho porque ficar falando da minha vida para todo mundo. No dia em que a notícia vazou, eu o procurei pedindo ajuda, mas ele não me respondeu e nem deu a oportunidade de eu me explicar. Não vou ficar passando por mentirosa, nem revelar os detalhes, mas que ficamos, ficamos. E ele sabe disso. Romário é uma pessoa muito boa e não quero prejudicá-lo, mas também não posso mentir sobre o que aconteceu.”


Fonte: MSN ENTRETENIMENTO

5º NATAL FOLIA DE FLORESTA AZUL

Floresta Azul mais uma vez será responsável pelo melhor natal do interior baiano.
Será realizado nos próximos dias 23, 24 e 25 de dezembro, o 5º Natal Folia de Floresta Azul.
O evento estará repleto de atrações, entre elas NETINHO DO FORRÓ, LUCIANA PÉROLA NEGRA, TSUNAMI, JP NO KAPRIXO, XAMEGO A MAIS, MORENO NO KAPRIXO, BANDA CLICHÊ, VERA CRUZ, ROBERTINHO DO FORRÓ e a potente sonorização de TOINHO SOM.
O 5º Natal Folia será mais uma realização da Prefeitura Municipal de Floresta Azul que conta com a grande produção de Toinho Som, que estará presente com uma mega estrutura de PALCO, SOM E ILUMINAÇÃO.
Além da população florestense que certamente estará presente, o evento atrairá grande público de toda região.
Mais um ano de festa para os filhos de Floresta Azul que costumam passar esta tão importante data com seus familiares.



AMURC e UESC realizaram o 2º Seminário do Programa AGIR

Texto e fotos: André Luiz (Puba) Durante todo o dia da última quinta-feira (20), aconteceu no auditório Jorge Amado na UESC- Universidade Estadual de Santa Cruz, a segunda edição do seminário do Programa AGIR, que visa oferecer apoio gerencial institucional às prefeituras da região litoral Sul.
Este evento tem uma parceria com a AMURC – Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano,CEF – Caixa Econômica Federal (superintendência), e agora mais um parceiro IBAM Instituto Brasileiro de Administração Municipal abraçou a causa.
Presente a Reitora da UESC professora e Doutora Adélia Maria Carvalho, o Pró-Reitor de Extensão da UESC professor Doutor Raimundo Bonfim, o superintendente regional da CEF no Sul da Bahia Sr. Marcos Vinício Nascimento, o presidente da AMURC Lenildo Santana, Drª Sandra Cardoso prefeita de Floresta Azul, Josefina Castro prefeita de Coaraci, Gilka Badaró prefeita de Itajuípe, e diversos outros prefeitos, e secretários de governo.
O objetivo do seminário é propiciar meios para qualificar e aperfeiçoar os gestores públicos municipais nas áreas estratégicas para o desenvolvimento local, com vistas a aumentar a eficiência e eficácia na execução de políticas públicas e na condução de sua implementação. Implantar, acompanhar e orientar o funcionamento dos fóruns dos dirigentes municipais nos diferentes campos, oportunizando meios para a mobilização, organização e profissionalização dos autores que irão atuar como operadores das mudanças, protagonistas e intérpretes das necessidades e requerimentos das atividades da área.

O público alvo foram os prefeitos, secretários,diretores e dirigentes municipais.  Os palestrantes foram Paulo Gabriel Ferreira Lage do IBAM que falou sobre, “sustentabilidade dos municípios com foco nas receitas próprias e o fortalecimento dos processos de gestão”, Marcus Vinicius Nascimento da CEF fez uma apresentação dinâmica da CEF, Eduardo Fonseca Stranz da CNM- Confederação Nacional dos Municípios que falou sobre, “Lutas Municipalistas”, a prefeita de Coaraci Josefina Castro que falou sobre, “Gestão municipal e contas públicas”, Juliano Santos da Silva inspetor regional-analista de controle externo do TCM-BAHIA, que falou sobre, “Limites e possibilidades do TCM”. 


Texto e fotos: André Luiz (Puba) 

18 de dezembro de 2013

Estrada do Cacau e do Chocolate impulsiona turismo no sul da Bahia

Os municípios de Ilhéus e Uruçuca, interligados pela BA-262, vão receber infraestrutura para um corredor turístico nomeado de Estrada do Cacau e do Chocolate. Essa é a primeira rodovia temática da Bahia e terá dois pórticos, o primeiro na “capital do Cacau” e o outro na BR-101. O protocolo de intenções da estrada foi assinado pelo secretário de Turismo, Domingos Leonelli, pelos prefeitos de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP) e de Uruçuca, Fernanda Silva (PT), e pelo presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Marco Lessa, durante o 38º Fórum do Turismo da Bahia, em Salvador, na semana passada.

De acordo com a prefeita petista, a ideia valoriza a riqueza histórica das fazendas, a gastronomia e as belezas naturais da região. “Esse processo é importante para tornar a estrada de Uruçuca a Serra Grande como um ponto turístico. Durante o percurso dessa via [cerca de 40km] vão ter dez pontos de parada para o turista, entre eles três fazendas no município e outros dois de destaque, um é o IFbaiano e o outro um prédio do instituto de pesquisa, a antiga Emarc, que já existe há mais de 50 anos. Os outros pontos ficam no município de Ilhéus”, pontua. Fernanda Silva informa que no instituto terá o curso superior de Turismo e que na estrada serão criados restaurantes típicos da região cacaueira, inclusive com visitas as fábricas de chocolate.

Mais informações
O projeto vai levar os turistas a conhecerem o processo de produção do cacau e do chocolate, com visitas as fazendas, fábricas e lojas. Serão ofertados passeios por reservas de Mata Atlântica e por localidades históricas, como as sedes de fazendas, com arquitetura típica. A Secretaria do Turismo da Bahia e a Bahiatursa têm realizado investimentos junto com a iniciativa privada nas áreas de hotelaria e alimentação, preservando características de antigas fazendas. Esses recursos vão promover e articular também capacitação profissional e empresarial para agentes e operadores.

Vitor Fernandes
Jornalista - DRT-2430

Assessor de imprensa 

Capes pontua programa de pós-graduação da Uesc entre os sete melhores do país

Com a Nota 5, o Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPG-GBM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) se destacou na avaliação trienal de 2013 divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).
O curso recebeu o conceito máximo (muito bom) em quatro dos cinco quesitos avaliados. O resultado situa o curso entre os sete melhores programas de pós-graduação do país e o de maior nota no Nordeste, na sua área. A escala de notas da Capes varia de 1 a 7 - as 6 e 7 são reservadas a programas de qualidade internacional.
A elevação da nota em relação à última avaliação trienal, feita em 2010, foi comemorada pelos corpos docente e discente, além dos funcionários administrativos da Uesc. O coordenador do programa de pós-graduação, Marcio Gilberto Costa, reuniu professores e alunos do PPG-GBM para apresentar a ficha de avaliação da Capes.
Além de colocar o curso de Genética e Biologia Molecular na elite da pós-graduação no país, a Nota 5 permitirá ao programa obter mais bolsas de mestrado, doutorado e de pós-doutorado e recursos para pesquisa junto às agências de fomento públicas e privadas. A pontuação também abre caminho para a participação em editais específicos para programas consolidados de níveis 5, 6 e 7.

Titulação de 144 mestres e 31 doutores

Dez anos após a criação, o programa da Uesc chega ao Nível 5 contabilizando a titulação de 144 mestres e 31 doutores. Atualmente o PPG-GBM envolve 22 orientadores e 85 alunos, entre mestrandos e doutorandos. Eles produziram, no último triênio, quase duas centenas de artigos científicos em periódicos de relevância na área, além do depósito de quatro patentes.
Para o professor Marcio Costa, o desafio agora será consolidar a Nota 5 e buscar alcançar a Nota 6 nas próximas avaliações. Com esse propósito, o programa já estabeleceu como metas para o atual triênio atingir o conceito ‘muito bom’ em todos os quesitos avaliados e apresentar indicadores de produção intelectual superiores aos exigidos para o Nível 5 e demonstrar inserção internacional. De acordo com ele, esses são os três principais critérios de qualificação adotados pela Capes para a obtenção dos conceitos 6 e 7.
Neste triênio, foram avaliados 5.082 cursos de mestrado e doutorado de todo o país, considerando todas as informações prestadas pelos cursos durante os anos de 2010, 2011 e 2012. A avaliação da pós-graduação stricto sensu é realizada pela instituição desde 1976.


Eas – GF

17 de dezembro de 2013

PSD sela aliança em apoio a Rui Costa para 2014

O Partido Social Democrático (PSD) oficializou, nesta terça-feira (17), a aliança com o pré-candidato petista ao Governo da Bahia, Rui Costa, e lançou a pré-candidatura do presidente da sigla no estado, Otto Alencar, ao Senado. A vaga compõe a chapa majoritária encabeçada por Costa. Cerca de 150 prefeitos, 100 ex-prefeitos e 80 vereadores participaram do ato realizado na União de Municípios da Bahia (UPB), em Salvador.

Além dos membros do PSD e do PT, lideranças políticas dos partidos da base do governo Jaques Wagner, representado as regiões do estado, foram recepcionados pelo anfitrião do encontro, Otto Alencar, que abriu a cerimônia visivelmente emocionado. “Aqui temos muitos guerreiros, temos homens e mulheres que vão para a campanha com coragem, força e vontade de lutar. Vamos à vitória”.

Rui Costa definiu o ato como a oficialização da união entre os dois maiores partidos da base de Wagner, como a celebração de um projeto político, do respeito e do trabalho. “Hoje é o dia de dar o segundo passo para definir a chapa majoritária. Estar ao lado de Otto é estar ao lado de um amigo, de um homem trabalhador, que dedica a vida para cuidar da nossa gente”, disse Rui.

Em discurso, o pré-candidato petista afirmou que a partir da estrada pavimentada pelo governador Jaques Wagner, uma nova Bahia será construída. “Vamos vencer pela força política desse grupo. Vamos vencer, porque o nosso trabalho nos credencia. Vamos juntos com o PSD”.

“A atenção de antes”
Também presente no evento, o governador Jaques Wagner iniciou o discurso descontraindo a plateia ao comentar que, quando chegou, já teve a atenção de antes. “Todos foram cumprimentar Otto e Rui”. Wagner ressaltou a importância de manter o grupo unido. “Quem tem o que dizer e o que apresentar, tem força para ganhar as eleições. Vamos seguir juntos, sob o comando de um jovem que está empenhado, que tem experiência na gestão e na política. Estou convicto de que esta aliança é vitoriosa”, disse Wagner.

Vários políticos reafirmaram o apoio do PSD ao nome de Rui para disputar as eleições de 2014 ao governo da Bahia. Entre eles, o deputado federal Edson Pimenta, a ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, a do prefeito de Utinga, Alberto Muniz e a do deputado estadual Alan Sanches. O novo presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, também comemorou o apoio do PSD. “Estamos muito felizes com o abraço que o 55 está dando no 13”.

Rui Costa foi militante do Sindiquímica (décadas de 80 a 90), vereador de Salvador por dois mandatos (2000 a 2006), secretário estadual de Relações Institucionais (2007 a 2010) no Governo Wagner, e hoje é deputado federal licenciado e atual secretário da Casa Civil do Estado.


Assessoria de Imprensa

Audiências públicas do Porto Sul são referências, segundo Ibama

Itabuna, principal polo comercial e de prestação de serviços do Sul da Bahia, será uma das maiores beneficiadas com a implantação do Porto Sul, projeto de R$5,6 bilhões do Governo da Bahia. A cidade foi palco, sexta-feira (13), de uma audiência pública do Ibama, que apresentou à população o estudo de impacto ambiental (EIA), relatórios complementares, caderno de resposta aos questionamentos e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
Na quinta-feira (12), a audiência foi em Ilhéus. Nas duas cidades, cerca de 2 mil pessoas participaram das discussões e receberam informações das adequações ao projeto.
Na audiência em Itabuna, o assessor da Casa Civil do Governo da Bahia, Eracy Lafuente, explicou o objetivo do encontro: “nossa intenção não é cooptar, acelerar ou intensificar o processo mas coletar críticas e colaborações como fizemos nas outras audiências que resultaram na mitigação do impacto ambiental do projeto e na colaboração de todos para que esse empreendimento tenha êxito”.
O Porto Sul favorecerá a instalação de novos empreendimentos na Bahia e criará milhares de empregos. “O alcance social dos investimentos mudará o perfil da região e trará desenvolvimento para toda a região”, afirmou o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite.
O superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, destacou que ao todo foram realizadas dez audiências com um total de 12 mil participantes.
“Este é, sem dúvida, o projeto mais debatido e enriquecido de contribuições da sociedade organizada na Bahia”. Para ele, esse modelo trouxe colaborações que servirão de referencial para outros projetos no futuro. “As discussões em torno do Porto Sul foram um exercício importante que gerou confiança de que as audiências são um espaço sério, que aproveita e incorpora o debate. Isso prova que o projeto ficou muito melhor economicamente, ambientalmente e socialmente”, ressaltou Costa.
Em estágio avançado de licenciamento, o Porto Sul será o maior empreendimento portuário privado da região Nordeste, que servirá para escoar minério de ferro e produtos agrícolas do interior da Bahia para o exterior por meio da Ferrovia de Integração Oeste - Leste (FIOL). O projeto acaba de receber autorização de construção da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e aguarda, agora, a licença de instalação (LI).


Vdt/af

Governo inaugura Centro de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa

O Governo da Bahia inaugura, nesta terça-feira (17), às 14h, em Salvador, o Centro de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, localizado no edifício Brasilgas, entre as Avenidas Carlos Gomes e 7 de Setembro, mesmo prédio da Fundação Pedro Calmon. Este é o segundo centro especializado do Brasil.
A inauguração terá a presença do governador Jaques Wagner; do secretário estadual de promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Elias Sampaio; e da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade racial da Presidência da República (Seppir-PR), Luiza Bairros, dentre outras autoridades.
Iniciativa da Sepromi, em parceria com 20 entidades do poder público e da sociedade civil, o Centro conta com profissionais especializados em psicologia, pedagogia, assistência social e jurídica para cuidar dos casos de vítimas de racismo e de intolerância religiosa. O equipamento público também vai executar as ações desenvolvidas pela Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, lançada em março deste ano.
A princípio, o centro irá conceder acompanhamento psicológico e jurídico de vítimas, além de acompanhar também o cumprimento de medidas judiciais dos condenados pelos crimes de injúria e racismo.
A unidade contará ainda com o Centro de Informações – uma biblioteca onde estarão disponíveis livros, periódicos, materiais multimídia e didáticos que tratem de assuntos ligados às questões raciais, educacionais, religiosas e de gênero, mapeamento dos terreiros de candomblé do estado, os assentos quilombolas e um catálogo com endereços dos locais onde há material para pesquisas sobre o assunto.


Bas/af

Máquinas distribuídas pelo MDA vão recuperar estradas vicinais na Bahia

A conclusão da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) foi marcada pela entrega, nesta segunda-feira (16), de mais 42 caminhões-pipa e 40 caçambas pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) a 76 municípios, predominantemente do semiárido baiano, para minimizar os efeitos da longa estiagem que atinge o estado. Até o momento foram entregues 293 motoniveladoras, 397 retroescavadeiras, 66 pás carregadeiras, 168 caçambas e 153 caminhões-pipa, que vem sendo entregues desde 2011.
“A prioridade é destinar esses equipamentos à recuperação e manutenção de estradas vicinais, fundamentais para escoamento da produção, e limpeza de aguadas e pequenos barramentos. Solicitei como prioridade ao MDA, a entrega de equipamentos também para os municípios que entraram em situação de emergência em função do excesso de chuvas, como é o caso de Maraú, Valença, Jiquiriçá, entre outros municípios”, destacou o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles.
Na Bahia já foram entregues aproximadamente 70% dos equipamentos, 1.077 unidades, com investimento da ordem de 281 milhões de reais. Até março de 2014, serão doados mais 700 equipamentos, totalizando investimentos de 400 milhões de reais. As prefeituras receberão mais 140 pipas, 227 pás carregadeiras, 229 caçambas e 104 motoniveladoras.

O Programa de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para Recuperação de Estradas Vicinais é destinado a municípios com até 50 mil habitantes e prioriza as cidades em situação de emergência que possuam maior presença de agricultores familiares em relação ao total de produtores rurais. 

Ras – CB