29 de março de 2014

IX Passeio Ciclístico Floresta azul/Ibicaraí acontecerá em abril



Texto: Ascom Floresta Azul

Com o intuito de manter um evento com 20 anos de tradição no município, a Prefeitura de Floresta azul e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Juventude (SMECDLJ), vai realizar o 9º Passeio Ciclístico Ecológico, entre as cidades de Floresta Azul a Ibicaraí.

Salvador cresceu e ficou moderna sem perder o valor de sua história



Primeira capital do Brasil comemora 465 anos neste sábado planejando seu futuro.

Com o aspecto de metrópole moderna ressaltado por imagens arrojadas de construções que contornam principalmente a orla oceânica, Salvador surpreende ao completar 465 anos como uma cidade pulsante. Com três milhões de habitantes, é um grande centro urbano que está entre os três maiores do país, e também no ranking das maiores cidade do mundo. Mas tem a vantagem de não perder a fama de cidade histórica e não ofuscar o conjunto de monumentos (Pelourinho) que lhe conferiram o titulo de “Patrimônio Cultural da Humanidade”, concedido pela Unesco em 1985.

Ibicaraí – Prefeito Lenildo Santana fiscaliza de perto o trabalho de melhoria das vicinais que atende aos assentamentos.



Textoefotos By AndréLuiz Evangelista
Na tarde desta sexta-feira (28), o prefeito Lenildo Santana acompanhado dos vereadores Osaná Crisóstomo (PT), Valtaire Moreira (PT) e do administrador do Cajueiro senhor Arismota, esteve acompanhando de perto o trabalho das vicinais que ligam os assentamentos ao distrito do Cajueiro.
O trabalho de recuperação destas vicinais começou pelo assentamento Vila Isabel, e esta sendo realizado, com todo o profissionalismo, que tem os operadores das maquinas da patrulha mecânica do município.

28 de março de 2014

Programa de rastreamento do câncer de mama chega a Floresta Azul




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A Secretaria de Saúde de Floresta Azul em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), estará realizando entre os dias 01 a 05 de abril o Rastreamento de Câncer de Mama-Estratégia Itinerante.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Câncer de Mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Nos países em desenvolvimento, a maior parte dos casos é diagnosticada em estágio avançado. O diagnóstico precoce da doença é fundamental e aumenta significativamente as chances de cura.

Vice-prefeito de Floresta Azul e vereadores se reúnem com o deputado Bruno Reis



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

O vice-prefeito Jaconias Gusmão, se reuniu na manhã desta quinta-feira, (27/03) com o deputado estadual Bruno Reis, a reunião aconteceu em Salvador no escritório do parlamentar e contou com a presença dos vereadores Jorginho, Gerônimo e Guga. Em pauta o convite para que Reis participe e apóie as festividades alusivas ao aniversário da cidade.

27 de março de 2014

Final de semana será de céu encoberto e chuvoso em grande parte do estado



Nos próximos dias, as condições do tempo na Bahia continuam sendo influenciadas pelos elevados índices de temperatura e umidade do ar, o que deverá manter o céu encoberto e chuvoso em grande parte do estado. Além do calor - típico do início do outono -, nas regiões oeste, São Francisco e parte da Chapada Diamantina e sudoeste, é a umidade vinda da região Amazônica que também intensifica as chuvas.
Na região Sul, a umidade proveniente do Oceano Atlântico será  a principal responsável por essas chuvas. Em algumas localidades da região oeste e do São Francisco também há possibilidade de chuvas acompanhadas de trovoadas, principalmente no final da tarde e durante a noite.

Enfrentamento à violência e cursos de formação envolvem mulheres em Uruçuca



O município de Uruçuca é um dos 116 que assinaram o Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres – ação do governo do estado, que pretende reduzir os índices de violência contra a mulher na Bahia. De acordo com a prefeita Fernanda Silva (PT), a intenção deste pacto é auxiliar a execução de políticas públicas entre os poderes municipais, estadual e federal.

Agência de atendimento em Itabuna ganha novo espaço em novo endereço



A partir da próxima segunda-feira, dia 31, a agência de atendimento de Itabuna ganhará novo espaço, mais moderno e em novo endereço: na Avenida Firmino Alves, 60, Edifício Módulo Center, Centro. O horário de atendimento permanece o mesmo: de segunda a sexta-feira das 08:00 às 16:30. A agência atual, na Rodovia Ilhéus, funciona normalmente até o dia 28/03.

Governo da Bahia distribui sementes de feijão e milho para safra de inverno



Sementes de feijão e milho estão sendo distribuídas para agricultores familiares da Bahia na safra inverno 2014. Iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri), a ação já acontece nos territórios de identidade Litoral Norte e Agreste Baiano, Litoral Sul, Portal do Sertão, Recôncavo e Extremo Sul.
Na próxima semana a distribuição começa no Território de Identidade do Baixo Sul, prosseguindo até junho. Está prevista a entrega de 1,5 milhão de toneladas de sementes, quase na totalidade produzidas por cooperativas de agricultores familiares.

Prorrogado prazo para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento



O governo federal publicou o Decreto nº 8.211/2014, que altera para o dia 31 de dezembro de 2015 o prazo final destinado à elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs). O não cumprimento do prazo por parte dos municípios titulares dos serviços de saneamento acarretará no bloqueio de repasses federais para a realização de projetos na área.

Floresta Azul: Obras no distrito de Coquinhos continuam em ritmo acelerado



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A prefeitura de Floresta Azul, através da Gerência de Infraestrutura, e dos gerentes Antônio Carlos e Plínio, estão dando atenção especial para as ações do distrito de Coquinhos. Além da recuperação da estrada que liga o distrito à BR-415, a prefeitura está reformando e ampliando a quadra poliesportiva; concluindo a construção dos vestiários; ampliando em um metro a quadra (espaço para os juízes) e beneficiando um espaço com jardinagem até o início da quadra. A prefeitura também irá fazer uma praça para os moradores em outro ponto do terreno e pretende calçar o trecho de rua no mesmo local.

26 de março de 2014

Viabilidade ambiental do Porto Sul é confirmada pelo Ibama



Com área de 1.865 hectares, a implantação do complexo Porto Sul em Aritaguá, em Ilhéus, município localizado na região sul do estado, foi confirmada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na terça-feira (25). O empreendimento do Governo da Bahia prevê investimentos de R$ 5,3 bilhões.
 O órgão ambiental considerou que todos os procedimentos legais necessários para o processo de instalação do Porto Sul foram realizados com êxito pelo governo baiano, consolidando ambientalmente a viabilidade do complexo portuário, por meio de assinatura da retificação da Licença Prévia, concedida em novembro de 2012.
 Foram entregues ao Ibama a lista de informações complementares solicitadas, que trata de 21 questionamentos a respeito das ultimas audiências públicas, realizadas em Ilhéus e Itabuna, em dezembro de 2013, e sobre as respostas às solicitações requeridas pelo Ministério Público. Cabe agora ao governo a entrega dos 38 Programas Básicos Ambientais (PBAs), já em andamento, condicionantes para a concessão da Licença de Instalação (LI).
 “O Governo da Bahia segue com transparência e seriedade em todos os procedimentos necessários para a instalação do Porto Sul, que vai colocar a Bahia em outro patamar de desenvolvimento”, afirmou o secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, responsável pela coordenação do projeto. Ele disse que “o empreendimento é um porto moderno, integrado à Ferrovia Oeste-Leste [Fiol] e indutor do crescimento econômico do estado”.
O complexo Porto Sul será formado pelo Terminal de Utilização Privada (TUP) do Estado da Bahia e pelo TUP da Bahia Mineração (Bamin), movimentando cargas de todos os tipos de granel e em seus diversos acondicionamentos. A estimativa, no 25º ano de funcionamento, é a operação de 100 milhões de toneladas/ano.

Vas – GF
26.03.2014 

Reunião na Seagri debate adaptação às mudanças do programa de crédito fundiário



Uma série de estratégias foi definida durante reunião do Plano Operativo Anual (POA) para 2014 no auditório da Secretaria da Agricultura (Seagri). Os participantes do encontro discutiram, entre outros assuntos, a adaptação às mudanças ocorridas na forma de contratação do Programa Nacional de Crédito Fundiário no ano passado.
“É importante destacar que a rede de assistência técnica e a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) estão dispostas a ajudar os agricultores familiares na adaptação às mudanças, de forma a sanar qualquer dificuldade que eles tenham na contratação do crédito”, disse o coordenador de Reforma Agrária da CDA, Rildo Borges, durante a reunião ocorrida na terça-feira (25).
Segundo ele, foi feita articulação para inserir os agricultores familiares assistidos pelo crédito em políticas públicas, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Também foi definido o ingresso de mais três mil beneficiários no Programa de Biodiesel, da Petrobrás, em parceria com a Seagri, por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), totalizando oito mil famílias participantes.
Ficou ainda estabelecido que os beneficiários do crédito fundiário terão representação nas câmaras setoriais das cadeias produtivas criadas pela Seagri - eles poderão participar das discussões e apresentar propostas.

Palestra

Na reunião, a nova legislação ambiental da Bahia foi abordada em palestra de um engenheiro ambiental da equipe técnica da Coordenadoria de Reforma Agrária da CDA. Assuntos como licenciamento ambiental, outorga pelo uso da água e Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) foram discutidos.
Os participantes também tiveram um momento de diálogo com instituições financeiras, como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, para debater a participação dos agricultores na aquisição do crédito.

Ras – GF
26.03.2014

Programa Saúde nas Escolas continua a visitar os colégios de Ibicaraí


Equipe do Programa Saúde e Educação (PSE)



Texto e fotos:  Ascom Secretaria de Educação

A Prefeitura Municipal de Ibicaraí, através das Secretarias de Saúde e Educação vem realizando nas Escolas e Creches Municipais a atualização do calendário vacinal e a avaliação antropométrica. Na última terça-feira, 25, a ação aconteceu no Colégio Ressurgir, com a vacinação de meninas entre 11 e 13 anos.
O Ministério da Saúde disponibilizou 672 doses da vacina (para a primeira etapa) e as secretarias de Saúde e Educação (em parceria) pretendem vacinar 100% das meninas nessa faixa etária até o próximo dia 10 de abril. A segunda dose contra HPV está prevista para ser aplicada de 01 a 12 de setembro, e a terceira e última dose acontecerá daqui a cinco anos.
A atualização do calendário vacinal faz parte das ações essenciais pactuadas do Programa Saúde nas Escolas (PSE), bem como a avaliação antropométrica, que vem sendo realizada pelo Coordenador de Educação Física Sulimar Alvares e os profissionais de Educação física nas unidades escolares.
A Secretaria de Educação tem acompanhado de perto estas ações através do Secretário de Educação Uildo Batista e da Coordenadora Pedagógica do PSE, Karina Rocha, e a Coordenadora da Secretaria da Saúde e enfermeira do PSE, Jamilly Silva de Oliveira.

Avaliação Antropométrica
A avaliação consiste na medição da altura e na pesagem dos alunos para que assim seja feito o cálculo do IMC = índice de massa corpórea e assim detectar um possível sobrepeso ou desnutrição e assim tratá-lo. Tais ações são importantes para garantir aos educandos uma melhor qualidade de vida.
Secretário de Educação Profº Uildo Batista e Coordenadora do PSE da Educação – Karina Rocha
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif