31 de janeiro de 2015

Infraestrutura continua recuperando estradas em Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura


Depois de iniciar o ano de 2015 como terminou 2014, recuperando estradas, a gerência de Infraestrutura não quer perder o "pique" e, assim que concluiu o trecho de estrada que liga Floresta Azul ao distrito da Saloméa, Antonio Carlos e Plínio partiram para recuperar mais dois trechos de estrada vicinal de extrema importância para o município: a estrada que liga Floresta Azul ao distrito de Santa Teresinha (Coquinhos) e a estrada para Almadina.

30 de janeiro de 2015

Caetité na Bahia, tem racionamento desde 2012 e água só chega a casas a cada 4 dias




Setores A e B. Assim está dividido, desde 2012, o município de Caetité, no sudoeste da Bahia. A medida foi adotada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e sustentou caráter emergencial. Com períodos de longas estiagens, a estatal afirma que os mananciais de Moita dos Porcos, Passagem das Pedras e Santarém, que abastecem a cidade, chegaram a níveis críticos que obrigaram o início de uma política de racionamento.

Empresa do Parque Tecnológico da Bahia é destaque em feira nos Estados Unidos


A tecnologia utilizada pela empresa TW2 Sistemas, incubada pela Áity, no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, ganhou destaque na NFR 2015, maior feira mundial de tecnologia, realizada há 104 anos, em Nova York, nos Estados Unidos. O diretor comercial da empresa, Emerson Barreto, comemorou a experiência e a possibilidade de parcerias articuladas durante o evento.

Especializada em desenvolver sistemas de automação comercial para o varejo de alimentos há 14 anos, a TW2 Sistemas utiliza softwares específicos para mobilidade e segurança do cliente e da empresa, por meio dos equipamentos Ingenico, que é líder mundial em soluções seguras de pagamento.

Bahia é o estado que mais reduziu pobreza entre 2007 e 2013, segundo Pnad/IBGE


A Bahia é o estado que obteve os melhores índices do país na redução da pobreza entre 2007 e 2013, com mais de dois milhões de pessoas deixando de fazer parte do grupo de pobres e extremamente pobres. A taxa de extrema pobreza da população baiana caiu de 10% para 6,5% no período e a taxa de pobreza passou de 21,7% para 10,4%. 

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2013), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foram apresentados pelo diretor-geral interino da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Armando Castro, nesta sexta-feira (30), em entrevista coletiva realizada na sede da SEI, em Salvador.

Prefeitura recupera estrada que liga Floresta Azul à Saloméa





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

O ano de 2014 foi de muito trabalho para a gerência de Infraestrutura na zona rural de Floresta Azul. Foram mais de 120 quilômetros de estradas vicinais recuperadas em todo o município. 2015 começou no mesmo ritmo. A prefeitura de Floresta Azul, através da gerência de Infraestrutura, continua tendo um cuidado especial com as estradas vicinais e o homem do campo. A estrada que liga Floresta Azul à Ibicaraí - via Saloméa - mais uma vez recebeu a visita de parte da patrulha mecânica local, que recuperou o trecho que liga até o distrito da Saloméa (em Ibicaraí).

Policial militar explica processo de identificação de tatuagens em criminosos


Imagens quase sempre associadas ao mundo da infância são usadas pelo crime como estratégia de comunicação entre gangues. Tatuagens de duendes, palhaços, anjos, magos, e de personagens infantis como o ‘Saci-Pererê’, ‘Diabo da Tasmânia’, ‘Papa-léguas’, ‘Snoop’, entre vários outros, estão estampadas na pele de criminosos dentro e fora dos presídios brasileiros. 

Um estudo sobre esses símbolos revelou que muitas das imagens são identificação de patente, organização criminosa e crimes. Como resultado do trabalho coordenado há aproximadamente dez anos pelo capitão do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos, Alden José Lázaro da Silva, da Polícia Militar da Bahia, foi elaborada uma cartilha com 36 tipos de tatuagens associadas a crimes específicos, que já começou a ser usada pela PM no combate à violência. 

28 de janeiro de 2015

Infraestrutura inicia terraplenagem para construção de quadra coberta





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A Gerência de Infraestrutura da prefeitura de Floresta Azul iniciou na manhã de ontem, terça-feira, 27, o trabalho de terraplenagem na praça Lomanto Júnior (local onde será construído a quadra coberta), no centro da cidade. As máquinas estão trabalhando no local para em seguida a construtora Andrade e Rocha Construções e Serviços ME dar início à construção da futura quadra. De acordo com o Gerente de Infraestrutura da Prefeitura de Floresta Azul, Antônio Carlos, o trabalho vai durar em torno de três dias e o início da obra está previsto para os próximos dias.

27 de janeiro de 2015

Em nota forte, Flu rebate e ironiza Ferj e cita Chico Buarque: "Apesar de você"




Enquanto discutia na federação o impasse dos ingressos do Campeonato Carioca, o Fluminense soltou uma nota em seu site oficial com fortes críticas à Ferj. O clube disse que vai acatar a decisão de encarar o Friburguense no Raulino de Oliveira, em jogo inicialmente marcado para o Maracanã, mas repudiou as acusações feitas pela entidade – inicialmente, o comunicado era assinado junto a Flamengo e Maracanã, mas estes dois foram retirados do texto cerca de três horas depois de sua publicação.
Confira a nota na íntegra

Agência Móvel da Coelba em Floresta Azul




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A Agência Móvel da Coelba, veículo especialmente montado para levar serviços da concessionária até os consumidores, estará durante alguns dias atendendo os moradores do município de Floresta Azul. A unidade ficará estacionada em frente ao Jardim Encantado, nas proximidades da prefeitura municipal. O horário de atendimento é das 08:30h às 16:00h.

Valmir é contra proposta de “atualização” do Incra e critica maquiagem de gestão





O balanço feito pelo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Mário Guedes de Guedes, e entregue ao novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, não agradou os movimentos sociais de luta pela terra e recebeu a crítica do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA). De acordo com o parlamentar, está em andamento um processo de desmonte da autarquia. No balanço apresentando consta um documento que a direção do Incra chamou de proposta de “atualização” do órgão defendendo a gestão de Guedes como sendo “um propósito de se encaixar no novo governo”. “O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários contrapôs o balanço feito pela direção do Incra e apontou que o documento colide com o que se ouviu do ministro Patrus em discurso de posse – pedindo fortalecimento e transparência. Esse balanço exagerado da atual gestão apresentou ainda propostas para a autarquia sem o processo de debate entre os servidores e suas entidades representativas, nem com a sociedade civil”, afirma Valmir munido do documento do sindicato.

Produtores do extremo sul participam de seminário sobre controle da praga do eucalipto


A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria Agricultura (Seagri), e a Suzano Papel e Celulose realizam, desta terça a quinta-feira (27 a 29), uma série de capacitações técnicas no extremo sul da Bahia, a exemplo do Seminário Regional para a Cadeia Produtiva da Celulose, no município de Teixeira de Freitas. O objetivo é estabelecer medidas de controle da praga ‘Thyrinteina arnobia’, lagarta-parda-do-eucalipto, que tem causado danos econômicos na eucaliptocultura da região.

Infraestrutura recupera estradas vicinais


Texto: Arnold Coelho - Fotos: Raimundo Gomes

A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria de Infraestrutura, continua recuperando estradas vicinais em toda zona rural do município. Na última quinta-feira, 22, parte da patrulha mecânica se deslocou para recuperar trecho de estrada que circula parte da represa que abastece os municípios de Floresta Azul, Firmino Alves e Santa Cruz da Vitória. A ação foi feita no trecho da estrada que se encontra dentro do município de Ibicaraí, e foi fruto de uma parceria entre a prefeitura e fazendeiros daquela região, que solicitaram as máquinas e colocaram combustível para a realização do patrolamento.

26 de janeiro de 2015

Agricultores vão expor produtos da agricultura familiar no IFBA



Texto: Arnold Coelho – Foto: Divulgação


Cerca de 50 produtores da Agricultura Familiar, juntamente com o professor Soares Neto, irão expor seus produtos na sede do Instituto Federal da Bahia (IFBA), no próximo dia 4 de fevereiro, finalizando a Semana Pedagógica do IFBA.

Entrega de certificado e graduação de Muay Thai em Itabuna



Texto: Arnold Coelho – Foto: Divulgação

Os alunos de Muay Thai Paulo Henrique Céo (ponteira branca-vermelha), Jeferson Alcântara da Silva (ponteira branca-vermelha), Wellington Santos Dantas (ponteira vermelha) e Ivanildo Gonçalves da Silva (ponteira branca), da Academia Dragon Thai de Ibicaraí, filiada a Federação da Bahia de Muay Thay Tradicional, do mestre e professor Jairo Dácio (ponteira preta em Muay Thai, faixa marron em karatê tradicional e faixa preta em Kickboxing pela Federação Febam de Salvador), receberam na última sexta-feira, 23 de janeiro, a graduação (Kruang Prajied), grau 1 (branca) grau 2 (vermelha e branco) e grau 3 (vermelha).

Petista critica trégua para aplicação de multa a mijões e sujões em Salvador



A trégua anunciada pela prefeitura de Salvador para punir mijões e sujões durante o carnaval deste ano foi alvo de crítica do vereador petista Luiz Carlo Suíca (PT), nesta segunda-feira (26). Para o edil, a lei não tem força de aplicabilidade e deve ser mais uma ação que ficará apenas no papel. “Se a lei que pune quem urina na rua não pode ser aplicada na sua universalidade, não deve ser criada. Enquanto isso a prefeitura veta a Lei Anticalote, que daria garantias aos servidores terceirizados de receberem seus vencimentos em dia. No caso do IPTU [Imposto Predial Territorial Urbano], se a pessoa alegar que não pode pagar, ela deixa de pagar? Então não concordo com essa trégua, que é justamente um modo de dizer que não se consegue aplicar o que foi criado”, pontua Suíca.

SENSACIONAL ! O QUE FAZER NA CASA DA MÃE !


26 de janeiro a 02 de fevereiro !

Cinq Jazz a La Carte, Sarau Comidinha de Panela, Roda de Choro, Samba e Amor, com Stella Maris e Pedro Morais,
Mazzo Guimarães na Gafieira, Tito Bahiense, Samba de Roda de São Braz
e Camarote Dois de Fevereiro

25 de janeiro de 2015

Vereador do PT diz que Noite da Beleza Negra reafirma a força da cultura afro



A noite deste sábado (24) foi marcada pela 36ª edição da Noite da Beleza Negra, onde aconteceu o concurso do Ilê Aiyê para eleger a ‘Deusa do Ébano’. Esse evento foi considerado pelo vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), como a reafirmação da força cultural da periferia e destacou o fortalecimento do movimento negro com a participação dos governos estadual e federal, que apoiam o evento. O concurso da rainha do bloco afro foi realizado na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, na capital baiana e contou também com a presença do governador Rui Costa e de lideranças políticas do estado, como o deputado federal Valmir Assunção e membros do movimento negro. Nesta edição, as 15 finalistas foram selecionadas entre 60 candidatas inscritas.