28 de setembro de 2012

Competição de ciclismo será encerrada neste sábado na Chapada Diamantina

Os competidores do Brasil Ride, maior Ultramaratona de Mountain Bike da América Latina, a prova, que começou no último domingo, neste sábado (29), quando se realiza a sétima etapa do evento, com a participação de cerca de 300 ciclistas de 15 estados brasileiros e de mais 19 países de vários continentes.
A competição está acontecendo na região da Chapada Diamantina, tendo a cidade de Mucugê como ponto de partida e chegada. O Brasil Ride chama a atenção também por causa da presença de estrelas como o piloto de automobilismo Christian Fittipaldi, ex-Fórmula 1, e sobrinho de Emerson Fittipaldi, um dos maiores ídolos da história do automobilismo mundial. Atletas campeões olímpicos e mundiais também ajudam a abrilhantar a competição.

          A ultramaratona conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e da Bahiatursa. Desde 2007, a Bahia entrou de vez no circuito dos grandes eventos esportivos nacionais e internacionais.
 Neste final de semana ainda acontecem o tradicional Rallye do Batom, em Salvador, neste sábado (29), e a primeira etapa do Baiano de Surf Máster, de sexta a domingo (28 a 30), em Itacaré.
No interior

Jogos Indígenas (Porto Seguro)
Campeonato Brasileiro de Taekwondo (Porto Seguro)
Nona prova do Baiano de Enduro de Regularidade (Senhor do Bonfim)
Brasileiro de Cross Country (Praia do Forte)
Segunda etapa do Circuito Brasileiro de Surf (Ilhéus)
VIII Olimpíada das APAES (Ilhéus)
Campeonato Baiano de Futsal





Professores estaduais param aulas por pagamento do piso

Os professores da rede pública de ensino da Bahia suspenderam as atividades na manhã desta sexta-feira (28) para protestar contra o não cumprimento da Lei do Piso e da falta de negociação do governo do estado após o fim da greve dos docentes em agosto, segundo informações do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira.
Ainda de acordo com Oliveira, desde as 8h desta sexta, professores participam de um evento no bairro do Itaigara, em Salvador, que discute a educação no ensino médio. O presidente do Sindicato dos Professores disse ainda que outra paralisação da categoria está prevista para a quarta-feira (3). "O governo não sentou à mesa para negociar nada com a categoria. Nada do que foi acertado foi cumprido", afirmou.
Procurada pelo G1, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) informou que tem conhecimento da participação dos professores em um seminário na manhã desta sexta-feira, mas ficou de apurar a paralisação afirmada pelo sindicato para se pronunciar a respeito.

A paralisação dos professores durou 115 dias na Bahia. Mais de um milhão de alunos ficaram sem aulas. Um novo calendário foi feito e as atividades do ano letivo de 2012 vão até março de 2013. A Bahia possui 32 mil profissionais de educação e, do total, 80% fizeram parte do movimento grevista, segundo a vice-coordenadora da APLB, Marilene Beltros.
A proposta salarial do governo mantém o reajuste cedido este ano com variação entre 6,5% e 11,5%, além de conceder aos professores licenciados da carreira de Magistério, por meio de curso de atualização, promoções com ganho de 7% em novembro deste ano e 7% em março de 2013.

27 de setembro de 2012

Morre ex lutador Ted Boy Marino

O ex-ator e lutador de luta livre Mario Marino, conhecido como Ted Boy Marino, faleceu na tarde desta quinta-feira, aos 72 anos. Marino sofreu uma parada cardíaca durante uma cirurgia de emergência no hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O corpo do ex-lutador será velado nesta sexta-feira, a partir das 9h, no cemitério São João Batista, em Botafogo.
Ele sofreu uma crise vascular pela manhã. Ao chegar ao hospital, os médicos decidiram realizar uma operação para tentar reverter o quadro, mas não obtiveram sucesso.
Astro da luta livre nos anos 60 e 70, Ted Boy Marino nasceu em 1939 na cidade de Fuscaldo Marina, na província da Calábria, na Itália. Em 1953, viajou com a família para Buenos Aires, onde começou a praticar halterofilismo e luta livre. A partir de 62, passou a participar de combates transmitidos em emissoras de TV da Argentina.

Três anos depois chegou ao Brasil. E logo foi contratado como lutador de telecatch pela TV Excelsior. Louro e forte, era um dos principais 'mocinhos' dos combates, duelando contra 'vilões' como Aquiles, Barba Negra, Múmia, Verdugo e Rasputim.
Na segunda metade da década de 60, se tornou um dos principais ídolos esportivos do país, estrelando capas de revistas ao lado de Pelé e Eder Jofre, campeão mundial de boxe. entre outros. Também era um dos profissionais que mais recebia cartas de fãs na TV brasileira, superando muitos galãs de novelas.
Nos anos 80, com o declínio do interesse pelas lutas de telecatch, ficou mais conhecido pela participação no programa "Os Trapalhões", da TV Globo, ao lado do quarteto Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias.

Pedido de desculpas

Devido a uma falha no sistema de distribuição do provedor de  internet da operadora,  OK Bahia, que permaneceu fora do ar por cerca de 120 horas, o Blog, Afolha da cidade, pede desculpas aos seus leitores que incessantemente buscaram informações em nosso portal, agradecemos a compreensão e reafirmamos o compromisso de  continuar informando com responsabilidade, imparcialidade e respeito aos leitores.


Medicamento em Casa completa quatro anos beneficiando mais de 46 mil pacientes na Bahia

Mais de 46.600 pacientes já foram beneficiados pelo Programa Medicamento em Casa (Medcasa), que completa quatro anos neste domingo (30). A cada ano, o Medcasa vem justificando a sua importância, sendo um dos programas prioritários do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), via Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec).
O número de pacientes beneficiados vem aumentando a cada ano e, também vem crescendo o número de municípios interessados em aderir ao programa. Em 2008, foram 777 pacientes beneficiados; em 2009, 1.836 pacientes; em 2010, 7.838; em 2011, 16.678 e este ano, até o momento, o Medicamento em Casa já atendeu a 18.508 pacientes, em 110 municípios baianos.
O MedCasa consiste na entrega em domicílio de medicamentos e insumos a pacientes hipertensos e diabéticos em controle da doença (estabilizados), e às mulheres inseridas no Programa de Planejamento Familiar do SUS. O Programa comemora aniversário com a marca de 101.758 remessas distribuídas.
O programa foi iniciado em setembro de 2008, com o objetivo de garantir o acesso a medicamentos essenciais aos pacientes com diabetes e hipertensão sob controle, bem como garantir acesso aos anticoncepcionais orais e preservativos do elenco do Programa de Planejamento Familiar, além de possibilitar a humanização da assistência através da redução das filas nas farmácias das unidades básicas de saúde.
O Medcasa fortalece a assistência farmacêutica básica com a inclusão das ações necessárias para garantir o uso racional dos medicamentos, contribui para o fortalecimento da rede básica de saúde com a valorização e expansão do Programa Saúde da Família e dos Agentes Comunitários de Saúde. O programa tem também como atribuição melhorar a adesão terapêutica, com expectativa de otimizar o controle cardio-metabólico e reduzir complicações a médio e longo prazo.
Os medicamentos oferecidos são: Enalapril (5 e 20mg), Hidroclorotiazida (25mg), Metoprolol (25mg), Anlodipino (5mg), Losartana (50mg), Sinvastatina (20mg), AAS (100mg), Glibenclamida (5mg), Metformina (850mg) e Contraceptivo Oral Combinado (enviado junto com o preservativo masculino, este em caráter educativo).

Implantação do programa nos municípios

Para a implantação do Medicamento em Casa nos municípios, os prefeitos e secretários de Saúde devem assinar um Termo de Adesão ao Programa, formalizando a parceria junto ao Governo do Estado. Este tem como principais contrapartidas arcar com o custo dos medicamentos, das embalagens e envio dos mesmos para os pacientes, além dos cursos de capacitação para os profissionais envolvidos no Programa.
O gestor municipal tem como principal contrapartida estruturar as unidades de Saúde da Família que serão porta de entrada para a avaliação e o cadastramento dos pacientes, além de outros requisitos para participação do Medicamento em Casa, conforme descritos no Termo de Compromisso do Programa.
Com o Medicamento em Casa implantado no município, os pacientes poderão se dirigir às unidades de Saúde da Família cadastradas no programa para que possam ser avaliados e receber seus medicamentos em domicílio, caso estejam com índices pressóricos e glicêmicos controlados ou façam parte do Programa de Planejamento Familiar (mulheres).
Para mais informações e solicitação de materiais, o município deve entrar em contato com a equipe, através do telefone (71) 3115-4379 ou através do e-mail sesab.medcasa@saude.ba.gov.br.

Internos do Conjunto Penal de Juazeiro são finalistas na Olimpíada de Matemática

O Conjunto Penal de Juazeiro fez bonito na 8ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com aprovação de 23 internos para a 2ª fase da competição, realizada no dia 15 de setembro (2012). A unidade iniciou sua participação em 2010 e vem, ao longo das edições, melhorando suas notas e aumentando o número de internos participantes.
De acordo com a superintendente da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Alessandra Prado, é bastante significativa a aprovação dos alunos do Conjunto Penal de Juazeiro nessa primeira etapa das Olimpíadas de Matemática, pois revela o importante trabalho dos professores e servidores da unidade.
As provas foram aplicadas em dois períodos, sendo a 1ª fase em junho e a 2ª fase em setembro. O resultado final dos alunos premiados será divulgado no dia 30 de novembro no site do projeto, www.obmep.org.br.
Iniciada em 2005, a OBMEP busca criar um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores. A olimpíada é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo e revelar talentos na área dentro das escolas públicas no país e conta com o apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), além do Ministério da Educação (MEC).
Competiram nesta 1ª fase cerca de 19 mil alunos nas modalidades do ensino fundamental e médio nas escolas da rede pública, distribuídos no território nacional.

Orçamento 2013 amplia investimentos em transporte, saneamento e habitação na Bahia

A proposta de Lei Orçamentária do Estado para 2013 foi entregue na manhã desta quinta-feira (27) ao presidente da Assembeia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, pelo secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabrielli. O documento prevê um total de R$ 35,1 bilhões, valor 19% maior que no ano passado.
De acordo com Gabrielli, o maior destaque é o crescimento de 98% nos investimentos que serão destinados em sua maior parte para áreas de transporte, saneamento e habitação. O secretário ainda apontou que “a área social vai incorporar 60% dos gastos do governo ano que vem.”
Depois de receber o documento, Marcelo Nilo o encaminhou para análise da comissão de Constituição e Justiça. “Depois desta comissão ele segue para as comissões temáticas, discussão entre os líderes e escolha de um relator.”
A proposta orçamentária foi detalhada pelo secretário Gabrielli, durante entrevista coletiva à imprensa, às 14h30, no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.