31 de maio de 2014

Gerência de Infraestrutura recupera mais uma estrada vicinal em Floresta Azul

Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

A prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria de Agricultura e Gerência de Infraestrutura, recuperaram mais uma estrada vicinal no município. A ação aconteceu nos dias 29 e 30 desse mês, no trecho com um pouco mais de um quilômetro que liga a BR-415 a represa de Floresta Azul. A recuperação desse pedaço de estrada faz parte do plano de ação de recuperação das estradas vicinais do município através da Gerência de Infraestrutura.

Abertas inscrições para processo seletivo da Defensoria Pública da Bahia



Começam nesta sexta-feira (30) as inscrições para o processo seletivo da Defensoria Pública da Bahia, de contratação temporária em Regime Especial de Direito Administrativo - REDA, com 52 vagas destinadas ao cargo de Analista Técnico e 43 de Agente Administrativo. As oportunidades são para as áreas de Administração, Arquivologia, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Estatística, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Secretariado Executivo e Serviço Social, e para aqueles com ensino médio completo. As provas serão realizadas no dia 15 de junho, em Salvador.

Secretaria de Saúde de Ibicaraí e Fundação José Silveira fazem Mutirão de Saúde




Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

Está acontecendo desde sexta-feira (30), na Unidade Básica de Saúde Israel Mendonça (ao lado da Maçonaria), no centro de Ibicaraí, um Mutirão de Saúde realizado pela Fundação José Silveira, de Salvador, e que está sendo promovido pela Secretaria de Saúde de Ibicaraí e conta com o apoio da Câmara de Vereadores (que solicitou a ação junto à entidade) e Maçonaria (que cedeu o espaço externo do posto). A ação acontece das 08:00 às 16:30h e, para ser atendido, basta levar RG, comprovante de residência e cartão do SUS. Em caso de ultrassonografia é necessário levar a requisição médica. O Mutirão da Saúde pretende fazer nesses dois dias, exames de HIV, Sífilis, Glicemia, aferição de pressão, ultrassonografia e eletrocardiograma.

30 de maio de 2014

Nasf de Floresta Azul promove atividades para servidores




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Para incentivar a manter a boa forma e a prática de exercícios físicos,  a prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), vêm elaborando e praticando diversas atividades físicas com os servidores da área de saúde do município. Agentes comunitários de saúde e enfermeiros do Programa Saúde em Família (PSF) foram incluídos nessas atividades pelo projeto “Levar Saúde Para Quem Promove Saúde”, que foi elaborado pelo professor de Educação Física, Cyro Carvalho e assistido pelo fisioterapeuta Fábio Cardoso.

Secretaria da Educação do Estado chama atenção para a importância do Censo Escolar 2014



A Secretaria da Educação do Estado da Bahia chama a atenção das escolas das redes estadual, municipal e privada para a importância do Censo Escolar 2014. Realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo foi iniciado na última quarta-feira (28), Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, e é utilizado como instrumento para a formulação de políticas públicas que visam sempre à melhoria do processo educacional.

Porto Seguro e Cabrália dispõem de unidade móvel para segurança na Copa



Os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no extremo sul do estado, que vão abrigar as delegações da Suíça e da Alemanha durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, já dispõem dos serviços e  tecnologia do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC), que fará todo o monitoramento das ações policiais no período do Mundial de Futebol.

Edital Agosto da Igualdade vai selecionar 14 projetos



Para resgatar e preservar a memória e o legado da Revolta dos Búzios, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), lançou a terceira edição do Edital Agosto da Igualdade, voltado para seleção de projetos da sociedade civil, que tenham o foco na promoção da visibilidade, reflexão, debate, compreensão e valorização do movimento, que lutava pela implantação de uma república democrática e pelo fim da escravidão.

Força-tarefa desarticula organização que cometeu fraudes fiscais no sul e extremo sul da Bahia



Com mandados de prisão, buscas e apreensões, a Operação Vesúvio está em curso nos municípios de Ubatã, Caravelas, Itabuna, Ibirapitanga e Ipiaú, no sul e extremo sul da Bahia, desde as primeiras horas desta sexta-feira (30). O objetivo é desarticular organização que vem cometendo fraudes fiscais nos setores de distribuição de alimentos e postos de combustíveis, com prejuízos que já somam R$ 90,5 milhões para a Fazenda Estadual.

Concluída pré-seleção de escritores para residência artística no Instituto Sacatar





A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), já divulgou, na internet (www.fundacaocultural.ba.gov.br), resultado de pré-seleção de propostas para residência artística de escritores no Instituto Sacatar.

Trilha para Mulheres inicia capacitação em Uruçuca



O Projeto Trilha para Mulheres, iniciativa pioneira na Bahia, iniciou suas aulas no município de Uruçuca, sul baiano, nesta quinta-feira (29), contemplando 60 jovens com cursos na área de hotelaria. A abertura dos trabalhos contou com a presença da prefeita, Fernanda Silva, da titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Vera Lúcia Barbosa, de representantes da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), e autoridades da região. A ação é uma parceria entre o governo baiano e o Governo Federal, com o objetivo de oferecer qualificação social e profissional da juventude.

29 de maio de 2014

Saúde e Assistência Social promovem palestras para orientar moradores em Floresta Azul




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A saúde no município de Floresta Azul é uma das prioridades da atual administração. A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, têm procurado soluções para dar um melhor atendimento, com palestras e reuniões semanais, orientando sobre dias, horários, médicos e especialidades que estarão sendo oferecidos à comunidade no respectivo posto.

Frente fria deixa céu encoberto e chuvoso em algumas áreas da Bahia neste final de semana

O tempo na Bahia continua tendo influência de uma massa de ar seco, neste final de semana, o que deve manter o céu ensolarado e sem chuva na maior parte do estado. Mesmo com essa tendência, a passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste brasileiro deve intensificar os ventos vindos do Oceano Atlântico em direção ao Nordeste do país. Com isso, aumenta a chance de ocorrer chuva em algumas áreas da Bahia, principalmente em áreas próximas ao litoral, a exemplo do Recôncavo e sul.

Alimentos muito comuns no dia-a-dia podem trazer riscos à saúde dos ossos



Alguns alimentos, se consumidos excessivamente, reduzem a eficácia na obtenção de cálcio e podem prejudicar os ossos

As doenças ósseas não são causadas apenas por traumatismos ou más formações genéticas. O que poucas pessoas têm conhecimento é que alguns alimentos também influenciam de maneira significativa na saúde dos ossos, podendo causar problemas para a saúde.

Procon notifica empresas de telefonia sobre manutenção da qualidade dos serviços



As empresas Oi, Tim, Vivo, Claro Via Embratel, GVT e Nextel foram notificadas nesta quinta-feira (29) pelo Procon-BA, superintendência vinculada à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), para apresentarem, no prazo de cinco dias, esclarecimentos sobre as ações planejadas para a manutenção e melhora da qualidade dos serviços de telefonia e internet durante os eventos da Copa do Mundo Fifa BRASIL 2014.

Saúde em Movimento beneficia moradores de Ilhéus



No município de Ilhéus, o Saúde em Movimento começou no dia 28 de maio e seguirá até o dia 6 de junho. A expectativa é de que, até o final da ação, sejam realizadas sete mil consultas oftalmológicas e 2.500 cirurgias de catarata. A estrutura para o atendimento está montada no Centro de Convenções de Ilhéus.

Dor lombar atinge mais mulheres que homens



De acordo com pesquisas, 85% da população já sentiu ou irá sentir esse problema, e os números revelam que as mulheres são as que mais sofrem

Todos já sentiram aquela dor na parte inferior das costas e, se não sentiu, é bem provável que sinta. De acordo com estudos divulgados pelaOrganização Mundial da Saúde (OMS), a dor na região lombar está muito mais comum do que se pensa, atingindo 85% das pessoas.

28 de maio de 2014

Floresta Azul é contemplada com uma Patrol





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A prefeita de Floresta Azul Dra. Sandra Cardoso esteve em Salvador, sexta-feira, 23, na sede da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC), para receber uma Motoniveladora (Patrol). Floresta Azul foi um dos 41 municípios contemplados com uma motoniveladora e um dos 76 municípios baiano contemplados com caminhão-caçamba. No total foram 228 equipamentos para 190 municípios baianos, pelo Ministério Do Desenvolvimento Agrário (MDA), via PAC 2, do Governo Federal.

27 de maio de 2014

Prefeitura de Floresta Azul promove curso de capacitação para servidores



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação

Com o intuito de sempre melhorar os serviços prestados ao município, a prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desportos, lazer e Juventude (SMECDLJ), em parceria com a Ceplac, está promovendo um curso prático de Redação e Língua Portuguesa. O curso esta sendo realizado no Colégio Dolores Sevino de Macedo, entre os dias 26 de maio a 06 de junho, sempre no período da manhã, das 8 às 12h, com duração total de 40 horas-aulas e está sendo ministrado pelo Mestre em Língua Portuguesa e Psicopedagogo, José Dean Cruz.

25 de maio de 2014

Distrito de Santa Terezinha recebeu o VI Mutirão da Beleza e da Cidadania em homenagem às mães





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A cidade de Floresta Azul, diferente das demais cidades brasileiras, comemora uma Semana e não um Dia das Mães. A atual administração, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Juventude (SMECDLJ), e Secretaria de Ação Social, realizam todos os anos uma série de eventos em Floresta Azul e no distrito de Coquinhos.