21 de janeiro de 2012

Sarney, Dirceu e Jaqueline são agraciados com algemas de ouro, prata e bronze no 'Baile do Pega Ladrão!'

O Troféu Algemas de Ouro de 2011 'consagrou' o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT), e a deputada Jaqueline Roriz (PMN). Os foliões que compareceram ao tradicional Clube dos Democráticos, na Lapa, para participar do 'Baile do Pega Ladrão!', realizado na madrugada desta sexta-feira, 20, no Rio, foi a entrega do vaiaram entusiasticamente os vencedores da votação realizada no Facebook, que teve sete mil eleitores.
Foram entregues as algemas de ouro, prata e bronze, respectivamente, a Sarney, que teve 59,5% dos votos, a Dirceu, com 18,8%, e à deputada Jaqueline Roriz, com 8,4%, filmada recebendo dinheiro de propina e que foi absolvida pela Câmara dos Deputados no ano passado.
O baile foi animado pelo conjunto vocal Anjos da Lua, de Eduardo Gallotti, que apresentou repertório inspirado na corrupção e na impunidade napolítica brasileira, como 'Se gritar pega ladão!', de Bezerra da Silva; 'Pecado Capital', de Paulinho da Viola; 'Lama', de Mauro Duarte; 'Homenagemao malandro', de Chico Buarque; 'Saco de feijão', de Francisco Santana; e 'Onde está a honestidade?', de Noel Rosa.
O 'Baile do Pega Ladrão!' e o 'Troféu Algemas de Ouro', foram organizados pelo Movimento 31 de Julho, que tem realizado atos contra acorrupção nos últimos meses. As iniciativas contaram com apoio de diversos movimentos do Rio e de outras cidades do País.
A proposta dos organizadores é manter a mobilização contra a corrupção e a impunidade mesmo neste período de festas e férias. O Movimento 31 de Julho planeja realizar um show na Zona Sul do Rio, depois do Carnaval, com a participação de artistas que apóiam a causa do combate à corrupção e à impunidade.
A agenda política dos grupos contra a corrupção inclui a realização de atos pela aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições municipais desteano, pela agilização do julgamento do Mensalão pelo STF, em solidariedade à ministra Eliana Calmon (CNJ) e em apoio à liberdade de imprensa.

Fonte: Estadão

20 de janeiro de 2012

Festival de Verão Salvador reduz faixa etária do evento para 14 anos


O Festival de Verão Salvador será realizado entre os dias 25 e 28 de janeiro, no Parque de Exposições da capital baiana.
A organização do Festival de Verão Salvador anunciou nesta sexta-feira (20) a redução da faixa etária do evento para 14 anos de idade. Isso significa que o adolescente que já completou 14 anos poderá entrar na festa desacompanhado, apresentando apenas o RG para comprovação de sua idade.
Os menores de 14 anos também poderão curtir o Festival, mas devem estar acompanhados dos pais ou de algum responsável com mais de 18 anos.
Os que estiverem acompanhados dos pais devem levar seu documento de identificação e o RG, em bom estado, dos pais para comprovação do parentesco. Já os menores de 14 anos que estiverem acompanhados por um responsável maior de 18 anos, devem apresentar uma autorização assinada pelo pai ou pela mãe do menor com firma reconhecida em cartório e uma cópia autenticada da carteira de identidade do responsável que assinar a autorização.
G1-Bahia

Gestação de quadrigêmeos era farsa, diz advogado de 'supergrávida'

O advogado Enilson de Castro, que representa a mulher que disse estar grávida de quadrigêmeos em Taubaté, no interior de São Paulo, admitiu durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (20) que a gestação era falsa. Ele não esclareceu, porém, o que levou Maria Verônica Vieira a mentir sobre a gravidez. "A gente ainda não pode responder essa pergunta", disse. O advogado afirmou apenas que ela tem problemas psicológicos. A professora afirmou a ele que está "destroçada" com a situação.
A história da gravidez de quadrigêmeos surgiu no início do ano e foi noticiada pelo G1. Na ocasião, a mulher disse em entrevistas que as quatro crianças eram meninas e teriam como primeiro nome Maria. Depois da divulgação da "supergravidez", um médico que atendeu a mulher no segundo semestre do ano passado afirmou que, na ocasião, ela não estava grávida. A polícia começou a investigar o caso. Havia rumores também de que o casal tinha apresentado a ultrassonografia de outra grávida.
O advogado assumiu a defesa de Maria Verônica na madrugada desta sexta-feira, por volta das 4h. Enilson de Castro disse acreditar que o marido dela não sabia da farsa e que outros familiares também não. Segundo o advogado, todos "estão muito abalados com o caso". Ele admitiu que a cliente usava "uma barriga de silicone" com enchimentos. O advogado disse que a mulher, inclusive, se prontificou a doar os presentes que ganhou.
O defensor disse que a mulher não desmentiu a gravidez antes por causa da grande repercussão que o caso tomou. A probabilidade de uma gravidez espontânea de quadrigêmeos é de 1 para 512 mil. O advogado que antes cuidava do caso, Marcos Leite, agora é contratado apenas do marido.
Médico
O obstetra Wilson Vieira de Souza disse que Maria Verônica Vieira realizou um exame de ultrassom que não atestou a gravidez. “Ela veio ao meu consultório em junho, dizendo que estava grávida. Eu pedi o exame de ultrassom e ela só me trouxe no dia 30 de agosto. Também pedi exame de gravidez, mas ela não trouxe. Naquele dia, ela não estava grávida”, afirma. De acordo com Vieira, ela voltou ao consultório no dia 21 de outubro, com novos exames. “Falei que não tinha dado gravidez. Aí, quando chegou janeiro, vi as reportagens e achei que a conhecia”, conta.
O delegado seccional de Taubaté, Ivahir Freitas Garcia Filho, disse que vai dar sequência ao inquérito que apura o caso. Ele pretende ouvi-la nos próximos dias. O delegado afirmou na quarta que “a polícia instaurou o inquérito para ver se o comportamento dela tem algum cunho que infrinja a legislação penal brasileira". Um dos objetivos da investigação é atestar se a mulher obteve algum tipo de vantagem econômica com a falsa gravidez.

Do G1 SP, com informações da TV Vanguarda

Sema prorroga prazo para conferências municipais de Meio Ambiente

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) prorrogou o prazo para a realização das conferências municipais, que fazem parte da etapa eletiva da 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente. O objetivo é ampliar a participação no debate sobre os desafios impostos à área ambiental. Serão de responsabilidade de cada município e vão acontecer até 15 dias antes da etapa territorial a qual pertence cada cidade. Mais informações em www.conferenciadomeioambiente.ba.gov.br.
 A inscrição para a etapa municipal ficará sob responsabilidade de cada um dos municípios. A Sema está colocando à disposição sugestões para realização da etapa municipal, incluindo o modelo do Decreto para Convocação das Conferências Municipais. Caberá também a cada município realizar sua conferência, mobilizando e organizando esta etapa em sua cidade. Poderá ser realizada pelo próprio município, individualmente, ou em conjunto com outros municípios. Uma forma de promover o alinhamento entre as conferências territoriais e estadual.
 Escolha dos temas - A 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente terá como tema Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Uma oportunidade de diálogo entre os governos e a sociedade civil. Os temas que serão discutidos foram escolhidos a partir do Plano Estadual de Meio Ambiente (Pema) e das discussões participativas realizadas pelo Governo do Estado nos últimos anos, quando foram colhidas as demandas da sociedade civil.
 Inovação - A Sema também inova ao implantar, nesta edição do evento, a consulta virtual pré-conferência, que ocorrerá até abril de 2012, com o objetivo de ouvir todos os segmentos da sociedade. Para isso, foi criado um hotsite exclusivo, desenvolvido pela secretaria, oferecendo suporte aos interessados. Informações sobre a 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente podem ser obtidas no hotsite da http://www.conferenciadomeioambiente.ba.gov.br/, no site da Sema, http://www.sema.ba.gov.br/, pelo e-mail conferencia@sema.ba.gov.br ou ainda pelo telefone (71) 3115-3800.

As cidades-sede das conferências territoriais são Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Amargosa, Itabuna, Eunápolis, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Seabra, Irecê, Serrinha, Itaberaba, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Paulo Afonso, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras, Santa Maria da Vitória e Salvador.

Mas/RR
20.1.12

Universidade Estadual de Santa Cruz ganha novos espaços de aula e pesquisa

A comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, ganhou, nesta quinta (19), mais seis novas estruturas para a aplicação de aulas e desenvolvimento de pesquisas. Foram inaugurados os pavilhões de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), de Pós-Graduação, de professores e a primeira etapa do pavilhão do Instituto de Pesquisas e Análises Físico-Químicas, além de pavilhões de aulas que atenderão os cursos de medicina veterinária e educação física.
 A inauguração contou com a participação do reitor da universidade, Joaquim Bastos, e do coordenador de Desenvolvimento da Educação Superior da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Clóvis Caribe, da diretora do Centre National de la Recherche Scientifique da França, Marie Grenier, estudantes, pesquisadores e funcionários da Uesc.
 Na ocasião, também foram inauguradas a cobertura da quadra poliesportiva e a primeira etapa da piscina semi-olímpica, que integram o complexo esportivo da universidade. O professor Clóvis Caribé parabenizou a comunidade acadêmica da universidade pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na instituição. “A história da Uesc demonstra o quanto esta instituição é importante para a região e o quanto a comunidade abraça e cuida da universidade, afirmou o coordenador.
 Acessibilidade - Com capacidade inicial para 1600 estudantes, o pavilhão do DCET possui 2 andares onde abriga salas de aulas, laboratórios e espaços administrativos. O pavilhão abrigará aulas dos cursos de engenharia civil, elétrica, mecânica e química, que acontecia em áreas diversas da universidade. “A gente fica feliz com a efetivação do compromisso pelo Governo do Estado. Os estudantes da área de engenharia, que antes disputavam laboratórios, agora terão laboratórios adequados, o que vai garantir a melhoria da qualidade de ensino”, constatou o presidente do Diretório Central Estudantil (DCE) da Uesc, Thiago Fernandes.

Mantendo a arquitetura dos pavilhões mais antigos, o novo prédio atende a todos os requisitos de acessibilidade. A rampa de acesso foi colocada em frente ao prédio para não interferir no projeto inicial da universidade. “O prédio é moderno e atende a todas as especificações exigidas pelo Ministério da Educação para os cursos de engenharia”, informou o reitor da Uesc, Joaquim Bastos.
 Pesquisas – A pós-graduação também ganhou um prédio específico. A universidade, que oferta 25 cursos de especialização, dez mestrados e três doutorados, terá espaço adequado para o desenvolvimento das atividades. O pavilhão Professor Max de Menezes possui dois andares com laboratórios equipados para as áreas de biotecnologia e genética, além de salas de aulas equipadas.
 Também contribuirá para o desenvolvimento de pesquisas o pavilhão do Instituto de Pesquisas e Análises Físico-Químicas. Com a primeira etapa inaugurada, a universidade agora pretende fazer parte do padrão internacional científica. O projeto do pavilhão é resultado de uma parceria entre a Uesc e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e segue o modelo francês reconhecido internacionalmente. Esse tipo de instituto só existe em três países fora da França. O desenvolvimento do instituto de pesquisa poderá dar à universidade uma certificação internacional.

Eas/RR
20.1.12

Leis regulamentam atividade dos profissionais de beleza

A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, comentou ontem (19) o ato da presidente Dilma Rousseff que sancionou as leis que regulamentam as profissões de cabeleireiro (a), esteticista, manicure, pedicure, depilador (a) e maquiador (a), ocupações majoritariamente compostas por mulheres.
“Com essas leis, os profissionais da estética terão melhores condições de trabalho e renda, além da própria visibilidade na sociedade. Afinal, eram profissões vistas como subemprego. Sairão da informalidade e ganharão mais autonomia”, disse a secretária.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o mercado de estética no Brasil vem crescendo rapidamente. Dados mostram que 51% dos consumidores desse ramo desejam manter seus gastos e seu comportamento de consumo com relação ao setor de beleza e estética.
Para Vera Lúcia, isso indica a importância e o valor que dão à manutenção de uma boa apresentação e imagem, “além de revelar que são a favor da profissionalização da categoria das trabalhadoras da área”. 


was/om       20.01.12

19 de janeiro de 2012

Piada com Serra em twitter oficial gera demissão na Presidência

O perfil do setor de imprensa da Presidência da República no microblog Twitter (@imprensaPR) publicou nesta quinta (19) uma piada que resultou em um pedido público de desculpas e na exoneração do funcionário responsável pela mensagem.
"Com a volta da Luiza, quem tá indo para o Canadá é o Serra...", dizia a mensagem, que foi retirada do ar.
A frase foi formulada com base em um texto publicado originalmente na seção de humor do site da revista "Piauí". Trata-se de uma falsa notícia, dizendo que o candidato derrotado à Presidência José Serra (PSDB) iria para o Canadá depois de desistir de disputar a Prefeitura de São Paulo.
O texto da "Piauí" e o post do twitter da Presidência fazem referência à frase "Menos Luíza, que está no Canadá", dita pelo colunista social Gerardo Rabello, durante a propaganda de um lançamento imobiliário em João Pessoa, que virou hit na internet. A estudante Luíza Rabello, filha do colunista, estava no Canadá havia seis meses para intercâmbio e voltou nesta semana ao Brasil.
DesculpasPosteriormente, uma outra mensagem no twitter oficial do setor de imprensa da Presidência informou o seguinte:
"Pedimos desculpas a todos pela publicação não autorizada, hoje, neste perfil, do retuíte indevido de um site humorístico."De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, o funcionário confundiu o twitter pessoal com o da Presidência ao publicar a mensagem e decidiu pedir demissão. No início da noite, poucas horas após o episódio, o perfil de imprensa da Presidência no Twitter era o quarto mais acessado no país.
Do G1, em Brasília

Jovem de 15 anos consegue liminar na Justiça para se matricular na UFMS

A estudante Aline Gabriela Barbosa Perez, de 15 anos, obteve na Justiça a autorização para fazer a matrícula no curso de zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A decisão liminar (em caráter provisório) foi concedida na tarde de quinta-feira (19) pelo desembargador Josué de Oliveira, da 3ª Seção Cível do Tribunal de Justiça (T
A adolescente prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011, enquanto cursava o segundo ano do ensino médio, e entrou com o pedido na Justiça mesmo sem ter o certificado de conclusão dos estudos, que é exigência para ingresso na faculdade.
Aline disse estar muito feliz com a decisão, e que deve fazer a matrícula nesta quinta-feira (19), assim que receber alguns documentos e certificados exigidos pela instituição de ensino superior. "Estamos avisando toda a família sobre a notícia e vamos fazer uma comemoração", comenta a jovem.
A estudante, que diz sempre ter estudado em escolas públicas, prestou o Enem uma vez em 2010 como teste, mas no ano seguinte, inscreveu-se novamente no exame e optou por zootecnia. Ela foi aprovada com nota de 665,57 pontos.
O que diz a lei
Na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) consta que a conclusão do ensino médio é obrigatória para o ingresso na universidade. O artigo 44 afirma que a educação superior abrange cursos de graduação "abertos a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente e que tenham sido classificados em processo seletivo".
O Projeto de Lei 6834/10, do deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), está em tramitação na Câmara solicitando mudança na LDB. O projeto autoriza a matrícula em universidade aos estudantes que passaram no vestibular tendo concluído apenas o segundo ano do ensino médio.
J-MS).

G1MS

Suplentes de Mucuri devem votar afastamento de vereadores detidos

Os oitos vereadores da cidade de Mucuri, presos durante a Operação Caribe deflagrada em dezembro de 2011, podem ser afastados do cargo por força de um processo de decreto legislativo, que deve ser iniciado nesta quinta-feira (19), na Câmara Municipal.  A operação investiga denúncia do Ministério Público de participação dos políticos em esquemas de corrupção junto a empresários do setor imobiliário.
“A prioridade é trabalhar para o afastamento deles, porque politicamente eles podem voltar [a ocupar os cargos]”, afirma o atual presidente da Câmara, Vomberto Alves de Souza (PMDB-BA). Ele é um dos oito suplentes empossados neste mês de janeiro, nomeados pelo juiz do cartório eleitoral local, Leonardo Coelho.
A abertura do processo de decreto legislativo, que pedirá o afastamento dos vereadores presos, está prevista para ser iniciada às 18h, durante a 4ª Sessão Legislativa de 2012. Na ocasião, uma eleitora fará a leitura de uma nova denúncia, que se refere às mesmas suspeitas apontadas pelo Ministério Público, mas que formalizará a instalação do caso na Casa, de acordo com o advogado e diretor jurídico da Casa, Sérgio Guanandi. Ele explica que a eleitora é uma ex-servidora pública e atualmente exerce o cargo de conselheira tutelar na cidade.
"Essa denúncia do eleitor tem um rito sumário, de no máximo 30 dias, e a única diferença é que a tramitação ocorre internamente na Câmara [em paralelo ao tempo da Justiça]. Eles podem ter decretadas as perdas do mandato nesses 30 dias, caso o relatório apresentado pela Comissão seja aprovado pela maioria", explica o advogado.
Após a leitura da denúncia, que possui 25 laudas, o processo irá para a Comissão de Administração Pública, Justiça e Redação, que irá preparar e apresentar um relatório aos parlamentares. Sérgio Guanandi relata que o Regimento Interno da Câmara permite a qualquer cidadão pleitear voz para indicar ação irregulares ou omissão por parte dos ocupantes do legislativo.
Segundo ele, os vereadores serão enquadrados em infrações de improbidade administrativa e, dentre os possíveis agravos, estão "infração político administrativa, falta de decoro parlamentar, utilização de mandato para prática de ato de corrupção, comportamento incompatível com a dignidade do cargo, percepção de vantagem indevida (propina) e abuso de prerrogativas concedidas por lei”.
Sérgio Guanandi conta ainda que a intenção do decreto é resgatar a 'dignidade' da Câmara Municipal frente à sociedade local. "Não podemos agir como ocorria anteriormente, quando as denúncias não eram apuradas. Se fosse contra qualquer chefe do Poder Executivo, Legislativo, autarquia ou fundação pública, a Câmara se comportaria no mesmo sentido", indica.
Prisões
Dos oito vereadores presos durante a Operação Caribe, seis permanecem detidos no 13° Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, para onde foram transferidos devido à problema de superlotação na 7ª Coordenadoria da Polícia Civil, unidade que estavam detidos. O promotor de Justiça Pablo Almeida, que acompanha o caso, informa que a fase do inquérito policial já foi concluída e que, atualmente, corre a fase processual. Um dos vereadores está em prisão domiciliar porque é cadeirante. Outra vereadora, que permanece detida, estava foragida, mas se apresentou à polícia no dia 27 de dezembro.
Na terça-feira (17), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou que dois vereadores de Mucuri solicitaram liberdade através do habeas corpus, com pedido de liminar, ainda não apreciada. Liminares semelhantes foram negadas pelo Tribunal de Justiça da Bahia, segundo informou o STJ.
Segundo o promotor Pablo Almeida, o presidente da Câmara detido responderá por corrupção ativa qualificada, com pena prevista de 12 anos, podendo ser aumentada em até 1/3; e por corrupção passiva, com pena prevista de 12 anos, podendo ser aumentada em 1/3. Na soma dos crimes, o promotor relata que o suspeito poderá pegar mais de 30 anos de prisão. Os demais vereadores e envolvidos poderão pegar até 20 anos de prisão.
Os três empresários que estavam presos suspeitos do esquema responderão por corrupção ativa, informa o promotor. Dois tiveram concedidas liminares de habeas corpus em janeiro.

Denúncia
Os vereadores são suspeitos de receber propina de empresários para aprovar um projeto que criaria um loteamento no distrito de Itabatã, pertencente à Mucuri. Cada vereador teria recebido R$ 25 mil ou um lote e R$ 5 mil.
De acordo com o MP-BA, os empresários pagam "vultosas quantias" e doam bens aos vereadores, em troca de aprovação de projetos de leis de interesse do setor urbanístico, sem considerar questões de interesse público.
Município
Mucuri fica no extremo sul da Bahia, a cerca de 950 quilômetros da capital, e tem uma população com pouco mais de 36 mil habitantes, segundo informações do IBGE 2010.
G1-Bahia

Mulher mutila vizinho de 78 anos após discussão no interior da Bahia

Uma lavradora, de 38 anos, foi presa em flagrante no município de Itaetê, a 382 km de Salvador, na quarta-feira (18) após decepar o braço do seu vizinho, de 78 anos, informou a polícia.
De acordo com informações do delegado Renato Ribeiro, a suspeita se desentendia constantemente com a vítima por motivos como som alto, árvore que invadia o muro ou desperdício de água. O delegado ainda informou que os dois moravam
Ainda segundo a polícia, a suspeita informou que na última discussão estava embriagada e após o aposentado lhe ofender, ela o atacou com vários golpes de foice. Em um dos golpes ela acabou cortando o braço da vítima na altura do cotovelo e ainda chegou a ferir a cabeça da vítima. A Polícia informou que a vítima foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado, em Salvador, em estado grave.
A suspeita foi levada para o complexo policial de Iberaba e a polícia constatou que já havia um mandado de prisão em aberto contra a suspeita por ter assassinado a própria irmã, em Mucugê, informou a polícia. A suspeita foi autuada por tentativa de homicídio.
sozinhos em suas casas e não tinham parentes próximos.
G1 Bahia

‘Mulheres em Domínio Público – em Cantos da Terra de Jorge’ é apresentado em Ilhéus

Neste fim de semana (21 e 22), a cidade de Ilhéus assiste ao espetáculo musical Mulheres em Domínio Público – em Cantos da Terra de Jorge, em que quatro intérpretes – Brisa Aziz, Cristiane Passos, Geisa Pena e Tacila Mendes – apresentam releituras de antigas cantigas de domínio público que embalavam as mulheres nas lavouras, beiras de rio e mares do sul da Bahia.
Os shows são gratuitos, em praça pública: no sábado, na Praça Pedro Matos (Praça do Teatro, Centro), e no domingo, na Praça da Maramata (Pontal), sempre às 18h30. Tudo será registrado para gravação de um DVD e, após as apresentações, acontece um bate-papo com o público.
O projeto é apoiado pelo Calendário de Apoio a Projetos Culturais 2011, mecanismo de incentivo promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), da Secretaria de Cultura (Secult).
        
cas/om         19.01.12


Professor indiano descobre R$ 17 bi em sua conta bancária

Um professor indiano se surpreendeu ao checar seu extrato bancário na internet e descobrir o equivalente a mais de R$ 17 bilhões em sua conta.
Como esperava que seu saldo fosse de cerca de R$ 350, Parijat Saha não conseguiu acreditar no valor mostrado na tela.
Um extrato retirado de um caixa eletrônico comprovou que o professor estava mesmo bilionário.
'Liguei para um amigo que trabalha no banco e brinquei: 'talvez esteja sobrando dinheiro no seu banco, por isso o seu sistema está depositando um valor tão alto na minha conta'', disse Saha à BBC.
Fontes no banco dizem, no entanto, que os bilhões estavam bloqueados e que Saha não teria conseguido sacar o dinheiro, se tivesse tentado.
Orçamento
O salário mensal de Saha como professor escolar no Estado de Bengala Ocidental é de 35 mil rúpias (R$ 1,2 mil), mas seu saldo de R$ 17 bilhões está mais próximo do orçamento anual de educação da Índia, que é de R$ 20 bilhões.
Mesmo após ser avisado sobre o ocorrido, o Banco Estatal da Índia (State Bank of India, SBI) se recusou a explicar o que aconteceu.
As sedes do SBI em Calcutá e Mumbai foram alertadas e fontes no banco dizem que funcionários estão tentando descobrir os detalhes do engano.
'Apesar de eu ter conseguido retirar meu dinheiro, a conta ainda tem bilhões como valor bloqueado. Não sei por quanto tempo vou ter esse valor astronômico no meu extrato', disse o professor.

Da BBC

Prefeitura funciona em hotel com 36 quartos e piscina na região sul da BA

A sede da Prefeitura da cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, funciona dentro das instalações de um antigo hotel, ao custo de aproximadamente R$ 10 mil por mês com pagamento de aluguel. É lá que secretários municipais, o prefeito Jonga Amaral e outros funcionários trabalham diariamente.
São dois pavimentos com 36 salas que antes funcionavam como quartos para hóspedes. Deste total, 29 são ocupadas hoje por sete secretarias. Outra antiga suíte serve de depósito para os antigos móveis do hotel e seis estão desativadas. Os guarda-roupas viraram armários e no local onde funcionava o refeitório, hoje está a sala de tributos.
Uma piscina abastecida com 327 mil litros de água é mantida na área externa do estabelecimento hoteleiro que virou prefeitura. De acordo com servidores municipais, a limpeza da piscina é feita quatro vezes por semana pelos próprios funcionários. O espaço é utilizado por cerca de 150 pessoas, entre jovens e adultos, integrantes do Núcleo de Apoio à Família (Nasf), que fazem hidroginástica de segunda a sexta-feira.
De acordo com o prefeito Jonga Amaral, o hotel foi escolhido porque ainda não foi possível construir uma sede própria. “O município não tem condições de construir hoje uma prefeitura. Em segundo lugar, parte da prefeitura funcionava em uma pousada. A gente mudou de uma pousada para um hotel. E o município não tem aqui nenhum espaço físico que atendesse essa necessidade nossa. Mas ali [no contrato com o dono do hotel] não existe nenhum acordo político, nem acordo de amigo", afirma o gestor municipal.
G1-Bahia

Moradores de área de risco ocupam casas de conjunto habitacional em Ilhéus

Vinte e duas casas populares que compõem um conjunto habitacional que está sendo construído na cidade de Ilhéus, a 460 km de Salvador, foram invadidas por pessoas que moram em áreas de risco e proteção ambiental na região.
Os imóveis começaram a ser construídos há cerca de dois anos e, segundo Valmir Rosário, assessor de imprensa da prefeitura do município, a construção do conjunto habitacional faz parte do programa Habitar Brasil e recebe recursos do Banco Mundial. As casas já têm donos cadastrados e a entrega está prevista para o próximo mês.
As residências ainda não possuem energia elétrica e saneamento básico, mas os ocupantes afirmam que não irão sair do local. O G1 entrou em contato com o secretário de assistência social e trabalho de Ilhéus, Ari Silva Santos, e ele afirmou que a obra ainda não foi entregue ao município e por isso cabe à empresa responsável pela construção entrar com um pedido de reintegração de posse na Justiça. Entretanto, ele ainda informou que representantes da prefeitura e agentes da Polícia Militar estão no local tentando negociar a desocupação dos imóveis.
Duas assistentes sociais da prefeitura estiveram no conjunto habitacional para fazer um levantamento do número de casas invadidas e avaliaram a situação das pessoas que ocuparam as casas, informou Ari Silva Santos.
G1-Bahia

O que é SOPA e o que pode mudar

A sigla SOPA (Stop Online Piracy Act) significa Lei de Combate à Pirataria Online. Basicamente, esse projeto de lei expande os meios legais para que os detentores dos direitos autorais possam combater o tráfico online de propriedade protegida e de artigos pirateados. Se aprovado, os detentores de propriedade intelectual terão o direito de bloquear indiscriminadamente o conteúdo da web. A Internet livre, como conhecemos hoje, estaria ameaçada.
O projeto será votado em fevereiro pelo Congresso norte-americano e, de acordo com o texto, o SOPA poderá afetar sites do mundo todo. Companhias prestadoras de serviço de acesso à Internet poderão, inclusive, ser indiciadas caso permitam o acesso a conteúdo que infrinja as leis de propriedade intelectual. Da mesma forma, sites de buscas, assim como Google e Bing, seriam obrigados a censurar páginas do tipo.
Um segundo projeto de lei, que também circula no Congresso dos Estados Unidos, é igualmente preocupante. Trata-se do Protect IP, também conhecido como PIPA. A medida, assim como o SOPA, tem a função de combater a pirataria, inclAlguns dos sites mais acessados na Internet ameaçaram tirar suas páginas do ar temporariamente, um protesto que tem sido chamado de blackout. A Casa Branca e grandes organizações como Google, Mozilla, AOL, LinkedIn,  Facebook, Twitter e Zynga devem aderir ao manifesto. O blackout já foi feito por alguns sites, incluindo alguns brasileiros. Entre eles, estão Wikipédia, Idec, A2K Brasil, Cultura Livre, CTS Game Studies, Estrombo, Observatório da Internet, Open Business.usive atacando sites hospedados fora do território norte-americano.

Flávio Renato Para o TechTudo

Fonte jorra água vermelha e intriga moradores de Goiana (PE)

Uma água de coloração avermelhada que mina, desde segunda-feira (16), de uma fonte no sítio Chã de Alegria, no distrito de Tejucupapo, no município de Goiana, Mata Norte de Pernambuco, está deixando moradores da região intrigados. Por causa da cor semelhante à do sangue, muitos falam em milagres e pensam até em promover romarias ao lNa manhã desta quarta-feira (18), técnicos da 1° Gerência Estadual de Saúde (Geres) foram ao olho d'água e colheram amostras. O material foi enviado ao Laboratório Central de Pernambuco (Lacen), no Recife, onde serão realizados exames fisico-químico e bacteriológicos. O resultado deve sair dentro de uma semana.

A recomendação é de que as pessoas não consumam a água da fonte, que já foi interditada. "Um exame já revelou a presença de coliformes fecais no local. Outro olho d'água, que também fica dentro do sítio, mas que não está com a cor vermelha, teve amostras colhidas por precaução", disse o secretário de Saúde do município, Ernani Miranda Paiva. Segundo ele, o abastecimento das famílias que residem no local está sendo feito através de carros-pipa.

De acordo com coordenador da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária da 1° Geres, Roberto Coelho, o terreno do sítio tem um barro avermelhado. "Esse barro pode estar contaminando o olho d'água, além da manipulação feita pela população. Não há indústrias perto do povoado", falou.
 ocal.

Ministério das Comunicações pode tirar BBB 12 do ar

Apesar de Monique já ter declarado à Policia Civil que tudo que aconteceu na noite do último sábado (14) com Daniel foi consensual, parece que Boninho ainda vai ter que continuar se preocupando com essa história. Isso porque o Ministério das Comunicações que intervir e tirar o reality show do ar.
Em um comunicado enviado ao jornal "O Estado de S. Paulo", o órgão informou que a interrupção dos serviços é uma das sanções que pode ser aplicada à TV Globo, pela transmissão das imagens do suposto sexo involuntário entre Daniel e Monique.
"Inicialmente, o Ministério das Comunicações vai identificar se o possível estupro foi veiculado na TV Globo, emissora outorgada concessionária do serviço de radiodifusão de sons e imagens, fiscalizada pelo ministério, ou apenas nos canais de TV por assinatura. Já foi solicitada à TV Globo a gravação da programação veiculada nos dias 14 e 15 de janeiro de 2012, para degravação", dizia parte da nota.
Ainda de acordo com o informativo do Ministério, será verificado se as imagens estão "em desacordo com as finalidades educativas e culturais da radiodifusão", conforme exigem o Código Brasileiro de Telecomunicações e o Regulamento dos Serviços de Radiodifusão.
O Ministério pretende iniciar um Processo de Apuração de Infração, e a confirmação pode envolver multa e até a interrupção dos serviços.
Mas de qualquer forma, vale lembrar que as imagens de Daniel e Monique supostamente fazendo sexo embaixo do edredom foram exibidas apenas pelo pay-per-view, e não pela Rede Globo. Nas imagens que foram ao ar no domingo, foi mostrado apenas o momento em que o casal está se beijando na cama.

Fonte: MSN entretenimentos

18 de janeiro de 2012

Governo inclui duas novas vacinas no calendário infantil

O governo federal anunciou, na tarde desta quarta-feira (18), a introdução de duas novas vacinas no calendário básico de vacinação infantil. Serão introduzidas, a partir do segundo semestre, a vacina injetável contra a poliomielite (conhecida como Salk) e a vacina pentavalente, que reúne em uma única dose imunizações contra cinco doenças.
Segundo o Ministério da Saúde, as duas novas vacinas serão utilizadas a partir do mês de agosto. A dose injetável contra a pólio, contudo, será aplicada apenas nas crianças que estão iniciando o calendário de vacinação.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a introdução da vacina injetável contra a pólio, feita com o vírus inativado, reduz riscos de possível contágio pela doença. No ano passado, informou, foram registrados dois casos suspeitos de paralisia supostamente causados pela aplicação da vacina oral (conhecida como Sabin). "Com a aplicação da dose injetável, o risco é quase nulo", afirmou.
Ao todo, serão 8 milhões de doses da nova vacina, que já começaram a ser compradas pelo governo a partir de dezembro de 2011.
Por enquanto, a aplicação da dose injetável não irá retirar do calendário de vacinação as doses orais, já aplicadas nas campanhas de imunização. Segundo o governo, será aplicado um esquema sequencial, com as duas vacinas até que a doença seja totalmente erradicada. A imunização injetável será aplicada aos 2 e aos 4 meses de idade, e a vacina oral será usada nos reforços, aos 6 e aos 15 meses de idade.
"Vamos adotar como uma fase de transição a vacinação combinada", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. "É uma fase de transição porque daqui a 10 anos, ou sabe-se lá quanto tempo for, a pólio for eliminada do mundo, não vai ter mais vacinal oral sendo produzida. E o Brasil está se preparando para isto", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde.
Já a vacina pentavalente reunirá em uma única dose imunizações contra difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo B e hepatite B. Atualmente, a imunização para estas doenças é oferecida em duas vacinas separadas.
Novo calendário
Outra mudança será feita no calendário básico de vacinação a partir do segundo semestre. Antes, a criança precisava ser vacina do nascimento até os seis meses, sem intervalo, e com doses de imunizações diferenciadas contra as doenças. Veja o calendário completo com as mudanças.
Agora, a vacina BCG e contra a Hepatite B será feita ao nascer e depois somente com dois meses, onde receberão a dose da nova vacina pentavalente e da poliomelite inativada. Todas as
As outras duas vacinas que antes eram aplicadas aos dois meses - vacina oral Rotavírus Humano e vacina pneumocócida 10 - seguirão mantidas de forma igual no calendário. As segundas doses das vacinas de poliomielite inativada e da pentavalente serão realizadas aos quatro meses.
A vacina pentavalente ainda terá uma terceira dose de aplicação, aos seis meses. Neste período, a criança também receberá a dose da vacina oral contra a poliomelite e a vacina pneumocócica 10.


Do G1, em Brasília

Novos remédios em lista positiva vão custar cerca de 11% menos, diz Fisco

A Secretaria da Receita Federal informou nesta quarta-feira (18) que a chamada "lista positiva", que conta com crédito presumido de PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), será atualizada com a inclusão de novos medicamentos.
Atualmente, a "lista positiva" conta com 1.472 produtos. Com a sua atualização, passará a ter 1.635 medicamentos, ou seja, 163 produtos a mais. Estes remédios são utilizados usados em doenças de tratamentos contínuos ou de larga escala.
A "lista positiva" não é atualizada desde 2007. Com o crédito presumido do PIS e Cofins, os medicamentos ficarão cerca de 11% mais baratos. Segundo o Fisco, a minuta de decreto deve ser concluída nas próximas semanas, mas o prazo de publicação depende do Ministério da Fazenda e da Casa Civil.
"A importância dos produtos contidos nesta lista baseia-se no efeito de redução do preço para o consumidor de medicamentos essenciais, uma vez que as alíquotas de PIS/Cofins somam mais de 10% e, por consequência, promover a ampliação do acesso à população para usufruir destes produtos", diz o Ministério da Saúde em ofício enviado à Receita Federal.
Na "categoria 1" de produtos, que inclui produtos identificados com as tarjas vermelha e preta, a lista passará a contar com 1.200 medicamentos, contra 1.084 atualmente. Na "categoria 2", que abrange "medicamentos em associações identificados com tarja vermelha ou preta", a lista passará a ter 331 produtos, contra 292 na versão anterior.
Para a "categoria 3", que abrange "substâncias para medicamentos utilizados em nutrição parenteral, hemodiálise e diálise peritoneal, substitutos do plasma e expansores plasmáticos, identificados com tarja vermelha", a nova lista terá 104 itens, contra 96 na versão atual da lista.
Do G1, em Brasília

Governo anuncia Mercadante em substituição a Haddad na Educação

O governo anunciou no final da tarde desta quarta (18) que o ministro Fernando Haddad será substituído por Aloizio Mercadante na pasta da Educação. Haddad deixa o governo para disputar, pelo PT, o cargo de prefeito de São Paulo na eleição municipal deste ano.
Para o lugar de Mercadante, atual ministro de Ciência e Tecnologia, vai o atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp, segundo nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social.
"A presidenta da República, Dilma Rousseff, agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros", diz a nota. "Da mesma forma", segundo o texto, "ressalta o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas missões".
A ministra Helena Chagas, da Comunicação Social, disse que Raupp, Haddad e Mercadante participarão da primeira reunião ministerial deste ano, a ser realizada na próxima segunda-feira (23), mas ainda sem horário definido.
A última cerimônia que Haddad participará como ministro será nesta segunda-feira (23), às 15h, no Palácio do Planalto. O evento vai comemorar a marca de 1 milhão de bolsas concedidas pelo Prouni (Programa Universidade para Todos).
No início da tarde desta quarta, Haddad participou junto com Dilma da inauguração de um centro de educação infantil em Angra dos Reis (RJ). Na cerimônia, ele recebeu elogios da presidente, em um discurso com tom de despedida. "O ministro Fernando Haddad, que vai sair do meu governo e vai enfrentar outra realidade, ele merece o reconhecimento do meu governo e do presidente Lula", declarou a presidente.
Aloizio Mercadante divulgou nota na qual manifestou o "contentamento" de substituir Haddad, que, segundo afirmou, "realizou grande transformação na qualidade da educação".  "Da mesma forma, sinto-me muito seguro quanto à competência e ao espírito público do Dr. Marco Antônio Raupp", declarou, em referência ao sucessor no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Leia abaixo a íntegra da nota da Secretaria de Comunicação Social a Presidência:
Nota à imprensa
O ministro Fernando Haddad está deixando o Ministério da Educação depois de prestar relevantes serviços ao país. Ele será substituído no cargo pelo atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante.
O novo titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação será o atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp.
A presidenta da República, Dilma Rousseff, agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros.
Da mesma forma, ressalta o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas missões.
A posse e a transmissão de cargo dos novos ministros serão realizadas no próximo dia 24 de janeiro.
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Defesa da criança

A Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) e a Defensoria Pública do Estado da Bahia, se reuniram na tarde desta terça-feira (17), para discutir os quesitos da parceria durante o Carnaval 2012 no estado. O objetivo é preservar os direitos das crianças, adolescentes, idosos e combater a homofobia. O próximo encontro acontece na próxima semana para formatação do projeto que será encaminhado à coordenação da festa.

Desenbahia lança sistema on-line de concessão de crédito para municípios

A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) já disponibilizou on-line o inovador Sistema de Concessão de Financiamento (SCF) para os municípios. Com o módulo de pré-atendimento virtual, os gestores das prefeituras poderão agilizar pedidos de financiamento para obras de infraestrutura, compra de máquinas, equipamentos ou ambulâncias. Para acessar, é necessário um cadastro no sistema que está disponível na internet (www.desenbahia.ba.gov.br, opção ‘Solicitação de Financiamento’).  
O sistema oferece apoio à instrução documental dos pedidos de verificação à Secretaria do Tesouro Nacional, que é uma etapa preliminar à formalização do processo na Desenbahia.
Segundo o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Desenbahia, Marcelo Oliveira, o SCF/Municípios foi construído na plataforma mais segura e visa tornar a concessão de crédito mais ágil e moderna. “Trata-se do início de uma nova era na concessão de crédito da Desenbahia para as prefeituras. Esse primeiro módulo auxiliará os clientes (prefeituras de toda a Bahia) na elaboração e organização dos documentos que devem ser submetidos à apreciação do Tesouro Nacional”.  
O SCF/Municípios ajudará na confecção desses documentos e facilitará a comunicação entre os analistas da Desenbahia e os gestores municipais. Além disso, permitirá o registro de todas as propostas enviadas pelas prefeituras, garantindo maior segurança da informação.  
Operada com recursos da Desenbahia, a linha de crédito para execução de obras de infraestrutura tem juros reduzidos (5% ao ano + TJLP), com prazo global que chega a 120 meses, com até 12 meses de carência. Já a linha ProSaúde Bahia, para financiamento de ambulância, conta  com prazo de 48 meses e custo de 4% + TJLP ao ano.
fas/om       18.01.12

Comida vencida destinada a lixão era vendida em depósito no Ceará

A polícia flagrou a venda de alimentos com prazo de validade vencido destinados a um lixão, nesta terça-feira (18), na cidade de Caucaia, na Grande Fortaleza, segundo a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas. De acordo com o delegado Bruno Figueiredo, o dono do depósito comprava a mercadoria de motoristas que faziam o transporte para  lixões. Entre os produtos, foram encontrados maionese, peixe e batata frita vencidos há até sete meses.
O delegado informou ainda que apenas o irmão do proprietário estava no estabelecimento no momento do flagrante e foi preso. Inicialmente, o suspeito negou envolvimento com o esquema, mas em depoimento confessou que o lixo era comprado pelo irmão e lavado para ser vendido a outros comerciantes. O dono do depósito ainda não foi encontrado pela polícia. A polícia também vai apurar a identidade dos motoristas que vendiam as mercadorias. De acordo com Figueiredo, a polícia descobriu o esquema por acaso. “Uma equipe estava investigando comércios que vendem produtos abaixo do valor de mercado. Geralmente lugares assim vendem produtos roubados. E esse comércio vendia com preço muito reduzido, os policiais foram investigar lá e acabaram descobrindo o esquema”, conta.
Os irmãos serão indiciados e podem pegar de dois a cinco anos de prisão, segundo o delegado. Entre os produtos revendidos estava uma lata de leite em pó, vencida desde outubro de 2010. Outros produtos têm datas vencidas entre três e setes meses, como iogurte, peixe, camarão, carne, salsicha, maionese, batata frita, frango, feijão.
“São mercadorias de todo o tipo. É um caso de saúde pública”, disse Figueiredo. O material foi apreendido e, de acordo com o titular da DRFVC, será encaminhado para a Vigilância Sanitária do Estado do Ceará. A Prefeitura de Caucaia informou que o comerciante já havia sido notificado pela irregularidade dos produtos três vezes.
                                                                                                                   
Fonte: O Globo

Santo Amaro receberá mais de 35 artistas para festejos da padroeira

Entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro, Santo Amaro da Purificação, município do recôncavo baiano, receberá devotos e mais de 35 atrações musicais para comemorar a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Purificação.
A tradição, que já dura mais de 150 anos, fará uma homenagem ao Tropicalismo, movimento musical e cultural do final dos anos 60. Além das manifestações religiosas que percorrerão a cidade nos dias do evento, a festa contará com um circuito para trios elétricos e três palcos, batizados de Tropicália, Alegria Alegria e Proibido Proibir, nomes de músicas do movimento sessentista.
Já estão confirmados os shows de Gal Costa, Caetano Veloso e Maria Gadú, Banda Eva, Magary Lord, Jau, Gerônimo, Armandinho, Dodô e Osmar, Alcione, Daniela Mercury, Psirico, Jorge Vercillo, Jorge Mautner, J. Veloso, Tatau, Flávio Venturini, Raimundo Sodré, Ulisses de Castro, Beto Guedes, Moreno Veloso, Adão Negro, Luiz Melodia, Daniel Vieira, Andrade, Chita Fina, Luiz Caldas, Flavinho e os Barões, Frank e Alex, Peninha, Coisa de Pele, Dissidência, Eternamente, Márcio Valverde e Lívia Milena, e Eduardo Alves. A organização do evento garante que novos nomes ainda devem surgir até a abertura dos festejos. Movimentos culturais da região também farão apresentações.
A época de festejos é comemorada pelo setor hoteleiro da cidade como um dos períodos mais rentáveis do ano. As expectativas são de um aumento de até 60% nos números de visitantes em comparação às edições passadas da festa.
Do G1 BA

Sucuri de 6 metros e 100 kg é encontrada em Ribeirão Preto, SP

Uma cobra sucuri com 6 metros de comprimento foi encontrada nesta segunda-feira (16) em uma fazenda próxima ao Rio Tamanduá, entre Ribeirão Preto e Serrana, no interior de São Paulo. O animal foi levado para o Bosque e Zoológico Municipal Fábio Barreto, em Ribeirão Preto.
Para realizar os primeiros exames, cincos homens tiveram que segurar a cobra, que pesa mais de 100 kg. A sucuri foi vermifugada e receberá a primeira alimentação no local. Segundo os biólogos, a cobra deve ter aproximadamente 80 anos e um animal dessa espécie pode chegar a 100 anos.


G1

Mulher usa iPad para se filmar usando drogas antes de matar seus dois filhos

Uma mulher de 23 anos está causando uma grande comoção nos Estados Unidos. Viciada em drogas, ela tentou matar seus dois filhos, o ex-marido e um primo dele após fazer um vídeo em seu iPad, no qual ela aparecia usando metanfetamina. Aide Mendez discutiu com seu antigo companheiro, Eduardo Lopez, único sobrevivente da chacina, no último domingo, no seu apartamento, na Califórnia. Em sequência, atirou em seus familiares e se suicidou. Segundo o tenente da polícia, Mark Salazar, ela teria feito a filmagem horas antes dos assassinatos e estaria completamente fora de si no momento em que cometeu os crimes. "Suas ações pareciam estranhas, além de suas expressões faciais e da forma como ela estava movendo as mãos. Nós sabemos que as drogas tiveram um papel fundamental, mas não sabemos até que ponto", ressaltou.
De acordo com as investigações, o filho de Aide foi encontrado morto no local, assim como o primo de seu marido. A filha chegou a ser reanimada por um policial, mas não resistiu e morreu no hospital. O marido foi o único que conseguiu sobreviver.
Em entrevista a um canal de TV, um dos vizinhos da família afirma ter ouvido tiros no local. Em seguida, o ex-marido de Aide bateu em sua porta sangrando e foi posto para dentro. No entanto, no mesmo momento, a assassina tentou puxá-lo para fora, mas não conseguiu e acabou se suicidando.
Eduardo Lopez, que levou facadas e um tiro na nuca, continua em estado grave no Centro Comunitário Regional de Medicina da região. Segundo os familiares da assassina, ela havia perdido um bebê há muito tempo, mas ainda estava de luto pela perda. A polícia encontrou três armas de fogo no apartamento, duas delas usadas no crime.
"Há algumas coisas que nós simplesmente não sabemos o porquê. A maioria das pessoas naquela casa está morta e uma pessoa que está viva não pode falar agora", concluiu o tenente Salazar.
Fonte: O Globo Via DailyMail


Sacolas plásticas estão com dias contados nos mercados de São Paulo

Elas são úteis, práticas, mas extremamente poluentes. As sacolinhas estão com os dias contados nos supermercados de São Paulo. A partir de semana que vem, quem quiser usar sacolinha plástica vai ter de pagar por ela ou vai ter de levar sacola de casa.
Alguns supermercados dizem que vão oferecer sacolas de plástico biodegradável, que não polui tanto o meio ambiente. Outros prometem deixar caixas de papelão à disposição. Mas nem todo mundo aprova essa mudança.
Sacolas gigantes foram espalhadas em 12 locais da capital paulista para indicar uma mudança. A partir da próxima quarta-feira (25), o consumidor não vai encontrar mais a tradicional sacolinha plástica nos supermercados de São Paulo. Por isso, 37 milhões de pessoas no estado terão de mudar o hábito na hora de levar as compras para casa.
“Fazer uma substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis. Sendo assim, nós podemos fazer uma grande contribuição para o meio ambiente e para sociedade como um todo”, acredita João Galassi, presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS).
Desde maio do ano passado, um supermercado parou de distribuir as sacolinhas. Elas agora estão na prateleira. Custam R$ 0,20 cada uma. O supermercado oferece de graça caixas de papelão. Já as sacolas reutilizáveis custam entre R$ 2 e R$ 14. O carrinho de compras sai por R$ 19 e a caixa plástica para por no carro, R$ 39.
“A primeira coisa é fazer a listinha de compras para poder pensar, quando ela for, o que ela vai conseguir carregar. Se a pessoa for a pé ou se for pegar um ônibus, então como que ela vai conseguir voltar para casa com as compras que ela está levando?”, Rosa Maria Garcia, consultora de organização doméstica.
De acordo com a Associação Paulista dos Supermercados (APAS), lojas em mais de cem cidades do estado de São Paulo já aderiram à campanha. Quem deve estar comemorando são os fabricantes de sacos de lixo, porque muita gente que usava as sacolinhas nas lixeiras de casa vai ter de mudar de hábito.
Fonte: O Globo

Bahia quer ampliar em 120 mil o número de beneficiários do Bolsa Família

Para que mais 120 mil famílias sejam cadastradas no programa Bolsa Família este ano, 1,7 mil gestores dos 417 municípios baianos participaram nesta terça-feira (17) do II Encontro Estadual do Programa Bolsa Família, que está sendo realizado no Fiesta Convention Center, em Salvador, e será encerrado nesta quarta-feira (18). Os gestores precisam se adequar ao novo processo de busca ativa de beneficiários, implantado pelo governo federal a partir do Plano Brasil sem Miséria.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, disse durante a cerimônia de abertura, que cerca de 2,4 milhões de baianos vivem em extrema e representam mais de 17% da população brasileira nessa condição. Ela apresentou o Plano Brasil sem Miséria, explicando como a iniciativa e o Programa Bolsa Família se complementam. Segundo informou, parte da população que recebe o benefício já tem acesso à inclusão produtiva, qualificações, sementes e assistência técnica.
Muita gente recebe o Bolsa Família e precisa de qualificação. Vamos localizá-las tendo acesso às informações, melhorando as redes de saúde e educação, oferecendo cursos e assistência técnica. Juntos - governo federal, estados e municípios -, conseguiremos superar a extrema pobreza no Brasil”, afirmou Campello. Para isso, ela avalia ser fundamental que as famílias que tenham renda mensal per capita de até R$ 140 ingressem no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Estado estratégico - Tereza Campello também disse que a Bahia é um dos estados estratégicos para o Bolsa Família. “Trabalhamos juntos para que a Bahia possa continuar sendo pioneira no conjunto de programas para a superação da extrema pobreza no Brasil”.
Fonte: Secom

17 de janeiro de 2012

Quadrilha explode caixa eletrônico em em Dias D´Ávila, na Bahia

Uma quadrilha explodiu um caixa eletrônico que  funcionava dentro de um mercado na cidade de Dias D´Ávila, região metropolitana de Salvador. A ação ocorreu por volta das 3h da madrugada desta terça-feira (17), no bairro Urbis. Segundo informações da 25ª Delegacia, os criminosos não conseguiram levar dinheiro. Ninguém ficou ferido durante a ação.
A partir do relato de testemunhas, policiais apontam que seis homens, todos encapuzados, participaram do crime. Eles teriam chegado a bordo de motos e usado dinamite para explodir o equipamento. Prateleiras do mercado foram danificados e muitos produtos ficaram destruídos no chão. A Polícia Civil relata que equipes estão na rua tentando coletar mais detalhes sobre o caso com a vizinhança na tentativa de capturar os autores do crime.
Casos
Na segunda-feira (16), um caixa eletrônico foi destruído em uma agência do Banco do Brasil da cidade de Ubatã, na região sul do estado. No fim da manhã de sexta-feira (13), um grupo de criminosos tentou assaltar o banco do Bradesco Prime, no bairro do Garcia, em Salvador.
hupa-cabra
A polícia em Salvador descobriu um esquema criminoso que rouba dados de clientes instalando equipamento nos dispositivos de saques em caixas eletrônicos. O aparelho usado pelas quadrilhas é conhecido popularmente como "chupa-cabra". Os criminosos usam ainda uma pequena câmera que filma o momento em que os clientes digitam as senhas. Na segunda-feira, um homem foi preso em flagrante portando esses equipamentos.
“Ao colocar seu cartão, tem um banco de armazenamento de dados da tarja magnética, onde ele obteria todos os dados do seu cartão. Na parte superior do terminal, nós teríamos um monitor que armazenaria sua senha. Ao digitar a senha, teria todos os números gravados. Ao sair, os indivíduos fariam saque da sua conta corrente”, explica o delegado João Roberto Cavadas.
G1-Ba.