26 de julho de 2014

Missa antecedeu encerramento da Semana de Louvor à padroeira de Floresta Azul




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

Centenas de pessoas lotaram as dependências da Paróquia Senhora Santana, na sexta-feira (25), às 19h30min, para acompanhar o encerramento oficial dos festejos em Louvor e Honra a Senhora Santana, padroeira de Floresta Azul. Iniciada no dia 17 de julho com novenas e missas, a festividade mantém na Praça da Matriz, barracas de alimentação que atraem moradores e visitantes com comidas, doces e bebidas típicas.

Dia de São Cristóvão é comemorado com cortejo e missa campal em Ibicaraí



Texto: Arnold Coelho  -  Fotos: Raimundo Gomes

O início da tarde de todo dia 25 de julho em Ibicaraí é marcado por uma grande carreata com centenas carros, motos, bicicletas e devotos que saem da Praça da Igreja Matriz Senhor Deus Menino em direção à Capela de São Cristóvão, no distrito da Saloméa. O cortejo homenageia o dia de São Cristóvão, o Padroeiro dos Motoristas e Viajantes, e saiu às 14:30h percorrendo a Avenida São Vicente de Paula até o bairro do Luxo, de onde seguiram para a Capela de São Cristóvão.

Secretaria de Educação e TOPA entregam kits para alunos e professores em Ibicaraí



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

O Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA), em parceria com a Prefeitura de Ibicaraí e Secretaria Municipal de Educação deu início na noite da última quinta-feira, 24, no Colégio Yêda Barradas Carneiro, em Ibicaraí, a entrega do material pedagógico aos alunos e professores das turmas da rede pública.

Reunião do “Ação Integrada” mobiliza empregadores para resgatados do trabalho escravo



Na segunda-feira (28), a partir das 14h, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) promove, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, uma reunião de mobilização dos empregadores para o Projeto ‘Ação Integrada’, que é voltado para a inserção social e profissional dos resgatados do trabalho escravo ou trabalho análogo ao escravo.

Desembargadora e jornalista depõem na Comissão Estadual da Verdade nesta terça-feira



A desembargadora Sara Brito, do Tribunal de Justiça da Bahia, e os jornalistas Nelson Cerqueira e Oldack Miranda vão depor na Comissão Estadual da Verdade - Bahia na próxima terça-feira (29), em audiência aberta ao público, na sede do órgão, que funciona anexo ao Palácio da Aclamação, no Campo Grande, em Salvador. Os dois primeiros falarão a partir das 9h e o outro às 14h.
A CEV-BA, criada em dezembro de 2012, por meio do decreto estadual 14.227, já ouviu 44 pessoas vítimas do regime militar, em Salvador e Feira de Santana, e recebeu cerca de 600 documentos que comprovam violações aos direitos humanos.
Uma das mais atuantes líderes femininas do movimento estudantil, Sara Brito, filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), foi presa inúmeras vezes e em 1968, no último ano do curso, teve sua matrícula cassada e foi expulsa da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Procon inaugura novo posto municipal em Itabuna



O Procon-BA, Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, em convênio celebrado com a Prefeitura de Itabuna, realizará na próxima segunda-feira (28), a inauguração do Procon Municipal. A inauguração ocorrerá às 11h, na Praça Olinto Leone, s/n, Centro, em Itabuna.

25 de julho de 2014

Parceria entre Prefeitura e Liga constrói cabines para imprensa no estádio em Floresta Azul




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Esporte

Com a finalidade de promover e incentivar a prática esportiva no município, a Prefeitura de Floresta azul, através da Gerência Municipal de Esportes, e em parceria com a Liga de Futebol do município, iniciou no dia 15 de julho a construção de quatro cabines de locução para imprensa, área destinada à tribuna de honra, construção de um banheiro, além da pintura a parte externa do bar e dos banheiros públicos no Estádio Municipal Rivadávia de Macedo (Macedão).

24 de julho de 2014

Secretária de Educação de Floresta Azul discute plano de cargos e salários com sindicato



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação

A secretária Municipal de Educação de Floresta Azul, Sayonara Leão, recebeu, na terça-feira (22), na sala de reuniões da secretaria, representantes do APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, para dar continuidade aos debates do plano de cargos e salários do magistério no município.

Alunos de Ensino Médio da Rede Pública de Ibicaraí terão acesso gratuito ao Cine Ana




O Projeto Integra Aluno, da ON Produções, Filmes e Eventos, promove a inserção cultural de alunos de Ensino Médio da rede pública, em parceria com as escolas e colaboradores do Cine Ana.
A escola que adere ao projeto, aceita em selecionar, sortear e acompanhar alunos a partir de 14 anos que tem média, assiduidade e comportamento satisfatórios. Cada aluno contemplado receberá gratuitamente, a cada mês, um vale-ingresso patrocinado por um colaborador do Cine Ana que irá apadrinhar o aluno, chamado carinhosamente de sócio-padrinho ou sócia-madrinha. A escola também receberá um vale-ingresso por mês para os professores incentivadores do projeto.

Programa Leite Fome Zero atende escolas e creches municipais de Ibicaraí



Texto: Ascom Ibicaraí – Fotos: Raimundo Gomes

A Prefeitura de Ibicaraí e as secretarias de Assistência Social e Educação do município, em parceria com o Governo Federal e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, estão disponibilizados mensalmente 9.878 litros de leite, distribuídos nas escolas e creches municipais de Ibicaraí para as crianças de 0 a 7 anos.

Procon disponibiliza canal do WhatsApp para proteger consumidores



Um novo canal de comunicação com os consumidores baianos, no WhatsApp Messenger (71 9618-7320), foi disponibilizado nesta quarta-feira (23) pelo Procon-BA, Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, para que realizem denúncias, tirem dúvidas e registrem críticas e sugestões ao órgão.
O WhatsApp Messenger é um aplicativo de mensagens multiplataforma que permite a população trocar mensagens pelo celular sem pagar por SMS. Por meio dessa nova ferramenta, os consumidores terão a comunicação mais ágil e efetiva com o Procon-BA, como explica o superintendente Ricardo Maurício Freire Soares.

23 de julho de 2014

Bahiatursa patrocina VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia



Um dos destinos turísticos mais conhecidos e procurados da Bahia, a Costa do Cacau, na região sul do estado, volta a realizar o Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia, desta quinta-feira a domingo (24 a 27). A Bahiatursa patrocina o evento, que  acontece no Centro de Convenções de Ilhéus e tem como tema geral ‘Uma Viagem na História do Cacau ao Chocolate’.

Seleção de Floresta Azul faz amistoso domingo se preparando para o Intermunicipal 2014



Texto e fotos: Sandoval Novais


A seleção de futebol de Floresta Azul entra na terceira semana de atividades visando a disputa do Campeonato Intermunicipal de Futebol 2014, promovido pela Federação Bahiana de Futebol. Nas duas primeiras semanas foram efetuados trabalhos físicos sob o comando do preparador físico Daniel Silva Santos.

Entrega de kits escolares dos cursos Pronatec em Ibicaraí




Texto: Ascom Ibicaraí – fotos: Raimundo Gomes

Aconteceu na noite de quarta-feira, 18, no colégio Eduardo Spínola, em Ibicaraí, a entrega dos 160 kits escolares para os alunos do Instituto Federal da Bahia, campus de Ilhéus, através da coordenação do curso do Programa Nacional do Emprego Técnico – Pronatec, que fez a entrega para os alunos dos cursos de Cuidador de Idosos, Cuidador Infantil, Auxiliar Administrativo e Técnico de Vendas.

22 de julho de 2014

Estado capacita empresariado do interior para participar de compras públicas




Com reserva de recursos que chega a R$ 460 milhões para disputa pública em compras governamentais, o Governo da Bahia vai fomentar a geração de negócios entre a administração estadual e o empresariado do interior estado. Para isso, realiza desta quarta-feira (22) até meados de novembro, um roteiro de capacitação para micro e pequenos empresários e micro empreendedores individuais de 18 municípios baianos.

Portal do Consumidor entra no ar nesta quarta-feira para atender consumidores baianos



O Procon-BA, Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, informa que, a partir desta quarta-feira (23), o Sistema de Solução Alternativa de Conflitos de Consumo – portal consumidor.gov.br estará em funcionamento para atender os consumidores baianos.

Abertas inscrições para projetos sobre a ponte Salvador – Ilha de Itaparica



Estão abertas as inscrições para projetos sobre a ponte Salvador – Ilha de Itaparica. O edital de apoio a projetos de pesquisa, no valor de R$ 700 mil, é fruto de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).

Bahiatursa apoia comemoração dos 100 anos de Caymmi na Espanha



Os 100 anos de Dorival Caymmi serão comemorados no próximo dia 15 de setembro, no  Casa de América,  em Madri (Espanha), com apresentação de músicas do cantor e compositor baiano, uma exposição de Carybé e um encontro de negócios com operadores de turismo espanhóis.  A Bahiatursa apoia o evento, juntamente com a Embratur e a Air Europa.

“Antigo lixão” vira aterro sanitário e é tema de aula ambiental para alunos de Floresta Azul





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul


Durante a manhã de segunda-feira 20, o bairro Raimundo Sálvio presenciou um momento marcante da história recente de Floresta Azul. Centenas de alunos de escolas públicas do município visitaram, pela primeira vez, o local que por décadas serviu como lixão e só recebia a visita de catadores que dividiam o espaço com urubus e porcos que fuçavam o local em busca de alimento.

21 de julho de 2014

Equipe da Secretaria de Educação de Floresta azul faz festa Surpresa para a Secretária de Educação Sayonara Leão



A Equipe da Secretaria de Educação de floresta azul, composta por todos os funcionários entre professores, Coordenadores, e Secretários festejaram o aniversário da professora e Secretária Municipal de Educação Sayonara Leão, a festa foi surpresa e aconteceu na manhã desta segunda-feira (21), na Própria Secretaria, onde contou também com a presença da Prefeita Sandra Cardoso e de alguns amigos. O momento foi muito emocionante, pois se tratava de uma surpresa que nem mesmo Sayonara imaginava que fosse acontecer, a surpresa foi bem feita pela equipe e serviu para estreitar ainda mais os laços da amizade e da boa convivência entre todos.

Calendário das Artes recebe indicações de representantes para comissões de seleção



Cidadãos residentes na Bahia podem contribuir com indicação de profissionais para compor as seis comissões de seleção da 2ª Chamada do Calendário das Artes 2014. Com o objetivo de intensificar a democratização do processo seletivo, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), convida a sociedade para participar da escolha das equipes que vão avaliar e selecionar as propostas inscritas no edital. Para isso, basta acessar a página www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes e preencher o formulário até o dia 10 de agosto.
 Os indicados precisam ter experiência comprovada na área artístico-cultural para que sejam aptos a integrar as equipes. Em cumprimento ao disposto na Lei Estadual 9433/2005, os integrantes das comissões de seleção e parentes de até o segundo grau não podem propor ou participar de projetos para o edital. As indicações recebidas vão ser analisadas pela Diretoria Geral da Funceb, que  designará os integrantes das comissões.

Vencedor do edital para ocupação do TCA, o Teatro Popular de Ilhéus terá intercâmbio com grupo do Rio Grande do Norte



O Teatro Popular de Ilhéus (TPI), Sul da Bahia, venceu o edital TCA.Núcleo ‘Em Construção’, para ocupação do Complexo Teatro Castro Alves (TCA), entre os próximos meses de agosto e dezembro. Como parte das atividades, haverá um intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, apresentações de espetáculos, seminários, oficinas e a montagem da nova peça do TPI, baseada na obra de Shakespeare Medida por Medida, que fechará a trilogia composta por Teodorico Majestade e O Inspetor Geral.

Aeroporto de Valença vai receber voo comercial de Campinas



O Aeroporto de Valença, município situado no baixo sul da Bahia, já foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a receber voo da empresa Azul, a partir do dia 30 de agosto, com partida do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo.
Segundo informações da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o pouso está previsto para as 16h05 e a decolagem rumo a Campinas às 16h35. O primeiro voo da companhia a aterrissar no município vai ser numa aeronave ATR 72-600 com capacidade para aproximadamente 70 pessoas.

20 de julho de 2014

Morre aos 93 anos Norberto Odebrecht, em Salvador



Empresário estava internado no Hospital Cárdio Pulmonar.
Enterro será realizado nesse domingo (20), às 11h, no Campo Santo.
Do G1 BA
Morreu aos 93 anos o engenheiro pernambucano Norberto Odebrecht neste sábado (19), emSalvador. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do grupo Odebrecht na capital baiana. Ele estava internado no Hospital Cádio Pulmonar com problemas cardíacos. Odebrecht era dono de um conglomerado de empresas que atua em diversos países. A construtora que leva o nome do engenheiro, fundada em 1944, completa 70 anos.
Ainda segundo informações da assessoria do grupo, o enterro será realizado nesse domingo (20), às 11h, no cemitério Campo Santo, situado no bairro da Federação, em Salvador.