17 de outubro de 2015

Amigos festejam o aniversário da primeira dama de Ibicaraí


Texto e fotos: Antonio Lima
A Primeira dama e secretária de Assistência Social do município de Ibicaraí, Ângela Santana, foi surpreendida na noite dessa sexta-feira (16), com uma recepção de musicas ao vivo, churrascos, cervejas, presentes e um lindo bolo em comemoração ao seu aniversário que é festejado nesta mesma data. O evento teve a organização das assessoras da secretaria social, e foi realizado no espaço de recreação do Clube dos Comerciários de Ibicaraí (CCI), com inicio às 21:00 horas, e as apresentações dos músicos Rogério Leal, Perola Negra e a banda Cor de Canela.

16 de outubro de 2015

Água tratada chega a Petrolândia, distrito de Belmonte


Cumprindo com a promessa de levar água potável para as comunidades mais carentes, o Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), entregou, na manhã desta sexta-feira (16), sistema simplificado de abastecimento de água na localidade de Petrolândia, no município de Belmonte. A intervenção, com investimentos da ordem de R$ 110 mil, beneficiou 143 habitantes, com 42 ligações domiciliares.

Na ocasião, a SIHS autorizou ainda a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), responsável pelas intervenções, a iniciar a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água da comunidade rural de Santa Maria Eterna, também localizada em Belmonte. Serão R$ 350 mil de investimentos e um total de 3.069 habitantes beneficiados.

Bahia assina acordo para produzir remédio contra anemia falciforme


Um acordo entre o Estado da Bahia e a indústria farmacêutica italiana Chemi, assinado pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (16), na Itália, vai permitir a produção, pela Bahiafarma, da hidroxiuréia, remédio usado no tratamento para anemia falciforme. A assinatura ocorreu durante visita da comitiva do Governo da Bahia à sede da empresa em Milão.

A produção baiana deve começar entre oito meses e um ano e vai atender plenamente à demanda do SUS da Bahia e de outros estados, além de ter condições de exportar o medicamento. Atualmente, o Brasil importa a hidroxiuréia e o fornecimento não atende a toda necessidade da população.

15 de outubro de 2015

Animais soltos na BR-415 – Trecho Ibicaraí - Floresta Azul


Texto e fotos: Antonio Lima
Quem viaja nas estradas da região tem que conviver com um problema muito grave que é a presença constante de animais na pista. Em diversos trechos da BR-415 os motoristas se deparam com essa triste realidade que pode provocar acidentes que geram, de prejuízos financeiros, à perda de vidas.
Não são poucos os registros de acidentes envolvendo animais que circulam livremente nas rodovias do nosso país. Nesta última quinta-feira, 15, no período da manhã, o repórter deste blog, indo para a cidade de Floresta Azul, deparou-se com vários equinos na beira da pista, exatamente no meio de uma das curvas mais perigosas da estrada, que fica a pouco mais de um quilômetro da fábrica de chocolates Bahia Cacau, de Ibicaraí.

Distrito de Santa Terezinha comemorou o Dia das Crianças na Praça Central


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Nasf
Aconteceu na manhã de sexta-feira, 09 de outubro, a comemoração pelo Dia das Crianças na Praça Central do distrito de Santa Terezinha (Coquinhos). O evento foi promovido pela Dra. Thayane Reis, que em mais um ano presenteia a comunidade e toda criançada. Ela, carinhosamente, pensa em todos os detalhes da festa, e sua equipe da Unidade de Saúde Pompilho Borges abraça e há ajuda na execução de todos os detalhes.
 A ação conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Floresta Azul, que disponibiliza os funcionários da Secretaria de Saúde, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), além do aluguel dos brinquedos (pula-pula), e máquina de algodão doce. Na oportunidade foram distribuídos brinquedos, cachorro-quente, suco, refrigerante e pipoca, fazendo a alegria das crianças e seus familiares.

Convite


UBS Gelson Lopes, no bairro Agripino Monteiro fez palestras sobre o ‘Outubro Rosa’


Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima
A Secretaria Municipal de Saúde através da Unidade Básica de Saúde (UBS), Dr. Gelson Lopes, localizada no Bairro Agripino Monteiro (Bairro Novo) em Ibicaraí, promoveu durante toda a manhã da última quarta-feira, 14, uma ação alusiva ao ‘Outubro Rosa’ (movimento nacional que visa à conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama).
Em torno de 500 mulheres de diferentes faixas etárias procuraram o posto médico, onde foram recebidas pela equipe da unidade. O atendimento médico foi feito pela Ginecologista Dra. Suzana Soeiro, além de diversos exames rápidos como: aferição de PA, Glicemia e teste rápido de HIV. Na oportunidade foi entregue medicamentos para combater verminose.

Ilhéus sedia a Terceira Etapa do Campeonato Cacau Running


A Etapa Bataclan valoriza a cultura e os atrativos regionais

Acontece em Ilhéus, no dia 17 de outubro, a terceira etapa do Campeonato Cacau Running, intitulada Bataclan. A concentração para a corrida será às 17h30min, na rua em frente ao Restaurante e Casa de Show Bataclan e a largada está prevista para as 19h.
O Kit Atleta, composto por camiseta alusiva, squeeze, número de peito, chip descartável e brinde, deverá ser retirado no próprio restaurante, na sexta-feira (16/10), das 14h às 19h, e no sábado (17/10), das 10h às 14h. O Kit só pode ser entregue ao participante ou pessoa autorizada pelo mesmo, portando documento de identificação com foto e comprovante de inscrição.

14 de outubro de 2015

Valmir diz que oposicionistas devem pedir desculpa ao povo brasileiro


Em vídeos divulgados nas redes sociais nesta quarta-feira (14), o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) criticou os partidos de oposição ao governo Dilma Rousseff e disse que os políticos oposicionistas devem pedir desculpas ao povo brasileiro. “A população está adquirindo conhecimento para julgar os erros maléficos que alguns políticos estão cometendo contra a atual gestão. A oposição desta Casa, no final de semana, por exemplo, distribuiu uma nota pedindo o afastamento do presidente da Câmara [Eduardo Cunha, PMDB]. Passou segunda, terça e a oposição não falou nada, depois foram se reunir com o presidente e continua sem falar nada, sem dar uma explicação o fato de fazer barulho ao divulgar uma nota e silenciar na presença do presidente Eduardo Cunha”, dispara Valmir.

Bahiatursa promove a Bahia no 1º Festival de Turismo de Ouro Preto


Os atrativos e roteiros das 13 zonas turísticas da Bahia vão ser apresentados, em estande da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), no 1º Festival de Turismo de Ouro Preto, desta quinta-feira a sábado (15 a 17). O órgão foi convidado a participar pela Associação Brasileira das Agências de Viagens de Minas Gerais.

Parceiros do trade turístico acompanham a Bahiatursa na tarefa de promoção do estado, de seus segmentos e produtos turísticos, de modo a incentivar os agentes e operadores de viagens a venderem melhor o destino. Uma baiana tipicamente trajada, distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim, integra a equipe. O festival reúne mais de 70 expositores, entre governos estaduais e municipais, hotéis, consulados, agências e operadoras de turismo, além de companhias aéreas. 

Agência Móvel da Coelba prorroga atendimento até a próxima sexta-feira (16), em Ibicaraí


Texto e foto: Ascom Ibicaraí

A Agência Móvel da Coelba prorrogou o atendimento aos consumidores de Ibicaraí até a próxima sexta-feira, 16, nos dois períodos (manhã e tarde). O veículo está estacionado ao lado da prefeitura, atendendo à população das 9h30 às 12:00h e das 14:00h às 16h30.

Casa Civil e Comissão da Fiol e Porto Sul discutem andamento dos projetos


Para esclarecer eventuais dúvidas sobre o andamento dos projetos do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Com esse objetivo, o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, recebeu na manhã desta quarta-feira (14), na sede do órgão, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, membros da comissão que monitora os empreendimentos na Assembleia Legislativa da Bahia. 

Cras de Floresta Azul promove curso de artesanato para idosos do AMI


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Poder proporcionar a felicidade e colocar um sorriso no rosto de quem já viveu infinitas experiências na vida. É com esse propósito que a prefeitura de Floresta Azul, através do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), vem realizando oficinas de artesanato para o grupo da Melhor Idade da Casa Mário José da Rocha, localizada na rua Tiradentes s/n.
 Ministradas pelas professoras Eriedna Sousa e Marilene Cabral, as oficinas acontecem todas as quintas-feiras no período da tarde. Nelas são desenvolvidos diversos trabalhos de artesanatos manuais, como peso de porta, porta guardanapo, toalhas, entre outros. O trabalho tem o intuito de devolver a autoestima e promover qualidade de vida dos idosos, trabalhando com a socialização e a coordenação motora e possibilitando uma geração de renda.

13 de outubro de 2015

STF barra manobra de Cunha e da oposição para dar o golpe na democracia, diz Valmir



“A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) acertou em cheio a articulação que o presidente da Câmara de Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e partidos da oposição estavam fazendo para dar um golpe na democracia brasileira”. Essa afirmação é do parlamentar baiano Valmir Assunção (PT-BA), que nesta terça-feira (13) reforçou o pedido de rigorosa apuração sobre as contas secretas de Cunha na Suíça e sobre o envolvimento do presidente da Câmara na operação lava jato em recebimento de propinas.

Prorrogadas inscrições para Vestibular da Uesb 2016


A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) informa que as inscrições para o Vestibular 2016 foram prorrogadas até o dia 19 de outubro. Os interessados em concorrer a uma das 1.231 vagas, nos três campi, deverão se inscrever pelo site do processo seletivo. 
As provas do Vestibular Uesb serão realizadas nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Detalhes da prorrogação podem ser conferidos na Portaria 1565/15.

Semana Literária movimenta espaço cultura da Secult em Porto Seguro


Com o tema ‘Bahia de Todas as Letras’ e homenagem aos grandes escritores Gregório de Matos (Salvador, 1636-1696), Sosígenes Costa (Belmonte, 1901-1968) e Hélio Pólvora (Itabuna, 1928-2015), a VIII Semana Literária de Porto Seguro promove intensa programação gratuita, que inclui palestras, mesas-redondas, bate-papos com escritores, além de oficinas de literatura e outras artes, exposições de trabalhos, mostras e lançamentos de livros e apresentações. 

Infraestrutura mantém rotina de retirada de entulhos em Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

Mesmo sendo responsabilidade de quem produz, o entulho de poda, resto de construção e limpeza de quintais é um serviço que a Prefeitura de Floresta Azul, através da Gerência de Infraestrutura faz diariamente por toda a cidade e no distrito de Santa Terezinha (Coquinhos). Floresta Azul, diferente da maioria das cidades brasileiras recolhe diariamente dezenas de toneladas de entulho, o que gera um custo altíssimo para a prefeitura local. Na última quinta-feira (8), a Infraestrutura mobilizou caçamba, retroescavadeira e funcionários para remover uma grande quantidade de entulho que estava impedido a passagem de veículos na rua Souza.

12 de outubro de 2015

Cras de Floresta Azul promove recreação em homenagem ao Dia das Crianças



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Durante a última semana a prefeitura de Floresta Azul, através das secretarias de Assistência Social e Educação promoveram ações em homenagem à Semana da Criança. Na última quinta-feira (8), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou, durante todo o dia um grande evento em homenagem ao Dia da Criança. A ação aconteceu nas dependências do estádio municipal, com uma série de atividades recreativas e educativas para festejar a passagem do Dia das Crianças, e contou com o apoio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Na sexta-feira a diversão aconteceu na praça central do distrito de Santa Terezinha (Coquinhos).

Secretaria Municipal de Educação de Ibicaraí realiza diversas atividades na Semana da Criança


Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antonio Lima e Sec. Educação
A semana que antecedeu ao Dia das Crianças foi de intensas atividades voltadas para os alunos da rede pública em Ibicaraí. As comemorações foram voltadas para centenas de alunos e tiveram início na segunda-feira, 5, e foram até a sexta-feira, 9, com atividades recreativas e lúdicas nas escolas municipais José Tito de Lima, Helena Pimentel, Olavo Bilac e Natércia Kawark.
No dia 7, quarta-feira, a escola Ressurgir fez um piquenique na Praça Justino Marques. Na tarde de quinta-feira, 8, alunos das escolas São José (Fazenda São José) e Escola Lino Francisco dos Santos (região do Jacarandá) assistiram a uma sessão de cinema no Cine Ana e se deliciaram com uma rodada de sorvete na Sorveteria Princesinha. Ainda na quinta-feira a Escola Municipal Emílio Isabel fez uma atividade recreativa no campo.

11 de outubro de 2015

Assistência Social, NASF e AMI fazem ação voltada para o idoso de Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom FA | NASF | AMI
Na última terça-feira, 06 de outubro, aconteceu a abertura da semana em comemoração ao Dia do Idoso. O evento foi realizado pela prefeitura de Floresta Azul em parceria com a Secretaria de Assistência Social e contou com a participação da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A ação foi no prédio da Assistência a Melhor Idade (AMI), e a coordenadora do AMI, Roselis Barros, convidou a equipe do NASF para realizar as oficinas com os idosos.