5 de dezembro de 2014

Temperatura alta e ocorrência de chuva predominam neste final de semana em toda a Bahia




As condições do tempo para os próximos dias na Bahia deverão ter mudanças significativas em relação à chuva, em decorrência do enfraquecimento da massa de ar quente e seco que vinha permitindo a formação de nebulosidade e, consequentemente, a ocorrência de chuva em praticamente todo o estado.
Para Salvador e região metropolitana, onde a temperatura irá oscilar entre a mínima de 22°C e máxima de 31°C, a previsão do serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuva fraca e isolada.

Criação de abelhas é alternativa de renda para agricultura familiar na Bahia




Alimento rico em propriedades medicinais, o mel é um produto proveniente da criação das abelhas africanizadas (apicultura) e das sem ferrão (meliponicultura), culturas agrícolas que vêm se firmando na Bahia, onde a atividade é desenvolvida por agricultores familiares. O estado é o terceiro maior produtor de mel de abelhas africanizadas do Nordeste, com uma produção anual de mais de 600 mil toneladas.
De acordo com levantamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), este número é resultado do trabalho de oito mil agricultores familiares baianos que vivem da criação e manejo desse tipo de abelhas. A meta do órgão é formar, até o próximo ano, 11 mil famílias rurais na apicultura.

4 de dezembro de 2014

Distrito de Coquinhos promove Projeto de Leitura em Floresta Azul





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Floresta Azul, em parceria com a Biblioteca Comunitária Audízio Santana Alves e a Escola Ana Tavares, do distrito de Santa Terezinha (Coquinhos), vem promovendo um projeto de leitura para 154 alunos matriculados do pré ao 5º ano na rede municipal de ensino com o tema “A leitura é um instrumento motivador e desafiador capaz de transformar o indivíduo”. O projeto é uma iniciativa da professora e bibliotecária Raquel Santos, com o apoio de Cristiane Santos, diretora e Gisseane Almeida, coordenadora da Escola Ana Tavares.

3 de dezembro de 2014

Setre encerra no Território do Baixo Sul primeiro projeto financiado pelo Funtrad





A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes do Estado (Setre) encerrou nesta quarta-feira (3), no município de Valença, o primeiro projeto financiado pelo Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), que beneficiou diretamente 270 trabalhadores rurais e da pesca do Território de Identidade do Baixo Sul.
Eles receberam certificados e kits de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para uso durante as atividades diárias. Participaram da cerimônia trabalhadores dos municípios de Valença, Nilo Peçanha, Ituberá, Camamu, Ibirapitanga, Teolândia e Presidente Tancredo Neves.

Médico é preso por deixar posto de saúde para atender em clínica na BA




Um médico foi preso em flagrante no município de Senhor do Bonfim, localizado a 375 km de Salvador, nesta quarta-feira (3), por ter deixado de atender mais de 20 pacientes que o aguardavam no 1º Posto Municipal de Saúde, no centro da cidade, para priorizar o atendimento a clientes em seu consultório particular, no mesmo horário.
Segundo a Polícia Civil, José Douglas, que é servidor municipal concursado, suspendeu o atendimento a pacientes mais carentes agendado para esta quarta-feira, alegando motivos pessoais. Ele remarcou as consultas para o dia 20 de dezembro, de acordo com a polícia.

Sistema de emissão de carteira de trabalho ficará suspenso na Bahia




A partir de sexta-feira (5), o sistema de emissão de carteira de trabalho vai ficar suspenso no interior da Bahia e na região metropolitana de Salvador. Para quem mora na capital, a suspensão no serviço começará no dia 12 de dezembro.
Por isso, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA) orienta que os trabalhadores da Bahia que desejarem solicitar a primeira ou segunda via da carteira de trabalho e previdência social (CTPS), ainda este ano, deverão antecipar as solicitações.

2 de dezembro de 2014

Novembro Azul em Coquinhos superou expectativas





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde

Depois da campanha em todo o território nacional do Outubro Rosa (campanha de mobilização para combater e prevenir o câncer de mama na mulher). O mês de novembro foi marcado pela campanha Novembro Azul, com ações relacionadas ao câncer de próstata e a saúde do homem.

Allan do Carmo é consagrado melhor nadador em águas abertas do mundo




O melhor nadador em Águas Abertas do mundo de 2014 é o baiano Allan do Carmo, destaque do Programa de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia (FazAtleta), do Governo do Estado, desde 2005. Na segunda-feira (1º), a Federação Internacional de Natação (Fina) anunciou o titulo aos vencedores da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, durante jantar de confraternização no Hotel Grand Hyatt, em Doha, capital do Catar, no Oriente Médio.

Allan do Carmo foi escolhido, em todo o mundo, por integrantes da Fina, federações, comitês, imprensa especializada e técnicos selecionados. O Brasil saiu da cerimônia também com o troféu da maratonista aquática baiana Ana Marcela Cunha e dos respectivos técnicos dos dois atletas - Rogério Arapiraca (Allan) e Fernando Possenti (Ana). 

Governo do Estado reúne municípios no "Encontro Estadual de Políticas para as Mulheres"




O Governo do Estado realiza, nesta quarta-feira (3), em Salvador, o ‘Encontro Estadual de Políticas para as Mulheres’, reunindo prefeitos e prefeitas, além de representantes de organismos municipais voltados para a execução de políticas públicas de promoção da igualdade de gênero. O evento começa às 9h, no Auditório da Assembleia Legislativa, Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Estarão em debate estratégias de efetivação do Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e os avanços da gestão estadual (2011/2014) nas iniciativas da área. As atividades integram as mobilizações dos ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’, período de intensas campanhas e discussões sobre a defesa da população feminina.

Bahia passa a ser maior produtor de guaraná do mundo





O Território do Baixo Sul da Bahia produziu, só este ano, 2.800 toneladas de guaraná, superando a Amazônia, região originária do guaraná, que teve uma safra de 1.100 toneladas. O desempenho, que confirma a região como a maior produtora do fruto no mundo, foi tema da reunião do Conselho de Administração da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), na 27ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que acontece até o próximo domingo (7), no Parque de Exposições de Salvador.

Vereador é contra construção de quadra coberta na praça Lomanto Júnior em Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

Aconteceu na noite de segunda-feira, 24, às 19:30 horas, sessão no plenário da Câmara de Vereadores de Floresta Azul, com a presença dos nove vereadores: Márcio Soares de Souza (Márcio de Congá), Gutemberg Cardoso Marciel (Guga), Pedro Alves Pereira (Pedro da Sulba), Jerônimo Santos Paiva, Joesdras Nascimento Cardoso (Jorginho da Saúde), Iraíldes Maria dos Santos (Irá), Ubiratan Batista de Oliveira (Nego Neni), Adson Oliveira Reis (Adhão) e Ednaldo Souza Barbosa (Gordo).