20 de junho de 2015

AMI de Floresta Azul promove forro da terceira idade


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | AMI
A Secretaria de Assistência Social de Floresta Azul, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e do programa de Atenção à Melhor Idade (AMI), organizou uma festa junina para o grupo da Melhor Idade, denominado “Arraiá da Terceira idade”. O evento aconteceu no final da tarde de quarta-feira, 17, com inicio às 16 horas e encerramento às 19, e foi realizado no espaço da Casa Mário José da Rocha, localizada à rua Tiradentes s/n.
A técnica de referência Nilza Bispo comandou a festa, que contou com desfile, escolha do casal mais bem caracterizado, dança de quadrilha junina comandada pelo educador físico Daniel Silva, sorteios de brindes, lembrancinhas, lanche e muito forró. Dezenas de idosos participaram da festa junina, num clima de alegria descontração e muito arrasta pé.

Semana de intensas festividades juninas nos programas sociais de Ibicaraí


Texto: Arnold Coelho e Edcarla Reis – Fotos: Antonio Lima
A semana está acabando, e para a Secretaria de Assistência Social e os programas: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) foi de intensa comemoração em alusão aos festejos juninos.
Na terça-feira, 16, a Secretaria Municipal de Assistência Social deu início às suas festividades com a realização da festa junina do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em clima de São João. A festa aconteceu nos dois períodos e alegrou as crianças e adolescentes que são atendidos pelo Serviço de (SCFV) até às 16:00h.
A diversão tomou conta da festa e tudo foi realizado com muito amor e carinho pelos profissionais do SCFV. Estiveram presentes a Coordenadora de Programas, Edcarla Reis; a Coordenadora do SCFV, Paula Nascimento e os funcionários Marna Aparecida, Rogério Leal, Gika, Adilson Barbosa, Fábio, Wanderson Santos, May, Joilda Andrade, Ivancley, Lucineide Santos, Cremilda e Everton Santos.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um programa que abrigava o antigo PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – e o Projovem Adolescente. É um serviço socioeducativo voltado para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social, que conta com o apoio técnico do CRAS, que disponibiliza psicólogo e assistente social.












CREAS e CAPS

A quarta-feira, 17, não foi diferente e começou o dia com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social promovendo uma linda festa junina para os usuários do CREAS. A festinha para a criançada teve início às 10 horas, só terminando ao meio-dia.
Em clima de alegria, descontração e muito amor, os usuários do programa e a equipe do CREAS José Moreira Silva se divertiram em mais uma confraternização junina. Atividades de acolhimento e socialização foram realizadas ao som de músicas juninas e houve a degustação de iguarias saborosas comidas típicas.
Na oportunidade a secretária de Assistência Social Ângela Santana e equipe prestigiaram o evento. A secretária relatou que ver o rostinho de cada criança sorrido em toda comemoração realizada pelo CREAS é uma satisfação enorme. “De certa forma nós estamos dando carinho e proteção e deixando bem claro que eles fazem parte de nossas vidas”, disse Ângela.
Estiveram presentes a Coordenadora Danylle Fontes; a psicóloga Natally Simões; a Assistente Social Norma Menezes; a Dra. Dalila; a Coordenadora de projetos Edcarla Reis; a psicopedagoga Aline Machado e as funcionárias Lucineide Santos e Jaciara Lustosa.
No período da tarde foi a vez do arrasta-pé passar pelas bandas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Com o Arraiá do São João Loucão, do CPAS 2015. O diretor Caiã Assis e sua equipe fizeram o forró mais animado e eloquente da Secretaria de Assistência Social. A animação tomou conta dos usuários, equipe e convidados, que se divertiram e tiraram o pé do chão, numa verdadeira ‘loucura total’. Tudo levado a muito refrigerante e deliciosas guloseimas juninas.








Quinta-feira do CRAS

Na tarde de quinta-feira, 18, foi a vez do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) fazer sua festa. A festança teve início às 14 horas, com o Forró dos Idosos, ou, como muitos dizem, a “Turma da Melhor Idade”. A festa teve início com um grande desfile que percorreu as principais ruas de Ibicaraí, com a apresentação da quadrilha junina do CRAS.
A diversão tomou conta de todos os presentes, que estavam caracterizados de caipiras. Os noivos do AMI desfilaram em grande estilo numa carroça, acompanhado pelo ‘padre’, sem falar na ‘Rainha do Milho’, e os ‘pais da noiva e do noivo’, além de todos os convidados que seguiram o cortejo festivo que celebrou o ‘casamento caipira dos Idosos’, que aconteceu na sede do CRAS. Muitas cores, fogos, fogueira, alegria e o bom e tradicional forró, além de comidas típicas e sorteios de balaios juninos e lembrancinhas juninas.

Valmir contesta versão de senadores na Venezuela: “Não operam pelos interesses do Brasil”



A ida de senadores brasileiros para a Venezuela com a intenção de visitar presos na capital Caracas criou um fato diplomático que deixou o governo do Brasil constrangido. Essa afirmação é do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) que, neste sábado (20), contestou a versão dos parlamentares de que teriam sido atacados por manifestantes ligados ao governo do presidente Nicolás Maduro. “A Venezuela não tem nada contra o Brasil. O que aconteceu em Caracas, na quinta-feira, com os senadores, não foi da maneira que narraram, eles queriam um fato político contra o país e conseguiram. Aécio Neves, por exemplo, nunca abriu a boca em defesa dos direitos humanos. Temos, antes de tudo, de respeitar a soberania do país”, informa Assunção.

Baiano conquista cinturão de boxe na Itália; vereador relata luta do atleta




O baiano Binho de Jesus conquistou o cinturão de boxe internacional IBF (International Boxing Federation) durante luta em Lazio (Itália), na noite desta sexta-feira (19). Ainda como informações, o menino do bairro de Pernambués, venceu no quarto round, por nocaute e tomou o título do adversário, o italiano Stefano Castellucci.

19 de junho de 2015

Bahia tem feriado com céu encoberto no litoral e baixas temperaturas no interior


As condições do tempo previstas para os próximos dias, que coincidem com o início do inverno e os festejos juninos, não devem ter mudanças significativas na maior parte da Bahia. Uma massa de ar seco, que já vem atuando há várias semanas, mantém o céu ensolarado e com poucas chances de chuvas em grande parte do estado.

Além de deixar o tempo seco, a massa de ar também está contribuindo para elevar as temperaturas, principalmente, nas regiões oeste, São Francisco e norte, onde as máximas devem variar entre 32°C e 35°C. Os maiores índices são esperados no período da tarde. Durante a noite e nas primeiras horas da manhã, as temperaturas diminuem significativamente, podendo chegar aos 14°C (mínimas) - típicas da estação do inverno.

Cras de Floresta Azul realiza festa junina com jovens do SCFV


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | SCFV
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Floresta Azul realizou na última terça-feira (16), um arrasta-pé em homenagem aos festejos juninos com os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com idades de 7 a 17 anos de idade.
O evento aconteceu durante todo o dia. No períodos matutino, das 8:30h às 11:30h da manhã; e vespertino, das 14:00h às 17:00h horas, na sede do Cras, situado à avenida Raimundo Silva Cardoso, próximo ao estádio.

18 de junho de 2015

De pai para filho


Apesar de vivermos no século 21, com a globalização sendo tema da maioria dos assuntos rotineiros e as tecnologias de ponta tomarem conta da nossa rotina diária, o ser humano ainda carrega tradições que perduram o tempo. Tradicionalmente, ainda é um sonho para todo pai que os seus filhos sigam o mesmo caminho e estudem e deem continuidade à sua profissão. Nem sempre isso é possível, mas de vez em quando, ou de quando em vez, o filho resolve seguir os passos do pai.

Grupo chinês pode participar da construção da Fiol e investir R$ 1 bilhão


Com a experiência de ter construído 67% da malha ferroviária da China, a Companhia de Engenharia Ferroviária da China (China Railway Engineering Group) poderá participar da construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A empresa vai estudar a possibilidade de participar da implantação do trecho de aproximadamente 500 quilômetros de trilhos, entre os municípios de Caetité, na Bahia, e Campinorte, em Goiás, para se entroncar com a Ferrovia Bioceânica, ligação entre o Brasil e o Peru, que está sendo estudada pelos governos do Brasil e China. 

17 de junho de 2015

Secretaria de Educação de Floresta Azul realiza Audiência Pública para apresentar o PME


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação
Prefeitura de Floresta Azul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na segunda-feira (15), uma Audiência Pública para apresentação e discussão do Plano Municipal de Educação – PME. A audiência contou com a participação da prefeita Sandra Cardoso, dos vereadores Gutemberg Cardoso Marciel  e Joesdras Nascimento Cardoso, além de educadores, diretores, coordenadores da rede municipal e a sociedade civil do município.
O estudo foi direcionado pela Coordenadora Pedagógica Geral do município, Edvanise Barbosa Cordeiro, que discorreu sobre o objetivo, a fundamentação legal, as metas e as estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE), seguindo para a leitura do texto base elaborado pelo grupo colaborativo e comissões representativas, discussão e aprovação. 
A audiência foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, com início às 8 horas da manhã com a realização de inscrições e credenciamentos; às 8:30h foi realizado a abertura solene e a formação da mesa de honra; às 9 horas foi aberto espaço para pronunciamentos, apresentação e aprovação do regimento interno da audiência pública e um breve intervalo para um lanche oferecido pela Secretaria de Educação. Após o intervalo foi realizada uma exposição do documento base do município, formação dos GTs para análises e proposições para possíveis intervenções e análises das informações expostas nos painéis, com debates e às 12 horas foi o encerramento.
O PME é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). 
A Secretária Municipal de Educação, Sayonara Leão, destacou a importância da participação da comunidade com sugestões e avaliações do desenvolvimento da educação no município. “Não existe crescimento sem participação. Estamos lisonjeados de, pela primeira vez em nossa cidade, estarmos realizando uma audiência pública para apresentar a situação da nossa Educação”, destacou Sayonara.

APROVAÇÃO
A noite de segunda-feira (15), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Floresta Azul, O PME (que valerá de 2015 a 2025) foi aprovado por unanimidade pelos nove vereadores que representam o legislativo municipal. Estiveram presentes ainda os nove vereadores; a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Juventude, Professora Sayonara Cristina de Oliveira Leão dos Santos; o Técnico da Secretaria de Educação, Professor Antônio Narciso Leal (um dos redatores do PME/FA); a Presidente do CME, Professora Marília Costa de Almeida Magalhães; o recém eleito Coordenador da APLB/Sindicato Núcleo Local, Professor Josevaldo Santos; professores, dirigentes escolares, coordenadores pedagógicos, alunos, pais de alunos e membros da sociedade civil organizada.











Tempos difíceis no Congresso, diz Valmir após cota para mulheres ser recusada na Câmara



O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) criticou o atual momento do país e considerou delicada a continuação das propostas do atual projeto de reforma política. De acordo com o parlamentar petista, o ponto que entrou em votação nesta terça-feira (16) inicialmente reservava 30% das vagas do parlamento para as mulheres, entretanto, por um acordo com a bancada feminina, esse número foi reduzido para 15%, apenas 5% a mais do que é atualmente. “Ainda assim o conservadorismo venceu e rejeitou a proposta que visava aumentar a participação feminina na política. A sociedade brasileira precisa resistir aos setores conservadores sob pena de regredirmos em nossa democracia. Passamos por tempos difíceis no Congresso Nacional”, salienta Valmir.

Aprovado novo Plano Municipal Educação em Ibicaraí


Texto: Arnold Coelho – Fotos: Educação
Aconteceu na noite da última segunda-feira, 15 de Junho, no plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, a aprovação do Plano Municipal de Educação (PME). O plano passou por ajustes para se adequar ao novo Plano Nacional de Educação (PNE). O antigo PME foi elaborado em 2010 para vigorar até 2020, mais com as novas diretrizes e adequações passam a valer para os próximos 10 anos, valendo até 2025.

Secretaria Municipal de Saúde promoveu curso de Formação Técnica para ACE

Texto e fotos: Ascom Ibicaraí | Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí, através da Vigilância Epidemiológica, promoveu entre os dias 09 e 12 de junho, o curso de Formação Técnica para os Agentes de Combate a Endemias (ACE), aprovados no último processo seletivo.

16 de junho de 2015

Lenildo consegue liberação de recurso para concluir reforma do Ginásio de Esportes



Texto: Arnold Coelho – Foto: Marcos Souza
O Prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana, esteve em Salvador, quarta-feira, 10, na sede da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (SERIN), com o deputado federal eleito pelo PT e atual secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, para uma reunião onde foi discutido assuntos relacionados à liberação da verba para pagamento e conclusão da obra de reforma do Ginásio de Esportes Nicécio Bráulio, localizado no bairro Agripino Monteiro.

São Caetano é campeão do I Campeonato de Futebol de Areia de Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Esportes

A equipe do São Caetano confirmou o que muitos já sabiam e se tornou o primeiro campeão de futebol de areia de Floresta Azul, na manhã do último domingo, 14, batendo o time do Rio Bahia pelo placar de 4 x 0 e levantando a taça Weldes Moreira Nunes. A equipe azulina não tomou conhecimento da boa equipe do Rio Bahia, controlando o jogo, com um bom sistema defensivo e contra-ataques mortais, liquidando a fatura. A equipe campeã ainda teve o artilheiro da competição, Alex Conceição (Peloco), com 09 gols e o goleiro menos vazado. Na disputa do terceiro lugar a equipe da Catuense goleou o time do Geo Matriz pelo placar de 7 x 1.

15 de junho de 2015

Professores e estudantes do extremo sul discutem sobre ensino médio


Mais de 200 professores e 100 estudantes da rede estadual, do extremo sul da Bahia, estão reunidos para debater sobre o ensino médio. O encontro, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, começou nesta segunda (15) e segue até quinta-feira (18), em Porto Seguro. A programação inclui palestras com educadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e apresentação especial de seis professores orientadores sobre experiências bem-sucedidas realizadas em suas escolas.

Governo doa área para implantação de fábrica de chocolate em Ilhéus



O termo de doação de uma área de dois mil metros, no Distrito Industrial de Ilhéus, no sul do estado, para a APC Cooperativa Agroindustrial de Cacau e Chocolate, foi assinado pela Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial, órgão do Governo do Estado, durante o Festival Internacional do Cacau e Chocolate, com a presença do vice-governador e secretário do Planejamento do Estado, João Leão, do secretário estadual de Turismo Nelson Pelegrino, e do superintendente da Sudic, Jairo Vaz.
A fábrica terá um investimento de R$ 1,2 milhão para produzir 180 toneladas de chocolate por ano. A APC Cooperativa reúne 256 produtores de cacau da região de Ilhéus, dos quais 77% são mini produtores. “Com a implantação dessa unidade vamos agregar valor ao cacau na região sul e incrementar a renda dos cooperados”, afirmou o presidente da APC Cooperativa, Alfredo Landim.

14 de junho de 2015

Distrito de Coquinhos recebeu o projeto Saúde no Território, na USF Pompilho Borges



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Nasf

Dando continuidade ao projeto Saúde no Território, o distrito de Santa Teresinha (Coquinhos) recebeu, na manhã da última quarta-feira, 10, na Unidade de Saúde da Família Pompilho Borges, a equipe do NASF, que se juntou a equipe de Saúde local, a Dra. Thaiane Reis e a população local.
Mais uma vez a ação foi sucesso total com a realização de diversos serviços como aferição de PA, orientação nutricional, distribuição de preservativos e orientação à juventude sobre DST’s, vacinação, além de muitas brincadeiras, muito forró, distribuição de brindes e comidas típicas do São João.