25 de setembro de 2013

Comitê das Bacias do Leste elege novo presidente

Dermivan Barbosa, Lorena Lacerda e Paulo Guirra
Foi realizado durante o dia desta quarta-feira (25), no salão nobre da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, a XIX Reunião Plenária Ordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas do Leste (CBHL), com o objetivo de eleger e empossar um novo presidente em substituição a ex-presidenta Célia da Paz, falecida no inicio deste mês de setembro. A reunião plenária foi presidida pela Srª Arleth Marinho dos Santos Monteiro, que esteve exercendo interinamente o cargo de presidenta.

Estiveram presentes representantes de instituições da região como Embasa de Itabuna, Saae de Ibicaraí e Jussari, Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-34 de Ilhéus, Associação Santa Cruz de Ijexás, Associação de Professores de Jussari, APJ núcleo da APLB sindicato, CASA, Instituto Cabruca e Prefeitura Municipal de Buerarema. Após as apresentações, foi dado início aos trabalhos onde, a Srª Arleth Marinho fez a leitura de uma moção de reconhecimento a Célia da Paz e, em seguida foi realizada a renúncia coletiva da presidente interina Arleth Marinho e da secretária Maria Lúcia Góes, para cumprimento do Regimento Interno e do CONERH do comitê que deve ser tripartite e estava sendo representado somente pela sociedade civil.

Logo após as exonerações dos cargos interinos, os membros do comitê reuniram-se para composição de uma chapa representada pelos seguimentos: Poder Público; Usuário e Sociedade Civil.  Em consenso foram eleitos pelos seus pares: Dermivan Barbosa dos Santos, representando a Companhia de Ação Socioambiental – CASA (sociedade civil) como Presidente; Paulo Roberto Guirra, representando a Prefeitura Municipal de Buerarema (poder público) como Vice-Presidente e Lorena Lacerda Santos, representando a Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA (usuário) como Secretária. Dando prosseguimento foram empossados a nova diretoria eleita para o biênio 2013/2015.

O que é um comitê?
O comitê de bacias hidrográficas é um organismo colegiado, composto por instituições públicas, entidades da sociedade civil e do setor usuário de água, com atuação em uma bacia hidrográfica. É o parlamento onde a sociedade manifesta seus interesses definem prioridades para os conflitos de usos da água e efetua o controle social da gestão pública.

Bacias Hidrográficas do leste e os Rios da região:
Tijuípe, Almada, Cachoeira, Santana, Cururupe, Acuípe, Maurin, Aliança, Doce e Grande.
Municípios:

Ibicaraí, Floresta Azul, Almadina, Coaraci, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Firmino Alves, Itororó, Itapetinga, Itambé, caatiba,  Itapé, Barro Preto, Itabuna, Itajuípe, Uruçuca, Ilhéus, Uma,Canavieiras, Arataca, Santa Luzia, São Jose da Vitoria, Jussari e Buerarema.

Texto e fotos: Antonio Lima

Ibicaraí- CRAS em parceria com Academia de Saúde promove uma manhã incrível com a turma da terceira idade.


No inicio da manhã desta quarta-feira (25), a equipe do CRAS, em parceria com a equipe da Academia de Saúde, reuniram os dois grupos da melhor idade da Vila Santa Isabel e o do CRAS da sede (Ibicaraí).
Todos se encontraram na Academia de Saúde do Luxo, conheceram às dependências e na oportunidade ainda fizeram uma aula com o animado professor Marcelo Menezes. 
Tudo, (visita e aula), acompanhado de perto pelo coordenador do NASF Gleydson Reis,pela coordenadora do CRAS Joilda Andrade, pela coordenadora pedagógica do CRAS Amélia Máximo, pela Assistente Social Evaniela Dias, Clicia Sampaio, e às estagiarias de Serviço Social Izabel Orrico e Maria Izabel.
Texto e fotos: Andre Luiz (Puba)







24 de setembro de 2013

Agricultores peruanos visitam fabrica da Bahia cacau em Ibicaraí

O chocolate da Bahia Cacau, primeira fábrica da agricultura familiar do país, está mesmo ganhando o centro  das discussões na esfera internacional e atraindo a atenção de brasileiros e estrangeiros.
Nesta terça-feira (24), a Fábrica da Bahia Cacau recebeu uma delegação de peruanos composta de onze pessoas, sendo quatros técnicos agrícolas e seis agricultores, mais o tradutor Marcos Gambini da Agencia Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC). A comitiva, que está realizando visitas de campo pela quarta vez na Bahia, especialmente na região cacaueira, faz parte de uma programação de um projeto do governo brasileiro com o governo peruano, com intuito de agregar valores aos agricultores da região do VRAEM, que era zona de plantios de coca no Peru. O interesse do governo peruano é adquirir maiores conhecimentos dos pequenos produtores que fazem parte da agricultura familiar na região cacaueira, e com ensinamentos e técnicas do manejo do cacau, café, mandioca e outras culturas regional através da Ceplac, para poderem aumentar o plantio de pés de cacau e assim, passarem a eliminar os plantios de coca no seu país.
O grupo de peruanos que estiveram conhecendo a fabrica de chocolates da Bahia Cacau foram recepcionados pelo Prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, o Diretor da Bahia Cacau Paulo Ramiseces, os vereadores Valter, Ozaná, Flavio, Alan, Klaus, o diretor regional da Ceplac Edinaldo Bispo, Dr. Jailton, chefe do escritório da Ceplac em Ibicaraí, do Assessor de Gabinete Janildo Marques e o Secretário de Saúde do município, Pinheiro Farias. Após as apresentações, o grupo conheceu todas as dependências e etapas de produção do chocolate da unidade industrial, apoiada pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O empreendimento agrega valor à produção da amêndoa de cacau, beneficiando cerca de 300 famílias de produtores de cacau vinculados à agricultura familiar nos municípios de Ibicaraí, Coaraci, Buerarema, Itajuípe, Uruçuca e Floresta Azul.
O Prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana enfatizou dizendo,“Estamos satisfeitos em saber que a agricultura familiar na Bahia está sendo fortalecida, com a inclusão efetiva dos pequenos produtores, desde o plantio até a etapa final de comercialização, como também à aceitação do chocolate da fabrica da Bahia Cacau de Ibicaraí”, concluiu Lenildo Santana.
“Estamos aqui para conhecer de perto a experiência baiana na área de Desenvolvimento Territorial e saber como o apoio do poder público pode ser decisivo para o avanço territorial e para o incremento de um trabalho realizado por trabalhadores rurais, sobretudo, considerando a perspectiva da agricultura familiar”, ressaltou o agricultor peruano Crisóstomo.





 Texto e fotos: Antonio Lima






Escritório Modelo do Curso de Direito da Uesc presta assistência gratuita

O curso de direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) mantém funcionando o escritório de advocacia para prestar assistência gratuita. O Escritório Modelo do Curso de Direito (Esad) fica no 1º andar do pavilhão do curso de direito da Uesc, no Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, Salobrinho, em Ilhéus, e atende das 7h30 às 10h e das 13h30 às 16h. O telefone é (073) 3680-5098.
Segundo a coordenadora do escritório, Jane Hilda Badaró, atualmente estão em andamento dezenas de processos, mas muitas pessoas buscam apenas informações ou aconselhamentos. “Além desses processos, centenas de acordos extrajudiciais são realizados no Esad, porque a primeira orientação é buscar o consenso antes de ir para a Justiça”.


Programa de capacitação beneficia 300 profissionais em Ilhéus

Um grupo formado por 300 pessoas com idade entre 18 e 50 anos participou na noite de ontem, em Ilhéus, no sul da Bahia, da solenidade de entrega de certificados do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O evento contou com a presença dos secretários estaduais Domingos Leonelli (Turismo) e Moema Gramacho (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza), além de autoridades locais, como o prefeito Jabes Ribeiro.
Os cursos, ministrados pelo Instituto Federal de Tecnologia (Ifba), foram voltados para as áreas da indústria e de serviços, a exemplo do turismo, que contou com capacitação em idiomas (inglês e espanhol) e fotografia. 
Para Leonelli, a qualificação da mão-de-obra é um dos principais desafios para o setor na Bahia. “Vamos chegar a 14 mil trabalhadores capacitados em sete anos, mas mesmo assim é preciso investir cada vez mais”.
Aluna do curso de espanhol aplicado ao turismo, Jéssica Almeida acredita que a capacitação vai impulsionar a carreira e garantir boas oportunidades.
Moema Gramacho ressaltou as políticas de incentivo à educação profissional dos governos federal e estadual e disse que cada vez mais o mercado busca trabalhadores com capacitação técnica. “Uma das principais preocupações das empresas é a possibilidade de faltar mão-de-obra qualificada, mas felizmente estamos atentos para isso, oferecendo centenas de opções de cursos profissionalizantes”.

uas/om       24.9.13





23 de setembro de 2013

Uesc implanta o primeiro doutorado no Programa de Pós-Graduação Vegetal

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a instalação do curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação Vegetal da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).  A proposta foi analisada durante a 149ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em Brasília, e publicada no dia 19 deste mês.
Segundo a coordenadora do curso, Larissa Correa Costa, desde 2004 o programa vem atuando na Uesc, em nível de mestrado, “contribuindo para a formação técnica, científica e humanística de profissionais de ciências agrárias e áreas afins, comprometido com o desenvolvimento social e sustentável da região sul e extremo sul da Bahia”.
Ela destacou que é o primeiro curso desse nível no Nordeste, “permitindo que os egressos do curso de mestrado permaneçam na região para dar continuidade à sua formação acadêmica, além de atrair interessados de outros estados ou mesmo de fora do país”.

eas/om       23.9.13


Audiência pública discute direitos de travestis e transsexua​is na educação

O Conselho Estadual da Educação da Bahia (CEE) discutiu nesta segunda-feira (23) durante audiência pública com a sociedade civil a minuta do projeto de resolução que trata da inclusão do nome social dos estudantes travestis e transsexuais no tratamento e nos registros escolares no Sistema Estadual de Educação.
O evento aconteceu no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, e teve o objetivo de ouvir as sugestões da população para a minuta, que será encaminhada para votação no CEE e, posteriormente, homologação da Secretária da Educação.
O nome social é aquele pelo qual travestis e transsexuais se reconhecem e preferem ser chamados e identificados no meio social. Com a homologação da resolução, a inclusão do nome social no tratamento e nos registros escolares vira norma, garantindo o acesso e a permanência desses estudantes na escola e também o êxito dessas pessoas no processo de escolarização e de aprendizagem.
“A resolução é um grande salto para a garantia de direitos e para a inclusão social. A escola precisa estar aberta a todos e, além de acolher essas pessoas, deve garantir a sua permanência no ambiente escolar”, afirmou a superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação, Amélia Maraux. Segundo a gestora, a iniciativa torna a escola um ambiente mais democrático, como deve ser.

Cidadania - Para a presidente da Associação de Travestis de Salvador (Atras) e vice-presidente da Articulação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra), Millena Passos, a resolução representa um marco histórico para a população LGBT.
“Essa normatização representa um grande avanço para a educação, que é o alicerce de tudo. Significa uma reparação e a abertura da escola para os travestis e transsexuais, segmentos que mais se afastam da educação formal”, enfatizou Millena.
Membro do Colegiado do Fórum Baiano LGBT, Wesley Francisco da Silva vê emergir, por meio desta normatização, um momento de muitas possibilidades. “A iniciativa do Conselho representa uma das principais reivindicações dos travestis e transsexuais, o uso do nome social. A nossa expectativa é que a escola se torne um ambiente de diversidade e respeito a todos os membros da sua comunidade”.

Próximas etapas - Em atenção aos direitos humanos, à identidade de cada pessoa, à cidadania, à diversidade, ao pluralismo e à preservação da dignidade humana, as contribuições sugeridas na audiência pública serão encaminhadas para a Comissão de Direito Educacional do CEE e, posteriormente, apresentada para apreciação e votação dos seus 24 conselheiros.
 O passo seguinte será a homologação da resolução, transformando-a em uma norma que deverá ser respeitada por todas as escolas da rede estadual de ensino e também as universidades estaduais e escolas privadas de ensino médio. De acordo com a presidente do CEE, Ana Teixeira, a expectativa é que a resolução seja homologada até o final de outubro próximo.

23/09/13
jas/i

Fabrica de Chocolate da Agricultura Familiar, Bahia Cacau de Ibicaraí atrai grupo internacional

   
A primeira Fabrica da Agricultura Familiar do Brasil, a Bahia Cacau de Ibicaraí, estará recebendo nesta terça-feira (23), às 14h00min, um grupo de Peruanos que faz parte da agricultura familiar daquele pais, e, estará visitando a Fábrica de Chocolate Bahia Cacau.
   Esta é uma missão diplomática, de um convênio do Governo Peruano e Brasileiro, sendo um intercâmbio de experiência de troca de tecnologia na cultura do cacau, que visa adquirir experiência junto à agricultura familiar Brasileira. É uma ação do Ministério das Relações Exteriores por meio da CEPLAC.
Existem perspectivas de futuras transações internacionais, do brilhante chocolate fino produzido em Ibicaraí. Esta é a quarta etapa do convênio sendo que as três primeiras foram realizadas em Cusco no Peru.



DILMA ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 7,6 BILHÕES PARA O VIVER SEM LIMITES EM 2014

Até 2014 o governo federal deve investir R$ 7,6 bilhões em ações que integram o Programa Viver sem Limites, que pretende ampliar o acesso das pessoas com deficiência a serviços e equipamentos que garantam mais qualidade de vida. Uma delas é a entrega de casas adaptáveis, construídas por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, que, este caso, atende a pessoas com renda mensal até R$ 1,6 mil.
Durante o programa de rádio semanal Café com a Presidenta, desta segunda-feira (23), Dilma Rousseff fez um balanço do Viver sem Limites e informou que, desde janeiro de 2012, o governo contratou a construção de 630 mil casas desse tipo. A expectativa do governo é contratar 1,2 milhão de casas adaptáveis até 2014.
"A casa própria é uma das coisas mais importantes para garantir autonomia, segurança e uma vida feliz, pois todos nós queremos um cantinho para morar. Essa é uma das minhas prioridades no Viver sem Limite", disse ela. Na área da educação, a presidente destacou a entrega de 830 ônibus adaptados a prefeituras de 600 cidades.
Ainda com foco na acessibilidade, Dilma Rousseff ressaltou que foram criados 30 núcleos de pesquisa em universidades e institutos federais de educação tecnológica, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento de produtos e equipamentos que facilitam a rotina das pessoas com deficiência. De acordo com Dilma, foram financiados R$ 66 milhões e o governo pretende liberar o crédito também para que pessoas com deficiência façam obras de adaptação nas suas casas, como a construção de rampas ou a mudança das portas.
Em relação à saúde, a presidenta ressaltou a importância do teste do pezinho em recém-nascidos para detectar alguma deficiência ou doença genética e informou que o governo espera começar, ainda este ano, a oferecer o teste do olhinho para prevenir doenças como a catarata congênita, que é a segunda causa de cegueira infantil. Estão sendo construídos, também por meio do Viver sem Limites, três centros de treinamento de cães-guia para auxiliar pessoas com deficiência visual, além da unidade que já foi inaugurada em Camboriú (SC).
De acordo com dados o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 45,6 milhões de pessoas com pelo menos um tipo de deficiência, o que representa 23,92% da população. (Ag. Brasil)



NOVA FÁBRICA DE MOTOS É INAUGURADA EM CAMAÇARI

Com investimentos totais de R$ 20 milhões, a fábrica da Jonny Motors será instalada em outubro, no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, com capacidade para produzir 150 mil unidades por ano, gerando 50 empregos diretos, segundo informações do jornal A Tarde.
A obra marca a primeira fábrica de motocicletas fora da Zona Franca de Manaus, sendo também a primeira unidade fabril da marca, que importava os modelos da China. Além das motos de baixa cilindrada, variando entre 50cc e 150cc, a empresa deve fabricar ainda veículos utilitários, como vans e caminhões que devem ser comercializados em janeiro de 2014.

Segundo o empresário Eduardo Oliveira, responsável pela marca, a escolha da Bahia para a instalação da fábrica foi devido aos benefícios do programa Proauto do governo do Estado, que oferece reduções no ICMS e no Imposto de Renda, além da localização, que facilita o acesso aos estados vizinhos e à região sudeste.