30 de janeiro de 2016

Consórcio Municipal de Saúde é formalizado no sudoeste baiano


Mais de 400 mil baianos vão ter o cuidado com a saúde ampliado com mais um Consórcio Municipal de Saúde, desta vez na região de Guanambi, no sudoeste baiano. A solenidade de assinatura do convênio para a criação do consórcio foi realizada neste sábado (30), no Colégio Modelo de Guanambi, onde o governador Rui Costa autorizou também a construção de uma policlínica, que vai atender a 21 municípios que devem fazer parte do consórcio, incluindo os que assinaram o compromisso neste sábado.

“Não é apenas a construção de policlínicas e consórcios, estamos iniciando a edificação de um novo modelo de saúde. A forma de pensar de que cada município sozinho podia dar conta dos problemas de saúde está sendo substituída pela tese de que unidos podemos fazer mais, melhor e mais barato”, afirmou o governador.

Segundo Rui, em 2015, ele visitou a Alemanha, onde conheceu a estrutura da saúde pública daquele país. “A lógica que eles trabalham é por região e é isso o que estamos construindo aqui: um consórcio, uma parceria entre os municípios. Os equipamentos são implantados em municípios que atendem a toda a região, e os custos são divididos entre todos eles, proporcionalmente ao tamanho de cada um”.

Prefeitos e secretários avaliam o cenário sulbaiano após o anúncio do Piso Salarial de Professores



Diante do reajuste aprovado pelo Ministério da Educação, de 11,36% para os professores da Educação Básica em 2016, prefeitos e secretários de educação associados ao Fórum de Secretários de Educação – Forsec da Amurc, estiveram reunidos nesta quarta-feira, 27, na Unime – Itabuna no intuito de avaliar e ajustar o aumento, de acordo com a realidade de cada município.
De acordo com o presidente da Amurc, Lenildo Santana, a maioria dos municípios já paga o Piso Salarial dos Professores. A grande preocupação é com os quadros de professores dos municípios que estão em níveis avançados no Plano de Cargos e Salários. “O professor que está no Piso e avança para o nível 2, ele quer um salário diferenciado e muitos planos estabelecem o pagamento linear, ou seja, aquilo que for dado de reajuste no nível 1, deverá ser feito no nível 2 e no nível 3”, explicou.
Nesse sentido, Lenildo chamou a atenção para que os gestores observem na linha futura do tempo, a capacidade do seu município em pagar o reajuste, tendo em vista o atual momento econômico, no qual os valores de alíquota de Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outras receitas vêm fazendo uma curva inversa, ou seja, enquanto aumenta despesas, diminui receitas, portanto, a conta não fecha.

29 de janeiro de 2016

Obra da quadra coberta em Floresta Azul mantém ritmo acelerado


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura
A futura quadra coberta que está sendo construída na antiga praça Lomanto Júnior, no centro de Floresta Azul, começa a tomar forma com o ritmo acelerado da construtora Andrade e Rocha Construções e Serviços, que está fazendo o possível para entregar a quadra pronta nos próximos meses. Desde que reiniciou os trabalhos (no início desse mês) a construtora tem acelerado o serviço para recuperar o tempo perdido. Depois da laje 'batida' dos vestiários e banheiros, nessa semana teve início a construção das arquibancadas laterais, dando uma real dimensão do espaço central da quadra.

Município de Arataca receberá sinalização e Posto Avançado do Detran


O município de Arataca, no sul do estado, vai ganhar, ainda este ano, um Posto Avançado do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). A obra foi anunciada pelo diretor-geral do órgão, Maurício Bacelar, durante encontro com o prefeito de Arataca, Fernando Mansur Gonzaga, na quinta-feira (28). A população terá acesso a serviços de primeiro emplacamento, transferência de propriedade de veículo, alienação e desalienação, sem precisar se dirigir à 5ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), localizada em Itabuna.

28 de janeiro de 2016

Estudantes dos cursos técnicos do IFBA são aprovados nas melhores universidades públicas do Brasil


PDF
Imprimir


O Sistema de Seleção Unificada (SISU) divulgou, no último dia 18 de janeiro, a primeira chamada dos aprovados nas universidades federais e estaduais. Os estudantes concluintes dos cursos técnicos do Campus Ilhéus estão entre os selecionados para estudar nas principais instituições de ensino superior do país.
Dentre os cursos estão: Engenharia Química e Engenharia da Computação na UFS; Medicina e Geologia na UFOB; Ciências Biológicas na UFF; Engenharia de Materiais na UFPB; Odontologia e Psicologia na UFBA; Bacharelado Interdisciplinar - Saúde na UFSB; Direito, Filosofia, Matemática, Ciência da Computação, Letras, História, Engenharia Civil, Agronomia, Ciências Econômicas e Física na UESC; Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFBA; Odontologia e Engenharia Ambiental na UESB.

Secretaria de Saúde de Floresta Azul mantém ações de combate ao mosquito Aedes aegypti






Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A Secretaria Municipal de Saúde de Floresta Azul está em constante alerta contra a dengue. O setor de vigilância em saúde, através dos Agentes de Combates a Endemias (ACE) têm realizado visitas às residências e pontos estratégicos, como cemitério, floriculturas e borracharias, que são passíveis ao criadouro do mosquito. Os riscos de transmissão da dengue aumentam no verão e o calor e as chuvas frequentes favorecem a reprodução do Aedes aegypti. O mosquito também é responsável pela transmissão da Chikungunya e pelo Zica Vírus.

27 de janeiro de 2016

Soldados da FSN vistoriaram trajeto da Tocha Olímpica em Floresta Azul


Texto: Ascom Floresta Azul - Foto: Imagem ilustrativa da Internet
A secretária de Educação de Floresta Azul, Sayonara Leão, recebeu ontem, terça-feira, 26, no prédio da Secretaria Municipal de Educação a visita de quatro integrantes da Força de Segurança Nacional (FSN) que estão vistoriando as cidades que receberão o Revezamento da Tocha Olímpica. Na oportunidade eles explicaram como será feito a segurança de todo o trajeto por onde a Tocha passar e como funcionará a segurança, que será feita pela FSN, Polícias Federal e Militar e a Guarda Municipal de Floresta Azul.

26 de janeiro de 2016

Força de Segurança Nacional vistoriou percurso da Tocha Olímpica em Ibicaraí


Texto e fotos: Arnold Coelho
Quatro integrantes da Força de Segurança Nacional (FSN), estiveram hoje pela manhã (terça-feira 26), no gabinete do prefeito Lenildo Santana para tratar de assunto relativo à segurança da passagem da Tocha Olímpica em Ibicaraí. A visita faz parte do cronograma de segurança do evento que acontecerá em maio desse ano. Os policiais conversaram sobre as questões de segurança por todo o circuito por onde passará a Tocha Olímpica e depois saíram em comboio com César Ferreira e Antonio Barbosa, Comandante e Sub-comandante da Guarda Municipal de Ibicaraí.

25 de janeiro de 2016

CONTANDO BEATLES EM PRAIA DO FORTE MÚSICA E HISTÓRIA NUM SÓ SHOW




Formada por músicos apaixonados pelos Beatles, a Rock Forever faz show onde conta a história da banda mais importante de todos os tempos.

 No dia 30.01, a partir das 20h, no palco do projeto Tamar de Praia do Forte, a banda Rock Forever faz uma apresentação especial do seu show “Contando Beatles”, onde conta a história  da maior banda de todos os tempos e pontua os momentos mais importantes com as canções mais marcantes da sua trajetória.

24 de janeiro de 2016

Futura quadra coberta em Floresta Azul recebe a laje dos vestiários e banheiros


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura
A construtora Andrade e Rocha Construções e Serviços mantém um ritmo acelerado na obra da quadra coberta na antiga praça Lomanto Júnior, no centro de Floresta Azul. Desde que reiniciou os trabalhos a construtora tem acelerado o serviço para recuperar o tempo perdido. Na manha de ontem, sábado, 23, a empresa aplicou (bateu) a laje dos vestiários e banheiros, que servirá também como palco para futuras apresentações. Enquanto a laje era 'batida', outra equipe trabalhava no levante das paredes laterais que contornarão a quadra.