17 de junho de 2016

Governo entrega 55 novas viaturas no sul da Bahia


Foram entregues, nesta sexta-feira (17), pelo Governo do Estado, 55 novas viaturas que vão reforçar as ações de segurança pública e de prevenção à criminalidade no sul da Bahia. Entre os veículos, estão três viaturas com maior poder de tração, velocidade e torque, que serão integradas ao policiamento ostensivo (Rondesp). A entrega aconteceu nas sedes do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Itabuna e do 2º BPM, em Ilhéus.

CRAS de Floresta Azul realizou festa de São João para o SCFV e o AMI



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul - Social

A Secretaria de Assistência Social de Floresta Azul, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou no período da tarde de ontem, quinta-feira (16), o “Forrólimpico” para os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A festa faz parte do cronograma de ações do programa Atenção à Melhor Idade (AMI) e reuniu cerca de 70 idosos que participam do programa, além de jovens entre 12 e 17 do SCFV, que abrilhantaram a festa com a apresentação de uma Quadrilha Junina.

Final de outono com chuvas na faixa leste e predomínio de sol no interior baiano


Neste último final de semana do outono, as condições do tempo na Bahia devem ter características do inverno - com temperaturas mais amenas e chuvas concentradas em algumas regiões do estado. Típico desta época do ano, os ventos úmidos vindo do Oceano Atlântico são os responsáveis pelo aumento da nebulosidade na faixa centro-leste. Assim, nas regiões da Chapada Diamantina, Recôncavo, sudoeste, nordeste e sul, a previsão para os próximos dias é de céu nublado a parcialmente nublado. Em Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas seguem amenas, com valores oscilando entre mínimas de 21°C e máximas 29°C, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado na maior parte do período, com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia.

Cras realiza festa junina para os grupos Felicidade Não Tem Idade e Geração de Renda



Texto: Ascom Ibicaraí-CRAS - Fotos: Antonio Lima

O São João do Centro de Referência em Assistência Social  (CRAS) de Ibicaraí abriu suas festividades na última quarta-feira (15), às 14:00h, com um grande desfile pelas principais ruas de Ibicaraí apresentando sua Quadrilha Junina. A diversão tomou conta dos grupos durante o percurso, onde todos estavam caracterizados de caipiras. O casal de noivos desfilou de carro (Bugue cor de rosa) em grande estilo, acompanhado pelo "Padre" e a Rainha do CRAS, além dos pais da noiva e do noivo, e de todos os convidados, para a celebração do 'casório'.

16 de junho de 2016

Pavimentação da rua e travessa Miguel Malaquias mantém ritmo acelerado



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima

Continua em ritmo acelerado a pavimentação da rua e travessa Miguel Malaquias (antiga Rua Aderbal Assis), próximo ao prédio do INSS. O calçamento dessa e de outras ruas é resultado de uma emenda parlamentar de 2011, do então Deputado Federal Geraldo Simões. O calçamento teve início em 2012 pelo distrito do Cajueiro e a rua do Paletó. Na época a empresa responsável por todo o calçamento apresentou dificuldades para realizar a obra, levando a prefeitura notificá-la e posteriormente exigir o rompimento do contrato para convocação da segunda colocada, fato que só aconteceu no mês de maio último.

CRAS de Floresta Azul festejou São João do SCVF


Texto e fotos: Ascom Florsta Azul
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Floresta Azul (situado no final da avenida Raimundo Silva Cardoso, próximo ao estádio) realizou durante a última quarta-feira (15), uma 'festança' de São João para as crianças e adolescentes (com idades de 7 a 17 anos de idade) do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

15 de junho de 2016

Projeto do Teatro Popular de Ilhéus reúne debates e apresentações de artistas regionais


O Teatro Popular de Ilhéus apresenta mais uma edição do Improviso, Oxente!, evento que reúne debates e apresentações de artistas regionais. Os encontros desta edição abordam os temas "Redes Sociais" e "Juventude Politizada" e acontecem na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, nesta quarta e quinta-feira (15 e 16), a partir das 19h. O Teatro Popular de Ilhéus é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O evento é gratuito e possui classificação indicativa livre.

14 de junho de 2016

Ibicaraí – Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social fez a distribuição de enxoval para gestantes


Texto e fotos - André Luiz Evangelista

Na manhã desta terça-feira (14), na sede própria do CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social - a Secretária de Assistência Social Senhora Ângela Santana juntamente com o prefeito Lenildo Santana, com a coordenadora do CRAS Edcarla, realizou a distribuição de quites de enxoval para gestantes do programa Amor a Vida.
Esta é uma ação, da prefeitura de Ibicaraí, por meio da secretaria de Assistência Social, na oportunidade ainda se fizeram presente, os vereadores Valtaire Moreira, Osaná Crisóstomo e Gilvá, também compareceram Lula Sampaio, a enfermeira Marcia pinto, Alonso Sales diretor da Palestina FM, além de toda equipe do CRAS e gestantes da comunidade.

Crise agrava situação dos municípios brasileiros


Fonte: http://www.cnm.org.br/
Num efeito dominó, o rombo dos orçamentos púbicos chegou ao elo mais fraco: as prefeituras. Com caixa mais apertado e pouca capacidade de arrecadação, os prefeitos têm lançado mão de várias medidas para fechar as contas: a lista do ajuste municipal inclui desde a demissão de funcionários até a redução do horário de expediente dos órgãos públicos. O malabarismo, porém, não deve ser suficiente: mais de 60% das prefeituras vão terminar o ano no vermelho, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

13 de junho de 2016

Agerba planeja operação especial para o São João




Durante o período do feriado, serão realizadas blitzes nas BA’s e BR’s, a fim de combater o transporte clandestino intermunicipal. A Agerba, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e a Estadual, já vem participando de operações semelhantes, na tentativa de coibir a prática nas cidades e nas estradas da Bahia.

A Agência alerta aos usuários para o grande perigo de embarcar em um veículo clandestino, que, além de não possuir vistoria, não conta com a cobertura do seguro, em caso de acidente. A ação crescente dos clandestinos no sistema intermunicipal de transporte de passageiros tem se constituído em uma preocupação constante.

MST amplia ocupações na Bahia e prédios da Codevasf e fábrica da Suzano param atividades



Depois de ampliar o número de ocupantes nos prédios do Incra em Salvador, Bom Jesus da Lapa e Itabuna, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) retoma a agenda de ocupações no interior da Bahia. Nesta segunda-feira (13), cerca de 1,4 mil trabalhadores rurais ocuparam a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e a fábrica de celulose da Suzano, em Mucuri – o que resultou na paralisação das atividades nestes locais. Para o deputado federal Valmir Assunção, “as ocupações são direitos dos trabalhadores rurais como forma de protesto contra o governo golpista de Michel Temer”. Valmir diz que “os sem-terra estão seguindo um cronograma nacional, além de pedirem o retorno da presidente afastada Dilma Rousseff, também denunciam problemas socioambientais provocados pelo uso de agrotóxicos”.

Ministério da Saúde avalia teste rápido da zika produzido na Bahia




Na manhã desta segunda-feira (13), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, visitou a capital baiana para conhecer o teste sorológico rápido de identificação do Zika Vírus, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico (BahiaFarma), em parceria com o Senai-Cimatec. Acompanhado do vice-governador, João Leão, e do secretário estadual da Saúde (Sesab), Fábio Vilas-Boas, o ministro avaliou o produto e falou sobre as intenções do governo federal em utilizar a iniciativa nacionalmente, no Sistema Único de Saúde (SUS).

IFBA Ilhéus divulga edital para aquisição de alimentos da agricultura familiar



O IFBA Campus Ilhéus divulga Aviso de Chamada Pública para aquisição de alimentos da Agricultura Familiar.
O objetivo da chamada é habilitar fornecedores da Agricultura Familiar para a aquisição de alimentos destinados ao preparo das refeições oferecidas aos alunos matriculados no Campus Ilhéus, em atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Entidades formam Comitê Produtores de Água do Sul da Bahia




Entidades e instituições regionais iniciaram nesta quinta-feira, 9, na Uesc, a formação do Comitê Produtores de Água do Sul da Bahia para a definição de estratégias de mitigação do problema da falta d’água, que atualmente assola diversos municípios da região cacaueira. A ideia parte da experiência do projeto Produtor de Água Pratigi (PAP), desenvolvido pela Organização de Conservação da Terra (OCT) no município de Ibirapitanga, com o objetivo reduzir a erosão e o assoreamento dos mananciais nas áreas rurais, visando melhorar a qualidade, a ampliação e regularização da oferta de água a longo prazo.