17 de agosto de 2013

A 63ª CIPM/IBICARAÍ PROMOVE IMPORTANTE CURSO DE NIVELAMENTO PARA O PELOTÃO ESPECIALPETO

Comprometida em oferecer Segurança Pública de excelência em  toda sua área de atuação, a 63ª CIPM/IBICARAÍ (Companhia Independente de Polícia Militar) está promovendo o  Nivelamento Técnico Operacional  dos Policiais Militares que servem no PETO, no período de 15 a 18/Ago/13.

   Totalizando uma carga horária intensiva de 60 horas de instrução. O Nivelamento Técnico Operacional é um rápido curso de aperfeiçoamento e tem por finalidade atualizar os conhecimentos técnicos e melhorar o discernimento tático, condicionando o PM combatente, para a execução de ações e operações policiais militares.

  Especialíssimas e de maior complexidade, tais como:  Abordagens (urbana e rural); Uso Progressivo da Força; Emprego de Agentes Químicos; Gerenciamento de Crise; Tiro Tático Policial e outros procedimentos operacionais. Apesar do relativo esgotamento físico e mental, próprios de um Nivelamento Técnico Operacional intensivo, o Asp PM Adenilson Ribeiro dos Santos, Instrutor do curso, deixa claro que o condicionamento tático e o conhecimento técnico policial-militar são de suma importância para a melhoria da prestação da Segurança Pública.

   Tornando nossa Polícia Militar da Bahia mais atuante e eficaz, angariando a simpatia do cidadão de bem e de paz. O Asp PM Gessé Cerqueira dos Santos coordenou todo o planejamento e a logística das  instruções, sob a supervisão  do Major PM Waldilson Santos Cerqueira, comandante da 63ª CIPM.



Fonte: ASCOM da63ª CIPM/Ibicaraí - Fotos Andre Luiz (Puba)


Ibicaraí: Obras de saneamento básico em bairros

Secretaria de Infraestrutura faz rede de esgoto nas ruas “A” e Dois de Julho, além de limpeza de Ribeirão

Texto e fotos: Antonio Lima




Equipe da Secretaria de Infraestrutura e Obras de Ibicaraí, iniciou na manhã de segunda-feira (12), o serviço de manutenção e reforço da rede de esgoto da Rua 2 de Julho, no bairro Duque de Caxias, com a implantação de vinte e uma manilhas de 20 centímetros, que irão dar melhor vazão às águas pluviais da localidade.
A realização da obra atende a reivindicação da comunidade local que sofria com mau cheiro do esgoto que corria a céu aberto em quintais de algumas residências. A Infraestrutura também está fazendo melhorias no escoamento de esgotos, com implantação de sessenta manilhas de 30 cm, no prolongamento da Rua A do bairro Agripino Monteiro, e em fase final de limpeza do Ribeirão do Meio.
“Melhorar a infraestrutura da cidade. É com esse propósito que a prefeitura realiza diversas obras de infraestutura em Ibicaraí, para que possam possibilitar melhores condições para a população”, declarou o Secretário de Infraestrutura municipal, Leildo Santana.

15 de agosto de 2013

Final de semana de céu encoberto e chuvoso no litoral baiano

Nos próximos dias, uma frente fria que avança pelo litoral do Sudeste brasileiro deve influenciar as condições do tempo, deixando o céu encoberto e chuvoso, inclusive na faixa leste da Bahia. A umidade vinda do Oceano Atlântico também deve intensificar a nebulosidade e as chuvas, principalmente nas regiões do Recôncavo, nordeste e sul do estado.
Para as regiões da Chapada Diamantina e sudoeste baiano, também há previsão de chuvas, embora de fraca intensidade e em áreas isoladas. Outro elemento que merece destaque para essas regiões é a temperatura, que pode chegar aos 14°C (mínimas), principalmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, o que é comum durante essa época do ano.
Nas regiões oeste, São Francisco e norte, é uma massa de ar quente e seco que influencia o tempo, deixando o céu ensolarado e sem chuvas nessas regiões do estado. A atuação dessa massa de ar também mantém nessas regiões as temperaturas mais elevadas, com máximas podendo chegar aos 35°C. Mesmo assim, em algumas localidades do oeste baiano, a exemplo das áreas serranas, também estão previstas baixas temperaturas, com mínimas podendo chegar aos 15ºC, principalmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

Maré - Entre a sexta-feira (16) e domingo (18), a maré deverá atingir sua altura máxima em torno de 1h e das 13h, com valores variando de 1,7 a 2,3 metros. Já as alturas mínimas deverão ocorrer por volta de 7h e das 19h, com valores variando de 0,3 a 0,7 metro. As ondas previstas para os próximos dias deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metros.


Mas/rr

15.8.13

Deputado petista reúne militância e apoiadores para debater reformas e eleições

A plenária do mandato do deputado estadual Marcelino Galo (PT) acontece neste sábado (17), no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. Militantes e apoiadores do parlamentar vão debater, durante todo o dia, temas como as reformas política, agrária e tributária, diretos humanos e as estratégias para a eleição de 2014.

“Precisamos afinar as conversas e iniciar outra fase do mandato, para aprimorar e abrir debates importantes para este momento que vivemos no país. Além de ouvir o que vem das ruas, temos que pensar em estratégias para aplicar essas demandas como o próprio diálogo da mobilidade urbana e os direitos humanos, o acesso democrático da comunicação e uma série de ações que não vamos esperar mais 30 anos para pensar em fazer. Fora que 2014 é ano de Copa do Mundo e de Eleições Gerais, então o nosso trabalho vai ser dobrado”, pontua Galo.

Segundo o parlamentar, as bancadas do partido na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) foram convidadas formalmente para participar das atividades neste sábado. São 10 deputados federais e 13 estaduais, além de prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, presidentes de Sindicatos, Cooperativas, Associações e Colônias de Pescadores, assessores parlamentares, representantes de movimentos sociais e de luta pela terra.

Na programação, os políticos presentes terão a manhã de 8h às 12h para pronunciamento, fazer balanço do mandato e apresentações culturais. No turno da tarde, de14h às 16h, acontecem as reuniões por território de identidade, apresentação dos trabalhos e diretrizes gerais.


Ascom do deputado Marcelino Galo

Terminais do Porto Sul são habilitados pela Agência de Transportes Aquaviários

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) julgou habilitados os terminais da Sociedade de Propósito Específico (SPE) do Estado da Bahia e de Uso Privativo (TUP) da Bahia Mineração (Bamin) no Porto Sul, a ser instalado em Ilhéus, sul do estado. A decisão foi publicada segunda-feira (12) na página da Antaq.
O Estado da Bahia encaminhou a documentação necessária para a análise da Antaq, após a inclusão do Porto Sul entre os 50 primeiros terminais privados interessados em obter autorização pelo governo federal, dada a nova legislação portuária. A Bamin seguiu o mesmo procedimento.
A análise da Antaq tem o papel de habilitar os interessados. Ela avalia toda a documentação apresentada, certificando-se do cumprimento de todas as exigências legais e normativas para a obtenção da autorização. Este foi o primeiro passo na nova legislação portuária e o próximo será a celebração do contrato de adesão.
O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, que monitora o Porto Sul, destacou que a publicação deste anúncio é de suma importância para a construção do Porto. “Com mais esse avanço, ficamos a poucos passos do início da obra. Tecnicamente, estamos aptos a construir e explorar o Porto, já que passamos pelas avaliações necessárias à validação do projeto. Este é um empreendimento que vai alavancar a economia baiana, além de trazer benefícios diretos à população do entorno, com desenvolvimento local e geração de emprego e renda”, disse.
Agora, a documentação segue para a Secretaria Especial de Portos (SEP) para análise final e concessão da outorga. O resultado do processo deverá ser publicado num prazo máximo de três meses. As obras ainda aguardam a Licença de Instalação (LI) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para que sejam iniciadas.

Vas/af

15.08.13

Sema investe R$ 9 milhões na elaboração do mapeamento de cobertura vegetal

A assinatura do contrato para início da elaboração do mapeamento da cobertura vegetal da Bahia se dará na reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) nesta sexta-feira (16), a partir das 9h, no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães. A aprovação dos planos de manejos de Unidades de Conservação Estaduais, e a minuta que estabelece o que é impacto local para atividades e empreendimentos em limites municipais, também serão discutidas.
De acordo com a assessora da Superintendência de Estudos e Pesquisas Ambientais da Sema, Margareth Maia, esse mapeamento propiciará uma visão detalhada sobre a cobertura vegetal de todos os biomas baianos, numa escala de 1:50.000, o que significa um marco histórico para o Estado, uma vez que o mapeamento anterior foi elaborado em 1997 numa escala de 1:100.000.
O trabalho será desenvolvido pelo Consórcio Geobahia, liderado pela empresa Geoambiente. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente está investindo R$ 9 milhões, e o trabalho tem o prazo para finalização de três anos a partir da assinatura do contrato. A minuta de resolução que dispõe sobre as atividades de impacto local será outro tema abordado.

Mas/af

15.08.13

14 de agosto de 2013

CAR capacita agricultores familiares para produção de cacau em Ibicaraí

Conscientizar agricultores familiares sobre as múltiplas possibilidades de produzir cacau de qualidade. Com esse objetivo, o Governo do estado, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), investe continuamente na capacitação dos produtores da Bahia.  
Desta vez, as atividades de qualificação chegaram aos moradores do Assentamento Santana, no município de Ibicaraí, na região sul do estado. O curso, realizado esta semana, no âmbito do programa estadual Vida Melhor, integra uma série de iniciativas da ação ‘Cacau para Sempre’, lançada pela CAR, em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 De acordo com o técnico do programa Vida Melhor/CAR, em Itabuna, Anderson Afonso, a capacitação surgiu de uma necessidade de  conscientizar os agricultores familiares de que é possível produzir um cacau de qualidade na região, sendo necessário atender a alguns critérios para se obter uma amêndoa adequada para a produção de chocolates finos.
 “Esse encontro é fundamental para o fortalecimento dessa atividade e reúne, aqui, agricultores e membros da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências [Coopfesba], responsável pela gestão da Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar da Bahia”, disse Afonso.

Oficina - Segundo o técnico da área de qualidade da Ceplac, William Souza da Silva, para obter um produto final de qualidade, com sabor e aroma agradáveis, é preciso ter uma atenção especial com o fruto, que vai desde a colheita e quebra do fruto à fermentação e secagem do cacau.


O presidente da Coopfesba, Paulo Ramiseces, ressaltou que a capacitação é importante para a conscientização dos agricultores, especialmente os cooperados. “Todo o processamento da amêndoa do cacau, a seleção e fermentação adequada do fruto também pode diminuir o tempo de produção do chocolate fino”.
A oficina também teve a participação de técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário (EBDA), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e do Centro Público de Economia Solidária (Cesol).


Fábrica - A Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do país, produz chocolates especiais apresentados nas versões de 70%, 56,6% e 46% de cacau. A unidade, localizada no município de Ibicaraí, opera em sistema cooperativado, envolvendo agricultores cadastrados na Coopfesba.
O empreendimento apoiado pela Sedir/CAR agrega valor à produção da amêndoa de cacau e já beneficia cerca de 300 famílias de produtores de cacau vinculados à agricultura familiar nos municípios de Ibicaraí, Coaraci, Buerarema, Itajuípe, Uruçuca e Floresta Azul.

14/08/13

Oas/is

Colégio da rede estadual de Itabuna é selecionado como destaque no Prêmio Gestão Escolar

O representante baiano no Prêmio Gestão Escolar 2013, selecionado como destaque estadual, é o Colégio Estadual Félix Mendonça, no município de Itabuna, na região sul.  A premiação é um reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestores competentes na educação básica do ensino público brasileiro. 
O prêmio tem como foco a melhoria na gestão e na qualidade do ensino e busca estimular as escolas públicas a mostrarem o desenvolvimento de suas gestões e incentivar o processo de melhoria contínua, por meio da elaboração de planos de ações com autoavaliações periódicas.
“Mais do que o prêmio propriamente dito, o mais importante nesse processo é o trabalho de gestão que a escola faz ao longo do ano. O prêmio, no caso, vem para fazer esse reconhecimento”, explica a diretora de Gestão Descentralizada da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Euzelinda Dantas.
No próximo dia 28, serão divulgadas as seis finalistas da etapa nacional e em 11 de outubro, acontece a cerimônia de premiação, em local ainda a ser divulgado. A representante da coordenação estadual do prêmio, Telma Holtmann, afirma que o colégio sinaliza com suas ações democráticas e participativas a realização de boas práticas exitosas.
“Só podem concorrer ao prêmio as escolas que estão dentro da média nacional do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e essa condição já aponta que o Félix Mendonça é um exemplo de projeto educacional que está dando certo”, diz Holtmann.

Comprometimento - Com 1.619 estudantes, da 5ª série ao 3º ano e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e fundamental 2 e 3, o Colégio Estadual Félix Mendonça foi uma das 98 unidades, entre estaduais e municipais, inscritas no Prêmio.
O estabelecimento de ensino foi selecionado por ter sido a que melhor atendeu os requisitos em toda a dimensão exigida pelo prêmio, como a pedagógica e administrativa.  
A partir da implantação do projeto ‘Eu quero, eu posso, eu devo combater a violência - abrace a paz e promova essa causa’, a gestão escolar buscou resgatar os seus alunos de um problema social e, com o apoio do Ministério Público e do Conselho Tutelar, “possibilitar que os jovens estudantes integrantes do grupo tenham de volta os seus estudos, sua cidadania e o seu futuro”, de acordo com a diretora Rosemeire dos Santos Guerreira.


14/08/13

Eas/is

Mata Branca leva Educação Ambiental para comunidades de Itatim

Os alunos das escolas municipais Marcos Marciel, Jesus de Nazaré, José de Alecar, Piderp e São José, localizadas no município de Itatim, participaram de uma atividade de Educação Ambiental, neste mês de agosto. A iniciativa foi realizada pelo Projeto Mata Branca, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Prefeitura de Itatim.
Foram realizadas visitas ao Viveiro de Produção de Mudas na Comunidade de Capoeiras e a Unidade Demonstrativa de Plantas Forrageiras na Comunidade de Lagoa de Tanquinho, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer como é feito a mistura com terra, areia e adubo curtido para plantar as espécies, métodos de quebra de dormência das sementes, como é feita a enxertia, como é realizado o plantio de palmas adensadas, quais foram as áreas escolhidas para recuperação e como funciona o Projeto Mata Branca na Bahia.
Dentre as espécies do Viveiro estavam o Pau-ferro, Gonçalo, Caraibeira, Murungu, Umbu, Ipê-amarelo e Umburana. De acordo com a técnica do Mata Branca, Ane Tayse Queiroz, os alunos ficaram maravilhados com a quantidade de espécies, com o sistema de irrigação e com as mudanças de características de cada região. “Foi muito emocionante. Quando chegaram, a primeira pergunta que fizeram: Porque aqui tem árvores grandes, e na minha região não tem?”
O presidente da Associação dos Produtores de Pequenos e Grandes Animais de Itatim, Deusdete, contou que ele foi uma das pessoas que desmatou bastante a região por falta de conhecimento. Mas hoje, com 57 anos de idade, já tem uma visão diferente. Só faz plantar e tenta passar esta experiência para seus filhos, netos e outras pessoas da comunidade.
A construção do Viveiro de Mudas foi uma das metas do Subprojeto Recuperação de Nascentes e Áreas Degradas da comunidade de Capoeiras. A meta prevista inicialmente era a produção de 20 mil mudas, para recuperação de nascentes e áreas degradadas na propriedade de produtores rurais da comunidade, mas a Associação atingiu a produção de 27 mil mudas. Foram cultivadas plantas nativas da Caatinga em todas as áreas previstas.
Já a Unidade Demonstrativa de Plantas Forrageiras, faz parte do Subprojeto Sistema Integrado de Quintais Produtivos da Comunidade de Lagoa de Tanquinho, executado pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Lagoa do Tanquinho.
Na comunidade de Lagoa de Tanquinho, o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Lagoa do Tanquinho, Gerson Alves,  demonstrou para as crianças como escolher as raquetes das palmas, como é realizado o plantio de palmas adensadas, quais as espécies além da palma serão plantadas na Unidade Demonstrativa de Plantas Forrageiras, e como serão utilizadas na alimentação animal.
Através deste projeto foram beneficiadas diretamente 20 famílias com cisternas, galinheiros e hortas. Além disto, a associação recebeu também uma máquina forrageira, uma máquina de quebrar licuri e uma chocadeira que irá beneficiar toda comunidade.
A Unidade Demonstrativa será composta de plantas propícias a produção de ração que será utilizada para alimentação das galinhas dos beneficiários, com destaque para a unidade de plantio de palma adensada.

Karoline Meira


Devolução dos mandatos de Jorge Amado e Carlos Marighella é marco histórico, diz Galo

Marcelino Galo durante diálogo com Carlos Marighella Filho - FOTO Keila Ramos.jpg

O deputado estadual Marcelino Galo (PT) declarou, nesta terça-feira (13), que a devolução dos mandatos de Jorge Amado e Carlos Marighella pela Câmara dos Deputados foi mais um marco para a história do país, sobretudo no que diz respeito ao período da ditadura militar. Durante sessão nesta terça, familiares de ambos os homenageados receberam simbolicamente a devolução dos mandatos. Participaram do ato parentes de outros 12 deputados federais do Partido Comunista do Brasil, que foram eleitos em 1945 para a Assembleia Constituinte de 1946 e cassados em 1948.

Além do escritor Jorge Amado e do político e guerrilheiro Carlos Marighella, também foram devolvidos os mandatos de Maurício Grabois, um dos fundadores do PCdoB, e de João Amazonas, dois personagens históricos da luta contra a ditadura do Estado Novo (1937-45) e a ditadura militar de 1964-1985. “Buscamos aqui na Bahia a devolução de nove mandatos de parlamentares cassados no período de chumbo do Brasil. O requerimento está em tramitação na Assembleia e esperamos que logo façamos um ato desses aqui no estado para devolver, mesmo que simbolicamente esses mandatos aos seus familiares”, pontua o deputado Marcelino Galo, que também é presidente da Comissão Especial da Verdade da Assembleia Legislativa da Bahia.


Ascom do deputado Marcelino Galo

13 de agosto de 2013

Ibametro constata alto índice de irregularidade em eletrodomésticos


A Operação Especial Segurança de Eletrodomésticos realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), nos dias 5 e 9 deste mês, em Salvador e no interior, constatou alto índice de irregularidade nos secadores de cabelo (24,47%) e liquidificadores (5,31%).
Outros produtos com irregularidades foram o ferro elétrico de passar roupa, com índice de reprovação de 4,87%, cafeteira e chaleira elétricas (2,59%) e batedeira elétrica (1,41%). O instituto, órgão delegado do Inmetro na Bahia, fiscalizou 63 estabelecimentos para coibir a comercialização de produtos regulamentados sem o selo do Inmetro e com programas que podem acarretar evitar acidentes de consumo. 
Nossos técnicos percorreram o comércio varejista e atacadista para checar se os produtos de certificação compulsória, listados na Portaria Inmetro 371/2009 com requisitos obrigatórios de segurança elétrica, são comercializados atendendo ao regulamento, ou seja, com um conjunto de informações obrigatórias e o selo de identificação da conformidade”, explicou o diretor-geral, Osny Bomfim, ao divulgar nesta terça-feira (13) o resultado da operação. 

Legalidade - Desde janeiro de 2013, o varejo só pode comercializar produtos dentro dos padrões definidos pela regulamentação, que contempla 144 tipos de eletrodomésticos, entre eles, alguns campeões de venda como ferros de passar roupa, secadores e pranchas de cabelo, torradeiras e sanduicheiras. 
Os fiscais inspecionaram ainda outros produtos não contemplados pela Portaria 371, sendo encontrados alto índice de irregularidades no barbeador elétrico (31,58%), espremedor de frutas (13,33%) e sanduicheira elétrica (10,67%).
Os estabelecimentos onde foram encontradas irregularidades têm até dez dias para apresentar defesa ao Ibametro e estão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhãode acordo com o artigo 9º, estabelecido na Lei n.° 9.933/99. “Os consumidores podem apresentar denúncias por meio do Disque Ibametro pelo telefone 0800-0711888.


Secretário defende mais gestão de projetos para a área de infraestrutura

O secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, disse nesta terça-feira (13), no 41º Fórum de Debates Brasilianas sobre Financiamento da Infraestrutura, no Senado, em Brasília (DF), que o problema das obras do PAC não é falta de recursos mas a falta de projetos e de gestão dos projetos. “As restrições orçamentárias e lições tiradas do PAC” foi o tema de sua palestra.
“Se tiver projeto e capacidade de executar, os recursos estão disponíveis no Orçamento da União, no mercado de capitais e nos bancos”, afirmou Gabrielli. Mas, para ele, não basta só ter projeto. “É preciso ter projeto eficiente. E, ao mesmo tempo, fazer decolar a estrutura federal nas áreas de execução e de gestão desses projetos”, destacou.
O secretário alertou para os problemas de infraestrutura dos estados do Norte e do Nordeste que crescem mais do que os estados do sul e do sudeste do país, apesar de possuírem menos infraestrutura. Chamou atenção para o fato de municípios da Bahia e do Nordeste em geral, onde a injeção do bolsa família e dos recursos da agricultura familiar fazem com que a economia regional cresça com dinamismo. Hoje, dos 417 municipíos baianos, em 262 deles, a população recebe mais recursos do bolsa família e da aposentadoria do que do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O seminário foi mediado pelo jornalista Luís Nassif , diretor presidente da Agencia Dinheiro Vivo.


12 de agosto de 2013

Meteoros Perseidas terão máxima intensidade às 2h desta terça-feira

Meteoro é visto (pouco acima do centro, à direita) em meio a estrelas no dia 12 de agosto de 2008, nos EUA (Foto: Ethan Miller/Getty Images North America/AFP)
A anual chuva de meteoros Perseidas, conhecida popularmente como "lágrimas de San Lorenzo", alcançará sua intensidade máxima às 2h da manhã (horário de Brasília) desta terça-feira (13).
As Perseidas poderão começar a ser vistas com maior clareza quando seu ponto radiante, na direção norte, sair sobre o horizonte. Será possível observar meteoros durante toda a noite, mas é a partir do nascimento da constelação de Perseu que mais meteoros vão poder ser visualizados, segundo o astrônomo Cássio Barbosa, colunista do G1. Por hora, será possível ver de 10 a 15 meteoros, de acordo com o especialista.
Isso ocorre porque, a cada ano, a Terra cruza a órbita do cometa Swift-Tuttle, que passou próximo do Sol pela última vez em 1992. Essa chuva de meteoros costuma ter sua máxima atividade entre os dias 12 e 13 de agosto, mas o fenômeno é apreciável em menor intensidade desde a segunda metade de julho até o fim de agosto.
No momento da observação dos meteoros, a Lua estará em fase crescente e será ocultada no momento em que será possível avistar os meteoros. Por essa razão, segundo assegura o Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC), em comunicado citado pela agência espanhola EFE, o satélite natural da Terra "não será um obstáculo para a observação".
As estrelas cadentes são pequenas partículas de pó de diferentes tamanhos – algumas menores que grãos de areia –, deixadas pelos cometas ao longo de suas órbitas ao redor do Sol.
Quando um cometa se aproxima de regiões interiores do Sistema Solar (onde ficam os planetas terrestres: Mercúrio, Vénus, Terra e Marte), seu núcleo formado por gelo e rochas se sublima pela ação da radiação solar. Assim, o cometa gera sua característica cauda de pó e gás, e a corrente de partículas resultante se dispersa pela órbita do cometa e é atravessada todos os anos pela Terra em seu percurso ao redor do Sol.
É nesse encontro, quando as partículas de pó se desintegram ao entrar em grande velocidade na atmosfera terrestre, que os conhecidos traços luminosos recebem o nome científico de meteoros, explica o IAC.



Adicionar legenda

Meteoro é visto no céu sobre a vila de Uklici, conhecida por suas rochas que têm formas semelhantes a silhuetas humanas, perto de Kratovo, na Macedônia (Foto: Ognen Teofilovski/Reuters)
Fonte: Globo


Plano Safra Bahia garante R$ 5,5 bilhões para a agropecuária do estado

A agricultura, pecuária e aquicultura do estado da Bahia serão contempladas com recursos da ordem de R$ 5,5 bilhões oriundos do Plano Safra da Aquicultura 2013/2014 (Plano Safra Bahia) lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri), na manhã desta segunda-feira (12), em cerimônia com a presença do governador Jaques Wagner, no Parque de Exposições Agropecuárias em Salvador.
 O objetivo do plano é apoiar os produtores rurais, proporcionando as condições favoráveis à manutenção e expansão das atividades agropecuárias, de forma competitiva e sustentável. Do total de recursos, R$ 4,3 bilhões serão destinados para o agronegócio e R$ R$ 1,2 bilhão especificamente para a agricultura familiar.
Trazendo ações voltadas para a convivência com a seca, como a recuperação dos pastos e dos rebanhos, o lançamento do plano foi marcado pela assinatura de decretos, acordos e ordens de serviço que vão fortalecer a agricultura familiar na Bahia. “A meta é, sem excluir o agronegócio, continuar fortalecendo a agricultura familiar, que dá sustento a mais de 600 mil famílias no estado”, disse Wagner.
        Além do governador Jaques Wagner e dos secretários estaduais, Eduardo Salles (Agricultura), Rui Costa (Casa Civil) e Moema Gramacho (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza) participaram do lançamento do Plano Safra 2013/2014,
o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos, e o secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini.
  
Titulação de terras – Durante o evento, o governador Jaques Wagner assinou mensagem, a ser encaminhada a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), propondo a alteração do Decreto Estadual de Terras Públicas do Estado da Bahia, que  agilizará 95% dos processos de titulação de terras, por meio da doação de áreas do estado. A proposta contempla propriedades rurais de até 50 hectares, distantes pelo menos dez quilômetros da faixa litorânea, com processos concluídos pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário da Seagri.
        Dentre as ações de convivência com a seca, foram entregues 84 máquinas e caminhões para prefeituras do semiárido baiano, assinado um convênio no valor de R$ 29,8 milhões para a compra de mais 82 retroescavadeiras para a construção de 2.600 barragens subterrâneas e outras tecnologias de captação e uso de água da chuva para a produção de agricultores familiares.
           A assinatura do convênio também autoriza a licitação para a compra das máquinas por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia (CAR), da secretaria estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).          “São ações concretas para que, com a vinda da chuva, possamos minimizar e ampliar a possibilidade de convivência com a seca e que o semiárido mantenha uma agricultura familiar forte”, afirmou Valter Bianchini.
          Para o secretário estadual da Agricultura Eduardo Salles, a ampliação das linhas de crédito para plantio, colheita e garantia de abastecimento fortalecem a região no enfrentamento à estiagem. “Ampliamos em 22% os recursos esse ano, com novos agentes financeiros e o lançamento de diversos planos de convivência com o semiárido”.
        
Cadeias produtivas - O Plano Safra 2013/2014 também prevê outras ações em benefício do segmento agropecuário do estado, como o crédito assistido, apoio às cadeias produtivas, distribuição de mudas, sementes e animais melhorados, assistência técnica e extensão rural para 335 mil agricultores familiares e o incentivo a agricultura de baixa emissão de carbono.
         Também prevê o apoio à comercialização da produção agrícola pelos programas de Aquisição de Alimentos (PAA), Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).
          Por meio do programa estadual Vida Melhor, ainda como parte das ações de apoio às atividades rurais no semiárido, serão lançados oito editais para equipar e industrializar pequenos produtores de apicultura, fruticultura, ovino e caprinocultura e mandiocultura. Especificamente para a pesca e aquicultura, o Projeto Renovar vai investir R$ 9,3 milhões na compra de 1.200 embarcações, além da produção e distribuição de alevinos.


Ggm/rn-12.08.13

Agência da Coelba de Itabuna funciona em novo endereço

A partir de hoje (12.08), a Agência de Atendimento da Coelba, em Itabuna, funciona provisoriamente em novo endereço: Avenida Amélia Amado, 58, Centro, na loja localizada no posto de gasolina, em frente à rodoviária. A agência estará neste local somente até que a reforma do SAC seja concluída. O horário de atendimento não muda: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.



Informações à imprensa:

Atenciosamente,
Adriana Teodorio
Gestora da Unidade de Atendimento a Clientes -  Itabuna
Coelba – Grupo Neoenergia
www.coelba.com.br



Getône lança primeiro CD solo

O cantor e compositor Getône Barbosa Vieira, ou simplesmente Getône, está lançando no mercado regional o seu primeiro CD. O carro-chefe desse trabalho é a música “Artista”, que leva o nome da faixa 2. O CD chega ao mercado com 19 músicas inéditas, com uma mistura de sambas, afros e uma boa pitada de reggae com um toque de jazz. Getône é músico na essência da palavra. Toca guitarra e violão e canta com a alma, além de compor a maioria dos seus trabalhos.
Nascido em abril de 1983 — no período de transição do regime militar (ditadura) para democracia — em um momento em que o Brasil vivia o seu melhor momento do Pop Rock nacional, Getône cresceu ouvindo Raul Seixas, Novos Baianos e toda a leva dos grandes cantores baianos, além das diversas bandas que surgiam a todo momento naquele Brasil que engatinhava para uma democracia plena. Paralamas, Barão, Titãs, Legião foram algumas das bandas que nasceram na mesma década de Getône, que ainda carregou toda a influência da Tropicália de Gil e Caetano e a magia de Elis Regina, entre outros.
Há 12 anos tocando profissionalmente, Getône já passou temporada em Salvador, tocando na noite soteropolitana, onde adquiriu experiência para voltar e fazer seu primeiro trabalho solo. Getône também rodou durante 6 anos por todo o litoral baiano, tocando em cidades como Porto Seguro, Itacaré, Canavieiras, Ilhéus entre outras. Nos meses de inverno Getône é presença marcante nas noites frias de Vitória da Conquista, onde acontece todo ano o Festival de Inverno, e ficou marcado pela presença de monstros sagrados da MPB no festival, onde o músico aproveita para tocar na noite e trocar experiência com músicos, arranjadores, intérpretes e compositores.
Gêtone lembra que com o advento da internet e as redes sociais, como o facebook e o youtube, fez com que o artista quebrasse fronteiras. “Hoje é possível que você esteja em qualquer lugar e toque para os mais diversos públicos pela net. Quando disponibilizo um vídeo no youtube ou no facebook, eu sei que esse trabalho pode correr o mundo. Isso para o artista é muito gratificante”, disse Getône.
Quem quiser conhecer melhor o músico Getône basta procurar por Getône no youtube ou clicar no link http://youtu.be/Dm8qo10hBgg e ouvir o mais novo sucesso do cantor.

Texto: Arnold Coelho – Fotos: Facebook Getone


Sema investe R$ 232 mil para valoração dos recursos naturais em áreas protegidas



Resguardar os serviços ecossistêmicos, que são fundamentais para a qualidade de vida da população, e promover o desenvolvimento das atividades econômicas, a exemplo da oferta de água, o turismo e lazer. Com esse propósito, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), por meio de recursos oriundos do Fundo Estadual de Recursos do Meio Ambiente (Ferfa) e em parceria com as universidades Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Federal da Bahia (Ufba), tem desenvolvido o projeto de valoração de recursos naturais em áreas protegidas.
De acordo com a coordenadora de projetos socioambientais da Diretoria de Estudos e Projetos Ambientais (Dipea) da Sema, Luciana Matos, o projeto busca identificar e valorar estes serviços, como forma de ampliar a compreensão da população sobre a importância das Unidades de Conservação (UCs).
Inicialmente, a proposta é estimar o valor econômico dos Parques Estaduais de Sete Passagens, Serra do Conduru e Serra dos Montes Altos, localizados, respectivamente, na Chapada Diamantina, e no sudoeste da Bahia.
Com o repasse do recurso pelo Ferfa as atividades foram iniciadas em outubro de 2012, com a previsão de conclusão para abril de 2014. A metodologia do trabalho nos parques seguirá pela valoração econômica de bens e serviços ambientais, o cálculo de carbono estocado, para mensurar a quantidade de carbono que a região consegue estocar, e a qualidade e quantidade de recursos hídricos.

Capacitação - Segundo Luciana, a expectativa é mostrar que as UCs não apresentam apenas ônus para o Estado - existem vantagens que podem ser mensuradas economicamente. Aliado a isso, a proposta tem por finalidade incentivar a criação de áreas protegidas e fortalecer as existentes. “O projeto inclui ainda a capacitação de técnicos da Sema/Inema, estudantes, pesquisadores para que eles obtenham informação sobre o tema e sejam multiplicadores da iniciativa nas demais UCS.