18 de março de 2016

Tempo quente e chuva passageira marcam final do verão na Bahia


As condições do tempo previstas para o final de semana na Bahia, que marcam o término do verão e o início da estação do outono, neste domingo (20), permanecem sem grande mudança. De acordo com informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), a massa de ar quente e seco continua na maioria das regiões do estado.

17 de março de 2016

Hospital de Ibicaraí divulga números de serviços prestados em 2015




Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima

A direção do hospital municipal Arlete Maron de Magalhães (HMAMM), através da sua diretora Débora Habib, disponibilizou no início da semana dados e números relativos ao ano de 2015 para serem divulgados à população local, como meio de informar o que tem sido feito pelo HMAMM em Ibicaraí. Na oportunidade Débora falou sobre o atual momento da saúde em Ibicaraí com a chegada dessa epidemia de Dengue, Chikungunya e Zika; o esforço feito pela atual administração para manter o hospital funcionando e avisa que o hospital tem mantido plantão com dois médicos e mais enfermeiras para atender a todos que chegam diariamente no HMAMM.

Mamografia pode detectar precocemente o câncer de mama




Realizar exames e se consultar periodicamente com um médico é sempre a melhor maneira para detectar precocemente várias doenças.
Considerada uma das enfermidades mais temidas pelas mulheres, seja pelos elevados índices de incidência ou pelos efeitos físicos e psicológicos que provoca, o câncer de mama é uma dessas doenças, cujo diagnóstico antecipado aumenta as chances de sucesso do tratamento.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia a recomendação é que as mulheres realizem a mamografia, a partir dos 40 anos, com periodicidade anual, até os 69 anos, e que, em casos de câncer de mama em parentes de primeiro grau, o exame seja feito 10 anos antes da idade que o familiar tinha quando a doença se manifestou. Isso porque, segundo os especialistas, em função dos avanços obtidos na medicina, o problema hoje não consiste em ter a doença mas, em não diagnosticá-la a tempo.

16 de março de 2016

Floresta Azul participa do Workshop de Segurança da Tocha Olímpica em Salvador


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Os gerentes de Esporte e Cultura da prefeitura de Floresta Azul, Waldemar Sodré e Genivaldo Pereira, estão participando, no Auditório do Ministério Público no CAB, em Salvador, do Workshop da Segurança da Tocha Olímpica. O evento teve início ontem, terça-feira (15) e transcorrerá durante todo o dia de hoje (quarta-feira).
O workshop está discutindo as estratégias de como serão monitorados todo o processo do percurso da Tocha no Estado da Bahia. Uma força tarefa atuará em todas as cidades que receberão o Revezamento da Tocha e darão suporte às equipes de segurança local nos dias em que a Tocha transitará pela cidades do nosso Estado.

Vitória da Conquista é o município mais bem saneado do Norte/Nordeste


Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, aparece mais uma vez como o município mais bem saneado, na região Norte/Nordeste, conforme a classificação do Instituto Trata Brasil no Ranking do Saneamento 2016. Divulgado esta semana, o estudo realizado pela organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) avaliou os 100 maiores municípios brasileiros e os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2014). As cidades de Salvador e Feira de Santana também foram incluídas no relatório.

No conjunto dos critérios analisados, Vitória da Conquista teve diversos destaques. Com os investimentos feitos pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), para ampliar o atendimento com abastecimento de água, o município alcançou 100% de cobertura em 2014, aparecendo em 1º lugar no ranking juntamente com outros 22 municípios. Segundo o gerente regional da empresa, José Olímpio Silveira, diante do crescimento ocupacional da cidade, nos últimos dois anos, o índice atualmente se encontra em 99,8%.

14 de março de 2016

Prefeita e presidente da Câmara de Floresta Azul participam de reunião com diretor da Embasa


Texto e foto: Ascom Floresta Azul
A prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso, e o presidente da Câmara de Vereadores, Gutemberg Cardoso Maciel, visitaram na manhã de hoje, segunda-feira, 14, a sede da Embasa em Itabuna para uma reunião com o seu gerente regional Danilo Hugo Gomes Santos.
Na ocasião os representantes do poder legislativo e executivo protocolaram um ofício e relataram as preocupações em relação a utilização da água da barragem de Floresta Azul por municípios circunvizinhos e cobraram providências para o imediato encerramento da comercialização de água tanto de entes públicos, quanto particulares, que transformaram a Estação de Tratamento de local em ponto de venda da água da barragem. Fica constatado ainda que muitas vezes a venda é feita em vasilhames inadequados para o transporte da água.

Prefeita e secretária de Educação de Floresta Azul participam de encontro em Itabuna



Ascom Floresta Azul | Educação
A prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso, juntamente com a secretária municipal de Educação, Sayonara Leão, e parte da equipe da Educação participaram na última quinta e sexta-feira (10 e 11) do II Encontro da Rede de Apoio à Educação (RAE). O encontro aconteceu em Itabuna com o objetivo de disseminar e instalar boas práticas de gestão nos municípios da Bahia. O evento foi realizado pelo Instituto Natura, em parceria com o Instituto Arapyaú, a Amurc, Uesc, UFSB e Undime – Bahia.