19 de setembro de 2015

Cras realiza encontro em Floresta Azul com o tema: Filhos, Responsabilidade dos Pais


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Social
Foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Floresta Azul um encontro com as famílias residentes na sede do município, com o tema: “Filhos, Responsabilidade dos Pais”.  O evento ocorreu na última quinta-feira, 17, das 14 às 16 horas e contou com a participação de mães, filhos e profissionais da área Social da prefeitura. O encontro teve como foco trabalhar a temática família; estimular a formação e manutenção dos vínculos familiares; fortalecer a função protetiva da família e orientar sobre a importância da família na formação do indivíduo e reforçar o potencial de cada um, lembrando as famílias sobre a possibilidade de superarem as vulnerabilidades vivenciadas no dia a dia com os filhos.

18 de setembro de 2015

CAR lança editais que priorizam a participação de mulheres nos projetos

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), lançou três editais que tem como critério de pontuação para classificação da proposta a participação de mulheres nos subprojetos. Dentre os editais estão os de seleção de subprojetos orientados para o mercado da cadeia produtiva do leite; de apicultura e meliponicultura; e de subprojetos socioambientais.

Agricultores familiares têm até domingo para aderir ao Garantia Safra


Termina neste domingo (20) o prazo de inscrição do Garantia-Safra 2015/2016, safra de verão. Os agricultores familiares baianos devem procurar um dos Serviços Territoriais de Apoio a Agricultura Familiar (Setaf), já instalados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), ou nas secretarias municipais de Agricultura, ou ainda na sede dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (SDR), para validar sua inscrição, informando a área para o plantio. 

O Garantia-Safra é um seguro social com o objetivo de garantir condições de sobrevivência a agricultores familiares que tiverem perda de, no mínimo, 50% da lavoura (feijão, milho, arroz, mandioca e algodão), nos municípios atingidos por seca ou excesso de chuva.

Tocha olímpica vai passar por 26 cidades baianas


A tocha olímpica, um dos símbolos das Olimpíadas, chega ao município de Porto Seguro, no sul da Bahia, no dia 19 de maio de 2016 e vai percorrer 26 municípios do estado. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (17), durante o 4º Encontro de Prefeitos, realizado em Guarajuba, no Litoral Norte.

Presente ao evento, o ministro do Esporte, George Hilton, ressaltou que a passagem da tocha olímpica integra e mobiliza todo o país. “Os olhos do mundo estarão voltados para cada uma das cidades por onde vai passar a tocha. É a oportunidade de mostrar as belezas naturais, manifestações culturais e atrações turísticas de cada uma dessas cidades”, frisou.

O secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, lembrou que foi formado na Bahia um Grupo de Trabalho das Olimpíadas, formado por 12 secretarias de Estado. “Além do evento da passagem da tocha, vamos sediar 10 jogos de futebol dos Jogos Olímpicos. A realização de grandes eventos esportivos no nosso estado, como o Campeonato Mundial Júnior de Luta Olímpica, realizado em julho, ajuda a criar a clima olímpico que vamos viver em 2016”.

17 de setembro de 2015

CRI faz reunião com secretários para reduzir gastos nos próximos 90 dias em Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A Comissão de Recursos Internos (CRI) da prefeitura de Floresta Azul fez uma reunião no período da manhã de ontem, quarta-feira, 16, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com os secretários municipais, para avaliar o orçamento municipal, que tem tido constantes quedas de receitas, provenientes da grave crise econômica que atinge o Brasil, estados e principalmente os municípios. A CRI fez um balanço da arrecadação, queda de receita e da aplicação de recursos nesses nove meses do ano de 2015, bem como um planejamento financeiro para que as secretarias e demais órgãos da atual administração possam reduzir gastos nos próximos três meses.

Ibicaraí – Secretários participaram de importante reunião para discutir a passagem da Tocha Olímpica.



Durante toda última quarta-feira (17), os secretários de Administração Frederico Habib, de Infraaaestrutura Leildo Santana e de Cultura Luis Henrique Gerbase Sampaio (Lula), participaram de um importante encontro, que foi realizado no auditório da UPB na capital Salvador, para tratar de assuntos relevantes a passagem da Tocha Olímpica por Ibicaraí.
O encontro o ocorreu na sede da UPB em salvador e contou com a presença de representantes dos municípios da região sul e sudoeste da Bahia que irão receber o comboio com a tocha olímpica.

Valmir chama a defesa de Gilmar Mendes sobre doação empresarial de “completo absurdo”



O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) se pronunciou sobre o voto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, declarado nesta quarta-feira (16), a favor do financiamento privado de campanhas políticas. Mendes ficou com o processo durante um ano e cinco meses, devido um pedido de vista. Assunção considerou a defesa de Mendes totalmente incoerente e criticou a decisão do magistrado. “Já é um completo absurdo um ministro do STF defender doação empresarial de campanha, mas fiquei estarrecido ao ver que ele [Mendes] usa como argumento que as empresas devem poder doar para os candidatos para ‘atingir seus interesses’”, dispara Valmir. O placar da votação, que começou em 2013, está agora em 6 votos a 2 contra as doações.

16 de setembro de 2015

Secretário de Educação de Ibicaraí participou com o CME da apresentação do projeto MPEDUC


Texto e fotos: Ascom Ibicaraí | Sec. de Educação
O secretário municipal de Educação de Ibicaraí, professor Uildo Batista, participou, junto com a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), professora Rosália Reis, o representante do Caqs-Fundeb professor Antonio Narciso, a representante do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e a professora Aislan Santos, de uma reunião na última quinta-feira, 10, na Procuradoria da República – Ministério Publico Federal em Ilhéus. O encontro foi para apresentação do projeto Ministério Público pela Educação (MPEDUC). A reunião foi presidida pelo Procurador Federal da República, Dr. Tiago Modesto Rabelo.

Coordenadores Pedagógicos de Floresta Azul comemoraram o seu dia


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação
Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de Floresta Azul comemoraram, na noite da ultima sexta-feira, 11, o Dia do Coordenador Pedagógico. Alguns funcionários da SMECDLJ se reuniram nas dependências do restaurante e Bar do Ataliba (em Ibicaraí) para celebrar a data. Vale lembrar que o Dia do Coordenador Pedagógico é o 22 de agosto, mas, por conta da agenda da Secretaria a confraternização só aconteceu no dia 11. O encontro contou com a participação dos coordenadores, diretores e secretários pedagógicos do município que ao final do encontro cotizaram as despesas.

Ceep Amev Ilhéus promove feira de ciências e tecnologia social


O Centro de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro de Melo Vieira (Ceep Amev), em Ilhéus, no sul da Bahia, vai realizar nos dias 21 e 22 de setembro a III Feira Ilheense de Ciências e Tecnologia Social – (Feicitecs). O evento ocorrerá no hall de eventos do Centro de Convenções de Ilhéus; e abrangerá também o II Inovar e a I Feira de Ciências do Núcleo Regional de Educação (NRE 05), que tem como tema 'O Conhecimento Transformando em Realidade'. 

Bicho-preguiça é resgatado por técnicos do Inema em Itabuna


Um bicho-preguiça comum, fêmea adulta, foi encontrado na última segunda-feira (14), em Itabuna, cidade onde está localizada a Unidade Regional Sul do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O animal foi achado em área urbana, mais especificamente na Avenida J.S. Pinheiro, em um poste de luz.

A preguiça foi recolhida pelo 4º GBM e encaminhada pelos técnicos do Inema André Nascimento e Maria Luiza de Deus para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Porto Seguro, local onde vem recebendo atendimento especializado. A espécime apresenta bom estado de saúde geral, porém demonstra indícios e comportamento de que estava sendo criada em ambiente doméstico.

III Feira das Profissões da Uesc começa nesta quinta-feira


A III Feira das Profissões da Universidade Estadual de Santa Cruz será aberta nesta quinta-feira(17), às 8h30, em solenidade que contará com as presenças da reitora Adélia Pinheiro, do vice-reitor Evandro Freire, pró-reitores, diretores de Departamentos e de Colegiados de Cursos, no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto. A Feira é uma das ações da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), com o apoio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Está sendo esperado um público de mais de quatro mil estudantes do ensino médio de escolas da área geoeducacional da Uesc. 

15 de setembro de 2015

Dia Mundial da Doença de Alzheimer


MUTIRÃO FAZ DIAGNÓSTICO PRECOCE GRATUITO DE ALZHEIMER

No dia 19.09, cerca de 600 pacientes com idade acima 60 anos serão atendidos por uma equipe multidisciplinar e farão a primeira fase da avaliação diagnóstica
II SIMPÓSIO NACIONAL DAS DOENÇAS COGNITIVAS

No dia 20.09, no Auditório Alfredo Brito, na Faculdade de Medicina da UFBA, no Terreiro de Jesus, um simpósio reunirá grandes especialistas no assunto

Seminário sobre CEFIR vai acontecer na Faculdade Montenegro, em Ibicaraí


Texto: Arnold Coelho – Imagem: internet
Vai acontecer amanhã, (quarta-feira, 16) a partir das 8:30h até às 13:00h, nas dependências da Faculdade Montenegro, em Ibicaraí o seminário sobre Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rural (CEFIR) e a Revitalização da Bacia do rio Cachoeira. O evento será realizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia; as secretarias municipais de Agricultura dos municípios de Ibicaraí e Floresta Azul; a diretoria de Meio Ambiente de Ibicaraí, em parceria com a empresa Estrutural Estudos e Projetos, o Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA-BA) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O seminário busca atender a comunidade rural de Ibicaraí e Floresta Azul, com a troca de informações e esclarecimentos sobre o cadastramento no CEFIR, e todos os proprietários e pré-cadastrados deverão comparecer para receber instruções e orientações sobre os próximos passos para o recebimento do benefício.

Valmir pede saída de Paupério e rigor na investigação contra a prefeitura de Salvador



A notícia do desvio de cerca de R$ 40 milhões nos cofres da prefeitura municipal de Salvador deixou o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) indignado. Nesta terça-feira (15), após saber que o atual prefeito ACM Neto (DEM) ainda não decidiu pela demissão do secretário de Gestão, Alexandre Paupério, envolvido, segundo denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), nos desvios de recursos da Secretaria de Educação, Valmir pediu rigor nas investigações. Paupério era dono de, ao menos, três empresas que tinham contratos com o município e recebiam recursos via convênio.

Prefeita participa de reunião na Amurc para discutir crise financeira dos municípios


Texto e foto: Amurc - Ascom Floresta Azul

As constantes quedas no repasse de recursos da União e do Estado para os municípios de todo o país tem levado os prefeitos a tomarem medidas emergenciais para manter a execução de serviços essenciais à população. Na última sexta-feira (11), a prefeita de Floresta Azul, dra. Sandra Cardoso participou de uma reunião na sede da Amurc com alguns prefeitos do Sul da Bahia com o objetivo de encontrar uma solução para a atual crise financeira, fruto do sub-financiamento dos Programas Federais.
Os municípios são os grandes executores dos Programas Federais. Além de todos serem subfinanciados, grande parte está sem correção da inflação. Em vários casos, os municípios gastam 2/3 a mais do que recebem para a execução destes programas, que atualmente, somam 397 em todo o país.

13 de setembro de 2015

Infraestrutura continua recuperando a estrada vicinal da região do Jacarandá



Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antonio Lima
A secretaria municipal de Infraestrutura de Ibicaraí intensificou os trabalhos na estrada vicinal da região do Jacarandá. Os trabalhos começaram na manhã do último sábado (5), e durante a última semana uma retroescavadeira foi deslocada para a estrada para abrir e desobstruir um trecho da estrada que estava alagada, além de escavar cascalho que está sendo usado no cascalhamento da estrada.