14 de setembro de 2013

Ibicaraí Sedia a primeira aula pública da UFSB- Universidade Federal do Sul da Bahia


Texto e fotos: Andre Luiz (Puba)
Na tarde da última sexta-feira (13), nas dependências do CELEM – Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães, aconteceu à primeira aula pública da UFSB – Universidade Federal da Bahia, onde se tratou de assuntos relacionados ao colégio universitário que será implantado em Ibicaraí.
E para isso se fizeram presentes o reitor da UFSB Dr. Naomar Almeida que estava acompanhado da vice-reitora a professora Joana Guimarães também se fizeram presente o deputado federal Geraldo Simões que foi o relator da criação da UFSB, o deputado estadual Rosemberg Pinto o prefeito Lenildo Santana que também é o presidente da AMURC, o CAP. PM Brito Júnior representando a 63ª CIPM/IBICARAÍ, secretários de governo de Ibicaraí, vereadores, representantes dos municípios de Coaraci, Santa Cruz da Vitória, Firmino Alves, Camacan e Itajuípe.
O professor Naomar realizou uma brilhante aula, onde elucidou tudo e a todos concernente ao funcionamento da UFSB, todos ficaram conhecendo o revolucionário método de ensino, os participantes  interagiram por meio de perguntas, sanando assim as suas duvidas.
Ainda aconteceu um homenagem póstuma à professora Célia da Paz. Este evento aconteceu graças ao empenho de Soares Neto e da Assessoria de Comunicação de Ibicaraí  com Riedson Trindade.
“Esta é a maior conquista do povo baiano e principalmente do povo ibicaraiense e de todosda região cacaueira”.Disse oprefeito Lenildo Santana.
“Sinto-me honrado em participar destemarco histórico da educação da Bahia”. Disse oDeputado estadual Rosemberg Pinto.

“Ser o relatordesta brilhante eimportante criação que é a UFSB me faz feliz principalmente por saber da importância desta instituição para o povo baiano”.  Disse o Deputado Federal Geraldo Simões.









12 de setembro de 2013

A assistência social e o Crás de Ibicaraí entregam diplomas aos formandos de seus respectivos cursos


A Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Ibicaraí fizeram a entrega, na tarde do dia 12, às 14:00 horas, na sede do CRAS, situada na rua Barão do Rio Branco, s/n, dos certificados dos cursos de capacitação às alunas de Ibicaraí e do distrito da Vila Santa Isabel, que foram realizados durante o terceiro trimestre de 2013.  Os cursos oferecidos foram: Corte e Costura, Cabeleireiro, Bordados, Pinturas em tecido e Confecção de bonecas.
A responsável pelo CRAS, a Assistente Social Evaniela Dias, declarou, antes da entrega dos diplomas: ”Estes cursos são uma maneira de vocês conseguirem mais independência financeira. Ponham em prática o que vocês aprenderam aqui, pois acredito que os cursos são importantes e existem grandes possibilidade de vocês formarem uma Associação para comercialização do que aprenderam a produzir”.
A Coordenadora do CRAS, Joilda Andrade, disse que ”Cada vez que entregamos um diploma, estamos mais uma vez atingindo o objetivo principal da Assistência Social, que é auxiliar o indivíduo para que ele mesmo promova sua própria autonomia”, destacou Joilda. Ela também lembrou: “Entregando estes diplomas, cumprimos o nosso papel, afinal a Assistência Social é para quem dela precisar”, finalizou Joilda.
De acordo com a professora de costura, Maria Senhora, todos estão qualificados para executar o que aprenderam e fazer dos cursos uma forma de renda extra. “Espero que todos levem adiante as técnicas passadas. Avalio que o aprendizado durante o curso foi mútuo, e a troca de experiências foi essencial para todos nós”, afirmou.
Para a formanda Soelia Farias, participar do curso foi fundamental para seu crescimento, “Além de aprender eu ocupei um tempo que eu tinha vago e pude fazer amizades. Só tenho a agradecer pela oportunidade”, declarou entusiasmada.
A assistente Social Evaniela Dias e a coordenadora do CRAS Joilda Andrade, juntamente com toda a equipe, vem trabalhando em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibicaraí, na busca de mais cursos que venham beneficiar não só a população de Ibicaraí, como também dos distritos do município. Logo após a entrega dos diplomas, foi servido um lanche com muitos salgados e refrigerantes para os convidados, que lotaram o salão de recepção.



Joilda Andrade e Evaniela Dias

Professora Maria Senhora e aluna

Aluna Soelia Farias

Texto e fotos: Antonio lima





Ibicaraí – Os Demolay sempre fazendo o bem sem olhar a quem.

 Texto e fotos: Andre Luiz (Puba)  
O capitulo Ibicaraí da Ordem Demolay nº 290, realizou ação filantrópica na noite da última segunda-feira (11), do distrito da Saloméa, na oportunidade contou com o apoio do Clube de mães, dos  Escudeiros da Távola Redonda, e, da patrocinadora a Loja Maçônica Obreiros do Areópago.
   Os Demolay de Ibicaraí, verdadeiramente, estão compromissados com a questão social de seu município, sempre atuantes e fazendo o bem sem olhar a quem.

 “Pretendemos realizar estas ações, junto à comunidade mais carente com maior frequência, mas dependemos do apoio da comunidade e do comercio, pois, é muito importante para nos como jovens, estar realizando este tipo de ação”. Disse o Mestre Conselheiro Mairinke Prado.

Município de Pau Brasil ganha posto do CrediBahia e do SineBahia

A população do município de Pau Brasil, no sul do estado, passou a contar, nesta quinta-feira (12), com um posto do CrediBahia e outro do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia), vinculados à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Com o CrediBahia, pequenos empreendedores, como fabricantes de doces e derivados do cacau, e índios Pataxós, que produzem artesanato rico e variado, podem impulsionar os seus pequenos negócios, tomando empréstimos com juros de 0,64% ao mês.

As novas unidades do CrediBahia e do SineBahia em Pau Brasil estão localizadas no Centro Administrativo Luiz Nogueira de Souza, no mesmo prédio onde funciona o Centro Público de Desenvolvimento Social e Economia Solidária Josefa Isidro dos Santos. O programa CrediBahia integra as ações do Vida Melhor, que busca a inclusão socioprodutiva dos baianos, executado pela Setre, com a parceria da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Sebrae/Bahia e prefeituras.
 Já nesta sexta-feira (13), o município beneficiado pelo CrediBahia será Igrapiúna, também no sul do estado. Localizado a 331 km de Salvador, o município tem mais de 13 mil habitantes, e o setor de serviço é o destaque de sua economia por causa de suas lindas praias.  O novo posto do CrediBahia de Igrapiúna está localizado na Rua João Paulo II, no prédio da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC). A inauguração será às 10h, mas antes, às 9h, também a audiência pública, na Câmara Municipal para apresentação do programa à população.
De 2002, ano, de sua criação, até agosto deste ano, o CrediBahia já liberou R$ 192,7 milhões, por meio de 112.412 mil contratos e está presente nos 26 Territórios de Identidade. Com as duas novas unidades (Pau Brasil e Igrapiúna), o programa CrediBahia atinge a marca de 178 postos, garantindo a expansão dos pequenos negócios, dinamizando a economia do interior do Estado com acesso fácil ao crédito.









Constatado um caso de scrapie na Bahia

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) confirmou um caso de paraplexia enzoótica dos ovinos e caprinos (scrapie) no estado. Os sintomas da doença foram identificados em um ovino da raça dorpper, em uma propriedade localizada no município de Feira de Santana. Após exames laboratoriais que confirmaram o diagnóstico, o animal morreu. A scrapie ataca o sistema nervoso central desses animais, levando-os invariavelmente à morte.
O caso registrado na Bahia acometeu o ovino adquirido de uma fazenda que já tinha ocorrido casos de scrapie e estava em fase final de saneamento. “O fato de ter sido um macho não ofereceu maiores riscos para a ovino-caprinocultura estadual, porque a transmissão desta enfermidade ocorre principalmente através da ingestão de restos da placenta de fêmeas contaminadas ou do pasto infectado com esses restos placentários”, disse o coordenador do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), José Neder.
Scrapie é uma doença causada por um príon (proteína infectante) que ataca o sistema nervoso central em caprinos e ovinos. No Brasil a doença foi registrada pela primeira vez em 1985, no Rio Grande do Sul, e até o momento mais quatro estados constataram casos da doença – Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Os principais sintomas são perda de apetite e de coordenação motora, prurido (coceira) e movimentos repetitivos. A equipe da Adab isolou imediatamente o animal doente ao ser notificada pelo médico veterinário responsável pela fazenda sobre a ocorrência de foco da scrapie.
“A Adab vem trabalhando em conjunto com os criadores na prevenção da scrapie para manter a Bahia no primeiro lugar no ranking nacional na produção de caprinos e o segundo rebanho de ovinos”, disse o diretor de defesa sanitária animal da agência, Rui Leal.
A doença é considerada de notificação obrigatória e suas ocorrências ou suspeições devem ser imediatamente informadas às autoridades de defesa sanitária animal no estado.
                                                    

ras/om            12.9.13

11 de setembro de 2013

Bahia ficará fora do horário de verão 2013/2014

O governador Jaques Wagner declarou, nesta quarta-feira (11), que a Bahia não vai participar do horário de verão 2013/2014. "Nós fizemos uma experiência no ano retrasado, houve uma reação muito grande, então, independente daquilo que eu acho, eu tenho que ouvir a ampla maioria da população. A rejeição foi muito grande. Então esse ano, como no ano passado, a Bahia se mantém fora do horário de verão", afirmou. Pesquisas feitas pelo Governo apontam que a maioria dos baianos, principalmente os trabalhadores, não é favorável ao horário de verão.

Gas/af

11.09.13

Trio da Huanna é atração na 14ª edição do Festival da Cachaça em Abaíra

Produtores, beneficiadores, empresários, agricultores e apreciadores da aguardente se reúnem no 14ª edição do Festival da Cachaça de Abaíra, que acontece desta quinta-feira a domingo (12 a 15), no município do centro sul baiano, com o apoio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri).
A empresa divulgará as técnicas de manejo, cultivo e aproveitamento da cana de açúcar e seus subprodutos na alimentação humana e animal. O evento contará com a presença do secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, e do presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.
A EBDA atuará também nas demonstrações da fabricação de derivados da cana e realizará palestras e cursos sobre a produção da cachaça durante o Seminário Sobre a Cadeia Produtiva de Cana de Açúcar. O evento, que abre a programação do festival, nesta quinta, será realizado na Biblioteca Municipal, no centro da cidade.
Agrônomos da EBDA realizarão palestras sobre crédito rural e renegociação de dívidas dos agricultores familiares e reestruturação da cadeia produtiva da cana de açúcar e seus derivados na agricultura familiar.
 “Cerca de mil agricultores familiares da microrregião de Abaíra produzem não só a conhecida Cachaça de Abaíra, mas também outros derivados da cana como a rapadura, melaço e o açúcar mascavo. Abordaremos peculiaridades da produção da localidade”, destaca o chefe do escritório local da EBDA e palestrante, Nelson Pereira.  

Criado em 1987, o Festival da Cachaça de Abaíra é um dos tradicionais eventos da Chapada Diamantina. Na parte festiva, Fabio Júnior está entre as atrações mais esperadas. Outros nomes como Amanda Santiago e Trio da Huanna prometem agitar ainda mais a festa.

10 de setembro de 2013

Criação de codornas na agricultura familiar tem assistência técnica da EBDA

O agricultor familiar que possui criação de codornas ou deseja ingressar nesse mercado pode contar com a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). No estado, a criação de codornas (coturnicultura) tem apresentado um crescimento acentuado nos últimos anos.
Os principais fatores que contribuem para este desenvolvimento são o sabor exótico de sua carne, responsável por iguarias finas e sofisticadas, e o baixo custo para implantar uma pequena criação, que pode se tornar uma fonte de renda complementar para os agricultores familiares. Outro fator analisado é o técnico-econômico, que torna a cultura ainda mais atrativa, já que as aves atingem rapidamente a idade de postura.    
                                                                                   

ras/om             10.9.13

Sema lança Programa Estadual de Educação Ambiental

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) entregará à sociedade nesta quinta-feira dia (12), a partir das 9h, no Auditório da Secretaria de Educação da Bahia (SEC), o Programa Estadual de Educação Ambiental (PEA). O Programa é um dos instrumentos previstos na Lei de Educação Ambiental da Bahia, que contém as diretrizes e estratégias para implementação das ações e projetos ambientais em todo o território baiano.
De acordo com a diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Sema, Zanna Matos, "a partir de agora, os educadores passam a ter um documento que servirá de referência para desenvolver e conduzir as atividades ambientais no Estado".
O lançamento contará com a presença dos secretários estaduais do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e da Educação, Osvaldo Barreto Filho, o superintendente de Pesquisas e Estudos Ambientais da Sema, Luiz Ferraro, e ainda terá a participação do mestre em educação, Fábio Cascino, que abordará  a temática “Política Pública de educação ambiental: perspectiva transdisciplinar na educação e na gestão ambiental”.

Processo de Construção Elaborado no período de 2009 a 2010, através da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea), a construção do PEA seguiu uma metodologia democrática por meio de consultas públicas, oficinas e videoconferências. As atividades contaram com a participação de representantes dos 26 territórios de identidade do estado.

Mas/RR

10.9.13

Água para Todos vai investir mais R$ 135 milhões no Semiárido brasileiro

Mais de 41 mil famílias em 336 municípios do Semiárido Nordestino passam a ser beneficiadas pelo programa Água para Todos com a assinatura, nesta terça-feira (10), de termos de compromisso, pela presidenta Dilma Rousseff. Os estados beneficiados são Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O governador da Bahia, Jaques Wagner, esteve presente à cerimônia de assinatura, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.
A iniciativa faz parte do Plano Brasil sem Miséria e visa universalizar o acesso e uso de água para populações carentes. Devem ser investidos R$ 135 milhões em 1.042 sistemas simplificados de abastecimento de água, como cisternas, kits de irrigação e pequenas barragens pluviais.
No estado baiano serão beneficiados 45 municípios com a construção de 135 sistemas de abastecimentos simplificados.
          O Programa Água para Todos foi desenvolvido pelo Governo da Bahia e, em 2011, o modelo foi adotado pelo governo federal, como parte do Brasil Sem Miséria. Com isso, as ações já promovidas na Bahia foram ampliadas para outros estados brasileiros.
De acordo com a presidenta Dilma Rousseff, o objetivo é, até 2014, levar água para 750 mil famílias, principalmente do semiárido brasileiro. Entre os projetos desenvolvidos pelo programa estão construção de sistemas de abastecimentos de água, barragens, poços artesianos e entrega de cisternas. Segundo a presidenta serão mais de R$ 5 bilhões aplicados até o final do próximo ano a fim de ampliar a oferta de água na Região Nordeste.

Glt/RR

10.9.13

8 de setembro de 2013

O município de Ibicaraí comemora o 7 de setembro

Texto e fotos: André Luiz Evangelista
Na manhã de sábado (07), quando todo o país comemorou a sua independência, em Ibicaraí não foi diferente, a prefeitura municipal organizou um desfile para comemorar o 7 de Setembro.
Presente no palanque oficial prefeito Lenildo Santana acompanhado da primeira dama Ângela Santana, o Deputado Estadual Rosemberg Pinto, o secretário de Cultura Lula Sampaio com sua esposa Terezinha Sampaio, o secretário de Saúde Antônio Pinheiro Farias, o secretário de Finanças Heliomar Barberino, a secretária de Educação Fabiane Lyra, o comandante da 63ª CIPM/IBICARAÍ Major PM Waldilson Cerqueira, o Sub-Comandante Capitão PM Brito Júnior, Tenentes e Aspirantes PM além de vereadores.
O desfile saiu da quadra de esporte e percorreu as avenidas Professor Otávio Monteiro e São Vicente de Paula. Os pelotões especiais da Policia Militar iam à frente e deram um brilhante show a parte, demonstrando técnicas de abordagem de altíssimo nível. Em seguida veio o Castelo da Tabula Redonda, seguidos dos Demolay e dos Maçons com destaque aos Graus 33, em seguida a Fanfarra do colégio Ana Nery e depois da Fanfarra, os colégios de Ibicaraí desfilaram representados por seus alunos.

Muitos foram os homenageados pelos colégios na avenida, pessoas que passaram pela história de Ibicaraí e deixaram a sua marca e também pessoas que ainda encontram-se a deixar a sua marca, como é bom homenagear as pessoas em vida.