19 de dezembro de 2015

Programa Saúde na Escola atende alunos da rede pública municipal



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

Na última quinta-feira (17), o Programa Saúde na Escola (PSE) organizou o último mutirão de exames oftalmológicos do ano de 2015 para alunos dos colégios José da Silva Cardoso, Centro Educacional de Floresta azul, Dolores Cervino e João Alves, escolas que fazem parte da rede pública municipal de Floresta Azul. 44 alunos da rede municipal passaram por consulta e exame oftalmológico de Acuidade Visual, Refração, Biomicroscopia de Fundo e Fundoscopia.

18 de dezembro de 2015

Secretaria de Saúde de Floresta Azul inicia campanha de combate a Dengue


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde
A prefeitura municipal de Floresta azul, através da Secretaria Municipal de Saúde e do departamento de Endemias e Vigilância Epidemiológica deram início a uma campanha contra a Dengue, visando prevenir a criação e proliferação do mosquito Aedes aegypti no município. A campanha teve início sexta-feira, 11, com a equipe da UBS Marcelina Bispo visitando as residências dos bairros Teta Matos e Zeli Teixeira. Na terça-feira, 15, foi a vez da equipe da UBS Heleno Braz visitar as residências do bairro Antonio de Ângelo. Na quarta-feira, 16, quem entrou em ação foi a equipe da UBS Eduardo Mamede, que fez vistorias nos imóveis do centro da cidade. Quinta-feira, 17, a ação aconteceu no distrito de Santa Terezinha (Coquinhos) com a participação da equipe da UBS Pompilho Borges.

Governo do Estado recebe licença para iniciar obras do Porto Sul


A Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) para a construção do Porto Sul, na região de Ilhéus, foi concedida ao Governo do Estado da Bahia e as obras na região já podem iniciar. "É um projeto extraordinário, o maior e mais importante da Bahia nos últimos 50 anos. O porto vai permitir a implantação de novos empreendimentos no interior do estado e até mesmo no centro-oeste do país", destacou o governador Rui Costa nesta quinta-feira (17).

O documento, liberado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) nesta quarta-feira (16), está vinculado à Licença de Instalação e é último passo para a liberação das obras do empreendimento. "Faltava o último documento e agora podemos colocar a mão na massa", acrescentou o governador, que anunciou viagem à China em 2016 para garantir a parceria necessária à realização da obra: "Esta semana me reuni com empresários chineses e eles voltaram a confirmar interesse no projeto. Na última semana de fevereiro, devo viajar à China e assinar o contrato para eles entrarem na obra do Porto Sul", afirmou Rui.

16 de dezembro de 2015

Qualifica Bahia entrega certificados a alunos em dez municípios


Trezentos e sessenta novos trabalhadores de dez municípios baianos receberam, esta semana, certificado do Programa Qualifica Bahia, executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). São jovens alunos, de 18 turmas, de 10 diferentes cursos ministrado nosTerritórios de Identidade do Médio Sudoeste, Vitória da Conquista e Sertão Produtivo, nos municípios de Arataca, Belo Campo, Caculé, Jacaraci, Itapetinga, Macarani, Caatiba, Itororó e Itambé.

Os jovens foram capacitados para atuar nas áreas de Informática Básica, Manutenção de Microcomputadores, Culinária, Panificação, Pedreiro e Eletricista Predial. Comemorando a certificação na área de manutenção de microcomputadores, Mateus Prates, morador de Caculé, destacou a importância do curso para entrar no mercado de trabalho. “Precisamos crescer ainda muito mais em nossa profissão, porque a concorrência no mercado é muito grande, e eu vou sempre procurar me aperfeiçoar”.

ONG Psoríase Brasil realiza cadastro nacional de portadores da doença




A ONG Psoríase Brasil – União das Associações de Portadores de Psoríase do Brasil – foi criada em 2010 com o propósito de apoiar portadores da doença pela disseminação de informações sobre a enfermidade, lutar contra o preconceito e pela busca de tratamentos adequados a serem oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bem como pela implementação de políticas públicas eficazes voltadas a esses pacientes, que só no Brasil somam mais de cinco milhões de pessoas. A organização nacional surgiu informalmente em 2004 a partir da formação de um Comitê de quatro Associações Regionais, na luta pela causa e, hoje, congrega oito associações e quinze mil pacientes e está formalizada. No portal –www.psoriase.org.br - a entidade divulga informações e realiza um cadastro para conhecer e auxiliar portadores de psoríase. A ONG também está aberta para receber e apoiar associações que trabalham isoladamente no Brasil em prol da causa.

Parceria entre prefeitura e ex-funcionários do antigo banco Econômico recupera ramal


Texto e fotos: Arnold Coelho
A secretaria Municipal de Infraestrutura de Ibicaraí recuperou um ramal na região dos Batistas (depois do Bairro Bela Vista). O ramal liga a fazenda de Renilson (o popular Reni) à região dos Batistas e tem aproximadamente três quilômetros de extensão. O serviço foi feito com patrolamento, cascalhamento e abertura de canaletas e aconteceu entre os dias 9, 10 e 11 desse mês (quarta, quinta e sexta-feira).

15 de dezembro de 2015

Cras de Floresta Azul realiza confraternização natalina



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | CRAS-AMI

A Prefeitura Municipal de Floresta Azul, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou uma confraternização de Natal para os participantes inscritos nos programas do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). A confraternização aconteceu durante todo o dia e uma parte da noite de quarta-feira, 09, na sede do Cras, localizado na Avenida Raimundo Silva Cardoso, próximo ao estádio de futebol.

14 de dezembro de 2015

Governo da Bahia assina protocolo de intenções com o Reino Unido


O governador Rui Costa e representantes de diferentes secretarias estaduais receberam, na tarde desta segunda-feira (14), o Embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, para a assinatura de protocolo de intenções entre os dois governos. O documento oficializa as intenções de fortalecimento da cooperação entre o Estado da Bahia e o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido nas áreas de educação, infraestrutura e saúde públicas.

A princípio, as ações prioritárias que serão resultado do protocolo serão direcionadas às áreas de saúde e educação, mas a médio e longo prazo outros setores também serão objeto de cooperação entre os dois governos. 

Universidade Federal do Sul da Bahia recebe novas instalações


A inauguração de novas instalações, ampliações e reformas do campus do Sosígenes Costa, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, no extremo sul, na manhã desta segunda-feira (14), representam melhoria e novos investimentos no ensino superior público do estado. A cerimônia de entrega aconteceu no auditório da instituição, com a presença do governador Rui Costa, do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, acompanhados pelo reitor Naomar de Almeida Filho.

No evento, o governador ainda assinou o protocolo para a continuação das obras do Centro Cultural e Eventos de Descobrimento (CCED), além da ordem de serviço para construção Núcleo Pedagógico do município de Itabuna, um projeto comprometido com a sustentabilidade e instalações modernas. Antes da cerimônia, a comitiva conheceu o campus Sosígenes Costa.