2 de maio de 2015

Bactéria resistente já é ameaça global, diz OMS

GENEBRA- A resistência a antibióticos se transformou em uma “ameaça global” e doenças que eram curadas com relativa facilidade até há pouco tempo podem voltar a matar cerca de 10 milhões de pessoas até 2050. O alerta faz parte de um plano que será apresentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) neste mês, na esperança de combater a resistência.

1 de maio de 2015

Comitiva de técnicos e agricultores de Floresta Azul visitam CRF em Tancredo Neves



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Agricultura
A prefeitura Municipal de Floresta Azul, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do seu secretário, Valter Rubens Alcântara Santos, em parceria com a Ceplac e os Agentes de Desenvolvimento, Alcimar e Alberto, e mais 31 agricultores familiares (entre eles representantes de algumas associações) do município, fizeram uma caravana na quarta-feira, (22/04), até o município de Presidente Tancredo Neves, onde visitaram a Casa Familiar Rural - CFR, Fazenda Escola, que formam jovens (Técnicos Agropecuários) e futuros empresários rurais para trabalhar com qualidade no meio rural.

CRAS de Ibicaraí inicia cursos profissionalizantes



Texto e fotos: Ascom Ibicaraí | Cras

A Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), deu início na última segunda-feira, (27 de abril), diversos cursos totalmente gratuitos (pintura em vidro, bordado, corte e costura, artesanato e tapeçaria). As aulas acontecem durante todos os dias da semana, nos turno da manhã e tarde. Os cursos acontecem na sede do Cras de Ibicaraí (prédio José Nery de Santana), situado à Rua João Pessoa, 124 e no Cras da Vila Santa Isabel.

30 de abril de 2015

Previsão para o feriado prolongado é de céu encoberto e chuvoso em grande parte do estado


O serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informa que as condições do tempo, previstas para o final de semana prolongado, por conta do feriado do Dia do Trabalhador, nesta sexta-feira (1º), continuam influenciadas pelo calor e pelos elevados índices de umidade. Com isso, o predomínio será de céu encoberto e chuvoso em praticamente todas as regiões da Bahia.

PSE de Ibicaraí vai implantar o NUTRISUS na alimentação infantil das creches municipais


 

Texto e fotos: Ascom Ibicaraí

 

O Programa de Saúde na Escola (PSE) de Ibicaraí, através das Secretarias de Educação e Saúde promoveu na quinta-feira, 23, uma palestra com a Nutricionista Genna Louyse, para enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS), diretores, professores e cozinheiras das creches municipais de Ibicaraí, Santa Izabel, Bernadete Barros, Tércia Borges, Raimunda Mota e Belizana Pereira, sobre a implantação do NUTRISUS, que é uma estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó, visando potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais.

AMI de Floresta Azul promove manhã festiva


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Social
A Secretaria de Assistência Social de Floresta Azul, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e do programa de Atenção à Melhor Idade (AMI), organizou uma manhã festiva para o grupo da Melhor Idade, denominado “Grisalhos e Felizes”. O evento aconteceu na manhã de quarta-feira, 29, e foi realizado no espaço da Casa Mário José da Rocha, localizada à Rua Tiradentes s/n, e na Praça Antônio de Ângelo, que fica nas proximidades.

Parceria entre o Executivo e Legislativo traz técnicos do Inema para palestra em Ibicaraí



Texto e fotos: Arnold Coelho

Uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Câmara de Vereadores de Ibicaraí trouxe três técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para ministrarem uma palestra sobre o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rural (CEFIR), o que corresponde ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ação partiu do secretário municipal de Agricultura, José Alves de Souza (Louro), do Diretor de Meio Ambiente, Álvaro Caldas e do Vereador e presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Ibicaraí, Osaná Crisóstomo.

29 de abril de 2015

Doença misteriosa é descoberta por pesquisadores baianos com apoio da Fapesb


Os pesquisadores Gúbio Soares e Silvia Sardi, do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), descobriram um novo vírus que está causando sintomas semelhantes aos da dengue e assustando a população baiana. A descoberta foi possível graças ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que disponibilizou recursos por meio do Programa de Apoio à Pesquisa para o SUS (PPSUS). O Zika Vírus foi identificado esta semana em amostras de sangue de pacientes de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), por uma técnica chamada RT-PCR. 

Fábricas calçadistas reocupam últimos galpões antigos e investem no sudoeste baiano


O secretário em exercício da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães, acompanhado do ex-secretário James Correia, vai assinar, às 9h da quinta-feira (30), os últimos contratos dos galpões que serão ocupados pelas companhias Lia Line e Renata Mello, na Câmara Municipal de Itapetinga. Todos os 18 galpões industriais, fechados pela Vulcabras/Azaléia, foram reocupados no Sudoeste da Bahia. Em apenas dois dos galpões - em Itati, distrito de Itororó, e em Itapetinga - não funciona uma nova fábrica de calçados, mas uma fundição e uma indústria têxtil.

Nos demais 16, distribuídos entre os municípios de Itapetinga, Itororó, Firmino Alves, Itambé, Caatiba, Macarani, Potiraguá, Itarantim, Maiquinique, Ibicuí e Iguaí, se consolida, e cada vez mais se expande, um polo industrial de calçados femininos dominado pelas marcas Lia Line, Bárbara Krás e Renata Mello, todas elas originárias de Santa Catarina, transportando para a Bahia a pujança do Vale do Rio Tijucas, a 70 km de Florianópolis - um dos maiores polos industriais de calçados femininos do país. Além das três novas indústrias calçadistas, a fábrica da Vulcabrás/Azaléia sediada em Itapetinga continua a produzir normalmente, com 5.800 trabalhadores empregados.
 

Gamesa Eólica vai ampliar indústria na Bahia em junho


Os bons ventos que sopram na Bahia têm estimulado a economia por meio da produção da energia eólica. O presidente da Gamesa Eólica, Edgard Corrochano, esteve reunido com o governador Rui Costa e o secretário em exercício da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães, na tarde de terça-feira (28), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde apresentou os futuros projetos eólicos na região. 

Câmara atenta contra defesa do consumidor ao pôr fim aos rótulos de transgênicos, diz Valmir



O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) usou as redes sociais para demonstrar sua indignação contra o Projeto de Lei 4148/08, que acaba com a exigência do símbolo da transgenia nos rótulos dos produtos transgênicos no país. A peça, do deputado ruralista Luiz Carlos Heinze (PP-RS), foi aprovada no plenário da Câmara Federal, nesta terça-feira (28), por 320 votos a favor e 135 contra.

Saiu data e local para avaliação física da seleção pública dos candidatos a ACE em Ibicaraí



Texto: Ascom Ibicaraí

A prefeitura de Ibicaraí, através do Diário Oficial, aditivo n° 002/2015, do edital n° 003/2015, itens 7.4 a 8, convoca os 76 candidatos para a seleção pública dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) para a Avaliação da Capacitação Física Laboral.

28 de abril de 2015

Juventude Rural da SDR participa de festival do segmento em Brasília


A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da assessoria especial da Juventude Rural, participa, até esta quinta-feira (30), em Brasília, do 3º Festival da Juventude Rural. O evento reúne cinco mil jovens brasileiros e do exterior, dos quais 300 baianos de 25 territórios de identidade.

Secretário de Educação de Ibicaraí participou de Fórum de Debates na UESC


Texto: Arnold Coelho – Foto: Divulgação
O secretário de Educação de Ibicaraí, Uildo Batista, participou durante toda a segunda-feira, 27, no auditório Jorge Amado, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), do Fórum de Debates ‘As Políticas e as Reformas Educacionais no Contexto Atual’, com o tema: Os Planos Municipais de Educação no Contexto do Sistema Nacional de Educação.

Professor da Uesc lança livro sobre economia no sul da Bahia


A economia do sul da Bahia se soergueu da crise induzida pelo setor terciário, agora responsável por seu dinamismo. É o que constata o professor Elson Cedro Mira, do Departamento de Economia e pró-reitor de Administração e Finanças da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no livro ‘Mudança Institucional e Reconversão Produtiva no Sul da Bahia’, que lança nesta quarta-feira (29), às 19h, no Auditório Jorge Amado, da instituição.

27 de abril de 2015

Bons jogos marcaram o início do Campeonato de Futebol de Areia em Floresta azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Esporte
O torcedor florestense está podendo acompanhar, torcer e vibrar de perto com o I Campeonato Society de Futebol de Areia Masculino de Floresta Azul, promovido pela Gerência de Esportes do município. O campeonato está sendo realizado na quadra de areia anexa do campo de futebol Pompílio Silveira, localizado nas imediações do trevo da entrada da cidade.
O campeonato, denominado “23 de abril”, teve início na última quinta-feira, 23, (dia da cidade), com 08 equipes. A primeira rodada teve dois jogos, com a equipe do Rio Bahia vencendo o Geo Matrix pelo placar de 5 X 2, e a Escolinha Anjo do Futebol (EAF) perdendo por 5 a 2 para o São Caetano.

Fábricas calçadistas reocupam galpões antigos e investem no sudoeste baiano


Publicado; abril 24, 2015 | Autor: Palavra Digital 
O Governo do Estado conseguiu reocupar, no sudoeste da Bahia, todos os 18 galpões industriais fechados pela Vulcabras/Azaleia. Em apenas dois dos galpões – em Itati, distrito de Itororó, e em Itapetinga – não funciona uma nova fábrica de calçados, mas uma fundição e uma indústria têxtil. Nos demais 16, distribuídos entre os municípios de Itapetinga, Itororó, Firmino Alves, Itambé, Caatiba, Macarani, Potiraguá, Itarantim, Maiquinique, Ibicuí e Iguaí.
Com isso se expande um polo industrial de calçados femininos das marcas Lia Line, Bárbara Kras e Renata Mello, todas originárias de Santa Catarina, transportando para a Bahia a potência do Vale do Rio Tijucas, a 70 km de Florianópolis – um dos maiores polos industriais de calçados femininos do país. Além das três novas indústrias calçadistas, a fábrica da Vulcabrás/Azaleia sediada em Itapetinga continua a produzir normalmente, com 5.800 trabalhadores empregados.

Redução de ICMS para voos amplia destinos no interior da Bahia


Sancionado em 2013 com o objetivo de estimular a malha aérea regional, o decreto que reduz a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível (querosene) para voos regionais de 17% para até 7% contribuiu para a ampliação do número de municípios beneficiados com linhas regulares.

Atualmente, a Bahia possui nove aeroportos que oferecem rotas comerciais no interior do estado, nas cidades de Ilhéus, Porto Seguro, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Valença, Lençóis, Barreiras, Paulo Afonso e Vitória da Conquista. O secretário da Fazenda da Bahia, Manoel Vitório, avalia que os resultados atestam os efeitos positivos do incentivo fiscal oferecido ao setor. “O Governo do Estado entende a importância do transporte aéreo regional para o desenvolvimento do turismo e da economia baiana. A medida é vantajosa, sobretudo, para a população", explica.

Secretaria de Agricultura recebe sementes para a Agricultura Familiar em Ibicaraí


Texto e fotos: Arnold Coelho
A Secretaria de Agricultura de Ibicaraí recebeu do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura (Seagri) e a Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), 800 quilos de sementes (400 de milho e 400 de feijão) do Programa de Distribuição de Sementes (Safra Inverno 2015). Esse Programa beneficia diretamente os territórios de identidade Litoral Norte, Agreste Baiano, Portal do Sertão, Recôncavo, Litoral Sul e Extremo Sul.
As sementes estão provisoriamente no prédio da prefeitura e serão entregues no dia 8 de maio (sexta-feira), quando será inaugurada a sala da Secretaria de Agricultura do município, no anexo da rodoviária. De acordo com o secretário de Agricultura, José Alves de Souza (Louro), a ideia é convidar em torno de 100 agricultores para um café da manhã, onde será mostrada a sede da Secretaria e entregue as sementes. Cada agricultor receberá quatro quilos de sementes (dois de milho e dois de feijão).