12 de maio de 2012

Mensagens Dia das Mães

Mãe é o amigo mais verdadeiro que temos quando a dificuldade dura e repentinamente cai sobre nós; quando a adversidade toma o lugar da prosperidade; quando os amigos que se alegram conosco nos bons momentos nos abandonam; quando os problemas complicam-se ao nosso redor, ela ainda estará junto de nós, e se esforçará através de seus doces preceitos e conselhos para dissipar as nuvens de escuridão, e fazer com que a paz volte aos nossos corações.
Washington Irving

Iniciada pavimentação asfáltica da rua Siqueira Campos em Ibicaraí

Na tarde da última terça-feira (08), o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, assinou a ordem de serviço para o asfaltamento das avenidas Acelino Prudente de Moraes e São Vicente de Paula e da rua Siqueira Campos, em toda sua extensão (da BR-415 até São Vicente de Paula). Os trabalhos tiveram início na manhã de hoje (sábado 12), com a primeira camada de asfalto na rua Siqueira Campos. A obra está em ritmo acelerado, como mostram as fotos abaixo.
A Paviservice, empresa responsável pela obra, colocou a disposição várias máquinas e funcionários e pretende concluir essa etapa nesse final de semana. Está sendo dada uma camada de asfalto para nivelamento e em seguida uma segunda camada finalizando a obra.
Na avenida Acelino Prudente de Moraes, além do asfalto, será feita toda a rede de esgoto; a avenida São Vicente de Paula será asfaltada no trecho duplicado, a partir da entrada do hospital regional. Essas duas avenidas têm data para início das obras a partir da próxima segunda-feira, 14.
“São obras prometidas em campanha que tenho o orgulho de estar cumprindo a promessa. O mais importante é ver nos olhos dos moradores a volta do orgulho de morar em Ibicaraí e poder dizer que nossa cidade está no caminho do desenvolvimento”, disse o prefeito Lenildo Santana.  





Texto e fotos: Arnold Coêlho

11 de maio de 2012



Itacaré e Uruçuca apostam no Porto Sul para geração de emprego e renda


O município de Itacaré, no litoral sul da Bahia e com 25 mil habitantes, é considerado um dos principais destinos turísticos do país. As belas praias e a natureza exuberante atraem turistas do Brasil e do exterior. Mas a cidade não se mantém apenas com a atividade turística, o que resulta num número elevado de pessoas desempregadas e em ocupações irregulares nos morros, já que na última década houve uma forte migração para a cidade.
Para os moradores da cidade, a implantação do Porto Sul, projeto do Governo da Bahia, que terá investimentos de R$ 3,4 bilhões, é a oportunidade de gerar um novo ciclo de desenvolvimento regional. O empreendimento está em fase de licenciamento ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e de realização de audiências pública.
A primeira foi realizada em Ilhéus e reuniu cerca de 3.700 pessoas. No período de 28 deste mês e 2 de junho acontecerão nos municípios de Uruçuca, Itacaré, Itabuna, Itajuipe, Coaraci e Barro Preto. Com a concessão da licença ambiental, o Governo do Estado e a Bahia Mineração, que terá um terminal de uso privado, poderão dar inicio às obras.

Decreto orienta ações dos gestores estaduais no período eleitoral


O Diário Oficial do Estado publica, neste sábado (12), decreto do governador Jaques Wagner determinando aos agentes públicos estaduais e observância das normas eleitorais, devido às eleições municipais deste ano de 2012.
Para orientar os agentes públicos, a Casa Civil e a Procuradoria Geral do Estado elaboraram uma cartilha com as recomendações da legislação, o calendário e o que é vedado aos gestores no período eleitoral.

Vas/af
11.05.12

Prorrogadas inscrições para vagas de cursos do Programa Na Trilha das Artes


As inscrições do programa Na Trilha das Artes, que seria encerradas nesta sexta-feira (11), foram prorrogadas até o próximo dia 25. O programa oferecerá cursos gratuitos com 400 horas de duração e será executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre), em parceria com a Secretaria de Cultura e apoio da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), por meio da Coordenação de Juventude.
Lançado este ano pelo Governo do Estado, o programa Na Trilha das Artes oferecerá cursos gratuitos com 400 horas de duração, e disponibilizará 500  para jovens entre 16 e 29 anos.
A capacitação contemplará as áreas de Agente de Cultura e Animador Cultural, Culturas Digitais e Mobilização de Redes Sociais, Introdução às Técnicas de Palco, Introdução à Produção Cultural, Costura Cênica: Estamparia de Tecidos, Técnicas de Silk-Screen e Design Gráfico, Introdução ao Vídeo, Introdução a Fotografia e Cenotecnia.

Distribuição das vagas – Para Salvador o programa está disponibilizando 200 vagas. As inscrições podem ser efetuadas na unidade central do SineBahia, Avenida ACM, Edifício Torres do Iguatemi, 3.359, e também no Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina, na Unidade Pacificadora de Polícia do Calabar, no Instituto Mauá, no Pelourinho, e na Base Comunitária de Segurança da Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário da capital.
          No interior são oferecidas 300 vagas e as inscrições podem ser feitas nas unidades locais do SineBahia, nos municípios onde os cursos serão ministrados. São disponibilizadas 40 vagas para Feira de Santana,  20 vagas para Valença, 40 para Jequié, 60 para Vitória da Conquista, 60 para Porto Seguro, 60 para Itabuna e 20 para Ilhéus.
          Para se inscrever o interessada deve ter idade entre 16 a 29 anos,  que esteejam cursando ou já tenham concluído ensino médio. Os documentos exigidos para inscrição são carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do Programa Bolsa Família do responsável e comprovante de escolaridade.

Tas/rn – 11.05.12

Conferência de Meio Ambiente em Conquista discute gestão de recursos hídricos


A gestão das águas e rios dos Territórios de Vitória da Conquista e Médio Sudoeste foi assunto apontado como prioridade pelos representantes municipais durante a Conferência Territorial de Meio Ambiente, realizada na quinta-feira (10), na Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (ADTR), em  Conquista.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Itapetinga, Carlos Souza Costa, a cidade realizou a conferência municipal em janeiro deste ano e, na etapa territorial, a cidade levou a preocupação de se construir políticas públicas para os rios de Itapetinga, em especial o Rio Caculé, que banha diversos municípios do território e passa por um processo grande de degradação.
          Nos próximos dias 16 e 10 serão realizadas conferências territoriais em Amargosa e Alagoinhas, e no dia 15, no município de Seabra. Até o momento, aconteceram 10 eventos em cidades-polo do estado, que contou com a participação de mais de mil pessoas.      

11/05/12
mas/is

Seminário sobre jogos eletrônicos inscreve trabalhos até terça-feira


Os interessados em apresentar trabalhos no VIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: Construindo Novas Trilhas têm até terça-feira (15) para fazer as inscrições.
Para participar, devem enviar resumo do trabalho para o e-mail games@comunidadesvirtuais.pro.br, seguindo as orientações recomendadas.
O evento acontece nos dias 9 e 10 de julho, no Auditório Jurandyr Oliveira, no Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador.

eas/om         11.05.12

Silvano Salles e Top Love na Micareta de Jussari


Entre os dias 17 e 20, Jussari recebe mais uma edição da Micareta Cacau Fest, evento que já entrou para o calendário de grandes festas da região. Realizado pela Prefeitura Municipal na praça 9 de janeiro, a festa apresenta como a principal atração o cantor Silvano Salles, o que promete levar uma multidão para a cidade.
A festa será aberta com o evento Jussari Gospel, ainda na quinta-feira (17), quando sobem ao palco as bandas Shalon e Agnus Dei, em noite de louvor e adoração a Deus. Sobre a Micareta 2012, os shows terão início na sexta-feira (18), com as bandas Top Love, Tomaki e Fascinação. Para o sábado (19), a grande atração será o cantor romântico Silvano Salles, que promete novos e antigos sucessos. A noite ainda terá a presença do grupo Jade e banda Arrastão, e DJ. A última noite de festa, no domingo (20), levará para o palco o cantor Netinho do Forró, a banda Biskui e o cantor seresteiro Gero. Atrações locais completam a programação durante todas as noites.
Ainda na programação da Micareta de Jussari, a Amurc realiza sua reunião Itinerante no município na tarde da sexta-feira, a partir das 14 horas. Completando a programação, o domingo será marcado por um Encontro de Motociclistas, com almoço para o grupo que deve reunir participantes de toda região.

Dia das Mães
Marcando o mês da emancipação política, já que Jussari comemorou 27 anos no último dia 9 de maio, a Prefeitura Municipal vem promovendo diversas ações neste período. Inaugurações, solenidades cívicas, desfiles da Fanfarra Municipal (Famuj), estão entre os destaques. Para este domingo (13), quando é comemorado o Dia das Mães, a cidade também receberá uma programação especial.
Em Jussari, a partir das 10 horas, uma homenagem às mães está agendada para a Câmara Municipal, com apresentações de dança, de música, doação de brindes e brincadeiras. A partir das 16 horas, o Dia das Mães será comemorado no distrito de Areia Branca, onde uma festa encerra as atividades. A atividade terá participação do Grupo Amazonas do Country.  
Toda programação é realizada pela Prefeitura Municipal de Jussari. “Estamos felizes em podermos proporcionar estas festas e ações comemorativas em Jussari. É a Prefeitura Municipal valorizando o povo jussariense”, declarou a prefeita Neone Barboza.

Jack Simões- Ascom Jussari

9 de maio de 2012

Detran fará o 1º leilão/2012 de veículos em Salvador e no interior


A partir desta quinta-feira (10) até o próximo dia 20, os interessados em participar do primeiro leilão de carros de 2012, a ser promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), poderão visitar os veículos nos locais onde se encontram depositados, somente em dias úteis, no horário 8h,30 às 12h e das 13:30 às 17h.
O evento tem como objetivo reduzir o número de automóveis que estão ocupando os pátios da sede do Detran em Salvador e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). Em Salvador o leilão será realizado no próximo dia 28, vindo a seguir os  municípioa de Irecê, no dia 30, Conceição do Coité, no dia 1º de junho, Lauro de Freitas e Feira de Santana, no dia 4 também de junho.
Cópia integral do Edital de Notificações estará disponível gratuitamente nos locais onde irão acontecer os leilões. Os moradores da capital que quiserem ter acesso ao documento podem se dirigir ao setor de Protocolo do Detran-BA, na sede do órgão, localizada no bairro de Pernambués, em Salador.
 Os interessados também podem ter acesso ao edital pelo site institucional www.detran.ba.gov.br, ou ainda no escritório do leiloeiro oficial, Arthur Ferreira Nunes, na Avenida Governador João Durval, 101, casa 7, Condomínio Vitória Residence, em Feira de Santana, pelo site www.nordesteleiloes.com e por último solicitando pelos e-mails arthurfn@msn.com ou arthur@nordesteleiloes.com.

Aas/rn – 09.05.12

Sociedade e governo da Bahia discutem políticas públicas para moradores de rua


Entidades civis e órgãos públicos baianos que trabalham com população de rua estarão reunidos, nesta quinta-feira (10), num encontro promovido pelo Programa Bahia Acolhe, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Com o tema ‘Tecendo redes: interconectando os serviços do estado da Bahia para a população em situação de rua’ o evento começa às 9h, na Ação Social Arquidiocesana (ASA), no Garcia.
A meta principal da iniciativa, segundo a secretária interina da Sedes, Mara Moraes, é fortalecer a rede de atenção a esse segmento social. “O que se pretende é aproximar sociedade e gestores das diversas políticas setoriais, no sentido de construir um fluxo dinâmico de atendimento a esse público”. 
Entre os assuntos em discussão, as possíveis fragilidades e potencialidades existentes na perspectiva dos prestadores dos serviços e também algumas ações concretas do Governo do Estado para o ano de 2012, com o objetivo de fortalecer a rede de atenção ao segmento.

           Recém instituído pelo governo estadual, o Bahia Acolhe prevê a implantação de centros de serviço e assistência 24 horas na capital e nos maiores municípios do interior.
Com a meta de reduzir em pelo menos 50% o número de pessoas em situação de rua nos próximos anos na Bahia, o programa, primeiro do gênero no país, vai investir, este ano, R$ 2,4 milhões.  Apenas em Salvador vivem nas ruas cerca de três mil pessoas e, no estado, aproximadamente quatro mil.

09/05/12
das/is

Itacaré, Uruçuca, Itabuna, Itajuípe, Coaraci e Barro Preto, municípios na área de abrangência do Porto Sul


         O governo da Bahia está realizando durante esta semana reuniões preparatórias para audiências públicas para apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do Porto Sul e do projeto do empreendimento. As audiências acontecerão entre os dias 28 deste mês e 2 de junho, em Itacaré, Uruçuca, Itabuna, Itajuípe, Coaraci e Barro Preto, municípios na área de abrangência do Porto Sul.
         As reuniões estão sendo realizadas nas seis cidades onde serão feitas as audiências e, além de apresentar o projeto a lideranças políticas, empresariais e comunitárias, mobilizam a sociedade organizada para as audiências públicas. Em Itabuna, o encontro, ocorrido na tarde de ontem (8), reuniu cerca de 150 pessoas na Câmara de Vereadores.
          Em outubro de 2011, a audiência pública no Centro de Convenções de Ilhéus reuniu 3.700 pessoas, sendo considerada pelo próprio Ibama uma das maiores realizadas pelo órgão em todo o Brasil.

8 de maio de 2012

Governo oferece R$ 74 mil em prêmios para ideias inovadoras e ações de voluntariado


‘Se você faz sem pensar no prêmio, nós pensamos por você’, destaca a campanha, lançada pelo Governo do Estado, para convidar os servidores públicos estaduais a participar dos prêmios Boas Práticas e Servidor Cidadão, que oferecem, no total, R$ 74 mil. Serão destacadas ideias inovadoras aplicadas com êxito no ambiente de trabalho e ações de voluntariado que contribuem para melhorar a vida na comunidade, respectivamente.
Os prêmios já contemplaram dezenas de servidores nos últimos anos. Cada um deles oferece uma premiação de R$ 10 mil para o 1º lugar, R$ 7 mil (2°) R$ 5 mil (3º), R$ 3 mil (4º), R$ 2 mil (5º) e R$ 1 mil para as histórias colocadas entre o 6º e o 10º lugares.
São reservados, além disso, mais R$ 10 mil para uma das instituições, sem fins lucrativos, que tenham projeto ou ação selecionados entre os cinco primeiros colocados do Prêmio Servidor Cidadão.

          As inscrições acontecem de 1º de junho a 1º de julho. O funcionário pode acompanhar as notícias no Portal do Servidor - o canal TV Servidor traz ainda as histórias dos vencedores de outras edições -, onde também será publicado o link para o cadastramento das inscrições. Quem precisar de mais informações pode ligar para (71) 3115-9966 ou enviar e-mail para premios@saeb.ba.gov.br.

          A campanha convida os servidores a participar ou a identificar colegas de trabalho que desenvolvam ações relacionadas aos prêmios. “Caso tenha uma experiência relacionada a uma dessas premiações, não deixe de participar. Se conhece alguém com este perfil, repasse a informação".

08/05/12
aas/is

Bahia terá R$ 54 milhões da União para sistemas de dessalinização da água


A Bahia será beneficiada com 385 sistemas de dessalinização de água, com investimentos de R$ 61 milhões, sendo R$ 54 milhões do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e cerca de R$ 6 milhões de contrapartida do Governo do Estado, para serem executados entre 2012 e 2014.
Nesta terça-feira (8), em Brasília (DF), o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, anunciou a assinatura do acordo para o Programa Água Doce, com o MMA. Inicialmente, o acordo prevê as regras que irão orientar as localidades beneficiadas pelos sistemas de dessalinização recuperados ou instalados pelo programa. Em seguida, será realizado um convênio para a construção e recuperação de dessalinizadores.
“Hoje, temos inúmeras comunidades que sofrem com desabastecimento de água, com poços perfurados de água imprópria para consumo, alguns não permitem nem consumo animal. A instalação dos dessalinizadores permitirá uma cobertura maior para abastecimento humano” afirmou Spengler.
O Programa Água Doce tem como objetivo ampliar o acesso à água no semiárido, garantindo água potável para consumo humano, com construção de cisternas e sistemas coletivos de abastecimento; além dos dessalinizadores, visando a preservação do meio ambiente.
O convênio entre o Estado da Bahia e o MMA será assinado em junho próximo, quando será liberado o novo recurso, que vai ajudar a enfrentar, com medidas estruturantes, os efeitos da seca que assola mais de 200 municípios baianos.
Outro aspecto importante é que esse recurso pode reforçar algumas ações emergenciais contra a seca. Como a instalação dos sistemas será em toda na área do semiárido, e em municípios que estão em estado de emergência, o secretário falou da possibilidade de adotar critérios mais simplificados de contratação dos serviços ganhando tempo agilizando o processo de implementação do programa.
“O Programa Água Doce é uma ação que reúne um processo mais estruturante e vem em apoio as ações de combate a seca nesse momento”, concluiu Spengler.

Mas/af
08.05.12

Avaliação Ambiental Estratégica do extremo sul baiano será apresentada nesta quarta-feira


O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), apresenta nesta quarta-feira (9), na Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), das 14 às 18h, os resultados da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) do extremo sul da Bahia, um instrumento de planejamento, que tem como proposta analisar estrategicamente os investimentos para evitar, reduzir ou compensar qualquer implicação adversa e potencializar as oportunidades positivas destinadas ao território baiano.
A realização do trabalho no extremo sul está sendo motivada pelos investimentos previstos para a região e segue as orientações do Conselho Estadual de Meio Ambiente da Bahia (Cepram), que prevê a avaliação ambiental de políticas, planos e programas governamentais.
“Temos como foco o desenvolvimento sustentável, sem esquecer dos possíveis conflitos e implicações socioambientais associados à implantação desses empreendimentos”, afirmou o diretor de Políticas e Planejamento Ambiental (Dippa) da Sema, José Pondé Junior.
A Avaliação Ambiental é um estudo que serve de apoio para a tomada de decisões relacionadas a proposições de caráter estratégico, atreladas a objetivos de médio a longo prazos, que tenham como referencial os princípios do desenvolvimento sustentável. Como instrumento de política e gestão ambiental, avalia políticas, planos e programas de governo.

08/05/12
mas/is

I Festival da Juventude reuniu jovens de 47 municípios em Conquista


            ‘Fazer parte em toda parte’. Este foi o tema do I Festival da Juventude de Vitória da Conquista, que aconteceu entre os dias 04 e 06 de maio e reuniu na cidade representantes de mais de 47 municípios baianos, que aproveitaram o evento para debater a construção e consolidação das políticas públicas para a juventude.
Fruto da interação do poder público com a sociedade civil, o festival teve uma programação diversificada que marcou os três dias do evento e contou com mais de três mil participantes, com destaque para a efetiva participação dos jovens nos debates.
O festival foi aberto no Centro de Convenções da cidade, com a presença do prefeito do município, Guilherme Menezes, do secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, do reitor da Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), Paulo Roberto Pinto, do presidente do Conselho Estadual da Juventude  (Cejuve), Juremar Oliveira, do coordenador de Políticas da Juventude, Vladimir Costa, e, dentre outros, o teólogo Leonardo Boff.
Com cerca de 306.866 habitantes, Vitória da Conquista é considerada a terceira cidade do estado e tem mais de um quarto de sua população composta por jovens, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A juventude local teve importante participação na programação do evento, que foi encerrado na noite do dia 06 com um show do grupo Mundo Livre S/A e RO rapper Criolo.

Qas/rn-08.05.12

Estudante de direito da Uesc tem trabalho premiado em evento internacional


Ativismo Judicial sob a Égide do Estado Democrático de Direito Brasileiro: Entre a Teoria e a Prática no Supremo Tribunal Federal é o título do artigo com o qual Gabriele Araújo Pinheiro, estudante do curso de direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), conquistou o primeiro lugar no X Congresso Internacional de Direito Constitucional.
O evento foi promovido pela Escola Brasileira de Estudos Constitucionais (Ebec) nos dias 25 e 28 de abril deste ano, no Centro de Convenções de Natal, Rio Grande do Norte.
Gabriele está no nono semestre do curso e integra o Grupo de Pesquisa Institucional em Direitos Humanos e Fundamentais, do Departamento de Ciências Jurídicas da Uesc, é discente pesquisadora de projeto de iniciação científica (IC) e estagiária da Defensoria Pública do Estado da Bahia, na comarca de Ilhéus.
Ela integrou um grupo de 11 estudantes, selecionados em nível nacional, que apresentou seus artigos no evento, e já havia conquistado o segundo lugar no congresso de 2011.
O evento é considerado pela comunidade jurídica um dos maiores encontros de direito constitucional do Brasil. Este ano, teve a participação de quatro mil congressistas, entre acadêmicos e operadores do direito, e um seleto grupo de palestrantes nacionais e internacionais reunidos pela Ebec. Entre os palestrantes, o ministro Gilmar Ferreira Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

eas/om       08.05.12


Bibliotecas municipais recebem recursos para modernizar acervo e estrutura


Estantes de aços, mesas e cadeiras para os leitores e 1.300 novos livros para cada biblioteca. Esses são alguns dos itens que compõem a nova realidade de acervo e de estrutura de modernização de bibliotecas públicas municipais do Estado da Bahia, com investimento de R$5.500 milhões para 100 unidades.
O projeto de modernização dessas bibliotecas é uma ação do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação Pedro Calmon/SecultBA. Os equipamentos contam com tecnologias modernas e contribuem para o estímulo à leitura e o acesso ao livro, além de proporcionar conforto e qualidade para os leitores.
No quesito estrutural, as unidades ganham tapetes, circulador de ar, pufs, quadros de avisos, estantes de aços, mesas e cadeiras. O prazo de modernização das bibliotecas finaliza no mês de junho desse ano.

Cas/rn-07.05.12

Ibametro realiza Operação Especial Dias das Mães


O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) realiza desta segunda (7) até sexta-feira a Operação Especial Dia das Mães em Salvador e no interior. O objetivo é verificar os produtos têxteis da linha feminina vendidos em estabelecimentos formais, como lojas e supermercados. As roupas estão entre os artigos mais procurados para presentear as mães, que serão homenageadas no próximo domingo (13).
A ação acontece em todo o país, sob a coordenação do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade (Inmetro), que atua na fiscalização por meio de órgãos delegados nos estados. A operação visa identificar o cumprimento da regulamentação que exige a inclusão, na etiqueta do produto, de informações citadas em língua portuguesa sobre dados do fabricante ou importador, composição do tecido e cuidados de conservação em roupas e demais artigos têxteis.
Os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades nos produtos serão notificados para enviar cópias dos documentos fiscais de origem e apresentar defesa ao Ibametro no prazo de até dez dias. As lojas que não cumprir as exigências estarão sujeitas a multas que variam de R$ 100 a R$ 60 mil. Os consumidores podem denunciar irregularidades ao Ibametro pelo 0800-071-1888.

ias/om       07.05.12

Em três dias Saúde em Movimento realizou 929 cirugias de catarata em Ubaitaba


Iniciada em 2 de maio, a etapa do Saúde em Movimento na cidade de Ubaitaba já realizou, até o último domingo, 2.034 consultas em oftalmologia e 929 cirurgias de catarata. Esses números se somam às mais de 65 mil cirurgias de catarata e as 280 mil consultas realizadas desde o início do Saúde em Movimento.
A ação no município será acompanhada, nesta terça-feira (8), pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla. O atendimento segue até esta terça (8) e está sendo realizado no Hospital São Vicente de Paula.
Com uma equipe composta por médicos, técnicos e assistentes, o Saúde em Movimento prevê a realização em Ubaiataba de  sete mil consultas e 1500 cirurgias. O público-alvo para o atendimento são pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular, e alunos do Programa Topa (Todos pela Alfabetização).
Os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia. O Saúde em Movimento tem como objetivo levar ações de saúde às diversas regiões do interior do Estado, necessitadas desse tipo de atendimento.
A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda.


Sas/rn – 07.05.12

Congresso reúne secretários municiais de saúde para discutir o SUS na Bahia


III Congresso Estadual das Secretarias Municipais de Saúde e Prefeituras da Bahia, de 21 a 23 deste mês de maio, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.
Secretários municipais de saúde, prefeitos, trabalhadores, técnicos e estudantes da área da saúde participam do congresso, cujo tema central será “Os Desafios do SUS à Luz do Decreto 7.508/11”.
As inscrições podem ser feitas no banner no site do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (www.cosemsbahia.com.br) ou no link http://cosemsbahia.com.br///arquivo.cfm?arquivo_id=2194. Todos os secretários estão pré-inscritos, porém para garantir a inscrição gratuita devem preencher a ficha em anexo, imprimir e assinar (enviar por fax para o Cosems-BA – 71 33718703) ou digitalizar e enviar para o endereço congressocosemsbahia@gmail.com e/ou congressocosemsbahia2012@gmail.com). Para os demais interessados, as inscrições têm desconto de 40% até o próximo dia 15.

Sas/af
07.05.12

Parceria Sesab/SBD formará recursos humanos para atenção a diabetes


A Bahia foi o segundo estado brasileiro contemplado com o projeto ‘SBD vai ao gestor’, iniciativa da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) com o objetivo de desenvolver atividades para a formação de recursos humanos, de educação permanente, aprimoramento profissional e cooperação científica e tecnológica para a atenção ao diabetes.
Para viabilizar o desenvolvimento do projeto, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, recebeu na tarde desta segunda-feira (7) o presidente da SBD, Balduino Tschiedel, e a diretora do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Reine Fonseca.
Durante o encontro, foi assinado convênio de cooperação técnica-científica estabelecendo uma parceria entre a SBD e a Sesab, que também prevê o levantamento da distribuição de insumos para os pacientes do estado e as dificuldades e prioridades no atendimento aos portadores de diabetes, doença que, segundo o presidente da SBD, vem se tornando um problema de saúde pública em todo o mundo, devido, principalmente, ao estilo de vida da atualidade.

A Sociedade Brasileira de Diabetes, por sua vez, deverá disponibilizar recursos humanos qualificados, com atividade e conhecimento na área de diabetes, para elaborar e executar projetos e programas, em parceria com a Sesab. Dados da SBD apontam que no Brasil, atualmente, existem cerca de 12 milhões de pessoas com diabetes.
A doença vem crescendo em todos os países, especialmente entre adolescentes, devido a fatores como a alimentação a base de muita fritura e gordura, vida sedentária e consequente aumento de peso.



Sas/rn – 07.05.12

Bahia é terceiro estado em número de desembarques internacionais


Dados divulgados pelo Ministério do Turismo confirmam a Bahia como o terceiro principal destino aéreo do país em 2011, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. No Nordeste, a Bahia mantém a liderança regional, com 161 mil desembarques diretos do exterior, número maior que a soma de Pernambuco e Ceará (150 mil), totalizando 4,2% de todas as operações realizadas no país.
O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, destaca o crescimento e reafirma a estratégia do governo estadual, que segue a linha do Ministério do Turismo e da Embratur de ampliar a promoção do destino no mercado sul-americano. “Hoje, a Argentina representa um terço de todos os turistas que vêm ao Brasil, tendo no país vizinho o seu principal emissor, superando os Estados Unidos e países da Europa, como França, Alemanha, Portugal e Espanha”.

07/05/12
uas/is

Cursos gratuitos para jovens interessados em artes


Os jovens de Salvador, Feira de Santana, Valença, Jequié, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Itabuna e Ilhéus, interessados em artes e que desejam fazer cursos gratuitos, podem organizar a documentação e procurar, até esta sexta-feira (11), os postos do SineBahia. As inscrições são para o programa de qualificação profissional Na Trilha das Artes, do governo da Bahia.
Podem participar dos cursos, de 400 horas, jovens de 16 a 29 anos que estejam cursando o ensino médio ou que já tenham concluído.
Os documentos exigidos são CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, cartão do programa Bolsa Família do responsável e comprovante de escolaridade. Em todo o estado, estão sendo oferecidas 500 vagas – Salvador (200), Feira de Santana (40), Valença (20), Jequié (40), Vitória da Conquista (60), Porto Seguro (60), Itabuna (60) e Ilhéus (20).
Os cursos oferecidos são nas áreas de agente da cultura e animador cultural, culturas digitais e mobilização de redes sociais, introdução às técnicas de palco, introdução à produção cultural, costura cênica, estamparia de tecidos, técnicas de silk-screen e design gráfico, introdução ao vídeo e introdução à fotografia e à cenotecnia, todos sob a responsabilidade da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult) e apoio da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), por meio da Coordenação de Juventude.

6 de maio de 2012

Policial civil é suspeito de matar agente penitenciário em Ilhéus


Um agente penitenciário de 31 anos foi morto na noite de sábado (5), quando participava de uma festa no município de Ilhéus, região sul da Bahia.
Segundo informações da família da vítima, um policial civil que trabalha em Iguaí, teria assediado a mulher do agente, gerando uma discussão. O policial sacou a arma e disparou um tiro no abdômen do agente.
O suspeito foi detido em flagrante e levado para o Complexo de Polícia Civil de Ilhéus, onde foi ouvido na manhã deste domingo. No período da tarde ele foi transferido para a Corregedoria de Polícia, em Salvador.
Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz
 Fotos: Radar Notícias

Água, nosso bem maior


A escassez das chuvas na nossa região forçou o SAAE a pedir cuidado com o gasto de água no dia a dia. Já começou o racionamento em nossa cidade. O problema é que estamos esperando por chuva. Esperar por chuva em uma região que desmata e não tem nenhuma responsabilidade com o meio ambiente é complicado. Depender de uma ação natural é perigoso. Precisamos reflorestar e preservar nossas nascentes. A população de Ibicaraí precisa saber de onde vem nossa água. São mais de 30 pontos de nascentes só na região do CÓRREGO GRANDE, que pede por socorro. O agricultor de água quer preservar, mas é necessário uma preocupação maior dos poder público municipal, da sociedade civil organizada e dos moradores locais com essas nascentes. Não podemos esperar chover para ter água potável na torneira. A solução está na preservação e proteção, com leis que protejam nosso bem maior. ACORDA IBICARAÍ, PRECISAMOS CUIDAR DE NOSSAS NASCENTES!!!

Texto e fotos: Arnold Coêlho