23 de novembro de 2013

Cientistas tentarão clonar pela 2ª vez animal extinto

Um grupo de cientistas na Espanha conseguiu financiamento para verificar se um tipo de cabra de montanha extinta pode ser clonada a partir de células preservadas. O último bucardo (Capra pyrenaica pyrenaica) morreu em 2000, mas células do animal foram congeladas em nitrogênio líquido.

Em 2003, um filhote da espécie chegou a ser gerado a partir de clonagem, mas morreu minutos após o nascimento. Esse foi o primeiro caso de "desextinção", no qual uma espécie ou subespécie perdida foi ressuscitada.
Agora, os cientistas querem testar a viabilidade de usar novamente as células preservadas da última fêmea de bucardo após 14 anos para mais uma tentativa de desextinção. Segundo os pesquisadores do Centro para Pesquisas e Tecnologia Alimentar de Aragón, em Zaragoza, o primeiro passo agora é verificar se as células da última fêmea, batizada de Celia, ainda estão vivas após 14 anos de congelamento.
A partir daí, eles poderiam tentar clonar embriões e implantá-los em cabras de outras subespécies. "Nesse processo, um ou mais clones fêmeas de bucardo podem ser obtidos. Se esse for o caso, a viabilidade de um plano para a recuperação do bucardo poderá ser discutido", disse à BBC Alberto Fernandez-Arias, um dos coordenadores da pesquisa.
Células preservadas
O bucardo é uma subespécie com características físicas e genéticas distintas às de outras cabras montanhosas que habitam a Península Ibérica. Ela estava perfeitamente adaptada à vida em seu habitat e era capaz de sobreviver ao frio extremo e à neve do inverno nos Pirineus.
Porém sua população vinha declinando por anos por várias razões, incluindo a caça. Em abril de 1999, pesquisadores capturaram o último animal, Celia. Eles realizaram biópsias da pele e congelaram o tecido em nitrogênio líquido, à temperatura de -196ºC.
No ano seguinte, Celia foi morta por uma árvore que caiu no Parque Nacional de Ordesa, no noroeste da Espanha. Mas os pesquisadores conseguiram injetar o núcleo das células preservadas de Celia em óvulos de cabras cujos DNAs haviam sido retirados.
Eles então implantaram os óvulos em outras fêmeas, híbridas entre cabras montanhosas ibéricas e cabras domésticas. De 57 óvulos implantados, sete geraram gestações, das quais apenas uma foi até o final. O filhote de bucardo nasceu em 2003 - a primeira desextinção da história. Mas o clone de Celia morreu poucos minutos depois, por causa de um defeito em um dos pulmões.
Mesmo se o novo esforço conseguir produzir clones saudáveis, um eventual plano futuro para recuperar o bucardo enfrentaria inúmeras dificuldades, especialmente pelo fato de que as únicas células preservadas são de uma única fêmea.
Uma possível saída para trazer os bucardos de volta à vida seria cruzar uma clone fêmea saudável com uma subespécie próxima, para então promover cruzamentos seletivos entre os descendentes para fortalecer os traços típicos do bucardo.
Outras possibilidades também poderiam ser exploradas. Por exemplo, pesquisadores já foram capazes de reverter o sexo de embriões de camundongos fêmeas ao introduzir um gene específico que os fez se desenvolver como machos. Com isso, poderiam gerar clones de diferentes sexos, permitindo a reprodução natural posterior.


Fonte: BBCBrasil.com

21 de novembro de 2013

Itabuna recebe final dos Jogos Abertos do Interior

O município de Itabuna recebe desta sexta-feira (22) até domingo a final dos Jogos Abertos do Interior (JAI), uma promoção da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com as prefeituras. As cidades classificadas em três zonais vão disputar as modalidades coletivas de futsal, vôlei, handebol e basquete (feminino e masculino).
Os jogos começam às 16h, na Vila Olímpica de Itabuna, com uma partida de basquete feminino entre Feira de Santana e Caetité. A partir das 19h, acontece a cerimônia de abertura oficial, com o desfile das equipes e a escolha da Garota JAI 2013.
Participam da final as cidades de Brumado, Caetité, Capim Grosso, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Guaratinga, Ibirapuã, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Lençóis, Luís Eduardo Magalhães, Jacobina, Porto Seguro, Presidente Dutra e Seabra.

Copa Cosisal de Futebol Sub-17 – Após duas fases classificatórias, quatro times brigam pelo título de campeão da primeira Copa Cosisal de Futebol Sub-17. As equipes de Araci, Valente, Teofilândia e Pé de Serra se enfrentam no próximo domingo, em busca de uma das vagas para a grande final.
Primeiro lugar do grupo F, Araci vai jogar contra Pé de Serra (segundo do grupo G). Já Teofilândia, também primeiro, pega Valente. As duas partidas serão realizadas às 15h30, nos estádios de Pé de Serra e Valente. Os jogos de volta acontecem em 1º de dezembro.


tas/om             21.11.13

Calçadão Cultural é uma realidade em Ibicaraí


Texto: Arnold Coelho
O projeto Calçadão Cultural vem agregando uma programação de bons filmes no reinaugurado Cine Ana, no Calçadão Dagmar Pinto, com uma vasta programação de shows musicais - além de apresentações de capoeira, danças com grupos locais e exposição de obras das mais diversas vertentes artísticas - sendo uma realidade cultural hoje em Ibicaraí.
A ideia do empresário de radiodifusão Otaviano Neto (sócio-proprietário da Cacau FM), que pensou em fundir todas as formas de cultura regional em um só lugar, agregando a isso o nicho da sétima arte (já que existia em nossa cidade um cinema pronto e fechado), dando ao morador de Ibicaraí e cidades vizinhas a possibilidade de assistir a um bom filme, tendo, antes e após as sessões, algum evento cultural.
Apesar de ousada (pois não somos um povo cinéfilo), a ideia atendeu às várias camadas sociais do nosso município, levando ao cinema o público de barzinho, da capoeira, do pagode, da MPB, o alunado local, além do cinéfilo que adora um bom filme com pipoca e refrigerante.
“Manter o cinema só com a receita de filmes é economicamente inviável. Por isso pensei em montar uma estrutura onde fosse possível juntar várias tribos, somando a isso uma mistura de costumes e tradições, transformando tudo em uma salada cultural, tendo como pano de fundo o cinema e a sétima arte, agradando a todos e fazendo renascer a cultura local”, disse Otaviano Neto.
 FILMES DA SEMANA:
 Tá chovendo hambúrguer 2 - 18 horas  
Sinopse
Após a desastrosa tempestade de comida no primeiro filme, Flint (Bill Hader) e seus amigos são obrigados a deixar a cidade de Boca Grande. Sem saída, ele aceita o convite de seu ídolo, Chester V (Will Forte), e junta-se à The Live Corp Company, que reúne os melhores inventores do mundo. Porém, quando descobre que sua máquina ainda funciona e agora cria perigosas comidas animalescas mutantes, Flint decide retornar e tentar salvar o mundo.
 Rota de Fuga -  20 horas
Sinopse
Não recomendado para menores de 14 anos 
Ray Breslin (Sylvester Stallone) é a maior autoridade existente ao se falar em segurança. Após analisar diversas prisões de segurança máxima, ele desenvolve um modelo à prova de fugas. Quando é preso, Ray é enviado justamente para a prisão que criou. Lá ele precisa encontrar uma brecha não imaginada até então, que permita sua fuga.


Homeopatia reduz custos no tratamento de bovinos e bubalinos

Gastos com controle de parasitas podem ter redução em 50%, segundo o especialista da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), Antônio Vicente Dias. A utilização de homeopatia na pecuária, além de eficiente no combate e prevenção de doenças do rebanho, pode reduzir em até 80% os gastos com produtos veterinários de origem alopática (medicamentos tradicionais).
 “A homeopatia permite ao produtor curar efetivamente os seus animais e as suas plantas, dando sustentabilidade à produção, sem agredir o meio ambiente, e permitindo a obtenção de produtos de origem animal e vegetal livres de contaminação química”, explica Dias.
Os trabalhos de pesquisa com o uso da homeopatia acontecem na Estação Experimental de Aramari, da EBDA, na região de Alagoinhas. No local, também são realizadas ações de manejo sanitário, controle alternativo de formigas, com a borrifação manual de solução que mistura 50 litros de água com 10 quilos de folhas trituradas de Neem. “Com o objetivo de não comprometer a biodiversidade do ecossistema, utilizamos tecnologias com base nos princípios agroecológicos”, afirma a veterinária e chefe da estação, Carolina Mello.
Na estação, mais de 200 animais são tratados com homeopatia. A alternativa orgânica, combate todas as doenças incidentes no gado, como a tristeza parasitária em bezerros, mosca-dos-chifres, bernes, carrapatos, verminoses e também na cura da mastite. Segundo Antônio Dias, “a homeopatia atua no organismo de forma natural, respeitando e estimulando os mecanismos de defesa do animal, por meio de ações imunológicas no combate aos vírus, bactérias, fungos e outros agentes causadores das doenças.

Combate aos carrapatos - A rotina no uso dos procedimentos se inicia quando o animal ainda não completou seu primeiro ano de vida. Além das vacinas convencionais, cada bezerro é vermifugado com Sulphur 30 X, com sete dias de nascido, e a partir dos 30 dias, a dose é repetida mensalmente, durante todo o ano. Além do trabalho de prevenção a verminoses, todo rebanho recebe, a cada sete dias, borrifadas com a solução de Neem, eficaz no combate a carrapatos.
Em 2006, a pesquisa intitulada ‘Uso da Homeopatia no Tratamento da Tristeza Parasitária de Bovinos’, do engenheiro agrônomo da EBDA, Sinval Luz, concluiu que este mal poderia ser curado com o uso de medicamentos homeopáticos.
O experimento, realizado com 21 bezerros acometidos com a doença, certificou que o tratamento é eficaz, podendo curar um animal em até oito dias, metade do tempo necessário para cura com outros produtos. Outro fator considerado é a redução de custos com medicamentos. Comparando a média de custo dos tratamentos homeopáticos com a estimativa de custo de medicamentos alopáticos, convencionais, a pesquisa garantiu que a redução é de aproximadamente 87%.
No controle de doenças, o gasto com homeopatia custa em média R$ 3,80 por animal/ano, enquanto pelo método tradicional, são gastos mais de R$ 28,20 por animal/ano. Outra vantagem do medicamento homeopático está na possibilidade de manipulação das formas de aplicação respeitando as condições do rebanho. Baseado nas prescrições veterinárias e nos valores das doses dos medicamentos alopáticos, o custo homeopático é 13,47% do alopático, ou seja, o tratamento homeopático é 86,53% mais barato.

Tratamento tem baixo custo e reduz mortalidade

O baixo custo do tratamento, a ausência de resíduos químicos na carne e no leite dos animais, e a redução da mortalidade, são vantagens no tratamento homeopático. Outros benefícios são o controle das infecções em bezerros, minimização do estresse na desmama e retenção de placenta. Também na bovinocultura de corte, a homeopatia controla parasitas, minimiza o estresse na vacinação e no transporte e erradica diversas doenças infecciosas.
A Estação de Aramari passou a trabalhar exclusivamente com homeopatia, nos seus rebanhos bovino, caprino e bubalino, a partir de 1996. Esse trabalho, um dos primeiro no país, com resultados divulgados em outras regiões, tem despertado a curiosidade de professores, técnicos, pesquisadores e produtores, que buscam agregar valor à produção, oferecendo um produto limpo de agrotóxicos, muito valorizado no mercado consumidor.

21/11/13

Rãs/sis

20 de novembro de 2013

Herbário da Uesc é credenciado como fiel depositário de amostras do patrimônio genético

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) possui, a partir de agora, o único herbário credenciado como instituição fiel depositária de amostras de componentes do patrimônio genético. O credenciamento, pela Secretaria Executiva do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente, foi publicado na edição 197, seção 3, página 173, do dia 10 deste mês, no Diário Oficial da União.
Com o credenciamento, o herbário da Uesc passa a ser o único na Bahia autorizado a atender à legislação que determina a empresas e institutos de pesquisa o depósito de exemplares-testemunha de organismos que estejam investigando com a finalidade de obter algum aproveitamento comercial ou científico da planta.
O professor Luiz Alberto Mattos Silva e curador do herbário afirmou que este é um dos mais novos do estado, criado formalmente em 1995. Em 2009, recebeu o reconhecimento internacional e foi incluído no Index Herbariorum, publicação do The New Botanical Garden.
Luiz Alberto disse que, para qualquer levantamento biológico a nível de pesquisa, são obrigatórios os registros dos espécimes coletados, com as suas consequentes incorporações a acervos de coleções científicas, permanecendo depositados em herbários. “Portanto, um herbário cumpre a função científica de preservar e acondicionar as coleções de plantas coletadas para estudo, identificação e classificação de exemplares que, após procedimento de herborização, são incorporadas à coleção, recebendo o nome de exsicatas”.


eas/om       20.11.13

PENSÃO ALIMENTÍCIA: MUDANÇAS EM PENA POR DESCUMPRIMENTO SÃO TEMA DE DEBATE

A forma de punição aos inadimplentes com pagamentos de pensões alimentícias está em discussão na Câmara dos Deputados, em Brasília, a partir de proposta de mudança de regime de prisão fechado para o semiaberto. E esse é o assunto do próximo TVE Debate, que vai ao ar no sábado, dia 23 de novembro de 2013, às 20h30, na TVE Bahia (canal 2, TV aberta). Para discutir os principais aspectos em questão, a apresentadora Aline Castelo Branco tem, como convidados, o Juiz Titular da 8ª Vara de Família da Comarca de Salvador, Maurício Brasil, o advogado e deputado suplente Sérgio Carneiro (PT - BA) e a socióloga e advogada de Direito da Família Carla Alonso. O programa terá reapresentações no domingo, dia 24, às 6h, e na quarta-feira, 27, às 22h30.
A discussão gira em torno de, por um lado, flexibilizar para que o cidadão possa ter oportunidade de estar no mercado de trabalho e, com isso, obter recursos financeiros para atender às obrigações determinadas, enquanto, por outro, reflete-se sobre uma possível abertura de precedentes para estimular a impunidade e o crime de não cumprimento do devido. A polêmica mudança tem, como relator do texto, o deputado federal Paulo Teixeira (PT - SP).
O TVE Debate, durante o Horário Brasileiro de Verão, está sendo exibido às 21h e tem horários alternativos às 6h dos domingos e às 22h30 das terças. A programação da TVE Bahia pode ser conferida, também, através do portal www.irdeb.ba.gov.br.


ASCOM - Assessoria de Comunicação
IRDEB / TVE Bahia / 107.5 Educadora FM
Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia

Tel. (71) 3116-7443

Floresta Azul sediou encontro da agricultura familiar

Texto: Arnold Coelho
O Colégio Estadual Fred Gedeon recebeu na manhã do último domingo (17), mais de 150 pessoas para o Encontro da Agricultura Familiar em Floresta Azul, realizado pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Limoeiro. O encontro contou com participantes das cidades de Coaraci, Ibicaraí, Itapitanga, Iguai, Barro Preto, além de Floresta Azul. Na oportunidade o presidente da Associação do Limoeiro, Anísio Santana Santos, agradeceu a presença de todos e falou da aprovação do Projeto-PAA pela CONAB e pediu a união do homem do campo na luta por melhorias para o meio rural.
A prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso, marcou presença no evento e falou do apoio que sua administração tem dado às associações agrícolas do seu município e da importância do associativismo para o meio rural.
Estiveram presentes ainda o secretário de Agricultura do município, Valter Alcântara; o assessor do deputado Rosemberg Pinto, Almir Pereira; Renato Santana (Baratão); além de representantes da Associação do Limoeiro; da Associação da Pedra Lascada; da Associação dos Pescadores de Floresta Azul; da Associação do Corcovado de Coaraci; representantes dos Agricultores Familiares de Iguaí, além da Associação dos Agricultores Familiares do Coquinhos.
O encontro foi organizado pelo articulador estadual de políticas da agricultura familiar, Soares Neto, e teve o apoio da Conab, Ceplac, Amurc, EBDA e Direc 7. Soares Neto disse que o encontro serviu para que as cidades circunvizinhas discutissem ações relativas à agricultura familiar na região sul da Bahia e a real situação do homem do campo. “É importante que aconteçam sempre ações como essa. Nossa preocupação é com o futuro da agricultura familiar”, disse Soares Neto. 


19 de novembro de 2013

Dirceu foi um dos entusiastas do movimento Inaugurar no PT; confira vídeo com entrevista

Um vídeo de entrevista com o ex-ministro do governo Lula, José Dirceu, virou destaque nas redes sociais após sua condenação na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Petistas baianos divulgaram as imagens em canal no Youtube com mais de 7 minutos de duração, onde Dirceu fala da posição esquerdista do PT, da participação no movimento Inaugurar, que culminou com a criação da tendência Esquerda Popular Socialista (EPS).

No vídeo, o ex-ministro reafirma a importância da retomada do diálogo com movimentos sociais, da luta pela terra, de avanço tecnológico, do fortalecimento da sigla com a participação da juventude esquerdista, da mobilidade urbana e do novo debate sobre o desenvolvimento sustentável, dos novos projetos de fontes de energia e do enfrentamento político-ideológico que o PT terá no chamado por ele de “novo Brasil”.

63ª CIPM Faz homenagem ao Dia da Bandeira em Ibicaraí

Em comemoração ao Dia da Bandeira, o Major PM, Waldilson Santos Cerqueira, Comandante da 63ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ibicaraí-Bahia, fez nessa terça-feira (19), homenagem ao pavilhão nacional (bandeira), na sede da 63ª Companhia. Na ocasião estiveram presentes, além do seu destacamento de soldados e sub-comandantes, alunos dos colégios Gilberto Amado e Ângelo Magalhães; os vereadores Valtaíre Alves Moreira (PT); Alam Rogério Damasceno (PT) e Gilvá de Jesus Silva; o Diretor de Esportes da prefeitura e radialista da Palestina FM, Josevan Dias; O advogado Geraldo Marcelino, representando a OAB; A Maçonaria foi representada pelo professor Rosalvo Florentino; O Conselho de Segurança Pública foi representado por Virgínia Leal; além de João Joaquim Henrique, que representou o Lions. Ainda marcaram presença o chefe da Guarda Municipal, César Ferreira; a diretora do Colégio Gilberto Amado, Maria Lúcia e a professora Sueli Maria Santana Macêdo Guimarães, representando a escola Ãngelo Magalhães; e Erasmo Barbosa, do Jornal e Blog Bahia Extra.
Ao meio dia deu-se início a solenidade com o Aspirante PM Cerqueira, passando a tropa em revista. Em seguida, o Major Waldilson fez o hasteamento da bandeira, com o vereador Alam Rogério e a professora Maria Lúcia. Dando continuidade ao evento, o primeiro-tenente Rafael Santos Barbosa leu um documento sobre a origem da bandeira nacional. Em seguida foi cantado os hinos nacional e da bandeira por todos os presentes.
O Major PM, Waldilson Santos Cerqueira agradeceu a todos os presentes e falou sobre a importância da Bandeira Nacional e o real significado da frase “Ordem e Progresso” para nossa nação. Waldilson deu ênfase aos alunos presentes e lembrou o quanto é importante o respeito pelo pavilhão nacional. Por último o major lembrou do papel do professor na formação do jovem aluno, que precisa crescer sabendo o seu papel e os direitos e deveres que transformarão o indivíduo em um cidadão de bem.

A bandeira do Brasil 
A bandeira é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelecido pelo art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são as armas nacionais, o hino nacional e o selo nacional. A atual versão da bandeira possui suas cores e dimensões estabelecidas pelo decreto-lei número quatro de 19 de novembro de 1889 (data em que foi adotada), sofrendo poucas alterações desde então. Tem por base um retângulo verde com proporções de 7:10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes, sendo a letra E central um pouco menor, além de vinte e sete estrelas brancas.





texto: Arnold Coelho 
Fotos: Raimundo Gomes

Floresta Azul: Prefeita participa de encontro da UPB

A prefeita Sandra Cardoso Marcelino participa do 2º Encontro de Prefeitos, cujo objetivo é debater a Educação e a Tecnologia nos municípios baianos. O evento, realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), teve início segunda-feira (18), e segue até quarta-feira (20/11), em Camaçari.

Na segunda-feira (18), pela manhã, os gestores municipais tiraram dúvidas sobre programas federais nos estandes dos Ministérios da Educação/FNDE Saúde, Cidades, Turismo, Pesca e Agricultura, Cultura, Minas e Energia, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Desenvolvimento Agrário, Planejamento, Orçamento e Gestão e Integração Nacional.
No período da tarde a gestora prestigiou a palestra “Política Pública de Educação Voltada para os Municípios”, proferida pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
“Floresta Azul vem fazendo um grande esforço em relação à educação. Conseguimos dobrar os índices do Ideb em pouco mais de quatro anos”, disse Dra. Sandra.

Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

18 de novembro de 2013

Junta Comercial exige Pedido de Viabilidade para processos de abertura ou alteração de empresas

A partir desta segunda-feira (18), a Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) só recebe e protocola os atos de constituição de matriz e filial, inscrição de transferência de sede, alterações de atividade econômica, alteração de endereço, alteração de nome empresarial e alteração de natureza jurídica das empresas mediante a apresentação do Pedido de Viabilidade, independentemente do município estar ou não conveniado com a Junta.
O Pedido de Viabilidade, emitido pela Prefeitura de Salvador, é o formulário básico com as informações necessárias para a abertura e alteração de empresas. É a prefeitura que verifica se o local escolhido está apto para exercer a atividade econômica pretendida. O empresário ou contador poderá obter mais informações no site da Juceb (www.juceb.ba.gov.br).
A medida faz parte da implantação do Sistema de Registro Comercial Integrado (Regin), que tem o objetivo de desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas, centralizando na Junta a entrada de informações cadastrais da empresas nos diversos órgãos públicos envolvidos no registro mercantil, a exemplo da Junta Comercial, Receita Federal e secretarias da Fazenda do Estado e dos 417 municípios baianos.

Cooperação - “Os municípios que ainda não assinaram o convênio de cooperação técnica com Juceb vão criar mais dificuldades no processo dos atos de abertura e alteração empresarial, já que após o arquivamento do ato na Juceb, o usuário obrigatoriamente terá que procurar a prefeitura para ainda completar todo o processo de legalização”, explica o presidente da Juceb, Francisco Nobre.
Até agora só faz parte do sistema de registro comercial integrado na Bahia os municípios de Jequié, Porto Seguro, Jacobina, Serrinha, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Lauro de Freitas, Guanambi, Juazeiro, Alagoinhas, Itabuna, Feira de Santana, Bom Jesus da Lapa, Correntina, São Francisco do Conde, Simões Filho e Santo Antonio de Jesus.


18.11.13
ias/is

Feira e Conquista são as primeiras cidades do interior a receber as blitzes do IPVA

As blitzes do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) chega nesta quarta-feira (20) ao interior do estado. Os municípios de Feira de Santana, no centro norte baiano, e Vitória da Conquista, no sudoeste, são as primeiras cidades a receber a operação de abordagem aos motoristas realizada conjuntamente entre a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz), Departamento Nacional de Trânsito (Detran-BA), Polícia Militar e as respectivas prefeituras.
“Os resultados em Salvador estão sendo excepcionais”, afirma o diretor de Arrecadação da Sefaz, Antônio Felix, enfatizando que, de acordo com a legislação, os municípios ficam com 50% do valor recolhido. Na Bahia, 155 mil contribuintes foram notificados por estarem em débito com o imposto. Desse total, 91 mil estão no interior.
Durante a operação, se o contribuinte tiver o veículo retido, receberá na hora o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), podendo comparecer ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitar o débito e evitar que haja apreensão e reboque - neste caso, além do imposto devido e das multas cabíveis, será preciso arcar ainda com os custos do reboque e das diárias no pátio do Detran.

Arrecadação - Desde o início da operação, no último dia 6, em Salvador, 15,6 mil contribuintes notificados pela Sefaz quitaram seus débitos com o IPVA, o que gerou uma arrecadação de R$ 18,1 milhões, em apenas 13 dias úteis de operação. Os números já superam o desempenho registrado em todo o mês de outubro, o que evidencia o impacto da realização das blitzes conjuntas para identificação dos contribuintes em débito.
A arrecadação já é 88,5% maior do que o total de R$ 9,6 milhões registrado em outubro. O número de contribuintes com débitos quitados já traz incremento da mesma ordem - 89,1%, porque no mês, o número total chegou a 8,2 mil.Para verificar se o veículo está notificado e se antecipar à possibilidade da abordagem, o contribuinte deve acessar o site www.sefaz.ba.gov.br, no link ‘Inspetoria Eletrônica – IPVA – Contribuintes Notificados’, e digitar o CPF, CNPJ ou o Renavam.
Caso o veículo esteja notificado no sistema da Sefaz, o pagamento poderá ser feito com procedimento parecido - link ‘Inspetoria Eletrônica – IPVA’. Depois, deve clicar em ‘DAE para pagamento – Exercícios notificados’. Para esclarecer dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center, pelo 0800 071 0071.

18/11/13
fas/is


Bahia lança Escola de Conselhos nesta quinta-feira

Um espaço de formação, sistemática e permanente para o ensino e aprendizagem sobre direitos das crianças e dos adolescentes. Essa é uma das funções da Escola de Conselhos da Bahia, que será lançada nesta quinta-feira (21), das 8 às 12h, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).
A Escola de Conselhos, uma parceria do Governo da Bahia com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), será coordenada pela Sede, de forma compartilhada com o Grupo Gestor, composto pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Ceca), Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do adolescente (FDCA/BA) e Associação dos Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros do Estado da Bahia (Acteba).
Segundo a titular da Sedes, Moema Gramacho, a implantação da Escola nasceu da necessidade de assegurar amplo campo de discussão, articulação e conhecimento contínuo e estratégico, para membros dos Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares do Estado. “O espaço vai favorecer o conhecimento e maior capacidade de atuação dos membros desses órgãos, contribuindo para a articulação operacional e a sua integraçãocom os demais setores que compõem o Sistema de Garantia de Direitos”.

Formação - As ações formativas para desenvolvimento na Escola de Conselhos irão dialogar com as realizadas por outros órgãos, entidades não governamentais e universidades, na perspectiva de fomentar uma construção coletiva de novos espaços de discussão, articulação e garantia de direitos para crianças e adolescentes no estado.
A etapa de formação será realizada de forma presencial em quatro polos (Barreiras, Juazeiro, Ilhéus e Salvador), envolvendo a Formação Básica e Específica, com duração de 64 horas para cada turma. Participarão desta etapa, 2.758 conselheiros, sendo 1.668 dos direitos e 1.090 tutelares, selecionados por critérios definidos pelo grupo gestor.

18.11.13

eas/is

Dançarina do Axé Moi, em Porto Seguro, é morta a facadas

Lady Butterfly, 35 anos, dançarina e animadora do complexo de lazer Axé Moi, foi morta na madrugada desta segunda-feira, 18, em Porto Seguro, no Sul da Bahia. A polícia investiga o envolvimento do companheiro da vítima no crime, já que ele teria fugido levando o carro e outros pertences de Butterfly.
A travesti, que tem como nome de batismo Daniel José Oliveira Júnior, foi assassinada em seu apartamento na avenida Coqueiral, no condomínio Golden Dolphin. Ela foi atingida com golpes de faca no tórax.
Testemunhas informaram à polícia que a dançarina chegou a pedir socorro, mas morreu a caminho do Hospital Luís Eduardo Magalhães.
Antes de fugir do local, o suspeito teria deixado cair o RG. Ainda conforme relatos dos moradores do condomínio, o homem teria entrada no apartamento acompanhado da vítima. As informações são do site Radar64.
A direção do Axé Moi lamentou o crime por meio do seu perfil no Facebook: "Ela se foi, mas sua alegria e seu brilho se eternizarão em nossas vidas. Siga com os anjos!".
O velório de Butterfly será na Câmara de Vereadores de Porto Seguro, a partir da 14h, segundo informações publicadas no perfil do Axé Moi.


Convite


Serin busca profissionais para atuar no programa Estação Juventude

A Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin) abriu nesta segunda-feira (18) as inscrições para contratação de profissionais com vistas à execução do programa Estação Juventude, que tem como objetivo promover a inclusão e emancipação dos jovens, ampliando o acesso às políticas públicas.
Serão oferecidas cinco vagas para nível superior, nas áreas de ciências sociais e humanas, sendo uma para a função de coordenador adjunto e quatro para cadastrador, responsável este por auxiliar o gestor no desenvolvimento das atividades do programa.
O processo de credenciamento se desenvolverá da seguinte forma: inscrição, habilitação, classificação, convocação, com realização do curso de capacitação pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), e assinatura do termo de adesão. O prazo de vigência é de dois anos, a contar da data de publicação da lista dos credenciados.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no www.serin.ba.gov.br ou no www.credenciamento.serin.ba.gov.br e entregá-lo, junto com os demais documentos exigidos no edital, na Coordenação de Políticas de Juventude da Serin (Prédio da Sucab – 1º andar, 3ª Avenida, nº 390, 41745-005), pessoalmente ou via Correios, até 23h59 (horário de Brasília) do dia 29 deste mês.

Estação Juventude – Elaborado pela Secretaria Nacional de Juventude, o programa será executado no estado por intermédio das secretárias estaduais de Relações Institucionais e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).
A Serin atenderá jovens de Salvador, Feira de Santana, Simões Filho, Valença e Itabuna, municípios onde os convocados devem atuar, e a Sedes contemplará os moradores de Serrinha, Seabra, Ibotirama, Ribeira do Pombal e Glória.
Os participantes receberão informações sobre programas, ações e projetos voltados para juventude, por meio de equipamento itinerante (micro-ônibus), além de orientação, encaminhamento e apoio segundo suas necessidades. A ideia é que eles tenham um acompanhamento personalizado em toda a sua trajetória.

las/om       18.11.13 



Juazeiro recebe audiência pública para discutir o Zoneamento Ecológico-Econômico

Nesta terça-feira (19), a cidade de Juazeiro recebe audiência pública para discutir o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE Bahia). O instrumento, em fase de elaboração pelo Governo do Estado, por meio das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e do Planejamento (Seplan), visa orientar o planejamento, gestão e decisões do poder público, setor privado e sociedade, considerando as potencialidades e as limitações ambientais e socioeconômicas de cada região.
Em Juazeiro, o encontro será realizado no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), localizado na Avenida Dr. Chastinet Guimarães, s/n, São Geraldo, das 8h às 18h. Aberta à comunidade, a audiência abrangerá os territórios de identidade Itaparica, Piemonte Norte do Itapicuru e Sertão do São Francisco.
Os encontros para discutir o zoneamento começaram no dia 12 deste mês, em Seabra, e prosseguem até o dia 30, passando por nove cidades. Outras informações podem ser consultadas no site www.zee.ba.gov.br/zee.      
         
mas/om          18.11.13